sexta-feira, 31 de agosto de 2018
quinta-feira, 30 de agosto de 2018
Reunião com Oriel Nunes Filho em Icó
.
Nesta última quarta-feira, ocorreu um evento preparatório para o lançamento oficial de Oriel Nunes Filho, a Deputado Estadual, no sítio Sossêgo em Icó.
Neto Nunes concentrou cerca de 700 pessoas em sua residência. Vereadores, suplentes, lideranças políticas e comunitárias e pessoas do povo.
O ex vice-prefeito de Icó, advogado Fabrício Moreira, apresentou oficialmente o candidato e deu o tom ao evento.
Fino orador, Fabrício fez uma retrospectiva da história do grupo dos Nunes que iniciou com a eleição do patriarca Oriel Nunes quando se elegeu vereador mais votado em Icó em 1982. Depois foi eleito prefeito e deputado estadual.
Sábado, as 18h, no Clube Kanekão, será o lançamento oficial de Oriel Nunes Filho à Deputado Estadual em Icó.
(Por Rafael Lira, do Blog Icó na Rede).
A guardiã do Largo do Thebérge em Icó
"Dona Menininha" há décadas mantém a tradição no Largo do Thebérge - sítio histórico de nossa tricentenária cidade, ao vender pipocas feitas na hora, bem quentinhas, sal a gosto e amanteigadas.
Simpática, carismática, muito querida, e com um sorriso sempre exposto, ela guarda boas recordações dos tempos áureos e bem mais fáceis ao cotidiano de muitos icoenses e brasileiros.
Mateus Leandro, com seu talento e sensibilidade cultural, foi bater algumas fotos dessa personagem viva que se confunde com a própria história do Icó.
Valeu, Dona Menininha!
Implantada Segurança Eletrônica e Rede Elétrica nos Equipamentos Públicos de Icó
Por designação da prefeita Laís Nunes, os equipamentos públicos municipais de Icó estão recebendo sistema de segurança eletrônica e rede elétrica.
“Após a tentativa de incêndio na Estação de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, do município de Icó, e também em ônibus escolares estamos instalando, em parceria com as polícias, sistema com a melhor qualidade possível”, disse Gustavo Nogueira.
Candidato a Deputado Oriel Nunes Filho reúne amigos em Icó
Fotos: Vital Neto
O Candidato a Deputado Estadual Oriel Nunes Filho, reuniu na tarde da última quarta-feira (29), no Sitio Sossego em Icó, centenas de amigos, familiares, lideranças políticas e comunitárias, para organizar o lançamento oficial de sua campanha que será no próximo sábado, 01 de setembro, às 18h, no Clube Kanekão.
Oriel Nunes Filho é natural de Icó, tem 31 anos, é Fisioterapeuta e agropecuarista. Filho de Oriel Guimarães Nunes e Espedita Leite Nunes. O jovem tenta pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
ELEIÇÃO DOS NOVOS GESTORES DO TJCE SERÁ NO PRÓXIMO DIA 27 DE SETEMBRO
O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegerá, no dia 27 de setembro deste ano, os novos gestores do Poder Judiciário para o biênio 2019/2020. A sessão, em que os desembargadores votarão para escolher os novos presidente, vice-presidente e corregedor-geral, está marcada para as 13h30, no Palácio da Justiça, bairro Cambeba.
Conforme o Edital nº 150/2018, disponibilizado nessa segunda-feira (27/08), os desembargadores interessados em concorrer têm dez dias, a partir da publicação, para a manifestação. Os requerimentos de candidatura devem ser direcionados à Presidência do TJCE, especificando o cargo que pretendem.
Atualmente, a administração do TJCE é composta pelos desembargadores: Gladyson Pontes (presidente), Washington Luis (vice) e Darival Beserra (corregedor). O mandato deles se encerra em 31 de janeiro de 2019. Cada gestão no Judiciário cearense tem período de dois anos, não sendo permitida a recondução dos gestores aos mesmos cargos.
(DO SOBRAL DE PRIMA).
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
#Prefeita Laís Nunes assina ordens de serviços da Recuperação e Empiçarramento de Estradas na Zona Rural de Icó
A prefeita de Icó Laís Nunes assinou neste domingo(26) a noite, no Conjunto NH2, Ordem de Serviço para Recuperação e Empiçarramento de Estradas Vicinais de todo o Perímetro Irrigado Icó Lima Campos.
