quinta-feira, 29 de junho de 2017

A CIDADE DE ICÓ SE ENFEITA TODA PARA O FORRICÓ-2017

Resultado de imagem para luan santana
- LUAN SANTANA -
Julho está chegando!

Mês de férias para boa parte da juventude e, também, calendário oficial agendado pelos icoenses há quase três décadas para realização do FORRICÓ, festança popular de forró e arrasta-pé, que movimenta a cidade dos dias 6 a 9 de julho de 2017.

Por estas bandas do Ceará, no período em referência, cerca de 10 a 15 mil pessoas se movimentam no Largo do Théberge e, se postam como partícipes da animação, diariamente, em um dos maiores espaços públicos do nordeste, a chamada “Praça do FORRICÓ”.

A festa, teve início ainda na gestão do ex-prefeito Oriel Nunes, 89\92, batizada de Feira Cultural, que ocorria no Balão da Rodoviária, espaço que dá acesso ao Icó vindo da Paraíba e do município de Iguatu.

Mais adiante, recebeu novel batizo, desta feita como FORRICÓ, junção de FORRÓ+ICÓ, sugerido pelo advogado Fernando da Escóssia.

O FORRICÓ ultrapassou todos esses anos e várias gestões municipais, sempre com muita organização, animação e grande público local, regional e nacional.

A programação do FORRICÓ-2017 será publicitada até o final de semana próximo; porém, a presença de milhares de brincantes na Terra dos Icós, no período referido, já está confirmada. 

DO DEPUTADO ODILON AGUIAR...O BLOG RECEBEU A SEGUINTE NOTA:

Resultado de imagem para ODILON AGUIAR

NOTA PÚBLICA

Acompanhei pela imprensa, de forma serena e com o equilíbrio de sempre, alguns poucos apaniguados do poder de forma acalorada e sem qualquer nível de conduta, aos prantos e espalhando notícias adredemente orquestradas de forma unilateral, para confundir a opinião pública e deixar dúvidas quanto ao grêmio político - o PMB/Partido da Mulher Brasileira, que Patrícia Aguiar preside no Ceará.

Como boa sertaneja, ela é antes de tudo muito forte, não tem medo de careta, dos que gritam achando que todos não escutam, e nem corre do bom debate de ideias plurais e discussões.

O que assistimos em todo o Ceará, infelizmente, é o presidente da Assembleia Legislativa em parceria com alguns membros do Governo, já há alguns meses, deixando de forma secundária projetos de interesses dos cearenses, para priorizar o fim do TCM/Tribunal de Contas dos Municípios - instituição que, por sua história em defesa da sociedade, fala por si, e, agora, chegando ao fundo do poço de águas turvas, tentando, até mesmo, usar da força bruta contra o PMB no Estado.

Até quando, os cearenses honrados e que acompanham todo esse triste episódio irão  suportar tamanha ganância pelo poder?

O Ceará assiste de forma intranquila, alguns políticos que tinham por costume jogar pedra no telhado alheio, envolvidos com a Lava a Jato, JBS, Crime Ambiental, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e parte do Código Penal, agora tentando desviar o foco das investigações, procurando temas menores para centrarem suas supostas forças, na calada da noite e nos bastidores sombrios que alguns estão mergulhados até a medula.

Tenho compaixão dos fracos e covardes. Alguns poucos que se venderam por menos de 30 moedas, ainda por cima "fiado", a perseguirem quem sempre lhes emprestaram o abraço apertado, o aperto de mão seguro, a sensibilidade e o amor fraterno em momentos de suas angústias pessoais, profissionais e  políticas.

Infelizmente, a ingratidão desses poucos lobos em pele de cordeiro será cobrada um dia pela lucidez de quem sabe que o mundo é uma roda gigante.

Continuaremos firmes e seremos eternamente agradecidos pelas milhares manifestações de solidariedade dos amigos, familiares e do povo bom do nosso Ceará.

Afinal, quem tem Deus, tem tudo!

Deputado Odilon Aguiar
Líder do PMB

Laís Nunes ainda enfrenta desatinos em Icó

Resultado de imagem para LAÍS NUNES

Na véspera de completar 180 dias de gestão, a prefeita do município de Icó, Laís Nunes (PMB), vem enfrentando muitas dificuldades para administrar o município.

