sexta-feira, 1 de agosto de 2014

DO LIVRO DE "CAUSOS" DO DR. CHIQUINHO PEIXOTO.

VITAL DE FREITAS
VITAL DE FREITAS, icoense incluído no rol dos tipos ranheta, pirracento, enfim, um dos folclóricos "brutos" da cidade, ainda que em muitas ocasiões se apresentasse um tanto brincalhão e até dado a zombarias com os amigos, numa certa viagem que fez a Fortaleza andou comprando alguns objetos próprios de pegadinhas vendidos por camelôs da Praça da Lagoinha, como isqueiros explosivos, canetas voltáicas, livretos que dão choque elétrico, baralhos mágicos, etc..., e sempre que surgia uma oportunidade, "pegava um otário" por onde andava. 

Na cidade de Lavras da Mangabeira, estava a conversar alegremente numa roda de conhecidos, entre eles um rapaz que ele já sabia que era um dos filhos do prefeito - e fazia de conta que não sabia -, quando então tirou do bolso da camisa um baralho mágico e fez lá uma brincadeira com o dito rapaz que, encabulado porque perdera no truque, falou meio grosseiro com Vital: "Isso é roubo". 

Não nega que o senhor é do Icó, onde o prefeito é um ladrão. 

Vital não se incomodou com a desfeita e também não perdeu a ótima oportunidade de gozar, pela segunda vez, do ofendido filho do prefeito, e falou: "É verdade. Mas o do Icó aprendeu a roubar com o daqui." 

E gargalhou debochadamente, no que foi acompanhado por todos os presentes à roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.