quarta-feira, 29 de julho de 2020

O vereador atacadista!

A imagem pode conter: pessoas sentadas e área interna

É fato que os nossos sertões, haja vista a pureza de nosso povo, produz(em) anedotas para o mundo.

Conta-se que em Arneiroz, nos Inhamuns do Ceará, o então prefeito do município Antonio Tônico costumava ir à câmara de vereadores como pessoa simples do povo assistir nas galerias as sessões ordinárias do legislativo, sem se preocupar com as críticas de seus adversários.

E assim fazia sempre! Semanalmente, o Excelentíssimo Senhor Prefeito marcava presença na câmara.
Certo dia um vereador do bloco oposicionista agrediu de forma exagerada o prefeito e sua gestão.
Ao encerrar os trabalhos dos parlamentares, o prefeito foi ao encontro do vereador, aos olhos dos demais:

- Eita vereador, você hoje estava como nunca; estava "atacadista" demais.

ICÓ, simplesmente!

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

Repare bem!

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

Digamos que você acorda com uma tosse terrível, febre e dor no corpo. Imediatamente você vai ao médico e, infelizmente, você é diagnosticado com Covid-19.

Nas últimas 2 semanas, você não sabia que estava infectado e IGNOROU "as regras". Você saiu com alguns amigos para comer uma pizza, tomar alguma coisa...VOCÊ PENSOU:

- “Não me sinto doente. Eu tenho o direito de continuar vivendo uma vida normal. Ninguém pode me dizer o que fazer."

Com esse diagnóstico, você passa os dias seguintes no sofá da sua casa, muito mal. Mas logo você se sente melhor porque é jovem, saudável e forte. Quão sortudo você é. Mas você infectou sua namorada durante a visita à casa dela.

E como ela não sabia que estava infectada, ela infectou o pai de 72 anos, ele veio a falecer.

Seu colega de trabalho, que tem asma, também pegou lanche, se serviu da pizza e bebidas em sua mesa. Agora ele está na UTI e também infectou os membros de sua família, que ainda não sabiam e estiveram com ele nas últimas duas semanas.

O garoto que serviu a pizza na mesa levou o vírus para casa, contaminou os filhos e sua esposa, e a esposa não teve a mesma sorte que você, ela foi para o hospital porque ela não conseguia respirar. Ela foi induzida ao coma e intubada, foi necessário. Ela não teve a chance de dizer adeus aos seus entes queridos.

E tudo isso porque você estava desconfortável em usar sua máscara, ou porque cansou de ficar em casa, ou porque pensou que era hora de se reunir com amigos para distrair, e é claro, porque ninguém tinha o direito de lhe obrigar a ficar trancado em casa.

1 - distancia social- Não é para você!
2 - usar máscara - Não é para você!
3 - Fique Em Casa - Não é para você!
4 - Respeitar a lei - Não é para você!


É PARA TODOS. E isso se chama:

- Responsabilidade e Empatia.

(Por Dr. Marcos Barreto, Secretário Adjunto da Secretária Municipal Saúde de Icó).

sexta-feira, 10 de julho de 2020

NOVO DECRETO MUNICIPAL PRORROGA POR MAIS SETE DIAS, A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (09), AS AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS EM ICÓ


A imagem pode conter: texto

A prefeita de Icó, Laís Nunes, prorrogou por mais 7(sete) dias o Decreto Municipal de distanciamento e isolamento social na última quinta-feira. 

Em entrevista à rádio Papagaio-FM, a prefeita informou que na próxima segunda-feira(13) estará se reunindo com o Comitê Intersetorial para debater novas ações de enfretamento do Covid-19.  

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO COM NOVO O CALENDÁRIO ELEITORAL


Eleições 2018: candidatas e candidatos devem estar atentos aos ...
Com a Emenda Constitucional 107/2020 promulgada, os prazos do novo calendário eleitoral já começam a valer.

Servidores públicos em geral, estatutários ou não, que pretendam participar das eleições, tem até três meses antes da eleição para se desincompatibilizar de seus respectivos cargos.

Com a data das eleições em 4 de outubro, esse prazo findava dia 04 de julho. Com a nova data definida para 15 de novembro, o prazo mudou para 15 de agosto.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

IGREJA DA MATRIZ E SOBRADO DO CANELA PRETA

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

PREFEITURA LANÇA "PROJETO MOVIMENTA ICÓ"

A imagem pode conter: 3 pessoas

COMPLEXO DE SAÚDE DE ICÓ


O MUNDO DOS PSICOPATAS!

Arquivo web

Tem gente, com o coração de plástico, que tanto faz você ligar pra ele/ela e falar que um amigo faleceu e/ou que é aniversário de alguém...a reação é a mesma! Aliás, psicopata não tem emoção e nem reação.

Saia de perto de gente assim; prefiro pessoas que amam, que se emocionam, que choram de saudades ou de amor!