"São treze(13) Conjuntos Habitacionais no Perímetro Irrigado Icó Lima Campos. Em todos eles iremos recuperar as estradas e empiçarrá-las, inclusive, todas as ruas da sede dos conjuntos que hoje estão bastante comprometidas", explicou o secretário de Urbanismo e Infraestrutura Edjalma Moreira.
O projeto é orçado em 1.200.000,00(um milhão e duzentos mil reais) só em recuperação e empiçarramento de Estradas e Ruas da Sede dos treze Conjuntos do Perímetro Irrigado.
O líder comunitário José Lima da Silva - o Dedé, da Associação do NH2, enalteceu a grandiosidade do projeto.
"A última vez que vimos nossas estradas empiçarradas no Perímetro, ainda foi na gestão de Neto Nunes enquanto prefeito. Aqui no período de inverno vira tudo sabão. Agradecemos a Prefeita Laís Nunes e o Governador Camilo Santana por este projeto", disse José Lima.
Estiveram presentes ao evento centenas de moradores do Perímetro Irrigado Icó Lima Campos; Secretários Municipais; os vereadores Iatagã Matias e Didi Cilon; ex-deputado estadual Neto Nunes; ex-vereador Costinha; Jacqueline Prado, supervisora da educação do Perímetro; Raimundo Feliz, comerciante; Gilson Sampaio, coordenador pedagógico da escola do NH2; Elieuda Melo, diretora da escola do NH2; servidores públicos; professores; presidentes de Associações Comunitárias e demais lideranças políticas.
"Este momento é muito legal. Estou feliz em saber que no inverno não vou mais atolar minha bicicleta na lama e nem quebrar meus chinelos tentando chegar ao meu destino por esta estrada. Só sabe da importância desta obra quem mora no Perímetro Irrigado", parabenizou ao discursar o líder comunitário Francisco Belo(Potinho), da Comunidade do Bela Marte.
O longo percurso de recuperação de estradas vicinais e empiçarramentos será feito por duas empresas que venceram o processo licitatório: a Santos e Silva e a Protege Empreendimentos.
O engenheiro florestal Jeferson Moreira participou da equipe que fez os projetos de recuperação e empiçarramento das Estradas Vicinais na Zona Rural do Perímetro Irrigado Icó Lima Campos.
O perímetro irrigado Icó Lima Campos é um dos maiores do Estado do Ceará em extensão territorial.
"O Perímetro Irrigado foi no passado não muito distante, o projeto agrícola que mais gerou emprego e renda aos icoenses e a região do Vale do Salgado. Passou muito tempo abandonado pelos governos. Mas, fui eleita prefeita, para amar e cuidar do meu povo em todos os recantos. Esse projeto vai melhorar a mobilidade urbana e o tráfego de veículos e escoamento da produção agrícola em toda sua extensão", disse a prefeita Laís Nunes.
Além da prefeita Laís Nunes, falaram aos presentes o ex-deputado estadual Neto Nunes; o vereador Iatagã Matias; Raimundo Feliz, comerciante; o secretário Edjalma Moreira; Francisco Belo(Associação Bela Marte); José Lima da Silva(Associação NH2); Marinildo Freires(NH3); João Bosco(Associação do KL) e Aparecida Sousa(Associação do Monte Alegre).
A Ordem de Serviço foi assinada no evento e contou com as assinaturas da prefeita Laís Nunes; do Secretário Edjalma Moreira; dos Presidentes de Associações Comunitárias da região; dos Engenheiros que elaboraram o projeto e dos representantes das duas empresas que venceram as licitações para recuperar e empiçarrar todas as estradas rurais do Perímetro e do Icó.
Todo o projeto que forma a parceria do Governo do Estado do Ceará e do Município de Icó, ultrapassa cerca de 4(quatro) milhões de reais.
Fotos: Perpétua Sousa.
#Prefeita Laís Nunes assina ordens de serviços da Recuperação e Empiçarramento de Estradas Vicinais do Perímetro Irrigado Icó Lima Campos
A prefeita de Icó Laís Nunes assinou neste domingo(26), na residência do Sr. Dino Nogueira no Conjunto GH2, Ordem de Serviço para Recuperação e Empiçarramento de Estradas Vicinais de todo o Perímetro Irrigado Icó Lima Campos.
