quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Professores com Laís Nunes e Dr. Quilon Peixoto - 35.
EDNAEL MACÊDO |
Importante apoio a nossa futura prefeita de Icó, Laís Nunes e Dr. Quilon Peixoto, rumo ao Palácio da Alforria nessas eleições de 2016:
- Professores José Inácio, Cícero Bezerra e Ednael Macedo.
Formadores de opinião, capacitados, comprometidos, humildes de coração, e queridos por todos.
Sou livre, sou Laís & Quilon!
O aperfeiçoamento democrático deve fazer parte do exercício diário de cada cidadão. Como tantos, apesar do patrulhamento ideólogo, tenho direito a escolher os meus candidatos.
Voto Laís Nunes e Dr. Quilon Peixoto: "por um Icó de volta aos icoenses".
"CAMINHANTE, O CAMINHO NÃO HÁ; O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR".
Arthur Mota, que o mestre Jesus de Nazaré, neste dia e em todos os outros, possa protegê-lo no caminho da luz, saúde, felicidade, sucesso pessoal e profissional.
Parabéns e muitos anos de vida!
PARABÉNS ORÓS (CE).
O jovem prefeito de Orós (CE), Simão Pedro (PSD), junto com sua equipe de governo, preparou esta simpática cidade gravada no Vale do Salgado do Ceará, durante toda esta semana, para receber os seus conterrâneos espalhados em todo o Brasil, inclusive, visitantes e amigos do município, para juntos, comemorar os 59 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.
Desejo parabéns a Orós e sua valorosa gente!
sábado, 27 de agosto de 2016
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
O vereador atacadista!
É fato que os nossos sertões, haja vista a pureza de nosso povo, produz(em) anedotas para o mundo.
Conta-se que em Arneiroz, nos Inhamuns do Ceará, o então prefeito do município, Antonio Tônico, costumava ir à câmara de vereadores, como pessoa simples do povo, assistir nas galerias as sessões ordinárias do legislativo, sem se preocupar com as críticas de seus adversários.
E assim fazia sempre. Semanalmente, o Excelentíssimo Senhor Prefeito, marcava presença na câmara.
Certo dia, um vereador do bloco oposicionista, agrediu de forma exagerada o prefeito e sua gestão.
Ao encerrar os trabalhos dos parlamentares, o prefeito foi ao encontro do vereador, aos olhos dos demais:
- Eita vereador, você hoje estava como nunca, estava "atacadista" demais.
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Justiça Eleitoral libera Carros de Sons em Icó.
RAFAEL e DR. BRUNO |
Após reunião com os representantes das Coligações Partidárias, na última terça-feira, 23, no município de Icó, o juiz de direito titular da 15a.zona, Dr. Bruno Benigno, e o promotor eleitoral, Dr. Renato Melo, liberaram os carros de Sons Volantes as eleições municipais de 2016.
Os automóveis passaram por aferição para atestar a altura do seus equipamentos de Sons.
Na foto, Rafael(Chefe do Cartório), e o Juiz Eleitoral, Dr. Bruno Benigno.
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
#VI Festival ICOZEIRO homenageará educadora Mazinha em 2016.
Maria Irismar Maciel Moreira, conhecida como professora Mazinha, tem 92 anos de muita história e serviço prestado à comunidade icoense.
Com 50 anos de atuação no magistério e atuação como professora em diversas gerações, além de trabalho destacado na Igreja Católica local, sobretudo na comunidade das irmãs do Santíssimo, juntamente com atuação em favor da comunidade icoense, Maria Irismar Maciel Moreira, a professora Mazinha, será a homenageada do VI Festival da Cultura Icoense. Antes, em 2014, ela havia sido homenageada pela Câmara Municipal de Icó.
A edição 2016 do ICOZEIRO ofertará à homenageada, de 92 anos vividos, a Comenda Eutímia Maciel Moreira (in memoriam), irmã de Mazinha e que teve atuação destacada como educadora e professora no Colégio Senhor do Bonfim e com atuação social, sendo carinhosamente conhecida como professora Timinha, a qual já foi homenageada com o nome do Coral da FENABB de Icó.