O início do seu mandato foi marcado por graves questões financeiras, que segundo a gestora, são dívidas deixadas pelo ex-prefeito Jaime Júnior, com endividamento de 100 milhões de reais, 15 milhões somente em 2016 que ficaram empenhados, e, ainda, deixou a folha de pagamento dos servidores públicos em situação de estrangulamento, com 67% de comprometimento, ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Jaime Júnior (DEM) governou o município de Icó durante quatro anos, e nesse período, sempre postergou para o dia 10 ou dia 20 do mês subseqüente, a folha de pagamento dos servidores públicos municipais. “Nunca pagou nada em dia; era propaganda falsa. O ex-prefeito sempre priorizou os excessos de cargos de confiança na prefeitura de Icó, sendo que alguns deles nunca compareceram aos seus locais de trabalho, outros trabalhavam como cabos eleitorais nas redes sociais”, ressaltou a prefeita.

Segundo a prefeita, logo nos primeiros meses de gestão do ex-alcaide, sentindo a baixa popularidade de governo, o ex-gestor de Icó criou o chamado Bolsa Família Municipal.

“Um programa de viés eleitoreiro que pagava mensalmente apenas cerca de R$ 35 mil aos beneficiários, cujas identidades, sumiram da contabilidade da Prefeitura. O programa está sendo investigado. No ano passado, mesmo tendo recebido os maiores recursos de FPM dos últimos 30 anos, Jaime Júnior pagou apenas a folha do mês de novembro, e do restante que sobrou, foi para as contas dos credores amigos. Não pagou o mês de dezembro e para agravar ainda mais a situação, fraudaram a GFIP da Receita Federal, deixando uma dívida acumulada de R$ 9 milhões de reais para a atual gestão pagar”, disse o procurador Fabrício Moreira.

Diante de tantos problemas administrativos herdados da gestão passada, uma auditoria teve que ser acionada para elucidar os mal feitos em quase todas as secretarias. “Quando assumi, encontrei uma prefeitura quebrada, desorganizada, um verdadeiro desmonte de gestão. Tive que fazer uma faxina e colocar as coisas em seus devidos lugares. Vamos vencer os desafios e colocar nosso município no caminho do desenvolvimento”, registrou Laís Nunes.

(BLOG DO JORNALISTA ROBERTO MOREIRA).

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Comunicador receberá cidadania icoense

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

O blogueiro e radialista, Gustavo Veras, receberá o título de cidadania icoense, por propositura do vereador Daniel do SAAE(PMN), junto a Câmara Municipal de Icó.

"Gustavo Veras, nasceu no Piauí, mas faz história em Icó como excelente cidadão e comunicador social, seja na rádio difusão ou nas redes sociais e blog", disse Daniel do SAAE.

A proposição do vereador deverá ser apreciada em agosto, vez que a Câmara Municipal de Icó se encontra de recesso.

ICÓ NA TV

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre

A prefeita de Icó, Laís Nunes, e, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do Município, Ana Glesse, gravaram no último sábado, 24, no Largo do Théberge - sítio histórico da cidade, para a TV Canal do Turismo - TV Aberta São Paulo - Net Canal 9, TV Vivo Canal 186 e Vivo Fibra Canal 8.

As entrevistas foram coordenadas pelo repórter Gilberto Vitor.

A cidade de Icó(Ce) faz parte do roteiro "Top 30", da rota São Paulo/Ceará, como uma das 30 melhores para se visitar no Brasil.

CARNEIRO DE TAUA NÃO EXISTE IGUAL NO PLANETA

Nenhum texto alternativo automático disponível.

E VIVA SÃO JOÃO!

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Do Poeta do Beco


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Recebi, para a boa leitura, o livro que conta a história do Padre José Palhano de Sabóia, da lavra do concorrido poeta, engenheiro e líder político, César Barreto.

César Barreto é um entusiasta dos nossos sertões; tem a devida sensibilidade para transformar em livros os fatos que marcaram épocas áureas, desde a menção pitoresca, religiosa, política a do rico cotidiano cearense, quiçá de seu povo de Sobral.

Um orador dos mais respeitados, que por sua paixão ao povo, se transformou no escritor oficial do Beco do Cotovelo.

O NOSSO VALENTE RIO SALGADO

A imagem pode conter: céu, árvore, planta, atividades ao ar livre, natureza e água

sábado, 24 de junho de 2017

BOM DIA!


A imagem pode conter: pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre

Patrimônio de nossa gente!

Igreja do Colégio Senhor do Bonfim. Icó - Ceará. Foto: Arthur Luiz.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pôr do Sol em Orós(CE). Foto: Anderson Oliveira.

