segunda-feira, 28 de março de 2011

TV Diário vai exibir matérias relacionadas ao caso de adulteração de alimentos ocorrido em Iguatu

O programa Paulo Oliveira na TV, a partir das 17 horas de hoje, na TV Diário, vai mostrar matéria com mais detalhes sobre o caso de adulteração de prazo de validade de alimentos ocorrido em Iguatu pela empresa SB Distribuidora de Alimentos LTDA. Já a partir das 18 horas no programa Rota 22, também na TV Diário, outra matéria relacionada ao caso será exibida.

Superintendente da PRF-CE pede demissão.


O inspetor Ubiratan de Paula pediu demissão do cargo.


Ele apareceu em vídeo divulgado ontem à noite pelo programa Fantástico, da Rede Globo, orientando, durante uma reunião, que os agentes do órgão evitassem multar empresários e políticos.


O assessor de imprensa da Polícia Rodoviária Federal, Darlan Antares, confirmou nesta segunda-feira que o inspetor Ubiratan pediu demissão, mas disse que isso ocorreu na última quinta-feira. Interinamente, responderá pelo comando da PRF o inspetor Cícero Guedes. Ubiratan teria alegado problemas pessoais para deixar o cargo.


A direção geral da PRF em Brasília deverá indicar um novo superintendente estadual do órgão nas próximas semanas.


(DO IGUATU NOTÍCIAS).

O Direito na boca do povo*.


O noticiário, as conversas entre amigos, sejam elas nas calçadas, becos ou bares, estão sempre recheadas de termos jurídicos. Muitas vezes eles são utilizados no vocabulário popular, mas nem sempre se tem a definição exata do que significam esses termos. Uma palavra bastante repetida no dia-dia é nossa velha e conhecida “LIMINAR”.


Mas o que é uma liminar, como obtê-la no judiciário, qual é a sua validade? Sem dúvida, esses questionamentos rodeiam a mente de muitas pessoas e aqui tentaremos esclarecê-los. A liminar é uma medida determinada pelo judiciário para conceder de forma antecipada aquilo que uma das partes pretende conseguir ao final do processo.


À primeira vista essa definição não parece clara, por isso imaginemos uma situação em que: um vereador tem seu mandato cassado por uma ordem judicial. Sabemos que esse mandato dura apenas quatro anos e sabemos também que um processo judicial pode durar vários meses, ou pior, vários anos até que se tenha definitivamente uma decisão.


Perder tanto tempo de um mandato tão curto significaria um grande prejuízo ao vereador e à população, em virtude disso é que o advogado do mesmo requer um pedido liminar em sua defesa, para trazê-lo de volta ao seu cargo antes do fim do processo.


Saliente-se que a medida liminar é cabível não apenas em casos de processos contra pessoas que ocupam cargos ou funções públicas, ela pode ser concedida em casos de divórcio, cobrança judicial, pedidos de aposentadoria, entre muitas outras situações.


A concessão de uma medida liminar não depende somente da vontade da parte em ver seu interesse atendido de forma antecipada, ela depende sobretudo do preenchimento de determinados requisitos exigidos em Lei, sem os quais não se pode concedê-la.


Esses requisitos dividem-se em dois, são eles:


1.“fumaça do bom direito”: diz respeito à necessidade de se apresentar prova que leve o julgador a crer na verdade dos fatos alegados pela pessoa que deseja conseguir a liminar;

2.“perigo na demora”: trata-se de demonstrar que a demora natural do processo judicial poderá causardanos irreparáveis ou de difícil reparação para a pessoa interessada.


Somente após verificar que os requisitos acima foram atendidos é que o judiciário concederá a medida liminar.


Quanto à validade das liminares, estas são medidas de natureza precária para o Direito, ou seja, elas não possuem validade eterna e por isso podem ser cassadas ao longo do processo, desde que o julgador seja convencido de que pelo menos um dos requisitos referidos acima deixou de ser atendido por aquele que se beneficiou da liminar.


Outra ocasião em que a liminar também pode perder sua validade ocorre justamente quando a decisão que põe fim ao processo é contrária à liminar.


Assim, de forma bem sintética, podemos dizer que a liminar é uma ordem concedida pelo judiciário para atender de forma antecipada ao desejo de uma das partes no processo, desde que ela apresente provas de seu direito e o risco de sofrer danos com a demora do mesmo.


* Texto escrito pelo bacharelando em Direito, José Ferreira de Abreu Neto, ao quinzenal Folha de Salgado - Edição n° 235 - Dúvidas e informações: abreufialhoico@hotmail.com

domingo, 27 de março de 2011

Cid Gomes: Quem deve afastar maus políticos é o povo”.


“Quem deve afastar os maus políticos é o povo não o tapetão”, afirmou, nesta manhã de sexta-feira, o governador Cid Gomes (PSB), ao comentar a derrubada , por parte do Supremo Tribunal Federal (6X5), da chamada “Lei da Ficha Limpa”, que resultou de um projeto de iniciativa popular.

Para Cid, ao invés de muitos estarem lamentando, houve um efeito positivo e pedagógico no caso de expor nomes que acabaram desistindo ou perdendo mesmo no voto.

“Muita gente já não foi candidato. Quem tinha a consciência pesada, não foi candidato porque viu que há um movimento não só pela existência da lei, mas porque a lei foi de iniciativa popular e já era um clamor. A imprensa deu muio respaldo a isso, muita cobertura e muitos se afastaram e é isso que vai fazer a política melhorar. Os maus políticos se afastam e as boas pessoas se animam para entrar na política”, expõs Cid, após dar coletiva sobre a reinauguração do Palácio da Abolição.
Sobre a decisão do STF, o governador preferiu avaliar como de acordo com a Constituição Brasileira. Ou seja, acatou princípios básicos. Ele destacou, por exemplo, que ninguém pode ser condenado sem julgamento justo e que a presunção da inocência deve ser respeitada, além da presunção de que ninguém pode ser penalizado duas vezes pelo mesmo ato, no que, na prática, estavá ocorrendo a rodo no País.

(Do blog do Eliomar c\c jornal o Povo).

sábado, 26 de março de 2011

Prefeito Agenor Neto se reúne com senador Eunício Oliveira e cobra compromissos de campanha


O prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) participou ontem da reinauguração do Palácio da Abolição, que volta a ser a sede do Governo Estadual após uma reforma estrutural.

Na oportunidade o prefeito iguatuense tratou com o senador Eunicío Oliveira (PMDB) de ações importantes que visam o engrandecimento, ainda mais, do município de Iguatu, dentre elas, a implantação da Universidade Federal da Região Centro Sul, urbanização da Lagoa da Bastiana e pavimentação asfáltica beneficiando dois trechos da zona rural do município. "Esses benefícios foram assumidos em campanha por nosso senador Eunício Oliveira. Agora é hora de cobrar", lembrou Agenor.