COMENDAS - No histórico do Festival ICOZEIRO, o evento busca, anualmente, homenagear pessoas com atuação destacada na área social e/ou cultural em Icó e também nomeia as comendas com nomes de icoenses falecidos e que tiveram atuação de grande relevância à comunidade.
Já foram homenageados, pela ordem cronológica: em 2011, historiador Altino Afonso Medeiros (Comenda Pedro Franklin Théberge); em 2012, Dolores Pereira Mota (Comenda Adília Albuquerque de Morais); em 2013, Moacir Monteiro Brasil (Comenda Miguel Porfírio de Lima); em 2014, Dr. Francisco Rossini Farias Camelo (Comenda Ana Nogueira Batista); e em 2015, Raimundo Getúlio Pereira de Oliveira (Comenda Poeta José de Oliveira Neto).
PERFIL DE MAZINHA - Maria Irismar Maciel Moreira, filha de Manoel da Silva Moreira e Maria Maciel Moreira, nasceu em 18 de fevereiro de 1924, no distrito de Alto Santo, município de Limoeiro do Norte, Ceará, e veio com apenas 2 anos a residir em Icó, devido ao falecimento de sua mãe.
Ao lado de seu pai, recebeu os cuidados de sua tia Ana da Silva Moreira, conhecida como Donana, na Rua Dr. Inácio Dias (Rua Larga), no mesmo endereço que hoje Mazinha ainda reside.
Aos 7 anos, Mazinha fez a primeira comunhão na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação e concluiu o primário no Grupo Escolar do Icó. Em novembro de 1937, foi aprovada no exame de admissão na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte. Entre 1938 a 1942, dedicou-se aos estudos pedagógicos no sentido da prática educativa como fato social.
Mazinha recebeu, em 19 de novembro de 1942 o diploma de professora, regressando ao Icó e lecionando no Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, dirigido pela Congregação Filhas de Santa Tereza.
Participou dos movimentos da Paróquia de Nossa Senhora da Expectação do Icó e pertencendo a Associação Filhas de Maria, entidade leiga agregada e com pensamentos em torno dos princípios e práticas da religião Católica na sociedade brasileira.
Trabalhou na Prefeitura Municipal de Icó de 1950 a 1954, na gestão do prefeito Francisco Maciel da Silva. Em reconhecimento pelo seu trabalho à Educação, o prefeito José Walfrido Monteiro a homenageou e colocou seu nome em uma escola da Sede do Município: Escola Maria Irismar Maciel Moreira, na Rua São Geraldo.
Completando a trajetória voltada a Educação, a professora Mazinha ensinou no Ginásio Nossa Senhora da Expectação desde a sua fundação, em 1959, que viria a se tornar o CIENTE. Foi nomeada professora estadual, passando a exercer o cargo de diretora da Escola de 1º Grau Lourdes Costa.
Em concurso promovido pelo CADES - Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário, por um período de 15 anos, de 1975 a 1989, dividiu com a sua irmã, a professora Timinha, a direção do Colégio e Escola Normal Senhor do Bonfim, onde alunos mesmo sem condições financeiras eram recebidos sem nenhum custo. Em 1992, completou 50 anos de Magistério.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) / VI Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2016. Contatos: (88) 9 9620-0148 (Daniel Bruno - idealizador e coordenação geral)(88) 9 9705-9807 (Bené Tavares - coordenação geral). (88) 9 9943-5835 (Yuri Guedes - coordenação geral).
Um presente para o Centro-Sul e Vale do Salgado!
A Clínica Escola da Faculdade Vale do Salgado - FVS é uma das maiores e mais preparadas estruturas de saúde de toda a região, é um sonho antigo que se tornou realidade.
A meta é realizar cerca de 5 mil atendimentos gratuitos por ano nas mais variadas áreas, que além de contribuir com a comunidade, proporcionará aos estudantes a vivência prática no exercício de suas profissões.
(SITE FVS).
Luto!
Informo aos nossos familiares e amigos do Icó, que faleceu há pouco em Fortaleza(17-8), o nosso querido tio José Ribeiro Costa.
Tio Zé Costa, de 85 anos, era comerciante, foi vereador por nossa Icó e sempre se portou com dignidade e muita honestidade.
Que Deus conforte o coração dos meus primos Ubiratan, Irapuan Costa e Otavio José, igualmente, a nossa tia Alice Lemos Costa, noras e netos.