"Iremos recuperar e empiçarrar todas as estradas do Perímetro Irrigado Icó Lima Campos e, pela primeira vez, por designação da prefeita Laís Nunes faremos também essa reforma em todas as ruas dos Conjuntos onde residem as famílias dos irrigantes", explicou o secretário de Urbanismo e Infraestrutura Edjalma Moreira.
O projeto é orçado em 1.200.000,00(um milhão e duzentos mil reais) só em recuperação e empiçarramento de Estradas do Perímetro Irrigado.
Dino Nogueira, com 90 anos de idade, lúcido e com muita história pra contar não se conteve de emoção ao falar ao público.
"Mesmo me sentindo já cansado pelo tempo, hoje com 90 anos de idade, não posso deixar de falar e registrar minha emoção em observar uma prefeita tão jovem e que se preocupa com nosso povo do campo", disse Dino Nogueira.
Estiveram presentes ao evento, centenas de moradores do Perímetro Irrigado Icó Lima Campos, os vereaodes Júnior Dantas, Maria do Cal e Eliseu Amâncio; ex-deputado estadual Neto Nunes; servidores públicos; professores; presidentes de Associações Comunitárias e demais lideranças políticas.
"Enquanto a oposição só critica e não faz de bom para o povo, Laís Nunes trabalha e avança com projetos em benefícios de todos", disse ao discursar o líder comunitário Dedilson Bezerra.
O longo percurso de recuperação de estradas vicinais e empiçarramentos será feito por duas empresas que venceram o processo licitatório.
"O projeto respeita o que existe de mais moderno na legislação e será bem acolhido pelos irrigantes", esclareceu o engenheiro florestal Jeferson Moreira.
O perímetro irrigado Icó Lima Campos é um dos maiores do Estado do Ceará em extensão territorial.
"Dever cumprido é o que sinto neste momento. Lembro também do meu sogro, Oriel Nunes, que foi um grande prefeito dedicado aos agricultores e irrigantes do Perímetro Irrigado. Essas obras irão mudar o perfil de nossa zona rural. Em parceria com o Governo do Estado do Ceará asfaltamos ruas e avenidas da cidade. E, agora, estamos fazendo o memso na Zona Rural com a recuperação e empiçarramento das estradas vicinais", comemorou Laís Nunes.
Falaram aos presentes o ex-deputado estadual Neto Nunes; os vereaodes Júnior Dantas, Maria do Cal e Eliseu Amâncio; Dedilson Bezerra; o secretário Edjalma Moreira e a prefeita Laís Nunes.
O ÓBVIO DO ÓBVIO...DESCULPE O ÓBVIO
Em tempo de política e as portas das eleições, assistimos, ouvimos, etc:
- "O meu candidato é ficha limpa".
Daí, por curiosidade, vou ao currículo do limpão e noto facilmente, que o tal candidato "nunca gerenciou nada; nunca foi nada na vida pública e nunca administrou nada e nem recurso financeiro algum".
Se esse candidato fosse sujo, é porque teria nascido da alma tal feito, já que não teve ainda oportunidade de sujar-se, por enquanto.
#FIEL ATÉ À MORTE
Erivaldo de Chiqueta, popular icoense morador das bandas do histórico e aprazível bairro do Rosário e eleitor fiel de tradicional família de políticos icoenses, perguntado pelo vigário da paróquia que oficiava seu casório se ele ía ser fiel durante toda a sua vida, respondeu cheio de convicção:
- "Ora se vô, seu vigáro. Num tem nem pirigo d'eu trocá de partido".
(Por Dr. Chiquinho Peixoto, escritor e contista).
terça-feira, 21 de agosto de 2018
Homicídios caem, mas população cearense continua com medo
Até o dia 18 de agosto último, o Ceará contabilizou uma média diária de 8.53 homicídios. O índice desse período do ano é o menor do que o número registrado em 2017, quando a média foi de 14.84 assassinatos. Os dados vêm sendo analisados pelo governo estadual e, especialmente, pelo chefe de Gabinete, Élcio Batista, um dos idealizadores do Pacto por um Ceará Pacífico.