Ainda de acordo com Agenor Neto ficou acertada para o início de abril uma audiência no gabinete do senador Eunício Oliveira para planejar o andamento destas ações.

Blog do Lindomar Rodrigues

PAPAGAIO – FM: 14 ANOS NO “AR”.

A RÁDIO ICOENSE PAPAGAIO-FM, COMPLETA NO PRÓXIMO DIA 16 DE ABRIL, 14 (QUATORZE) ANOS QUE SE ENCONTRA NO “AR”.

COM O SLOGAN “A RÁDIO MAIS SIMPÁTICA DA CIDADE”, A EMISSORA VAI COMEMORAR SEU ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO EM GRANDE ESTILO, COM SHOWS MUSICAIS, DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES, E VÍDEOS DOS MOMENTOS MAIS MARCANTES DE SUA EXISTÊNCIA.

O EVENTO FESTIVO TEM A ASSINATURA DE WALDIR BATISTA, “O AMIGO DO REI”, QUE ESTÁ ORGANIZANDO TUDO E PROMETE UMA DATA INESQUECÍVEL PARA CELEBRAR OS 14 ANOS DA PAPAGAIO-FM E, TAMBÉM, DO PROGRAMA “EU, VOCÊ E O REI”, COMANDADO POR ELE.

WALDIR BATISTA E A RÁDIO PAPAGAIO-FM, ESTÃO TRAZENDO AO ICÓ, NO PALCO DA CASA DE ESPETÁCULO KANEKÃO, NO SÁBADO DO DIA 16 DE ABRIL, ROBERTO ARRUDA (COVER OFICIAL DE ROBERTO CARLOS) E RICARDO MAIA (COVER OFICIAL DE TIM MAIA).

NO DIA 17 DE ABRIL, HAVERÁ A DOMINGUEIRA DA PAPAGAIO-FM, TAMBÉM NO KANEKÃO, COM O SHOWMAN XEXÉU E TICO DOS TECLADOS.

“TEMOS O APOIO DO PREFEITO MARCOS NUNES, DO DEPUTADO NETO NUNES, DOS COMERCIANTES E DOS OUVINTES DA RÁDIO MAIS SIMPÁTICA DA CIDADE”, DISSE BATISTA.

A PAPAGAIO-FM, FOI INSTALADA EM ICÓ POR ESTE BLOGUEIRO E ELISEU AMÂNCIO, HÁ 14 ANOS, COM O APOIO DE NETO NUNES, ENTÃO PREFEITO DO MUNICÍPIO.

EM CIRCULAÇÃO: JORNAL NOTÍCIAS DO VALE.


FALTA ARGUMENTO EM IGUATU!

Aprendi no caminhar da vida, principalmente em nossa modesta passagem pela vida pública, que o político quando não tem ideias, sugestões, argumentos, resta-o apenas o “grito”.

Em Iguatu, por falta de reconhecimento das urnas em pleitos municipais, alguns poucos há muito estão gritando, fazendo barulho, como se o nosso festejado povo fosse surdo.

E não é! Igualmente, o povo inteligente e sóbrio iguatuense, escuta apenas o que deseja, o que lhe conforta a alma, o que lhe faz crescer do ponto de vista plural.

Nos últimos dias o município de Iguatu foi sacudido pelo escândalo da adulteração de alimentos. Diga-se, alimentos que servem as nossas crianças; feito criminoso que causou nojo e repulsa veemente a comunidade, as autoridades, a imprensa estadual do Ceará.

Porém, parte dos homens públicos de Iguatu, preocupados apenas com política partidária, com o pleito municipal vindouro, resolveu ficar silente, mudo e surdo, face os reclames da sociedade como um todo.

Primeiramente, no singular da palavra dita, para não “se queimar” com os eleitores-povo indignados. Segundo, para não estender a repercussão negativa que se abate por “laços familiares” das partes envolvidas.

Estou em Iguatu, como profissional da advocacia, há 12 (doze) anos.

Vivo intensamente esta cidade, esta simpática gente, aonde aprendi que acreditando nos valores éticos, morais, de juízo e de responsabilidade, tudo pode acontecer. E em Iguatu as coisas acontecem de forma célere e muito fácil de ser observado.

No entanto, Iguatu se surpreende por fatos estranhos, criminosos, que surgem das cinzas, dos galpões escuros, dos malfeitores que travestidos de caça-níqueis, esquecem que água, alimentos, todos são direitos inalienáveis do ser humano. E devem ser tratados pela saúde pública como sinônimo de cidadania.

No caso da SB DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS, em que pese os seus diretores há muito ser algoz do homem público e cidadão, Agenor Neto, chegando inclusive no passado recente a agredi-lo fisicamente, a denúncia não partiu do gestor, mas sim de um “subordinado” da família Sobreira.

Inicialmente, como forma de defesa alegavam que foram traídos por funcionários, que ao roubarem suas empresas, faziam chantagem com a amostragem devida. Não deu certo. Ninguém acreditou. Agora, “eles” alegam que estes funcionários trocavam as latas de alimentos, permanecendo a adulterada, e vendendo as legítimas.

Por derradeiro, informam que são vítimas do momento e da peleja política em Iguatu. Também não convence, pois, o vídeo vale mais que mil palavras. A confissão, porém, se deu na agressão física ao motorista Bandeira, no exercício das próprias razões, pela dupla Sílvio e Júnior Sobreira; Bandeira, cioso do seu dever, apenas cumpria missão pública de bem informar a sociedade do crimes ali referidos.

Ontem, foi à vez do Marcelo Sobreira, ex-deputado estadual da urbe, que brada aos quatro ventos que seu único e verdadeiro interesse, é emporcalhar de vez a honra do prefeito Agenor Neto, na imprensa do Ceará, local e do Brasil.

Ao falar numa rádio do Iguatu, Sobreira não esclareceu, não debateu, não apresentou qualquer argumento de defesa, para satisfazer a exigência da família, que espera dele um gesto certeiro, solidário. Limitou-se a agredir, da forma mais violenta, o vereador-presidente da Câmara de Iguatu, Ednaldo Lavor. Já o fez, semana pretérita, com o nosso vice-prefeito João Alencar.

Os impropérios, os gritos, de Marcelo Sobreira, não ecoaram em Iguatu, já que todos esperavam o discurso do assunto da vez: “SB DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA”, da família Sobreira”.

Mais adiante, prometeu levar AGENOR NETO para o programa Fantástico da Rede Globo, demonstrando, assim, que as matérias veiculadas na imprensa estadual, contra Agenor Neto, têm o “DNA” de Marcelo Sobreira.