A imagem pode conter: céu, nuvem, oceano, atividades ao ar livre, natureza e água

CRISE HÍDRICA



A crise hídrica que abala praticamente todo o nordeste e parte de outros estados da federação, já se nota facilmente e, pessoalmente, quando se visita o nosso Açude de Lima-Campos, em Icó, Ceará.

Prefeita de Icó tem audiência na SECITECE


A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A prefeita de Icó, Laís Nunes, e, o Assessor de Relações Institucionais do Município, Neto Nunes, estiveram em audiência nesta quarta-feira, 21, na sede da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará(SECITECE), em Fortaleza, onde foram recebidos pelo titular da pasta, Inácio Arruda, e pela Secretária Executiva, Nágyla Drumont.
Na pauta da reunião foi discutido, novamente, a permanência do CVT - Centro Vocacional Tecnológico, na cidade de Icó.
"O CVT não pode fechar suas portas em Icó! Presta relevantes serviços na assistência tecnológica, ministrando cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores na educação profissional", ressaltou a prefeita.

Juizado Especial em Icó pode ser extinto

Resultado de imagem para FORUM DE ICÓ

Uma reunião entre advogados e autoridades do Poder Judiciário do Ceará ocorreu nesta quarta-feira, 21, na Comarca de Icó, onde foi debatida a possibilidade de transformar o Juizado Especial Cível e Criminal(JECC) da Comarca em Vara.

De acordo com advogados, há risco de extinção do Juizado Especial.

A Comarca de Icó é uma das mais antigas do Estado do Ceará, município com população estimada em 70 mil habitantes e, atualmente, funciona com uma Vara Única, um Juizado Especial Cível e Criminal e Justiça Eleitoral.

“A nossa proposta é manter o Juizado Especial e implantar uma segunda Vara para desafogar a complexa situação da comarca icoense”, ressaltou o advogado Fabrício Moreira.

Os advogados militantes da comarca reivindicam à Ordem dos Advogados do Brasil, seção estadual, a interferência sobre o assunto e uma tomada de posição sobre a possibilidade de se evitar a extinção do JECC.

ESCLARECIMENTOS 

Por meio de nota, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) esclareceu que para Icó a proposta é a transformação do juizado especial em segunda vara e a criação de uma terceira vara judiciária. Dessa forma, o município iria ganhar uma vara. Ficariam, portanto, três.

O TJCE está com estudo em andamento para definir uma reestruturação da organização judiciária. O órgão está aberto para receber críticas e sugestões, com o objetivo de aperfeiçoar o programa. 

(do DIÁRIO DO NORDESTE\BLOG CENTRO-SUL\JORNALISTA HONÓRIO BARBOSA). 

Neto Nunes e Fabrício Moreira na Papagaio-FM

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre
NETO & FABRÍCIO
O Assessor de Relações Institucionais, Neto Nunes, e o procurador jurídico do município de Icó, advogado Fabrício Moreira, estarão ao vivo, nesta sexta-feira(23), às 13:30h, na rádio Papagaio-FM, onde concederão entrevista ao Radialista Narcélio Cavalcante.

Em pauta, Forricó-2017, Leilão do Terreno da Rodoviária e Projetos liberados pelo governo do Estado ao município de Icó.

Não percam!

DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE ICÓ O BLOG RECEBEU NOTA PÚBLICA

A imagem pode conter: texto

quinta-feira, 22 de junho de 2017

"NUNCA TOMEI UM K-SUCO TÃO BOM"

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, oceano, atividades ao ar livre, água e natureza

O amigo Manoel Viana, vulgo “Balachoca”, é um apaixonado por política e, antes de terem levantado um "falso" contra ele, recentemente, era assessor de assuntos diversos do ex-prefeito Jaime Júnior (DEM).

Certa feita, ao visitar um político da cidade, com muita educação pediu um copo d’água, vez que seu desejo mesmo, na verdade, era agregar a liderança ao grupo do então alcaide.

Porém, para ser mais gentil, a esposa do político que recebia a visita do ilustre cidadão, resolveu oferecer a Manoel Balachoca um copo de "KI-SUCO" bem gelado.

Matreiro, Balachoca devolveu a gentileza:

- “Em 51 anos de vida nunca tomei um k-suco tão maravilhoso e bem feito igual a este”. (sic).

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Artesanato inspirado no Patrimônio Histórico de Icó.