Diariamente, ele acompanha o quadro da violência e afirma que os índices têm apresentado redução, mas que é preciso apostar principalmente na sensação de segurança. Élcio tem razão. As pessoas continuam apreensivas, mesmo diante dos investimentos feitos pelo Governo nessa área, como a convocação de mais policiais, instalação de videomonitoramento e ações na área da inteligência.
No fim deste mês, todos esses dados, com maior profundidade, serão divulgados. Vale ressaltar, porém, que em 2017 o sistema de segurança pública no Brasil, em todos os Estados, foi impactado pelas disputas entre facções criminosas, elevando as estatísticas da criminalidade.
(Blog do Eliomar\Foto – Divulgação).
segunda-feira, 20 de agosto de 2018
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
"Isso que o PT armou é uma fraude", afirma Ciro Gomes
O presidenciável Ciro Gomes afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) está manipulando a população para manter a candidatura do ex-presidente Lula, preso pela Operação Lava Jato desde abril.
Durante entrevista para a revista Carta Capital, na noite desta terça-feira (14), o pedetista alegou, também, que uma possível candidatura de Fernando Haddad à presidência e Manuela D’Ávila como vice levará o Brasil para a “beira do abismo”.
Em tom de indignação, Ciro Gomes declarou que foi “bombardeado” pelo PT, durante 48 horas, que tentou convencê-lo a ser vice da chapa de Lula. Ele alegou que o convite foi feito mesmo após a homologação de sua candidatura à presidência pelo PDT.
“É uma falta de respeito, é uma espécie de escalada de fraude contra uma imensa quantidade de brasileiros. Eu não vou votar na direita brasileira, não vou fazer como a Marina que o PT empurrou para a direita, eu não vou. Portanto, calma é o que eu estou pedindo às pessoas, vamos para cima, vamos ganhar deles e deixar as portas abertas para a gente fazer o que tem que ser feito pelo Brasil”.
Contudo, ainda sem colocar o PT no posto de inimigo, Ciro disse que negou o convite para ser ministro do segundo mandato de Lula, pois há anos não concorda mais com ações petistas. Ele criticou, ainda, o atual mandato do MDB. Segundo ele, o governo de Michel Temer é “golpista, anti-pobre e anti-nacional”.
(DO BLOG DO ROBERTO MOREIRA).
ICOENSES CONCORREM ÀS ELEIÇÕES DE 2018
Icoenses registraram os
seus nomes ao pleito, ei-los:
Oriel Nunes Filho –
Deputado Estadual;
Daniel Guimarães –
Deputado Estadual;
Bebel do Icó – Deputado Estadual;
Victor Luiz – Deputado Federal.
Professora Dadinha - Deputada Federal
Cid, Eunício e Camilo juntos em Sobral
A foto acima, desta quinta-feira(16), marca o primeiro ato da campanha em que se configura na prática a aliança informal entre PDT, PT e MDB. Na imagem, Cid Gomes (PDT), Eunício Oliveira (MDB) e Camilo Santana (PT) no balcão de um tradicional café do Beco do Cotovelo, no Centro de Sobral. (Via Fábio Campos). |
O que pode e não pode na Propaganda Eleitoral - eleições 2018
O período de campanha eleitoral do primeiro turno nas Eleições 2018 inicia no dia 16 de agosto.
As regras variam de acordo com o tipo de campanha (paga, gratuita, distribuição de material gráfico, comícios, passeatas, etc).
Quem descumprir as regras pode ter que pagar um multa que varia entre e R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00 ou o valor equivalente ao custo da propaganda.
Na campanha dos candidatos a presidente, governador e senador é obrigatório mostrar o nome do candidato a vice ou do suplente (o tamanho do nome dos vices ou suplentes não pode ser menor do que 30% do nome do candidato).
O material de propaganda impresso deve ter o número de inscrição no CNPJ ou CPF do responsável e de quem encomendou a impressão. A numeração da tiragem também deve constar do material distribuído.