Querem antecipar o debate sucessório de 2012. Agenor Neto, ciente do seu dever institucional, garante que no momento o importante é trabalhar e fazer crescer Iguatu cada vez mais.

Somente!

Finalmente, diante da gravidade levada a efeito, contra o povo, fica o jargão popular: “OS PALADINOS DA MORAL E DOS BONS COSTUMES ESTÃO NÚS”.

Iguatu – Ce, 25 de março de 2011.

Fabrício Moreira da Costa
Advogado.







DEU NO BLOG DO JORNALISTA ICOENSE VOLTAIRE.


Neto Nunes, entre altos e baixos. Mas é o maior político vivo de Icó.

Ele é o homem público mais importante de Icó atualmente. Foi prefeito desse município por dois mandatos, cumprindo os seus oito anos. É o primeiro gestor municipal icoense reeleito depois que foi instituído o processo de reeleição no país. Hoje, está no seu segundo mandato parlamentar como deputado estadual. Foi eleito em 2006 e, agora, nas eleições 2010.

Mas, a sua vida política vive entre altos e baixos. Durante o seu mandato como prefeito de Icó, o mesmo realizou muito em benefício do município, inaugurando obras que vai desde a revitalização do centro histórico da cidade, em especial, o entorno do Largo do Theberge, a obras de pavimentação e asfaltamentos de ruas e avenidas. Vale destacar as ações desenvolvidas em pastas como agricultura, educação e infraestrutura, além do término do maior sonho do povo icoense, que é o Hospital Regional, iniciado na gestão de seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Oriel Nunes.

Foram oito anos de administração em Icó, o que valeu vários títulos e a sua ascensão para a segunda vice-presidência da Aprece (Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará). Mas, nem só de glórias vive o ex-prefeito Neto Nunes, agora pertencente ao PMDB pela segunda vez. O deputado carrega nas costas vários processos por improbidade administrativa e que vem se arrastando na Justiça há alguns anos. Uns ainda sem desfecho final.

Por sua vez, o peemedebista é adorado pelo seu eleitorado e que o conduziu para o seu segundo mandato parlamentar. Ele atualmente é o segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, o que garante o seu prestígio político junto a bancada de seu partido, junto ao senador Eunício Oliveira (PMDB) e junto ao governador Cid Gomes (PSB). É, sem dúvida, o maior político vivo de Icó. Pode a oposição espernear, mas é a pura verdade.

Ganhar da família "Nunes" hoje, em Icó, virou uma tarefa bastante difícil para a já enfraquecida oposição icoense. O clã do ex-prefeito Oriel Nunes detém atualmente um deputado estadual (Neto Nunes - filho), um prefeito (Marcos Nunes - filho) e dois vereadores (Ricardo Nunes - filho e Marconiêr Mota - genro), além de um outro filho, que é chefe de gabinete da Prefeitura Municipal. Trata-se de Fernando Nunes. Pois é! Guardem bem na memória este nome. Bem articulado e bom de oratória, Fernando Nunes vai dar o que falar na política de Icó. Com passagem pela Secretaria do Trabalho e Ação Social, ele hoje está numa função mais próxima do prefeito.

Não temos dúvidas de que, com o quadro político atual de Icó, o prefeito Marcos Nunes, com o apoio de seu irmão, o deputado Neto Nunes, juntamente com os demais aliados, irá se reeleger em 2012 bem rápido e sem muito trabalho. Por isso, é bom a oposição se apressar e sair do ostracismo em que se encontra atualmente.

Sem mais delongas, temos dito!

(BLOG DO VOLTAIRE).

quinta-feira, 24 de março de 2011

"Isso é coisa Nazista, alterar produtos para se dar bem. É algo que merece cadeia", disse Nonato Albuquerque sobre adulteração da SB de Iguatu

A Polícia Civil de Iguatu, no Centro Sul do Estado investiga uma denúncia grave. Uma distribuidora de alimentos (SB Distribuidora de Alimentos LTDA) estaria alterando o prazo de validade dos produtos e vendendo para comerciantes da Região.

A mercadoria estava sendo comprada e consumida pela população. Resultado: várias pessoas tiveram problemas de saúde, principalmente crianças.

De acordo com o apresentador do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, Nonato Albuquerque "Isso é coisa Nazista, alterar produtos para se dar bem. É algo que merece cadeia", disse o jornalista sobre o caso de adulteração de prazo de validade de produtos da SB Distribuidora de Iguatu.

E mais: O blog foi informado que mais cinco vídeos foram encontrados mostrando como a adulteração era feita dentro da SB.

Veja a matéria completa exibida ontem no programa Barra Pesada, na TV Jangadeiro.

VISITEM A APROARTI DO ICÓ.




Programa do Mução estreia hoje na rádio Brasil FM.

A partir de hoje (24/03), todos os ouvintes icoenses terão um encontro marcado com o humor. É o Programa a Hora do Mução que irá ao ar para todo o rincão de Icó e região, de segunda a sábado, das 17h às 18h através da rádio Brasil FM-106,7 Mhz, que vai levar entretenimento e música com muita irreverência.

Mução apresenta um programa de variedades com sotaque nordestino. Na sua pauta, temas e situações do cotidiano brasileiro. Esse perfil faz com que Mução atinja pessoas de todas as idades, nas mais diversas regiões do país. Mução fala a língua do povo, por isso, é bem recebido aonde chega.

Sua principal característica é a interação e o envolvimento com o ouvinte, a chance que as pessoas têm de expressar seu alto senso de humor. De forma muito divertida e empregando elementos que fazem parte do imaginário popular, Mução conquista a simpatia da audiência, gerando uma identificação imediata.

Lembrando que este é o Mução verdadeiro.

Vamos dar boas gargalhadas com as brincadeiras e as famosas pegadinhas do Mução.
(DO ICÓ É NOTÍCIA).

TRÊS ANOS DE MUITA INFORMAÇÃO!


Parada obrigatória dos icoenses e dos amantes deste torrão fincado no Vale do Salgado do Estado do Ceará, o BLOG ICÓ É NOTÍCIA completa no próximo dia trinta de março de 2011, três anos que foi criado na internet, com o fim de debater ideias plurais, inteligentes, sugerir projetos, bem como divulgar nosso Icó para o mundo.

Com conteúdo editorial e histórico extraordinários, o Icó é Notícia tem se mantido vigilante de todos os problemas que envolve a marca Icó e seus temas, sua gente, sem perder de vista a ética, o bom português, os princípios do contraditório, da ampla defesa, e da responsabilidade.
De parabéns o jornalista Yuri Guedes, que tem a pena suave e competente, inclusive toda sua equipe, que soube com paixão e amor ao Icó, manter-se presente nas boas discussões.

ICÓ TAMBÉM TEM APAGÃO!