Icó possui um vasto patrimônio arquitetônico colonial. O centro histórico no entorno do Largo do Théberge foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1998 ( Fotos: Honório Barbosa )

Os artesãos desta cidade do Centro-Sul do Ceará encontraram nos traços da arquitetura colonial, do século XVIII, nos desenhos das fachadas dos casarões e prédios históricos, a inspiração para a produção de peças e bordados na tipologia ponto rococó. A produção local vem ganhando destaque no Ceará e em outras praças. A coleção Patrimônio Arquitetônico sobressai-se pela beleza singela, gera trabalho e renda às famílias dedicadas ao artesanato.


Icó possui um vasto patrimônio arquitetônico colonial. O centro histórico no entorno do Largo do Théberge foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1998. Os prédios possuem, em suas fachadas, belíssimos desenhos e formas, que servem de modelo para a produção artesanal de variadas tipologias de produtos bordados em ponto rococó: desde guarnições de mesa, toalhas, redes, almofadas, aventais, até bolsas de couro.

Núcleos

A Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó (Aproarti) possui nove núcleos artísticos: arte plástica, música, dança, teatro, patrimônio, literatura, decoração, gastronomia e artesanato. O grupo de artesãos é o que permanece mais ativo, reúne mais de 60 pessoas e atualmente trabalha nove coleções.

A presidente da Aproarti, Maria Soares Cândido Freire, lembra que o grupo começou a se formar no ano de 2005 com apenas sete artesãos, que se sentavam em uma calçada, no Largo do Théberge, para se reunir e traçar diretrizes de organização do trabalho. A iniciativa foi do Valdir Bezerra, empreendedor social, que achou importante que fosse criada e organizada a Associação. "Era costureira de moda, fazia roupas e fui convidada a participar de uma feirinha", revelou Maria Cândido Freire.

Apoio

Técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae-CE) apareceram em Icó, viram as produções ainda limitadas e acharam importante que houvesse uma busca de identidade com o patrimônio arquitetônico local no artesanato. A ideia foi amadurecida e veio a inspiração dos desenhos dos prédios coloniais. A intervenção do designer Epitácio Mesquita foi decisiva.

Surgiram, depois, treinamentos e cursos de produção. "Nas oficinas, disseram que o patrimônio colonial tem uma identidade forte, era uma riqueza", relembra Maria Soares Cândido Freire, que decidiu deixar a costura de moda de lado e ingressar na atividade de produção de peças artesanais, mesmo sabendo que a sua renda mensal iria ser reduzida. "Fui conquistada por um sonho", disse. "Não me arrependo e estou satisfeita com esse nosso projeto".

Por meio do curso de produção, surgiu a primeira coleção, com cinco peças, sob a curadoria da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), em 2008. O resultado ficou bom e surgiram os primeiros pedidos de jogo americano, bolsa, caminho de mesa, almofada, avental. "A nossa tecelagem é 100% algodão, que adquirimos das fábricas de rede", observa Maria Cândido. "O tecido é bordado a mão, em ponto rococó, com desenhos inspirados nos frontispícios da arquitetura histórica local".

Cláudia Nunes, tesoureira da Aproarti, está entusiasmada e afirma: "ninguém segura mais a gente". A entidade oferece aos consumidores nove coleções, que são produzidas por mais de 60 artesãos, nas cidades e em núcleos de bordadeiras da área rural, nas localidades de Três Bodegas, Cacimbas, Capitão Mor e no Assentamento Bom Lugar.

Emprego e renda

"Estamos contribuindo para a geração de emprego e renda no município", observa a vice-presidente da Aproarti, Nivalda Souza. A produção ganhou novas peças e formas: jogo americano redondo, tapetes, organizador, carteiras, pasta, bolsas para notebook, porta-vinho, agenda, celular, tablet, toalha de mesa, em tecidos e em couro.

O município de Icó vivenciou o ciclo econômico do gado e do couro, com intensas feiras, passagem para Aracati e Fortaleza, interligando pelos rios Salgado e Jaguaribe, centros de Pernambuco e Paraíba com o Ceará. Na mais recente coleção, o couro retrata essa passagem histórica, traz a marca do ferro do gado, em suas peças.

Por meio da Ceart, o artesanato de Icó está chegando aos centros consumidores e de distribuição, em São Paulo, Belo Horizonte e Maceió. As encomendas são feitas em "rodadas de negócios", promovidas pelo Sebrae, além de feiras regionais.

Os lojistas conhecem os catálogos e, no evento, se firmam valores, quantidade e modelos encomendados à Aproarti. A entidade começou com um capital de R$ 260 e hoje tem mais de R$ 85 mil em patrimônio, peças e máquinas, um ateliê para a produção, corte e costura. O bordado é feito nas casas dos artesãos.