BENÉ TAVARES


A imagem pode conter: Bené Tavares, sentado e atividades ao ar livre

Essa figura, Bené, posso chamá-lo de amigo! Na casa de Dona Dolores na Rua das Almas(Des. José Bastos) - sua genitora -, era o ponto de encontro de todos. Futebol, música, política, rebeldia, sonhos e muita utopia também.

Bené Tavares sempre foi o mesmo! Uma só cara até os dias atuais. Nunca foi demagogo, nem falso moralista. Inteligente e perspicaz. Foi candidato do histórico PMDB à vereança em Icó.

Não se elegeu, mas teve à época, expressiva votação. Manoel Moura, fotógrafo, foi o vereador eleito em 1982 pela legenda.

Tempos bons; prática e teoria se completavam!

Hoje, infelizmente, alguns não sabem o que dizem e nem praticam o que reclamam dos outros...

Salve, Bené!

Visão aérea do Mercado Central de Icó! Foto: Fabiano Silva.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

terça-feira, 7 de julho de 2020

UMA ATITUDE MEMORÁVEL!



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
O que me traz a esta tribuna livre hoje é um profundo sentimento de alegria, reconhecimento e fé na humanidade.

Compartilho com vocês um fato do meio jurídico que me afagou a alma e massageou o espírito, por seu ineditismo e grandeza humanística. Adianto que não é intenção deste escriba tecer loas gratuitas ou fazer qualquer proselitismo.

O pensador, filósofo e escritor francês Charles-Louis de Secondat, imortalizado como Barão de Montesquieu, cunhou uma frase no século XVIII que desde os tempos de acadêmico de Direito, palpita em minha cabeça e norteia minha carreira de advogado militante nas lides criminais.

Disse Montesquieu:

- “A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos”.

Pois bem!

É partindo desse aforismo que passo a lhes contar o objeto desse artigo, sem antes, evidentemente, rogar o consentimento do Doutor Promotor de Justiça Leydomar Nunes Pereira. No ano de 2009, quando o Doutor Leydomar exercia o cargo de Promotor de Justiça na Comarca de Campos Sales/CE, deparou-se com um processo criminal pelo qual dois rapazes estavam presos em flagrante há mais de 06(seis) meses e denunciados por tráfico de drogas.

Como não era o Promotor do caso à época da prisão, o Dr. Leydomar Pereira debruçou-se no estudo do processo com peculiar percuciência.

Foi aí que a história daqueles dois réus mudou de rumo. Com seu acurado senso de justiça e humanismo, o citado representante do Ministério Público constatou que havia nos autos do processo, sobeja prova de aqueles indigitados réus haviam sido torturados pela polícia para confessar o crime de tráfico de entorpecentes.

À época, infelizmente, o processo já estava em fase de julgamento e os dois réus foram condenados e mantidos presos pelo Doutor Juiz de Direito daquela urbe. Até aqui seria mais um dos milhões de casos criminais que pululam nos fóruns e tribunais brasileiros.

Todavia, o Dr. Leydomar num gesto de incomum altruísmo profissional, superior senso de justiça e louvável espírito humanista, irresignado com aquela cristalina injustiça impetrou, ele próprio, um Habeas Corpus no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará em favor daqueles réus.

Não conheço a peça de Habeas Corpus, mas pelo cabedal jurídico e intelectual do Dr. Leydomar aliado a convicção do direito que arguia, convenceram o Tribunal de Justiça que concedeu a ordem e restituiu a liberdade daqueles infelizes presos.

O caráter sui generis e o ineditismo do caso ora narrado saltam aos olhos. Mesmo aqueles que não são do meio jurídico sabem que o Ministério Público, enquanto “advogado da sociedade” e fiscal da lei é quem pede a prisão e a condenação dos que cometem algum crime. Porém, quando campeia o arbítrio, o autoritarismo e a injustiça, é nessas horas que afloram os justos e sobressaem os humanos.

O Ministério Público é o dominus litis (dono da ação penal), mas também, e muitos dos seus membros esquecem ou fazem vistas grossas, é custos legis (fiscal da lei ou da legalidade).

O Dr. Leydomar encarna o espírito do verdadeiro promotor de justiça; aquele que promove a justiça, independente do sistema estatal ou da opinião de quem quer que seja.

Confesso que, nos meus quase 30(trinta) anos de militância na advocacia jamais vi um Promotor de Justiça impetrar um Habeas Corpus para soltar um preso!

Esse louvável e memorável fato me remete a história do moleiro de Sans-Souci, da obra de François Andrieux e a célebre frase:

- “Ainda há juízes em Berlim”.

Parafraseando ou fazendo o trocadilho, o caso aqui narrado e a atitude incomum, altiva, heterodoxa, humanista e, principalmente, JUSTA do Promotor de Justiça Leydomar Nunes Pereira, nos autoriza (porque não?) a dizer:

- "Ainda há promotores de justiça no Brasil"!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado, contista e membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/Subsecção do Vale do Salgado).

ACREDITE...