Na última quarta-feira (23\03), por volta das 19h, praticamente toda sede urbana do Icó, ficou quase 40 (quarenta) minutos sem energia elétrica.

A COELCE, responsável pelo sistema elétrico do Ceará, ainda não explicou publicamente o porque do APAGÃO.

STF decide que fichas sujas eleitos em 2010 poderão tomar posse.

Lei da Ficha Limpa só poderá ser aplicada a partir das eleições municipais de 2012.
Por: Luciano Augusto

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (23) que a Lei da Ficha Limpa só poderá ser aplicada a partir das eleições municipais de 2012, com isso, todos os políticos barrados pela norma, que obtiveram votos suficientes para ser eleitos no ano passado, poderão tomar posse.

O ministro Luiz Fux, responsável por desempatar a questão, votou com o relator Gilmar Mendes defendendo o princípio da anualidade. A regra está presente no Artigo 16 da Constituição Federal e determina que lei que alterar o processo eleitoral só pode produzir efeitos um ano após entrar em vigor. Tiveram a mesma opinião os ministros Antonio Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e o presidente da Corte, Cezar Peluso.

Os votos contrários, que defenderam a aplicação imediata da lei, foram dos ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie. Com exceção de Fux, empossado no dia 3 de março, o placar foi idêntico ao dos dois julgamentos realizados no ano passado sobre os registros de Joaquim Roriz e Jader Barbalho. Os ministros repetiram, inclusive, vários dos argumentos usados anteriormente.

Os políticos liberados com a decisão de hoje ainda não poderão tomar posse. Eles ainda precisam de decisões do STF sobre seus respectivos casos para que isso ocorra. A partir de agora, os ministros do Supremo poderão decidir individualmente, seguindo o entendimento firmado hoje no plenário, sobre os cerca de 30 recursos que aguardavam definição da Corte. A medida também poderá ser tomada pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde ainda tramitam cerca de 20 processos relativos à Lei da Ficha Limpa.

Apesar de definir o quadro das eleições de 2010, o julgamento de hoje não dá a palavra final sobre os rumos da Lei da Ficha Limpa nas próximas eleições. Caso provocado, o STF poderá se posicionar sobre a constitucionalidade de cada um dos pontos de inelegibilidade criados pela norma.

Edição: Lana Cristina

terça-feira, 22 de março de 2011

NETO NUNES PRESIDE A ASSEMBLÉIA PELA PRIMEIRA VEZ.


O Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB), atual 2º. Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, presidiu o poder legislativo pela primeira vez nesta terça-feira (22\03).

O comando temporário da assembléia se deu pela ausência dos deputados estaduais, respectivamente, o seu presidente, vice-presidente e do primeiro secretário, que estavam em reunião com entidades não governamentais fora da AL.

Quem assistiu a TV Assembléia, hoje, garante que Neto Nunes deu conta da missão a ele confiada pelos colegas parlamentares.

AGORA VAI...

O prefeito de Icó, Marcos Nunes (PMDB), contratou a empresa PROPTER – estratégia e comunicação, que tem o festejado publicitário Fabner Urita, como grande pensador, para impulsionar sua administração nos próximos dois anos.

Fabner Urita assina grandes gestões e marcas do Estado do Ceará, como por exemplo Iguatu, que tem o líder Agenor Neto (PMDB), como um dos maiores gestores da federação.

Espera-se, pela prática competente de Urita em vários setores, públicos e privados, que o Icó possa realmente melhorar seus índices, discutir novas ideias, planejar melhor o futuro, divulgar o que já foi feito e o que ainda pode ser posto em prática.

A intenção de contratar Fabner Urita, a quem conheço e reconheço publicamente seu talento, é ato inteligente e de quem realmente deseja mudar pra melhor.

Avante!

segunda-feira, 21 de março de 2011

FALECEU SUZANA TEIXEIRA!

(FOTO: SUZANA, ENTRE O GENRO JÚNIOR NICOLAU E A FILHA IVANA CARLA).

Faleceu no último sábado (19\03), em Fortaleza (CE), a professora Maria Suzana Teixeira de Sousa (84 anos), ex-diretora da escola estadual Ana Vieira, do Município de Icó (CE), vítima de infarto.

Suzana Teixeira, professora, era de tradicional família da cidade, aonde deixou um grande legado de uma vida inteira dedicada à educação dos icoenses.

Genitora de seis filhos: Kátia Helena, Ana Magnany, Nestor Teixeira, Isabel Cristina, Kelma Dione e Ivana Carla, além de vários netos.

Antes mesmo de ser professora estadual, Suzana Teixeira, chegou a ser cartorária, também no município de Icó (CE), sucedendo seu genitor Nestor Teixeira, de saudosa memória.

Que Deus conforte o coração da família!



quinta-feira, 17 de março de 2011

Empossado Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Orós.

A fim de ampliar a discussão sobre os direitos do público feminino e de trabalhar para eles sejam cumpridos, foi empossado nesta quinta-feira (17) o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Orós. Na ocasião, foi realizado um fórum com o tema “Viver sem violência – um direito das mulheres”.

O evento, realizado no salão paroquial da Igreja Matriz, contou com a presença da prefeita Fátima Maciel, do vice-prefeito Dr. Lula, do presidente da Câmara Municipal de Orós, vereador José Patrício, da vereadora Luhanna Úrya Maciel Bezerra, do promotor da comarca de Orós, Dr. Oscar Stefano Fioravante Júnior, da advogada Fátima Silva e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município de Cedro, Rosânia Campos, dentre outras autoridades.

Instituído pela lei municipal Nº 059/2011, de 25 de fevereiro de 2011, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher atende a uma demanda da sociedade local e acompanha as discussões realizadas em nível nacional, buscando combater a violência contra a mulher e garantir ao público feminino o cumprimento dos seus direitos.

Entre as atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Orós, estão: fiscalizar para que se cumpra a legislação em âmbito federal, estadual e municipal que atenda aos interesses das mulheres; formular diretrizes e promover atividades que objetivem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações e formas de violência contra a mulher e a sua plena integração na vida socioeconômica, política e cultural; colaborar com programas que visem à participação da mulher em todos os campos de atividades; e colaborar na elaboração de políticas, programas e serviços de governo em questões relativas à mulher.
(DA ASSESSORIA DE IMPRENSA).

ENCONTRO DA EDUCAÇÃO. ANO 1998.

DR. MARCOS BARRETO, FABRÍCIO MOREIRA (ENTÃO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO ICÓ) E O PROFESSOR PAULO LIRA.

DISCUSSÃO DA IMPLANTAÇÃO DO FUNDEF.

FORRICÓ DE 2004. ERA SÓ ALEGRIA!

JÚRI EM ICÓ: ANO DE 1993.