O que pode na propaganda eleitoral
- propaganda em adesivo em carros, bicicletas e janelas, desde que não ultrapasse o tamanho de 0,5 m² (deve ser espontânea e gratuita);
- uso de bandeiras em vias públicas, desde que sejam móveis e que não prejudiquem o trânsito de pessoas e veículos;
- colocação de mesas para distribuição de material de campanha (entre as 6 horas e as 22 horas);
- propaganda em blogs, redes sociais ou site de candidato, partido ou coligação hospedado em provedor no Brasil, com endereço informado à Justiça Eleitoral;
- propaganda via mensagem eletrônica, desde que o destinatário possa se descadastrar no prazo máximo de de 48 horas;
- distribuição de folhetos, adesivos (tamanho máximo de 50 cm x 40 cm) e outros materiais impressos, de responsabilidade do candidato, partido ou coligação;
- pagamento de até 10 anúncios em jornais ou revistas, em datas diferentes, em até ⅛ de página de jornal e ¼ de página de revista, constando o valor pago (até dois dias antes das eleições);
- colagem de propaganda em veículos, desde que sejam microperfurados até a extensão total do para-brisa traseiro ou no tamanho máximo de 50 cm x 40 cm;
- circulação de carros de som e minitrios e uso de alto-falantes ou amplificadores de som (entre as 8 horas e as 22 horas), em uma distância maior que 200 metros de sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, Tribunais, dos quartéis militares, hospitais, casas de saúde, escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros (quando estiverem em funcionamento);
- realização de comícios com uso de aparelhos de som entre as 8 horas e as 24 horas, com exceção do comício de encerramento de campanha, que pode ser prorrogado por mais 2 horas;
- manifestação discreta e silenciosa do eleitor no dia das eleições (bandeiras, adesivos e broches).
O que não pode na propaganda eleitoral
- propaganda política paga em televisão, rádio e internet;
- propaganda através de outdoors, inclusive eletrônicos;
- afixar propaganda qualquer tipo de propaganda eleitoral em postes, sinais de trânsito, paradas de ônibus, viadutos, jardins, árvores, muros, tapumes, cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, bancas de revista (mesmo que sejam propriedade privada);
- uso de alto-falantes, amplificadores de som e realização comício ou carreata no dia da votação;
- uso de trios elétricos (permitido apenas em comícios);
- fazer boca de urna e divulgar propaganda política no dia das eleições;
- propaganda de qualquer tipo em veículos que prestam serviços públicos, como ônibus de transporte coletivo e metrô;
- realização de showmícios ou evento com a apresentação de artistas (pagos ou não) com o objetivo de animar o comício ou a reunião eleitoral e promover candidatos;
- distribuição de panfletos com propaganda eleitoral em escolas públicas;
- propaganda de candidato ou pedido de votos por telemarketing;
- confecção, uso e distribuição de brindes como camisetas, chaveiros, canetas, bonés, cestas básicas ou outros bens e materiais que possam dar alguma vantagem ao eleitor;
- publicação de propaganda em sites de pessoas jurídicas, empresas ou órgão públicos;
- atribuir indevidamente a propaganda eleitoral na internet a outras pessoas, inclusive candidato, partido ou coligação;
- venda de cadastro de endereços eletrônicos;
- contratação de pessoas para ofender a imagem ou a honra de candidato, partido ou coligação;
- usar na propaganda símbolos, frases ou imagens que sejam parecidas com as usadas por órgão de governo;
- espalhar santinhos em vias públicas próximas aos locais de votação na madrugada do dia da eleição.
Qual a multa para quem desrespeitar a lei?
O candidato, partido ou comitê que veicular propaganda eleitoral nos bens públicos ou de uso comum pode ser punido com o pagamento de multa no valor de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00.
Quem usar outdoors receberá uma notificação direcionada aos partidos, coligações, candidatos e à empresa responsável para retirar a propaganda irregular. Neste caso o valor da multa é de R$5.000,00 a R$15.000,00.
O uso de símbolos, frases ou imagens semelhantes aos dos órgãos de governo é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, com a possibilidade de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa no valor de R$ 10.641,00 a R$ 60.046,00. O valor da multa depende do estado que ocorra a infração e do índice fiscal de referência utilizado.
Irregularidades nos anúncios pagos em jornais ou revistas estão sujeitas ao pagamento de multa do valor de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00 ou o valor equivalente ao valor pago pela pelo anúncio (se este valor for maior).
Quem contratar pessoas para ofender a honra ou a imagem de candidato, partido ou coligação pode ser punido com detenção de 2 a 4 anos e multa de R$ 15.000,00 a R$ 50.000,00. As pessoas contratadas também estão sujeitas a detenção de 6 meses a 1 ano, com a possibilidade de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa do valor de R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00.