Funerária Ethernus, Complexo Velatório.
Rua Padre Valdevino, 1688 - Aldeota, Fortaleza - CE.
terça-feira, 16 de agosto de 2016
TERMINA O PRAZO PARA PEDIDO DE REGISTRO DE CANDIDATURA. VEJA QUEM ESTARÁ NA DISPUTA EM ICÓ.
Terminou às 19h, da última segunda-feira, 15, o prazo para registro de candidatos majoritários e proporcionais que disputarão as eleições municipais de 2016.
No município de ICÓ, três candidatos disputarão o Palácio da Alforria, com seus respectivos vices-prefeitos às eleições de 2016.
Veja a lista.
Coligação PMB e aliados:
Prefeita: Laís Nunes (PMB) – 35
Vice-prefeito: Quilon Peixoto(PSD).
Coligação PDT e aliados:
Prefeito: Jaime Júnior (PDT) - 12
Vice-prefeita: Jacquiline Costa (PDT).
PV:
Prefeito: Bebel do Icó (PV) - 43
Vice-prefeito: Bruno de Araújo (PV).
JULHO FOI O MÊS MAIS QUENTE JÁ REGISTRADO.
Dados divulgados na segunda-feira (15) pela Agência Espacial Americana (Nasa) revelam que o mês de julho passado atingiu alta recorde de temperatura.
Mesmo após o enfraquecimento do fenômeno “El Niño”, que eleva as temperaturas globais em conjunto com as mudanças climáticas, o mês de julho de 2016 foi 0,84ºC mais quente do que a média registrada entre 1950 e 1980, e 0,11ºC acima dos meses de julho mais quentes até então registrados, em 2011 e 2015.
O diretor do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da Nasa, Gavin Schmidt, divulgou através do Twitter um gráfico com o aumento da temperatura em julho de 2016, afirmando ser este o mais quente desde o início dos registros.
Os cientistas atribuem a alta das temperaturas principalmente às mudanças climáticas provocadas pela queima de combustíveis fósseis, além de uma intensificação do El Niño, que, com intervalo de alguns anos, provoca um aquecimento natural em regiões do Oceano Pacífico, modificando as temperaturas em todo o mundo.
DO SOBRAL DE PRIMA.
segunda-feira, 15 de agosto de 2016
PLEITO ELEITORAL COMEÇA EFETIVAMENTE NESTA TERÇA-FEIRA, 16.
A campanha eleitoral começa oficialmente amanhã (terça-feira, dia 16 de agosto), quando terá início a permissão para distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos, observados os limites da lei eleitoral.
A terça-feira (16/08), também, é a data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 22 horas, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 4º).
Todos esses movimentos de campanha eleitoral serão permitidos até as 22 horas do dia 1º de outubro de 2016.
(DO SOBRAL DE PRIMA).
Registro!
Protocolaram nesta manhã de segunda-feira, 15, registro de candidaturas no Cartório Eleitoral, rumo ao Palácio da Alforria nas eleições de 2016, Laís Nunes e Quilon Peixoto.
domingo, 14 de agosto de 2016
DO ICÓ É NOTÍCIA.
Documentário sobre Patrimônio Cultural de Icó é lançado no Teatro da Ribeira dos Icós.
300 anos de história, lendas e espaços de memória celebrados pelo documentário do historiador Altino Afonso junto com o espectador
Entre os becos estreitos e as ruas largas que cortam o Centro Histórico da tricentenária cidade de Icó, o vento Aracati descortina e ameniza o calor tórrido do sertão icoense, que desde o século XVII foi forjada entre os índios Icós, os europeus e os povos africanos.
Esta mistura cultural, histórica e social criou um panorama onde predomina o barroco sertanejo e cujos passos são guiados e reinterpretados pelo historiador Altino Afonso Medeiros, icoense de nascimento e de coração. Ele lança, neste domingo (14), o documentário "Icó: Onde os Caminhos se Encontram", com entrada gratuita.
"Há anos que estou com este projeto em mente e agora estou conseguindo realizá-lo. É um projeto que vai ajudar os estudantes na Educação Patrimonial", destacou Altino, que realizou gravações em diversos pontos históricos no mês de junho e resultou em um produto audiovisual de cerca de uma hora.