A Associação se reúne em um modelo semelhante ao de uma cooperativa. Os artesãos seguem o desenho definido na coleção, produzem suas peças e entregam na sede da entidade, que fica responsável pela venda coletiva. Pode-se pedir o dinheiro adiantado ou aguardar pela comercialização final.

Além da Ceart e do Sebrae, a entidade obteve apoio da Caixa Cultura e da Brasil Foundation. Foram investidos R$ 40 mil na aquisição de máquinas, equipamentos, mesa. A renda mensal de cada artesão varia entre R$ 500 e R$ 1.800, dependendo do período do ano e da quantidade produzida.

Esforço social

Há um grupo de artesãos presidiários, que trabalha na produção de bordados e de suporte para outras peças, na Cadeia Pública de Icó. Homens tiveram cursos e recebem o benefício da redução da pena. "É um esforço social da Aproarti", pontua Maia Cândido.

"Temos também homens, jovens, produzindo bordados, nas comunidades, em busca de ocupação e renda", frisa a tesoureira da Aproarti, Cláudia Nunes.

Na avaliação da secretária de Cultura e Turismo de Icó, Ana Glesse Oliveira, a produção artesanal do Município foi buscar na sua história a inspiração para a produção de desenhos e peças que despertam a atenção dos consumidores.

"Não é fácil viver do artesanato, vender as peças, alguns acham caro, mas, quando contamos a nossa história, como é feito, que tem trabalho de presidiário, de jovens em comunidades rurais, as pessoas mostram interesse, ficam curiosas e compram", finalizou Maria Cândido.

Fonte: Diário do Nordeste/Honório Barbosa

O TALENTO POÉTICO DO CONSELHEIRO DOMINGOS FILHO.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

Domingos Filho, que já foi Deputado Estadual e Vice-Governador do Ceará, foi abordado pelo repórter Alex Santana – radialista e editor do Iguatu.Net -, acerca de sua possibilidade de retornar em breve a vida político-partidária.

Após muita insistência do repórter, Domingos Filho com sua verve poética, resolveu encerrar o assunto:

“Se eu disser que não, você não acredita
Se eu disser que sim, você desconfia.
Então não digo sim nem digo não”.


#E em seguida, completou:

“De uma paixão que se acaba
A cura é bastante lenta
É cicatriz mal curada
Com qual coisa arrebenta”.

Icó Junino-2017

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do Município de Icó, promoveu na quadra da Secretaria do Trabalho e Assistência Social - no CSU, no último sábado, 17, o "Icó Junino-2017".

Quadrilhas juninas participaram do evento e receberam premiações das mãos da prefeita Laís Nunes, do vice-prefeito Quilon Peixoto e dos secretários municipais.

A quadra lotou com centenas de jovens e brincantes que animaram a tradicional festa tipicamente nordestina.

"A festa Junina ficou bonita e bem organizada. Todas as tradições e originalidades foram respeitadas. De parabéns estão os brincantes, a nossa prefeita Laís Nunes e a Secretária Ana Glesse pelo apoio total ao evento", disse Cláudio Pereira.
Fotos: Perpétua Sousa.

Lembrando a política!

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos, óculos de sol e close-up

Iranildo Pereira, em 1994, candidato a deputado federal, foi a nossa Icó em um evento regional do PMDB.

Animado com a multidão, Pereira se ofereceu para um correligionário icoense, doravante, uma parceria a deputado estadual-federal.

Ei-lo a resposta: -

"Iranildo, dois lisos num banheiro só dá escorrego!".

FRASE!


“Cada coisa tem sua hora e cada hora o seu cuidado”.
(Rachel de Queiroz).

Multa!


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos e atividades ao ar livre

Agen
te da PRF de Icó, após diligência, multa motorista "de menor" trafegando nas ruas da cidade.

SEMINÁRIO SELO CEART-CEARÁ

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Está sendo realizado nesta segunda-feira, 19, no auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Município de Icó, antigo CSU, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, o "VI Seminário Selo CEART-CEARÁ".
O evento conta com presença de artesãos de várias regiões do estado do Ceará, principalmente do município de Icó, através da APROARTI - Associação dos Produtores de Artesanatos, Gestores Culturais e Artistas de Icó.
O QUE É SELO CEART?
O Selo CEART é um sistema de certificação que se inclui como mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência.
Mediadoras:
Lúcia Sá - Gerente de Produção do Núcleo de Produção Artesanal;
Angélica Freitas - Gerente do Núcleo de Certificação do Selo ACEART;
ASS. Técnicos da Curadoria:
Erysson Gonçalves
Pedro Ivan.