Quem veicular propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas, empresas e órgão públicos poderá pagar multa do valor de R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00. O mesmo vale para o candidato que se beneficiar com a propaganda.
Quem fizer propaganda eleitoral na internet atribuindo a autoria a outras pessoas ou vender e comprar cadastros de endereços eletrônicos também estará sujeito ao pagamento de multa entre R$ 5.000,00 a R$ 30.000,00.
Militância
Iniciando o dia, já no fórum de Icó, com os colegas Drs. Kleber Colares(Pres. da OAB Sub. de Icó) e o decano Francisco Rossini.
Liberou Geral
A partir desta quinta-feira, 16, a legislação eleitoral já permite propaganda, comícios, reuniões, e atos de campanha em todo o Brasil, para àqueles que homologaram os seus nomes como candidatos a Deputado Estadual, Federal, Governador, Senador, etc, as eleições de 2018.
#Mas qual o grande desafio da Justiça Eleitoral neste primeiro momento?
Conter as rádios espalhadas em todos os recantos, quanto ao uso indevido de sua utilização em benefício de candidaturas, com artifícios explícitos ou truncagens e outras travessuras.
O MPE promete rigor. Aplicação de multas vultosas. Apreensão de transmissores e/ou até o fechamento da emissora.
E o caminho é bem fácil; basta gravar a programação é entregar ao Ministério Público Eleitoral de sua cidade.
Camilo, Cid e Eunício Oliveira, iniciam suas campanhas hoje por Sobral.
Welcome!
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Propaganda eleitoral liberada
No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entre outras formas.
CID E CAMILO EM SOBRAL
Cid Gomes e Camilo Santana estarão em Sobral para o ponta pé inicial da campanha rumo à reeleição.
*5ª. feira, 16/08, na Praça da Coluna da Hora! Às 11:30 da manhã.
Icó mobiliza Semana do Patrimônio a partir desta sexta
A Semana do Patrimônio contará com uma programação especial na histórica e tombada cidade de Icó, no sertão do Ceará. A programação terá início nesta sexta-feira, 17, no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, e seguirá até o dia 22 de agosto.
A abertura será realizada no Teatro da Ribeira dos Icós, com a Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos, seguido da fala das autoridades e apresentação artística da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Icó.
Logo após, terá início a realização do Movimento Teatral do Vale do Jaguaribe – Mergulho Teatral, que acontecerá na sexta-feira e sábado, respectivamente, 17 e 18 de agosto.
Domingo (19) haverá apresentação da Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos, seguido da mostra de estudantes e professores da Escola de Artes e Música Sobrado Canela Preta e entrega da premiação dos Concursos Municipais de Cultura voltados para a Redação, Fotografia e Poesia, com a produção mobilizada na área do Patrimônio Cultural.
Segunda-feira (20) contará, no horário noturno, com uma solenidade de encerramento oficial da Semana do Patrimônio e realização da Mostra Itinerante da 16a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, com a apresentação da peça “Samara Sempre Sabe”, da Companhia Amigos da Luz (RJ).
No dia 21 de agosto serão realizadas, durante a manhã e a tarde, palestra sobre Educação Patrimonial com professores de escolas públicas e privadas do Município de Icó no Teatro da Ribeira dos Icós. No dia 22 de agosto, no Dia do Folclore, acontece o Fórum Cultural e Turismo da região Centro-Sul e Vale do Salgado (CentroVale), no Teatro da Ribeira dos Icós.
A Semana do Patrimônio 2018 de Icó é uma realização da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo e Secretaria de Educação, com apoio institucional do IPHAN e apoio cultural do Fórum CentroVale.
Com informação da A.I e do Portal Ceará Agora.
TRE cassa os diplomas de prefeito e vice de Croatá
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará decidiu, por maioria, nesta terça-feira, 14, cassar os mandados do prefeito de Croatá, Thomaz Laureano Farias de Aragão, e o vice-prefeito, José Antônio Rodrigues de Aragão, e declarar a inelegibilidade de ambos por 8 anos, incluindo nesta condenação o radialista Cyro Leopoldo Aragão.