Entre os casarios tombados, com destaque para prédios como a antiga Casa de Câmara e Cadeia, o neoclássico Teatro da Ribeira dos Icós, a Ponte Piquet Carneiro e o Rio Salgado, onde tudo (re)começou, o Icó apresenta aos icoenses sua trajetória histórica, construída por milhares de mãos, através de Afonso.
"É um trabalho muito árduo, mas que também dá prazer, porque nós sabemos que Icó é uma cidade histórica, com uma história muito bonita, uma cidade diferente de muitas outras cidades. Mostraremos o patrimônio cultural de Icó, tanto o patrimônio material como o patrimônio imaterial", ressaltou Afonso.
A construção da trajetória histórica de uma localidade marcada como entreposto comercial e referência cultural e econômica se destaca pela marca do título "Onde os Caminhos se Cruzam" e pela participação da então Vila em questões nacionais, trazidas à baila por Medeiros.
Esta longa jornada audiovisual e de marca indelével deixou diversos patrimônios edificados e entre eles, as lendas, os costumes e fatos pitorescos que tornaram Icó a única "Princesa dos Sertões", (re)descoberta diariamente por quem visita, nasce ou quem escolhe este ponto dos sertões cearenses para morar. O lançamento deste projeto também será feito no VI Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2016 - e em breve o material será disponibilizado de forma online.
Além disso, o DVD ficará a venda para ser adquirido. "O Icó tem uma importância muito grande para a História do Brasil. Por tudo o que o Icó fez, por tudo o que aconteceu, como a Confederação do Equador, já foi capital do Estado do Ceará, além do movimento abolicionista, por ser a primeira cidade a libertar os escravos. Hoje não se pode contar a História do Brasil se não contar a História do Icó", arrematou ele.
SERVIÇO:
DOCUMENTÁRIO "ICÓ: ONDE OS CAMINHOS SE CRUZAM"
LOCAL: Teatro Municipal da Ribeira dos Icós (TMRI)
DATA: 14 de Agosto de 2016 (domingo)
HORÁRIO: 19h ENTRADA: Gratuito.
* Com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Teatro Municipal da Ribeira dos Icós
quinta-feira, 11 de agosto de 2016
DEPUTADO AUDIC MOTA PERDE O MANDATO APÓS DECISÃO DO STF EM BRASÍLIA.
Uma decisão tomada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, em Brasilia(DF), na última quarta-feira, 10, modificará a composição das bancadas na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O processo é oriundo das eleições estaduais de 2014, quando o ex-prefeito de Horizonte, José Rocha Neto, conhecido por Rochinha, disputou um mandato de deputado estadual e teve sua candidatura cassada devido a Lei da Ficha Limpa. Ele teve suas contas desaprovadas pelo TCM no período em que foi prefeito.
A votação obtida por Rochinha para Deputado Estadual, pouco mais de 10 mil votos, foi anulada. Com isso, a Coligação que elegeu o Governador Camilo Santana perdeu uma vaga na Assembleia Legislativa, para a Coligação que teve o Senador Eunício Oliveira como candidato a Governador. O Deputado Estadual Audic Mota, PMDB, entrou como último colocado e o Deputado Estadual Professor Teodoro, ficou como suplente.
Rochinha recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral, que manteve o mesmo entendimento do T.R.E do Ceará, sobre a cassação de sua candidatura. O ex-prefeito alegou que o Tribunal de Contas dos Municípios não tinha competência para julgar as contas de gestão quando o prefeito é também ordenador de despesas, e sim a Câmara Municipal, em decisão final.
O ex-candidato a deputado entrou com um Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal, que começou a ser analisado na última quinta-feira, 04, e teve a conclusão do julgamento hoje(10).
Com a decisão do pleno do STF, os papéis se invertem. O professor Teodoro deixa de ser suplente e será efetivado, e Audic Mota perde a vaga de deputado e passa a ser suplente.
Análise do processo.
Na última quinta-feira, 04, o relator do processo, ministro Luis Roberto Barroso, proferiu voto no sentido de negar provimento ao Recurso, determinando que compete aos Tribunais de Contas dos estados ou dos municípios julgar em definitivo as contas de gestão de chefes do Executivo que atuem na condição de ordenadores de despesas, não sendo o caso de apreciação posterior pela Casa Legislativa correspondente.