O BLOGUEIRO-ADVOGADO E O ILUSTRE PROMOTOR DE JUSTIÇA, DR. DOMINGOS SÁVIO AMORIM, ESTREANDO NO MP E DE LOGO APRESENTANDO-SE COMPETENTE E DEFENSOR DA IMPLANTAÇÃO DA ESPADA DO DIREITO, DE IGUAL MANEIRA À TODOS QUE PRECISAM DA JUSTIÇA.

PANORÂMICA DO LIMA-CAMPOS (SEDE)

FRASE DA SEMANA!!!

“Icó, cidade do sertão cearense, aonde sopram os ventos do Aracati e do Mossoró”.

(Fabrício Moreira).

segunda-feira, 14 de março de 2011

Nota de Falecimento

Comunicamos o falecimento do Sr. José Jaime Bezerra Rodrigues, 83, ex-radialista esportivo e pai do ex-prefeito de Icó, Jaime Júnior. Ele faleceu ontem (13) às 23h:45min no Hospital São Matheus, em Fortaleza, vitima de quatro paradas cardíacas, mas não resistiu a última vindo a óbito. O velório está acontecendo na funerária Ternura, na R. Padre Valdevino, nº 2255, em Fortaleza. O sepultamento será às 17hrs, no cemitério Parque da Paz.

O Sr. Jaime nasceu em 12 de abril de 1927, residia no sitio Saco de São Pedro em Icó, era casado com a Sra. Maria Meide, os mesmo tiveram oito filhos e dezesseis netos, sendo seus filhos: Valéria Maria, Sandra Maria, Catia Maria, Jaime Júnior, Carlos Henrique (Beca), Lúcio Ricardo, Fernando Antônio e Mario Sérgio.

Icó é Notícia

Deputado cearense integra bloco no Congresso que luta por emancipação de distritos

O deputado federal Domingos Neto (PSB) virou um entusiasta da proposta de emancipação, fusão e desmembramento de distritos, que, no âmbito da Câmara, conta com 19 projetos. Ele diz que um levantamento elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios (CMN), em todo o país, chegou ao número de 800 distritos querendo emancipação.

Esse grupo, conforme o parlamentar, já deu entrada com pedido de emancipação junto às Assembleias Legislativas que, no entanto, não podem legislar nessa área até que o Congresso aprove uma lei complementar estabelecendo os critérios.

Domingos Neto quer reforçar essa corrente no Congresso, repetindo assim a articulação que seu pai, o vice-governador Domingos Filho (PMDB), realizou quando estava à frente do legislativo estadual. Há quem veja, no entanto, esse tipo de luta inglória. Principalmente depois que o Governo Dilma priorizou corte de despesas em todos os sentidos.

Blog do Eliomar de Lima

quinta-feira, 10 de março de 2011

PADRES CARMELITAS ASSUMEM ICÓ.

Sacerdotes assumiram as paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de N. Sra. do Rosário, em Icó.

Depois de mais de um século ausentes, frades da Ordem dos Carmelitas estão de volta à região Centro-Sul para um trabalho religioso permanente de missões, educação dos fiéis na fé cristã católica, celebrações regulares e evangelização. Os sacerdotes vieram a convite do bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, que também é carmelita, e assumiram as paróquias de Nossa Senhora da Expectação e de Nossa Senhora do Rosário, em Icó.

A posse dos novos sacerdotes foi realizada em missa solene celebrada, recentemente. O ato litúrgico foi presidido pelo bispo dom João Costa, e contou com a presença do bispo emérito, dom José Mauro Ramalho, do provincial da Ordem dos Carmelitas do Nordeste, padres da diocese, religiosos carmelitas de outras cidades e centenas de católicos da cidade.

Inicialmente, houve a acolhida de três novos sacerdotes na Igreja do Senhor do Bonfim e depois o grupo caminhou pelo centro histórico, no Largo do Thebérge, até a Igreja de São José, onde foi realizada a solenidade de posse dos frades Alcebíades Feitosa dos Santos Filho, que estava em Recife; Antônio de Pádua Neves, que servia em Carmópolis, em Sergipe; e Júlio César de Oliveira, de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O frei Rogério Severino de Lima, vice-provincial da Ordem dos Carmelitas no Nordeste e que, atualmente, trabalha em Moçambique, na África, deverá chegar em abril próximo.

O esforço do bispo dom João Costa, que assumiu a Diocese de Iguatu em abril de 2009, é ampliar o número de sacerdotes, que atualmente é reduzido. São 30 padres para 24 paróquias e duas áreas pastorais, mas alguns estão idosos e doentes. A prioridade foi para o Município de Icó, que possui duas paróquias, cerca de 70 mil habitantes e uma área territorial de 1.872 km quadrados.

"O nosso objetivo é ampliar o número de padres e a vinda desses religiosos vai enriquecer as atividades paroquiais, com qualidade para a Diocese", explicou dom João Costa. "Pretendemos trazer mais religiosos, de outras congregações, que já estamos em contato". Desde quando assumiu o bispado, esses são os primeiros sacerdotes não diocesanos a chegarem. Há também 21 seminaristas, sendo 16 concluindo a formação para serem ordenados.

O bispo dom João Costa lembrou que a catequese de índios ao longo do Rio Jaguaribe e a realização de missões populares no início do século XVIII, no Ceará, tiveram a participação dos carmelitas. Na Diocese de Iguatu há somente uma paróquia dedicada ao Carmelo, em Jucás. "A evangelização nessas terras, a partir de Icó, tem a vocação carmelita", destacou o fato histórico.

Após um período de ampla presença no Brasil, os carmelitas que sofreram perseguição de dom José I, rei de Portugal, por meio do marquês de Pombal, enfrentaram enormes dificuldades e uma forte crise se abateu sobre a Ordem. Somente com a refundação do Carmelo no Nordeste as missões populares foram retomadas e aos poucos estão ganhando espaço em Sergipe, Pernambuco e na Paraíba.

Os três novos frades mantêm expectativas semelhantes acerca do trabalho a ser realizado nas duas paróquias de Icó. "Viemos cheios de esperança e com enorme entusiasmo para começar nesta região o trabalho de evangelização, de missões e das celebrações regulares", frisou frei Alcebíades Filho. "Estamos ansiosos para conhecer as comunidades, o povo, manter esse contato, as novas amizades e obter a atenção dos fiéis".

Parceria.

Frei Antônio de Pádua frisou que o trabalho será feito em parceria e em equipe, e busca reviver a espiritualidade carmelita, de devoção à Nossa Senhora do Carmo. "Não podemos mais pensar em divisão no sentido geográfico, territorial das paróquias, porque o trabalho da Igreja Católica é uno e todos são chamados a participar. Temos um desafio novo e temores que vamos enfrentar nessa nova missão". Nos próximos seis meses, os frades vão ouvir as comunidades, colher sugestões e buscar soluções para alguns obstáculos na expansão da fé católica.