Foi determinada ainda a realização de novas eleições, após a publicação da decisão final dos eventuais embargos de declaração, que possam modificar este julgamento.
Entenda o caso
O prefeito, o vice e o radialista foram acusados de uso indevido de meios de comunicação, ao utilizar uma rádio local para campanha eleitoral.
Na sessão de 23 de julho, o relator juiz Cássio Felipe Goes Pacheco votou pelo não provimento dos embargos, julgando que não procedia o pedido de cassação dos mandados de prefeito e vice de Croatá por abuso do poder econômico e a utilização indevida dos meios de comunicação social.
Após isso, o juiz Alcides Saldanha Lima divergiu do relator. Foi seguido pelos juízes Roberto Viana Diniz de Freitas, Francisco Eduardo Torquato Scorsafava e pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, tendo os dois últimos antecipado os votos. Na mesma oportunidade, pediu vista o juiz Tiago Asfor Rocha Lima.
Na sessão desta terça-feira, 14, o juiz Tiago Asfor apresentou seu voto-vista, concordando com o relator juiz Cássio Felipe Goes Pacheco, pelo não provimento dos embargos. Os juízes que já haviam antecipado o voto mantiveram seus entendimentos, o que resultou na cassação dos diplomas e inelegibilidades.
O POVO Online tentou contato com a Prefeitura de Croatá, por volta de 20 horas, e as ligações não foram atendidas. No site da prefeitura, não foram encontrados os contatos da assessoria de comunicação do órgão. O radialista Cyro Leopoldo Aragão não foi localizado pela reportagem.
Redação O POVO Online.
NOTA:
Em Icó não é diferente! Em 2012, adulteram foi o Programa Eleitoral, para beneficiar candidatos. Houve representação eleitoral e tudo mais. Mas caiu no esquecimento. A onda, agora, é gravar áudios com pessoas que não sabem nem onde ficam o Icó, para enganar a população, com textos pré-fabricados em estúdios, maculando a honra da prefeita Laís Nunes e de sua gestão. O desespero da política e das eleições batendo na porta das urnas. Como diz um colega advogado: "o grande mal de quem perde benefícios pessoais, é continuar torcendo para que o município não ganhe, porque ele perdeu!".
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Programa de Cisternas em Icó
O Programa Um Milhão de Cisternas, o P1MC, lançado pelo Governo Federal nos anos 2000, visa atender a uma necessidade básica da população que vive no campo: ÁGUA PRA BEBER!
"Melhorar a vida das famílias que vivem na região semiárida do Brasil, garantindo acesso a água de qualidade é o principal objetivo do programa", explicou o servidor Marcos Antônio do Gabinete da Prefeitura Municipal de Icó.
O Icó foi contemplado com uma demanda de 100(cem) Cisternas, onde serão distribuídas na zona rural do município, iniciando pelo Sítio São João, Mucururé, Poço da Pedra e São Paulo, no Distrito de Lima Campos.
"A capacitação com as comissões, tem por objetivo conhecer o projeto, cadastrar as famílias, já que a agenda tem por base o final do mês de outubro para todas as Cisternas serem entregues à população", explicou o servidor Edilberto Lima do Gabinete da Prefeitura Icoense.
A construção dessas cisternas serão realizadas pela Instituição CDDH-AC - Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro, situado no município de Senador Pompeu.
"Por designação da prefeita Laís Nunes, nossa equipe do Gabinete do Palácio da Alforria, encontra-se a disposição dos técnicos e acompanhando toda a demanda das Cisternas em Icó", esclareceu a Chefe de Gabinete Jequélia Alcântara.
O vereador Júnior Dantas, Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de lideranças políticas e comunitárias, se fizeram presentes na reunião que explicou como ocorrerá os trabalhos de construção e implantação das Cisternas no Município.
O projeto em Icó e na região é coordenado pelo Sr. Humberto de Sousa Vitor, da Comunidade Rural do Posto Agrícola.
Oriel Nunes Filho é recebido em Tururu
O pré-candidato a Deputado Estadual, Oriel Nunes Filho, foi recebido no município de Tururu - na Comunidade de Sítio na região de Cemoaba, no último domingo(12), por lideranças políticas e comunitárias, comerciantes e pessoas simples do povo em uma reunião onde foi discutido vários temas locais, estaduais e nacionais.