Para o ministro, a fiscalização contábil, financeira e orçamentária da Administração Pública compreende o exame da prestação de contas de duas naturezas: de governo e de gestão. “A competência para julgamento será atribuída à Casa Legislativa ou ao Tribunal de Contas em função da natureza das contas prestadas e não do cargo ocupado pelo administrador”, disse.
O relator apontou que as contas de governo objetivam demostrar o cumprimento do orçamento e dos planos da administração, referindo-se, portanto, à atuação do chefe do Executivo como agente político. “A Constituição Federal reserva à Casa Legislativa correspondente a competência para julgá-las em definitivo, mediante parecer prévio do tribunal conforme determina o artigo 71, inciso I”, afirmou
O ministro Barroso ressaltou que, por outro lado, as contas de gestão possibilitam o exame não dos gastos globais, mas de cada ato administrativo que componha a gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do ente público quanto a legalidade, legitimidade e economicidade. “A competência para julgá-las em definitivo é do tribunal de contas, portanto sem participação do Legislativo, conforme determina o artigo 71, II, da Constituição Federal”, assinalou.
Segundo o relator, essa sistemática é aplicável aos estados e municípios por força do artigo 75, caput, da Carta Magna. “Assim sendo, se o prefeito age como ordenador de despesas, suas contas de gestão serão julgadas de modo definitivo pelo tribunal e contas competente sem intervenção da Câmara Municipal”, sustentou.
O ministro Barroso salientou que os prefeitos não precisam ser ordenadores de despesa, podendo delegar essa tarefa a auxiliares, mas, se decidirem assumir a função, estão sujeitos às regras aplicadas aos ordenadores. Destacou ainda que se o prefeito considerar que houve abuso no julgamento pelo Tribunal de Contas, a controvérsia pode ser sanada pelo Judiciário.
O relator sugeriu a seguinte tese: “Por força dos artigos 71 (II) e 75 (caput) da Constituição Federal, compete aos Tribunais de Contas dos estados ou dos municípios – ou aos conselhos ou Tribunais de Contas dos municípios, onde houver – julgar em definitivo as contas de gestão de chefes do Poder Executivo que atuem na condição de ordenadores de despesas, não sendo o caso de apreciação posterior pela Casa Legislativa correspondente”.
O presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, abriu divergência na votação para dar provimento ao Recurso. A seu ver, compete ao Legislativo municipal julgar as contas do prefeito, tanto as de governo como as de gestão, atuando o Tribunal de Contas como órgão auxiliar, mediante emissão de parecer prévio, sendo que, conforme o artigo 31, parágrafo 2º da Constituição Federal, esse parecer só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara de Vereadores. O julgamento foi suspenso e retomado nesta quarta-feira, 10.
Placar foi de 6x5.
Votaram a favor do recurso do ex-deputado Rochinha, além do Presidente Ricardo Lewandowski, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Marco Aurélio e Celso de Mello. Ficaram vencidos o relator, ministro Luís Roberto Barroso, e mais quatro ministros que o acompanhavam: Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux e Dias Toffoli.
A decisão é final e não cabe mais recurso.
OBS: Parte da matéria extraída do site do Supremo Tribunal Federal - Clique Aqui e veja
Entrevistado pelo Jornal O Povo em 2014, Deputado Audic Mota se dizia tranquilo sobre o processo
Numa matéria publicada pelo Jornal O Povo, no final de abril de 2015, o deputado estadual Audic Mota (PMDB) afirmou que não preocupa o recurso de José Rocha Neto, o Rochinha (PTB), junto ao Judiciário, para ter sua candidatura deferida, mesmo com o fim da eleição. “Está-se diante de uma mera expectativa, com uma possibilidade ínfima de se realizar”, afirma o peemedebista.
Rochinha foi enquadrado pela Justiça Eleitoral na Lei da Ficha Limpa após ter suas contas como prefeito de Horizonte entre 1997 e 2000 reprovadas. Consequentemente, os mais de dez mil votos recebidos não foram contabilizados, o que evitou que a coligação “Para o Ceará Seguir Mudando” - que elegeu Camilo Santana (PT) - conseguisse nova vaga no parlamento estadual. Isso garantiu a cadeira de Audic.