MAIS INFORMAÇÕES.

Paróquia de Nossa Senhora da Expectação - Município de Icó
Centro Histórico Largo do Thebérge
Telefone: (88) 3561. 1052

HONÓRIO BARBOSA.
REPÓRTER.

sábado, 5 de março de 2011

É TEMPO DE MUITA CHUVA EM ICÓ.



BOM DIA!

Com extensão a Paulo Cândido, pela responsabilidade; a Eliseu Amâncio, que não desiste da luta; a Fátima do Sindicato, pelo equilíbrio; ao Inspetor Miceno, pelo trabalho; a Aldo Júnior, pela alegria constante; a Antonio do Cal, pela amizade; a Júnior Dantas, pela gentileza; a Ítalo da Paz, pela ousadia; a Eleneuda Sousa, pela educação; a Jurubeba, pelo folclore; a Bezinho Figueiredo, pela história de vida; A Dedé Nogueira, pelo sucesso empresarial; a Dr. Leydomar Pereira, fazendo justiça com fé; a Deusimar de Oliveira, por acreditar; a Eurandir Ferreira, pelo acolhimento; ao pastor Raimundo Nonato, pelo carinho; a Rosinha e Miro Nicolau, cúmplices do amor; a Waschington Brasil, pela recordação; a Raul Antunes, pela ternura; a Janaina Angelim, pela teimosia; a Heitor Muniz, pelo talento; a Bracinho, pelo trabalho; a Rian Nicolau, pela elegância; a Geraldo Sabino, pela liderança; a Dr. Givaldo Arraes, pela medicina; a Diana do Sindicato, pela revelação; a Aninha Luíza, pela suavidade; a Erivan Cazuza, pela limpeza; a Bia Oliveira, pela coragem; ao sargento Erivelton, policial cidadão; a Maria Bento, mãe de todos nós; a Dr. Wellington Leandro, pela saúde; a Dr.Neto Barbosa, por amor a Icó; a Rosélia Pereira, pela fé; aos Padres Carmelitas, pela esperança.

A DEUS por todos nós!

sexta-feira, 4 de março de 2011

TRAGÉDIA EM ICÓ!


O Icó está chocado com o desaparecimento de pessoas amigas e importantes para nossa comunidade. É o carnaval de alegria e de acidentes anunciados.


Hoje, às 18h (04\03), o agropecuarista e ex-vereador do município, Sebastião Gonçalves Brasil (Tião Brasil – PSDB), faleceu vítima de acidente automobilístico.


O nefasto feito ocorreu na BR estadual 282, que interliga Iguatu via Icó, próximo ao presídio icoense.


Tião Brasil, como era conhecido, vinha do distrito-sede de Lima-Campos a Icó, quando teve que desviar dum acidente envolvendo duas motocicletas.


Protegendo a vida dos outros, nosso querido Tião Brasil chocou de frente com um caminhão.


Os motociclistas tiveram morte imediata. Tião ainda chegou a ser socorrido para o hospital regional de Icó. Porém, com hemorragia interna, não suportou a gravidade do acidente.


Tião Brasil foi o vereador mais votado do município em 1992. Tive a oportunidade de ser seu colega de parlamento, inclusive, de organizar sua candidatura a presidente da Câmara de Vereadores, feito que o derrotou por apenas um voto de diferença. Assumiu a vereança por três vezes.


Outras pessoas, envolvidas no acidente, ainda esperam o resultado do pós-operatório.


Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares.


Siga em paz TIÃO!

PAUSA!



O blog que fala sério, que conta e reconta algumas histórias de nosso rincão, permanecerá em PAUSA em suas postagens até quarta-feira vindoura, em virtude do feriado de carnaval.

Nesse período, principalmente os nossos irmãos que residem em outras cidades da federação, indico o site ICÓ É NOTÍCIA, e as rádios locais, Brasil-FM, Papagaio-FM e Icó-FM, todas com acesso na internet, para maiores informações da região.

Um abraço a todos!
Fiquem com DEUS!

PREFEITA DE ORÓS TRANSMITE GARGO PARA O VICE-PREFEITO.

A prefeita municipal de Orós (CE), Fátima Maciel (PSB), transmitiu a chefia do poder executivo oroense, hoje (04\03), ao vice-prefeito do município, Dr. Lula; Fátima Maciel anunciou, na oportunidade, que irá realizar uma viagem de cunho pessoal.

Dr. Lula, que é vice-prefeito e odontólogo, exercerá interinamente a prefeitura de Orós por alguns dias.

Sua primeira missão, além de dá continuidade a excelente administração em andamento, será a coordenação do Carnaval em Orós, de tradição e que reúne milhares de visitantes de todo Ceará.

A posse do prefeito interino foi acompanhada por servidores públicos, familiares, lideranças políticas e populares.

(Com informações do blog do Josemberg Vieira).

É CARNAVAL!

Prefeitura de Orós realiza 11º Carnaval das Águas.

No período de carnaval, foliões de todas as partes do Estado dirigem-se para Orós a fim de aproveitarem o tradicional Carnaval das Águas, que neste ano chega à sua 11º edição. Além de quatro dias de festa no Dançódromo Beira-Rio e de folia às margens do açude Orós no domingo de carnaval, a Prefeitura de Orós também preparou uma programação especial para as crianças, com a realização do Carnaval das Crianças, na segunda-feira, e ações de conscientização dos foliões.

Temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), Dengue, drogas e meio ambiente, dentre outros, serão trabalhados durante o desfile das secretarias municipais, que abrirá a programação de carnaval, na manhã de sexta-feira. “Também iremos fazer uma homenagem às mulheres, aproveitando a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março”, conta o secretário de Turismo do Município, Arileudo Barbosa.

ALEGRIA, SAÚDE E SEGURANÇA.

Para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões, a Prefeitura de Orós preparou equipes médicas preparadas para o plantão de Carnaval e disponibilizará uma ambulância e uma equipe de profissionais da saúde que ficarão no Dançódromo Beira-Rio. Já no Açude e em outros pontos de banho do município, será reforçado o número de guarda-vidas, que irão orientar os banhistas e atuar em casos de resgate ou outras ocorrências. “Como nos anos anteriores, o carnaval deste ano será de muita alegria, tranqüilidade e segurança”, destaca a prefeita Fátima Maciel Bezerra.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira - 04/03/2011.

7h30 - Desfile de carnaval das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social, com temas variados, e concentração na Praça Anastácio Maia.

Sábado – 05/03/2011.

21h - Festa dançante no Dançódromo Beira-Rio.

Domingo – 06/03/2011.

13h – Festa no Balneário do Açude Orós.