O ex-vereador e candidato a prefeito de Tururu nas últimas eleições municipais, Dr. Loison Barroso; ex-vereador Cláudio Diniz, lideranças políticas Alonso e Átila; Ivanir do Conselho Tutelar; comerciante e ex candidato a vice-prefeito, Seu Diniz; além de diversos cidadãos e lideranças políticas, receberam Oriel Nunes Filho e o ex-deputado estadual Neto Nunes na Comunidade de Sítio.
"Foi um prazer ser recebido por gente tão decente e comprometida, com espírito público elevado e sempre trabalhando em defesa dos cidadãos de Tururu", disse Oriel Nunes Filho.
domingo, 12 de agosto de 2018
FELIZ DIA DOS PAIS!
"A melhor mensagem para homenagear os pais, neste festejado dia, é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os sentimentos daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida".
#Parabéns
quinta-feira, 9 de agosto de 2018
A ERA DO ZÉ DAS COUVES
LULA & BOLSONARO |
VOCÊ sobe e desce a timeline e fica de saco cheio com esse povo que passa o dia postando Lula Livre; Lula é candidato; Viva Lula; Lula é deus. A culpa é da Globo, Moro é tucano, STF tem lado, etc e etc.
Você sobe e desce a timeline e fica de saco cheio com esse povo que passa o dia defendendo Bolsonaro; que ele é mito; e atacando com mentiras os jornalistas que o inquiriram: são gays, venais, etc e etc.
Tanto a esquerda patética quanto a direita bruta se utilizam dos mesmos métodos: fake news espalhadas às carradas. E como sempre tem otário que curte, tome compartilhamento do falso.
É assim também que a indústria da destruição de reputações leva um lado a atacar o outro.
No caso do petismo notei gente que se identifica funcionário da Prefeitura de Fortaleza! Se é mesmo de lá que a pessoa passa o dia postando merda na rede social, como fica a ocupação com o trabalho?
Não é muito diferente do que vejo entre os defensores de Bolsonaro. Tem gente que se identifica servidor do Exército Brasileiro! Se é mesmo de lá que a pessoa
passa o dia postando merda na rede social, como fica a ocupação com o trabalho?
Esse povo é o famoso e popular Zé das Couves. Não se sabe quem é, o que fazem, quem patrocina, ou porque são obstinados desse jeito. É fanatismo ou são profissionais do submundo da política?
O fato é que gente assim, desse tipo, quer ditar o ritmo na rede social apostando em levar no bico com a sua verdade os mesmos incautos.
Defender Lula, defender Bolsonaro é um direito, caso não seja imposição, obsessão, sofrência, ou coisa pior. A citação a esses dois é porque tem 13 candidatos a presidência. Não vejo nos demais o mau uso da rede social ao tanto que essas duas correntes insistem, logo é dever de quem tem bom senso desconfiar.
E faça um favor a você mesmo, cuidado com o Zé das Couves que não é nada, mas persiste pois aposta que você é burro...
(TEXTO DO RADIALISTA CLÁUDIO TERAN).
DESEMBARGADORA COORDENARÁ ELEIÇÕES NO CEARÁ
Nailde Pinheiro & Haroldo Máximo |
A Desembargadora Nailde Pinheiro, Presidenta do Tribunal Regional Eleitoral(TRE), coordenará as Eleições Estaduais de 2018 no Ceará.
Serão quase 800 candidatos a cargos proporcionais; 5 candidatos ao Governo do Estado e 11 ao Senado da República, distribuídos em vários partidos políticos e coligações.
"Que a Justiça Eleitoral possa apresentar um trabalho de excelência", disse a desembargadora.
ASSENTAMENTO CHICO MENDES
SEDE DO ASSENTAMENTO
A então Fazenda Cachoeira(foto), fica localizada no Distrito de Cruzeirinho, na divisa do município de Icó e Jaguaribe.
Além de ser uma das maiores do estado do Ceará em extensão territorial, possui inúmeras residências populares, açudes, escolas, plantio diversificado, criação de bovinos e caprinos.
Atualmente, chama-se Assentamento Chico Mendes, onde centenas de famílias de camponeses foram assentadas e vivem em regime comunitário, sendo observados pelo INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
|
Assinar:
Postagens (Atom)