A imagem pode conter: planta, flor, árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza

Acredite em você;
Em sua fé;
Em sua boa vontade;
Em seu empenho;
Acredite na paz;
Acredite em Deus;
Acredite em Jesus;
Acredite em Maria, nossa Mãe;
Acredite na esperança;
Acredite no hoje e no amanhã;
Acredite...!
Acredite nos mistérios;
Acredite nos sonhos;
Acredite no trabalho;
Acredite na força e na sutileza;
Acredite na generosidade;
Na gentileza que gera gentileza;
Acredite em Papai Noel;
No Natal;
Acredite! Acredite! Acredite...!
E seja feliz. Sempre!


(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

segunda-feira, 6 de julho de 2020

João de Zeca, o imortal e os seus causos!


A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Um grupo de servidores do então TCM - Tribunal de Contas dos Municípios nos idos de 1980, por conta de uma denúncia, seguiu viagem à Aurora.

A comissão era composta de um Conselheiro - Dr. Luis Sérgio Gadelha Vieira; por um procurador, Dr. Almino Menezes, pelo servidor Dr. Chico Chaves, e pelos setores contábil e de engenharia; enfim, para aferir de perto os reclames dos adversários do alcaide.

Depois de um dia inteiro de árduo trabalho de fiscalização nas Contas da Gestão Municipal de Aurora, algumas constatações de irregularidades foram apontadas.

Já no entardecer, o Dr. Chico Chaves - Chefe da Comissão -, se volta ao Presidente-Conselheiro e o aconselha a ir todos embora de volta à Fortaleza, transformando a então visita solene do TCM em uma TCE(Tomada de Contas Especial), que segundo os técnicos seria mais produtiva.

Porém, o conselheiro Dr. Luis Sérgio chama a comissão para ir conversar, antes de encerrar totalmente os trabalhos, com o Prefeito.

No Gabinete oficial da prefeitura, o Conselheiro conhecido por sua elegância moral, tratou de esclarecer:

- “Seu João de Zeca, preste muito atenção, nós constatamos na análise da documentação que o Senhor está gastando demais, além da conta. É uma extravagância seus gastos!".

João de Zeca sentado em sua cadeira, olha para trás e passa a mão em um cofre ali instalado e afirma taxativamente:

- “Olhe aqui seu doutor, sou desastrado mesmo, imagine o Senhor que eu gasto mesmo; as vezes eu gasto até do meu dinheiro...”

As gargalhadas ecoaram do gabinete do prefeito até as demais salas da sede do Poder Executivo aurorense!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Um dos mais modernos e confortáveis automóveis, de um passado não muito longe, desfilava da Cidade aos Sertões de Icó: RURAL!

A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

Grande Nelson Faheina!

A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna
NELSON FAHEINA
Conta-nos o meu estimado amigo Macário Batista que o valoroso jornalista e então âncora do principal programa da TV Verdes Mares, Nelson Faheina, sempre gostava de tomar umas doses que passarinho não aprecia...!

Um dia qualquer do seu feliz cotidiano, Faheina soube que a sua mãe fez uma promessa para que um cunhado - casado com a irmã Mazé -, com o desejo que aquele parente parasse de beber definitivamente; deu certo, lembra!

O cunhado não tocava mais nem em garrafa de qualquer tamanho e cor. Bebia água numa caneca de alumínio, para não cair em tentação. Faheina ficou impressionado com o fato.

Assim que terminou de apresentar o "Bom Dia Ceará", que Macário Batista era o Editor-Chefe, à época, o chamou num canto de parede e disse:

- "vamos ali comigo!".

A amizade de Macário e Nelson era recíproca e, ambos de bem com a vida, criavam seus próprios causos e feitos eivados de irreverências.

Enfim, a dupla seguiu viagem ao Limoeiro do Norte, torrão pátrio dos Faheinas. Nelson Forte, pai do jornalista, estava no tradicional bar da cidade, o do Neudes. A Mãe, sozinha no sagrado lar da família.

Nelson entrou, tomou bença, olhou bem nos olhos da mãe e questionou:

- "Soube de sua promessa pro rapaz parar de beber; e ele parou! e se fizer uma promessa dessa pra mim, vai perder um filho ouviu mamãe?".

A mãe atendeu o pedido do querido filho, jornalista, benfeitor, sempre guardado no coração dos amigos e familiares.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

sábado, 4 de julho de 2020

Atenção, colônia icoense de Fortaleza!

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Fabrício Moreira da Costa, texto que diz "ATENÇÃO, COLÔNIA ICOENSE DE FORTALEZA! ENTREVISTA DR. FABRICIO MOREIRA ADVOGADO E CONTISTA ICOENSE Neste domingo (5), às 9h, ao vivo estaremos num bate papo legal com um dos mais festejados respeitados homens da imprensa cearense: TOM BARROS! o nosso encontro será na rádio Verdes Mares AM 810. Você vai perder? #Sintonize"

Neste domingo (5), às 9h, ao vivo estaremos num bate-papo legal com um dos mais festejados e respeitados homens da imprensa cearense: TOM BARROS!

O nosso encontro será na rádio Verdes Mares AM 810.

Você vai perder?