Os Católicos de Icó, sem se darem conta, a partir da presença dos Padres Carmelitas, que tomaram posse dia 17.02 (domingo), passarão por profundas modificações na espiritualidade paroquial que certamente serão implantadas aos poucos pela nova ordem.
.
É a primeira vez que a Ordem Carmelitana masculina cria uma casa no Ceará, que tem suas origens coloniais há quatro séculos, sem a presença dessa importante Ordem, cuja espiritualidade remete aos antigos padres do deserto, nas proximidades da Terra Santa: O Monte Carmelo, com mais de 800 anos de tradição.
Ordem essa de onde provieram vários Santos e Santas da Igreja tais como Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz, Santa Maria Madalena de Pazzi, Santa Teresinha do Menino Jesus, o Beato Tito Brandsma e muitos outros, tendo carisma central a devoção a Maria, Nossa Senhora do Monte Carmelo.
A Paróquia de Nossa Senhora da Expectação e do Rosário, passaram a ser administradas não por um único sacerdote secular, mas sob a responsabilidade de um conjunto de homens com vasta experiência missionária e que estão espalhados por todo o mundo.
Padres estes que professaram votos de pobreza, castidade e obediência, o que significa além de boa administração dos bens temporais da Igreja local – se ainda os possui – a capacidade de atuar pastoralmente nos vastos territórios de Icó, em seus distritos, capelas e comunidades eclesiais de base, além da presença, certamente de seus postulantes, noviços e irmãos, o que intuo posteriormente a criação de um Convento ou casa de formação nos sertões cearenses.
A Ordem Carmelitana é a mesma a qual pertence o atual bispo de Iguatu, Dom João da Costa, o que significa íntima união com o seu pastor, pelos laços da obediência que os presbíteros devem canonicamente a seu bispo como também aos laços de família religiosa.
Por ser Ordem Religiosa as Paróquias de Icó não correm mais o risco de períodos de vacância, pelos motivos que expusemos e que no último ano foi motivo de constantes queixas dos fiéis católicos locais, inclusive manifestados em nossos blogs icoenses.
Assim espero que a Nova Ordem, com espiritualidade de 800 anos, mas aberta aos sinais do tempo, com seu espírito missionário seja capaz, com o a ajuda do alto, a espalhar por nossos sertões do Icó, tão sofridos com tantas dores e injustiças, o espírito de justiça e caridade propostos por Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.