21h - Festa dançante no Dançódromo Beira-Rio.

Segunda-feira – 07/03/2011.

17h – Carnaval das Crianças no Dançódromo Beira-Rio.

21h - Festa dançante no Dançódromo Beira-Rio.

Terça-feira – 08/03/2011.

21h - Festa dançante no Dançódromo Beira-Rio.

(Assessoria de Imprensa\Dháfine Mazza - Jornalista (MTE 2157/CE).

quarta-feira, 2 de março de 2011

CARNAVAL E TRADIÇÃO!

Desde 1986 que não temos mais tradição de períodos carnavalescos em Icó, feito que se desencadeou com o desaparecimento precoce de Assis Tavares, então presidente do Cabana Clube, que teve sua vida barbaramente roubada, na presença de centenas de foliões, sem motivo justificado, por disparo de arma de fogo dum pseudo-cidadão.

De lá para cá, apenas algumas comemorações isoladas, sem muita movimentação aparente. O Icó, fica quase um deserto neste período de badalações tipicamente brasileiras.

Salvo alguns senões, hoje apenas a Banda do Porca Pelada, com a regência do maestro Lalado, para manter a história de pé, percorre as ruas da cidade.

Como Icó é Icó, a carruagem da alegria inicia seus trabalhos ainda de madrugada, com muita cachaça distribuída aos músicos, bombas de artifícios, tira-gosto de tripa e, como faz parte da festança, muito barulho.

De qualquer forma, fica o registro do Carnaval em Icó.

VÁRZEA ALEGRE, ORÓS, IGUATU!

Em Várzea Alegre a festa é grande, organizada, dentro dos parâmetros e origem carnavalesca.


Orós, nosso paraíso vizinho, também se movimenta bastante. A prefeitura entra no carnaval com muita força e boa vontade, levando prá lá muitos foliões de toda região.

A nossa capital Iguatu, apesar de toda sua grandeza administrativa, assim como nosso município não tem tradição alguma. Os seus munícipes preferem o recolhimento em chácaras e sítios rurais e, tantos outros, seguem viagem para Fortaleza e capitais do Brasil.

Porém, se oposição reclamar por falta do carnaval, envio para Agenor Neto, de graça, a Banda do Porca Pelada e toda sua trupe. Animação não deve faltar.

Pelo sim pelo não, estarei recolhido em Icó, avistando do morro da Nova Itabira a bela paisagem do lugar, além do vai e vem de carros que trafegam na Br-116 e do silêncio momentâneo da terra dos icós.

TCE já multou 70 prefeitos por irregularidades no transporte de alunos.

Por: Márcio Dornelles.

O transporte de estudantes no interior do Ceará volta aos holofotes. Uma reportagem do jornal O Globo resgatou o problema enfrentado por alunos de diversas cidades brasileiras. As condições de transporte, segundo a União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime), contribuem para a evasão escolar. Irregularidades já renderam mais de R$ 100 mil em multas aplicadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a prefeituras.

No Ceará, mais da metade da frota ainda é composta de paus de arara. Os dados são do diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado, Rubens Cézar Parente Nogueira. Segundo ele, o órgão já multou 70 gestores municipais por irregularidades no transporte de estudantes. “Abrimos diversas representações contra municípios que utilizavam indevidamente esses veículos, fazendo com que o Tribunal aplicasse multa em praticamente 70 gestores que utilizavam desse artifício”, disse.

Os conhecidos paus de arara não estão proibidos, desde que cumpram as determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e sejam adaptados para o transporte de estudantes com mínimas condições de segurança. Mesmo assim, Rubens Cézar alerta para que prefeitos evitem este tipo de veículo.

“O tribunal agora está avançando em tentar coibir a contratação desses veículos tipo pau de arara, que ainda é muito comum no nosso interior, fazendo com que obrigue os prefeitos a, no momento da licitação, cobrar daquela empresa que está sendo contratada que realmente leve para o município veículos com características e condições de transportar os alunos com segurança”, comentou o representante do TCE.

Açude Lima-Campos amanheceu sangrando.


KIT DO BRASILEIRO!

*Vai transar?*
O governo dá camisinha.

*Já transou?*
O governo dá a pílula do dia seguinte.

*Teve filho?*
O governo dá o Bolsa Família..

*Tá desempregado?*
O governo dá Bolsa Desemprego.

*Vai prestar vestibular?*
O governo dá o Bolsa Cota.

*Não tem terra?*
O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta.

*RESOLVEU VIRAR BANDIDO E FOI PRESO?*
O GOVERNO DÁ O AUXÍLIO RECLUSÃO.

(DO MACÁRIO BATISTA)

DUBIEDADE!


CARNAVAL INFANTIL ICÓ.

No último domingo (27), a cidade de Icó resgatou o carnaval infantil. Dessa vez, a promoção partiu da Associação dos Formandos de Enfermagem da Faculdade Vale do Salgado (FVS) e aconteceu no Cabana Clube, palco das festas carnavalescas de outrora.

Este resgate é muito importante, mesmo sendo uma festa infantil e acontecendo uma semana antes do carnaval. O Icó, em um passado bem distante, foi um dos municípios da região que mais se destacava nesse período momino. Era uma adrenalina só. Os mais idosos tem muita história para contar dessa época. Mas, infelizmente, são tempos que não voltam mais.

Agora, com este carnaval infantil, uma luz no fim do túnel aparece. Bem que este resgate poderia ser feito de uma forma mais ampla, envolvendo o poder público municipal.

Hoje, sem tradição alguma nesse período, a grande maioria da população vai brincar e se divertir em algumas cidades da região, como Orós, Várzea Alegre, Acopiara e Cajazeiras (PB) ou se deslocam para as cidades litorâneas. O que é uma pena! Icó deveria ter uma "senhora" festa de carnaval. Público e infraestrutura para isso, nossa terra tem de sobra!

Sem mais delongas, parabenizamos a iniciativa dos organizadores do evento do último domingo. O Cabana Clube ficou pequeno para o público que foi prestigiar esta linda e inesquecível festa de carnaval infantil.

Parabéns aos estudantes e que venha o segundo ano em 2012!

(DO BLOG DO VOLTAIRE).

Doação de terras para moradores do perímetro Icó-Lima Campos é defendido pelo deputado Neto Nunes.

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (01) na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), o deputado Neto Nunes (PMDB) defendeu a doação das propriedades onde vivem os pequenos agricultores do perímetro irrigado de Icó-Lima Campos.

As terras pertencem a União, e o perímetro é administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Segundo o parlamentar, passados 37 anos as pessoas que vivem e trabalham naquela localidade estão ameaçadas de despejo. Nunes deseja mobilizar a bancada federal para sugerir uma medida provisória que dê a posse das terras aos moradores.