Enquanto o deputado afirma tratar-se de “uma decisão judicial consolidada”, a defesa do petebista acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que as contas foram julgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e não pelo Tribunal de Contas dos Municípios. “Não podemos ir para a eleição municipal (em 2016) sem saber quem é competente para julgar as contas do prefeito”, declarou Irapuan Camurça, advogado de Rochinha. Caso o recurso tenha sucesso, o suplente Leonardo Pinheiro (PSD) é efetivado na vaga do peemedebista, e Dr. Santana (PT) assume cadeira.
Segundo Audic, a situação não tem efeito nenhum além de “polemizar”. Ele classifica o debate como “perda de tempo”.
BONS DIAS!
O simpático jornalista Macário Batista, amigo das antigas, também tem por costume acompanhar os “causos” e “contos” deste Ceará de meu Deus, falado e inventado, por muitos que apreciam a vida com um olhar mais sereno e cheio de graça, ao invés da crítica cotidiana.
Jornalista internacional com mais viagens e passaportes carimbados pelo mundo, Batista conta que existia uma doméstica que servia aos seus avós, em nossa bela Sobral, que gostava de emendar um “plural” onde cabia apenas um singelo “singular”.
No cafezinho da manhã, sentado a mesa, os avós, Macário, e outros da família Pompeu. Surge Maria, toda feliz para servir com atenção os familiares e aquele sagrado lar.
- “Bons dias meus povos”, - dizia ela.
Maria, por favor, diga apenas “bom dia meu povo”, ensinavam.
- “Digo bons dias" - e duma vez só agrado todo mundo.
Tá certo a Maria!
Foto: Anselmo Santos.
Advogar!
Advogar é, ao mesmo tempo, uma missão, um dom e uma arte. É missão que nos ensina a tomar parte dos direitos de nossos constituídos, como se fossem os nossos próprios direitos em questão.
É ter convicção de que a batalha diária pelo direito à vida, à liberdade e ao patrimônio é a mais nobre luta a se travar. Advogar é o dom de ser perspicaz sem ser desleal, ser altivo sem ser arrogante e ser paciente sem ser acomodado.
Advogar é a arte de representar o destinatário maior da lei, a sociedade civil, e resguardá-la, perante o Estado, conservando, assim, o que ainda há de puro do negligenciado contrato social. Ser advogado é fazer parte dos bravos que nunca silenciaram a voz e nunca cruzaram os braços diante do jugo do autoritarismo na história do Brasil.
Ser advogado é ser brasileiro em sua mais genuína essência: fazer dos obstáculos diários o combustível que alimenta o sonho da transformação.
Um feliz dia a todos os colegas advogados e advogadas.
(Por Dr. Paulo Quezado).
Apoio!
Os líderes políticos Neto Nunes e a Deputada Estadual Laís Nunes, receberam, nesta quarta-feira, dia 10 de agosto, em sua residência, em Icó, os amigos e jovens empresários Lau Neto e a esposa Luziana; empresário Francisco Neto e o empresário Cilon Pereira, onde após uma conversa aberta e respeitosa, resolveram apoiar e ajudar no projeto do PMB que será colocado a disposição dos icoenses, em breve!
"Agradeço em nome da minha esposa Laís Nunes, o apoio dos jovens empresários da família Pereira, Lau Neto e Francisco Neto, que chegam pra somar", disse Neto Nunes.
Lau Neto e Francisco Neto, empresários, são sobrinhos do atual vice-prefeito, Diassis Pereira.
Foto: Henrique Nunes, Lau Neto, Luziana, Cilon Pereira, Francisco Neto e Neto Nunes.
quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Joaquim tem medo de morrer!
Recebi há pouco, ligação telefônica do querido amigo Joaquim Alves dos Santos, grande motorista e figura folclórica da nossa Icó (Ceará); que o diga o colunista Cláudio Humberto.
Para alegrar o final de semana, e não perder a piada pronta, fiz uma tirada com ele:
"Bom dia. Aqui é da funerária Santa Maria onde sua morte é a nossa alegria".
Foi o bastante. Joaquim desligou o telefone e não atende mais minhas chamadas.
Por certo, Joaquim tem medo de morrer.