Gerente de Projetos:
Darly Farias

Supervisão de Projetos:
Luiza Helena de Paula

Secretária Executiva:
Tayná Bernardes.

"É um evento importante para os nossos artistas artesãos. O Icó tem sido referência nacional através da APROARTI, e, o seminário torna ainda mais plural nossa cultura e desenvolvimento econômico", ressaltou Ana Glesse, secretária de cultura de Icó.

sábado, 17 de junho de 2017

BARRAGEM DO CASTANHÃO.

A imagem pode conter: oceano, céu, nuvem, atividades ao ar livre, natureza e água

Bom dia!


"A emoção é um sol sereno. A razão, um horizonte pleno".

PROJETO CRESCER É PRECISO

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
O trabalho para descobrir as múltiplas vocações do nosso Icó é a base da proposta que lançamos na última terça-feira (13.06) em parceria com a Faculdade Vale do Salgado (FVS).
As linhas gerais do Projeto Crescer é Preciso 
foram apresentadas pela secretária do Desenvolvimento Econômico Cultura & Turismo, Ana Glesse; e o Professor Luiz Geraldo, (FVS) diretor de marketing do Grupo Leão Sampaio.

O secretário de Administração e Finanças, Klériston Monte, apresentou dados estatísticos e os aspectos da nossa economia.
No momento em que fiz uso da palavra, diante
de empreendedores icoenses das mais diversas áreas, ressaltei a união de esforços que temos de fazer para atrair investimentos.

Temos orgulho do Icó. Sabemos do nosso potencial e do tanto que podemos avançar em desenvolvimento e produtividade.
O evento da terça-feira contou com a presença
do nosso vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto; secretários municipais; vereadores; assessoria técnica da prefeitura e FVS; empresários e representantes de várias entidades de classe.

O "Projeto Crescer é Preciso" busca valorizar e
explorar corretamente o que temos de melhor,
gerando novas oportunidades para todos.

#Laís Nunes
Prefeita de Icó

FOTO: Perpétua Sousa.

Segurança Pública em Icozinho

A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A prefeita de Icó, Laís Nunes, se reuniu com lideranças políticas e comunitárias do Distrito-Sede de Icozinho, na última quarta-feira, 14, para discutir Segurança Pública naquela comunidade rural, haja vista os índices crescentes de roubos e violência.
O distrito de Icozinho faz divisa com o estado da Paraíba e, tem como acesso, dezenas de estradas carroçáveis, propiciando facilidades para a pátrica de violência diversas contra os cidadãos.
Participaram da reunião representantes do distrito do Icozinho; vereadores Fernando Nunes, Júnior Dantas e Daniel do SAAE; comerciantes; secretarios municipais Edjalma Moreira e Geilson Lima; comerciante Dácio Pinto; Chefe de Gabinete, Rosana Figueiredo; Assessora Mara Raquel; prefeita Laís Nunes e o comandante da Polícia Militar em Icó, Capitão Segisnaldo Medeiros.
O capitão Segisnaldo Medeiros, após as exposições dos problemas de roubos na região pelos presentes, solicitando "a volta do efetivo policial à delegacia do Icozinho", acatou o pleito e colocou os problemas enfrentados pela corporação.
A prefeita Laís Nunes, autorizou o Secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Edjalma Moreira, "que fosse ao distrito para iniciar a reforma da delegacia do Icozinho".
"Gostaria da presença de policiais da PM, permanentemente, na região do Icozinho, atendendo o pleito daquela gente trabalhadora", ponderou Laís Nunes.
"Mesmo institucionalmente sendo atribuição do governo do Estado, temos que chegar com a parceria da gestão municipal. Chegou ao limite", disse Júnior Dantas.

MOREIRA & OLIVEIRA - Advogados Associados.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

É HOJE!

A imagem pode conter: texto

A vida...

Fui apresentar na condição de advogado militante, há duas semanas, na Delegacia da Mulher em Icó, um jovem que enciumado bateu em sua esposa. Agressão física.

No interrogatório, a delegada perguntou ao infrator, se a esposa dele gostava de festas?

- "Gosta mais do que Zé Cantor da Banda Solteirões do Forró".