Conforme o deputado, o Dnocs quer leiloar pequenas propriedades de cinco hectares, em média. mas o problema residiria na impossibilidade financeira dos moradores para adquiri-las. "Como é que um pai de família, que mora em uma casinha, em um lote de cinco hectares, tirando o sustendo do roçado, vai procurar outro lugar depois de 37 anos vivendo ali ?”, interrogou. Ele considerou injusta a decisão de leiloar as propriedades.

O Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos está localizado no município de Icó, região do rio Salgado, a 370 km de Fortaleza. Os serviços de administração, operação e manutenção da infraestrutura de uso comum tiveram início no ano de 1973. Desde então os chamados “irrigantes” moram e tiram sustento das propriedades cedidas pelo Dnocs.
(DO ICÓ É NOTÍCIA COM AL-CE).

terça-feira, 1 de março de 2011

Agenor Neto pede agilidade da Assembleia para resolver problema da Urca


O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, esteve na manhã desta terça-feira (01) em audiência com o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB), em Fortaleza, e na oportunidade solicitou do mesmo o seu empenho no sentido de que haja uma agilização na tramitação do Projeto de Lei que regulariza o repasse de recursos de custeio para os campus da Urca de Iguatu e Campos Sales, através da Fundetec. Na reunião ainda estavam presentes o diretor do campus de Iguatu, Ivo Ferreira, do professor Ramon e da diretora responsável pela gestão financeira da Fundetec, Meireane Esmeraldo.

Ao tomar conhecimento do assunto, o deputado Zezinho Albuquerque se comprometeu em se empenhar ao máximo para que o projeto de lei possa ser agilizado e dessa forma atender aos anseios de milhares de estudantes, que até o presente momento não sabem quando retornarão à sala de aula. "Nós já mandamos ler o projeto no plenário e amanhã estaremos pedindo urgência para que seja apreciado nas comissões, e logo em seguida o projeto será enviado para a PGE. Diante disso eu não tenho dúvidas de que as coisas serão resolvidas o mais breve possível", afirmou o deputado, que elogiou o prefeito Agenor Neto pela sua grande disposição em resolver os problemas do povo da região.

De acordo com o prefeito Agenor Neto, é preciso que essa situação seja resolvida o mais breve possível, pois é grande o número de estudantes que aguardam com ansiedade para iniciar mais um semestre letivo. Ele informa ainda que tão logo soube da situação, tratou de articular com a direção local da Urca, uma reunião com o deputado Zezinho para tratar do assunto.
"Essa parceria com a Urca é uma luta antiga, e vem desde o tempo em que eu exercia o cargo de deputado estadual, quando através de nosso trabalho conseguimos trazer um Campus Avançado da Urca para Iguatu, mas agora ao tomar conhecimento de mais esse problema, resolvemos juntamente com a coordenação da instituição, procurar uma forma mais ágil para contornar essa situação, e para isso procuramos o deputado Zezinho Albuquerque, que é secretário geral da Mesa Diretora na AL, que nos deu garantias de que esse impasse será resolvido o mais breve possível", afirmou Agenor Neto.

Entenda o caso.

Logo após a gratuidade concedida aos alunos da Urca dos campi de Iguatu e Campos Sales, em 2008, foi implantado um modelo de financiamento por meio de bolsas de estudo. Os alunos recebem os recursos diretamente do Estado em uma conta bancária e automaticamente transferem para a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), que faz o pagamento das despesas de manutenção e pagamento de salários de docentes e funcionários.

Ao analisar as prestações de contas do Governo do Estado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) considerou irregular esse modelo de financiamento e gestão financeira, e ao longo do ano passado, concedeu cinco prazos para que o Estado encontrasse uma alternativa. Em dezembro de 2010, por unanimidade, os conselheiros do TCE decidiram não conceder mais prorrogação de prazo e determinaram a suspensão das bolsas a partir de janeiro de 2011, sob risco de julgamento irregular na prestação de contas do governo.

A alternativa do Governo do Estado foi de elaborar um Projeto de Lei que, ao ser aprovado na Assembléia Legislativa do Ceará, vai legalizar em forma de lei os repasses dos recursos para a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri- Fundetec.
(DO BLOG DO LINDOMAR RODRIGUES).

CARMELITAS EM ICÓ: UMA NOVA ORDEM MISSIONÁRIA.

Os Católicos de Icó, sem se darem conta, a partir da presença dos Padres Carmelitas, que tomaram posse dia 17.02 (domingo), passarão por profundas modificações na espiritualidade paroquial que certamente serão implantadas aos poucos pela nova ordem.
.
É a primeira vez que a Ordem Carmelitana masculina cria uma casa no Ceará, que tem suas origens coloniais há quatro séculos, sem a presença dessa importante Ordem, cuja espiritualidade remete aos antigos padres do deserto, nas proximidades da Terra Santa: O Monte Carmelo, com mais de 800 anos de tradição.

Ordem essa de onde provieram vários Santos e Santas da Igreja tais como Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz, Santa Maria Madalena de Pazzi, Santa Teresinha do Menino Jesus, o Beato Tito Brandsma e muitos outros, tendo carisma central a devoção a Maria, Nossa Senhora do Monte Carmelo.

A Paróquia de Nossa Senhora da Expectação e do Rosário, passaram a ser administradas não por um único sacerdote secular, mas sob a responsabilidade de um conjunto de homens com vasta experiência missionária e que estão espalhados por todo o mundo.

Padres estes que professaram votos de pobreza, castidade e obediência, o que significa além de boa administração dos bens temporais da Igreja local – se ainda os possui – a capacidade de atuar pastoralmente nos vastos territórios de Icó, em seus distritos, capelas e comunidades eclesiais de base, além da presença, certamente de seus postulantes, noviços e irmãos, o que intuo posteriormente a criação de um Convento ou casa de formação nos sertões cearenses.

A Ordem Carmelitana é a mesma a qual pertence o atual bispo de Iguatu, Dom João da Costa, o que significa íntima união com o seu pastor, pelos laços da obediência que os presbíteros devem canonicamente a seu bispo como também aos laços de família religiosa.


Por ser Ordem Religiosa as Paróquias de Icó não correm mais o risco de períodos de vacância, pelos motivos que expusemos e que no último ano foi motivo de constantes queixas dos fiéis católicos locais, inclusive manifestados em nossos blogs icoenses.

Assim espero que a Nova Ordem, com espiritualidade de 800 anos, mas aberta aos sinais do tempo, com seu espírito missionário seja capaz, com o a ajuda do alto, a espalhar por nossos sertões do Icó, tão sofridos com tantas dores e injustiças, o espírito de justiça e caridade propostos por Jesus Cristo.

(Por Washington Luiz Peixoto Vieira).