Domingos Neto relata projeto que cria sistema "Carona Legal".
A Comissão de Viação e Transporte - CVT da Câmara dos Deputados aprecia hoje, 10/08, em sua reunião marcada para às 10h, a criação de um sistema de Transporte Solidário, em âmbito nacional, que pretende reduzir o número de carros particulares em circulação nas cidades, diminuindo as emissões de monóxido de carbono (CO) e de gás carbônico (CO2), limitando o aumento do efeito estufa, contribuindo com o meio ambiente.
De iniciativa da Comissão de Legislação Participativa, o projeto de lei é relatado na CVT pelo deputado Domingos Neto que ofereceu parecer favorável com substitutivo.
Denominado Carona Legal, o projeto restringe a iniciativa a veículos cuja lotação máxima seja de sete pessoas, incluindo o condutor.
Com isso, explica Domingos Neto, não haverá conflito com o sistema de transporte coletivo, destacando que a iniciativa não deve ser vista apenas como uma questão de trânsito, mas de mobilidade urbana ao promover o uso racional do automóvel particular.
No Substitutivo, Domingos Neto altera os arts. 24 e 75 do Código de Trânsito Brasileiro, para incluir a implantação do Sistema entre as competências dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios e prever o apoio a eventos educativos e campanhas publicitárias, visando à divulgação do transporte solidário, entre as ações da Semana Nacional de Trânsito.
A gestão do Sistema de Transporte Solidário será realizada por órgão gestor, definido em regulamentação, que entre outras competências deverá prover a segurança dos usuários e partícipes do Sistema de Transporte Solidário, em parceria com os órgãos e entidades competentes das áreas de mobilidade urbana e de trânsito, a fim de evitar o uso indevido do Sistema.
Destacando que o Sistema é completamente gratuito, com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de diminuir o número de veículos nas ruas e estimular atividades de promoção e apoio ao transporte solidário e conscientizar a população sobre sua importância, Domingos Neto afirma que o órgão Gestor poderá firmar parcerias com entidades da sociedade civil organizada sem fins lucrativos.
VI Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO – abre inscrições para artistas, voluntário e eventos paralelos.
Iniciado dia 1º de agosto, as inscrições estarão abertas até o dia 31 de outubro.
Com público estimado em cerca de 55 mil pessoas em cinco edições, o Festival da Cultura Icoense chega na sua 6ª edição em 2016 e está com inscrições abertas para os artistas que desejam fazer parte da programação do evento, que será realizado entre os dias 18 e 30 de dezembro de 2016.
As inscrições estão abertas no site oficial do evento (www.icozeiro.com), considerado o maior evento independente das regiões Centro-Sul e Vale do Salgado, desde o último dia 1º de agosto e prossegue até o dia 31 de outubro deste ano.
MULTICULTURALIDADE - O ICOZEIRO, como é conhecido o Festival, vem recebendo inscrições para as linguagens de música, dança, teatro, circo, literatura, além de repente, palestra e workshop, na parte de apresentações no palco principal. Já na área das exposições, as artes visuais e artesanato são opções de inscrição.
Além destes, as inscrições estão abertas para os eventos paralelos do Festival, o IV Concurso Literário Icoense (CLIC) Poeta José de Oliveira Neto (charge, conto, crônica, poesia e cordel) e o Troféu Louro Verde (pessoa jurídica e escola). Voluntários que desejam participar do evento, com direito a certificação com horas de participação de evento, também podem se inscrever.
Uma novidade deste evento, diz respeito a inscrição de oficineiros que desejam realizar oficinas no evento, com direito a certificação do ministrante e participantes. Também integra as inscrições quem desejar vender comidas típicas durante as 12 noites de evento.
HISTÓRICO – Realizado desde 2011, o Festival ICOZEIRO é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó). O evento é realizado no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (CACPAMM), no secular prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, tombado pelo IPHAN e localizado no Centro Histórico de Icó.
O Festival tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município e dos municípios vizinhos.
Na última edição, em 2015, o evento mobilizou cerca de 20 mil pessoas, registrando um novo recorde de participação da comunidade local, regional e estadual. O Festival é uma das programações mais aguardadas pela população icoense no final do ano.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) / VI Festival da Cultura Icoense - ICOZEIRO 2016.
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)