#LAÍS NUNES ATENDE POPULAÇÃO NA AÇÃO SOCIAL

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e listras

A prefeita de Icó, Laís Nunes, fez atendimento a população icoense, na última terça-feira, 13, durante todo o dia, na Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

A ação teve como objetivo, promover a dinâmica do exercício da cidadania, qualificar e referênciar o "tripé da seguridade social".
Foi colocado à disposição da população uma sala institucional, da qual contribuiu para os encaminhamentos demandados para setor da Rede Municipal.

Segundo a Prefeita, "esse atendimento acontecerá todas as primeiras terças de cada mês".

"O Momento foi fundamental para a participação e o controle social", Gildomar Gonçalves.

A prefeita Laís Nunes atendeu e ouviu centenas de cidadãos icoenses.

Enquanto isso no Pau do Jacu...

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, bicicleta, árvore e atividades ao ar livre
Foto: Rafael Lira

Antônio Baixinho só "faz bem feito".


A imagem pode conter: 1 pessoa

Antônio Baixinho é homem da luta do povo. Vereador, líder comunitário, querido por todos e sua irreverência percorre o Centro-Sul do Ceará com sua alegria contagiante.

Antônio foi participar de uma audiência no fórum eleitoral de Iguatu. Quiprocó, ainda, das eleições de 2012.

Após ser ouvido formalmente, o serventuário perguntou: o senhor terminou os estudos?

Antônio respondeu no ato:

- "Somente até a 4º série seu doutor, mas fiz bem feito, repeti ela dez vezes".

(Do livro de causos do advogado e contista Fabrício Moreira da Costa).

#MOREIRA e OLIVEIRA - ADVOGADOS ASSOCIADOS Avenida Ilídio Sampaio no. 2031, Centro, Icó - Ceará.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ivo Gomes desqualifica TCM, e agora terá que apresentar provas à Justiça

Resultado de imagem para ivo gomes
IVO GOMES
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes(PDT), vai ter de se explicar na Justiça por que atacou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). 

Em uma fala, ele disse que a "Corte livra prefeitos corruptos e condena outros honestos". Já que esbravejou, agora é preciso comprovar, para não ser apenas mais uma bravata aprendida com os irmãos.

O desembargador Lincon Araújo deu 15 dias para ele se defender. Caso não apresente nenhum indício de irregularidade no TCM, terá de pagar pela língua.

O presidente do Tribunal, Domingos Filho, comprou a briga. Sem provas, Ivo será processado criminalmente.

(CEARÁ NEWS).

Laís Nunes em Brasília

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Encontra-se em Brasilia(DF), nesta quarta-feira, 7, a prefeita de Icó Laís Nunes e o Assessor de Relações Institucionais, Neto Nunes.

Na pauta de trabalho, reuniões nos Ministérios da República sobre várias reivindicações ao município icoense, dentre elas, a liberação de residências do "Projeto Minha Casa Minha Vida".

"Nós temos um deficit habitacional exagerado em Icó. Vou usar toda minha força política para mudar esse quadro. Existe inicialmente uma previsão de 500 casas populares, mas vou lutar para dobrar esse projeto em benefício do nosso povo", disse Laís Nunes.

Prefeitos de vários municípios estão em Brasília, nesta quarta-feira, atrás de alocarem recursos as suas cidades.

"Com uma folha de pagamento que compromete praticamente todos os recursos que entram no município, uma saída urgente, é tentar as parcerias com os governos do Estado e Federal. É isso que a prefeita tem feito desde que assumiu o seu mandato com muita responsabilidade", esclareceu Neto Nunes.

Pela manhã houve reunião com parlamentares no Congresso Nacional.

Americanas podem se instalar em Icó

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A prefeita de Icó, Laís Nunes e o Assessor de Relações Institucionais, Neto Nunes, estão em Brasília(DF) nesta quarta-feira, 7, trabalhando para conseguirem projetos em benefício do município.

Em reunião com empresários, houve uma discussão para a implantação das "Lojas Americanas" em Icó, que além de grande empreendimento local, deverá gerar dezenas de empregos.

UMA EXCELENTE NOTÍCIA

A imagem pode conter: texto

Igreja do Rosário.


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Tricentenária Igreja do Rosário em Icó.

Recentemente, a TV Verdes Mares, fez matéria-reportagem sobre esse templo religioso, haja vista que se registra na história que ela era o espaço onde os homens negros cultuavam suas preces e fé.

Foto: Mateus Leandro.

Prefeitura realiza limpeza preventiva coletores e canais de Icó.


A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo do Município de Icó, por designação da prefeita Laís Nunes, aumentou a limpeza dos canais de drenagem e coletores da cidade, nesta terça-feira, 30.

A medida, além de limpeza geral de dejetos jogados dentros dos coletores e canais, visa a proteção dos cidadãos contra a infestação do mosquito Aedes Aegypti que transmite Dengue; Zyka e Chikungunya.

"A prefeita Laís Nunes tem orientado, mas precisamente as secretarias de Infraestrutura, Ação Social, Educação e Saúde, um esforço concentrado para abatermos o mosquito Aedes Aegypti, no sentido de trabalharmos juntos para cessar a proliferação dessa problemática de saúde em Icó", disse Edjalma Moreira. 

Prefeitura de Icó intensifica trabalho de manutenção da iluminação pública


A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo do Município de Icó, por recomendação da prefeita Laís Nunes, reiniciou nessa semana o reparo e troca de lâmpadas em ruas e avenidas da cidade.

"Icó estava desde dezembro de 2016, praticamente no total escuro, aumentando o índice de violência pela falta de visibilidade noturna dos cidadãos ao andar nas ruas e avenidas da cidade", disse Edjalma Moreira.

Bom dia Ceará!

A imagem pode conter: céu, natureza e atividades ao ar livre
Sertões de Icó pelas lentes de Vital Neto.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

TRE DO CEARÁ SOB NOVA DIREÇÃO.

DESEMBARGADORA NAILDE PINHEIRO

A desembargadora Naílde Pinheiro Nogueira assumirá nesta segunda-feira, 5, às 16 horas, em ato no Tribunal de Justiça do Estado, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral(tre). 
Com ela, para comandar o pleito 2018, estará como vice o desembargador Haroldo Máximo.
Naílde Pinheiro nasceu em Aurora (Região do Cariri). graduou-se em Direito pela UFC. É pós-graduada em Direito Processual Civil pela UFC. Antes de ingressar na magistratura, exerceu a função de escrevente junto ao Cartório Miranda Bezerra.
(Foto – TJCE).
DRA. NAILDE PINHEIRO FOI JUÍZA EM ICÓ.

A estratégia da oposição em Icó nas redes sociais: generalizar a mentira!

Vejamos:

Dr. Marcos Barreto é um homem inteligente e, como tal usa da sabedoria, para manipular a verdade em prol da oposição político-partidária em Icó.

Após perder as eleições, em outubro de 2016, o ex-prefeito acabou o bolsa família municipal. Pegou o dinheiro destinado aos servidores públicos, e pagou, estranhamente, a alguns credores. E a apenas 35 comissionados da curriola. 

Pagou o dele prefeito e não pagou o vice-prefeito Diassis Pereira.

Tanto que o mês de novembro dos servidores foi pago no último dia de dezembro de 2016.

O saldo que seria pago aos servidores de dezembro de 2016, também, foi desviado a finalidade e pago somente a alguns credores "escolhidos".

Deixou uma folha de pagamento na ordem de 67%, seis milhões a serem pagos pela gestão atual, sem saldo algum em caixa.

Tudo isso já está na auditoria contábil e foi passado aos sindicatos e ministério público icoense.

Um terreno público, após vencer as burocracias, está sendo colocado a venda para tal quitação de dezembro. Que ainda não ocorreu pelos prazos a serem cumpridos.

Ademais, deixou a folha em 67%, após a derrota nas urnas, ainda chamou do concurso -, sem necessidade, cerca de 200 pessoas. E ainda assinou um TAC com o Ministério Público para que a atual gestão municipal convoque mais 45 professores.

Tem quase 200 na ociosidade!  Um verdadeiro crime contra o Icó. Folha estourada.

O PISO dos professores está sendo estudado, ainda não repassado, por esses motivos. Não tem milagre. Matemática é ciência exata.

Engraçado é que implantou o caos, quase de forma definitiva contra a municipalidade, ainda com cara de pau ir aos meios de comunicação, cobrar o resultado do desmando por ele exercido. Dá licença!

Quanto ao bolsa família federal, o que o município de Icó tem com isso? Com os cortes?

Os cortes é de competência do governo federal, após novo estudo e encontro de dados, onde até professores e comerciantes eram beneficiados.

Basta ler reportagem da Folha de São Paulo do último sábado.

Do mais, só criação de fatos, para querer passar uma imagem distorcida e desqualificar a gestão Cidade Feliz em curso no município icoense.

BOM DIA!

A imagem pode conter: céu, planta, nuvem, árvore, grama, atividades ao ar livre, natureza e água

ÂNGULO: O RIO SALGADO PELAS LENTES DE MATHEUS LEANDRO.