quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
MERGULHO DE ESPERANÇA!
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Lei impede novos prefeitos de realizar contratações e aumento de despesas em 2021
Os prefeitos eleitos e diplomados que se preparam para assumir o mandato terão que mudar os planos sobre muitas promessas e compromissos assumidos na campanha eleitoral de 2020. A maioria dos novos gestores não atentou ou não quis, antes das promessas ganharem a propaganda eleitoral, para uma lei que os impede de executar planos com repercussão nos cofres das prefeituras em 2021.
A barreira para execução de muitas medidas é legal: uma lei aprovada em maio deste ano pelo Congresso Nacional impede a União, os Estados e os municípios de realizarem qualquer contratação, reajuste ou reforma administrativa que gere aumento de despesa. A norma faz parte do texto da Lei Complementar 173, que instituiu o programa federal de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
O congelamento de vagas e salários foi a contrapartida a um alívio financeiro de R$ 125 bilhões e à suspensão de pagamentos da dívida com a União. A medida pode até ser reavaliada ainda neste ano, mas pelo texto aprovado, vale até 31 de dezembro de 2021 e começa a tirar o sono de muitos dos novos prefeitos.
Pandemia muda tradicional festa do Senhor do Bonfim, em Icó
O anúncio foi feito pelo frei Cassiano, em coletiva na manhã deste sábado (19), no santuário do Senhor do Bonfim. O religioso expressou condolências e sentimentos às famílias que perderam parentes pela Covid-19.
Mudança
De acordo com frei Cassiano, após reuniões com autoridades do Estado e do Município, ficou descartada a procissão com o público. Anualmente o cortejo reúne cerca de 20 mil devotos vindos de várias partes do Brasil. No tradicional momento, a imagem do santo desfilava pelas ruas da cidade, indo até à igreja do Senhor do Bonfim, onde aconteciam a queima de fogos, no dia primeiro.
Em meio ao alto índice de infectados e o temor de uma segunda onda da doença, o frei pediu "paciência e compreensão" dos fiéis. Em 2020, as novenas serão realizadas na parte externa do santuário até o dia primeiro, obedecendo às medidas da vigilância sanitária, todos de máscara e com o uso de álcool em gel, além do distanciamento.
Será feito um isolamento no Santuário para acomodação dos devotos nos novenários. O local ficará aberto para visitação dos devotos e será higienizado. A festa completa 271 anos em 2020.
Casos
Conforme dados da plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizados na manhã deste domungo, o município de Icó contabiliza 2.637 casos positivos de Covid, com 2.422 recuperados e 42 óbitos.
Foi uma voz firme em defesa dos cidadãos icoenses; o Icó perde um homem temente a Deus, íntegro, sensível à causa popular e de elevado espírito público!
domingo, 20 de dezembro de 2020
MORRE NACÉLIO CAVALCANTE EM ICÓ
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
VEREADOR KAILTON DA SUCAM PASSA A APOIAR GESTÃO LAÍS NUNES
A decisão do parlamentar tornou-se pública em uma reunião com a bancada do PDT.
Bancada do PDT de Icó fecha apoio a Fernando Nunes para presidente da Câmara
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
VEREADOR ELISEU AMÂNCIO DE VOLTA À CÂMARA DE ICÓ
O servidor público federal, Eliseu Amâncio, está de volta à Câmara Municipal de Icó.
Amâncio foi vereador de 2013 a 2016. Em 2016, embora com expressiva votação, ficou na suplência, mas assumiu praticamente todo o mandato, com os pedidos de licenças para assumirem secretárias municipais dos vereadores Geraldo Sabino e Didi de Cilon.
Assumiu a liderança da prefeita Laís Nunes no parlamento municipal, onde teve relevante destaque, conseguindo sua eleição com 1.051 votos no último pleito de 15 de novembro de 2020.
COLETIVA DE IMPRENSA COM O FREI CASSIANO
A coletiva tem por objetivo esclarecer publicamente, diante da pandemia do Covid-19 e seus riscos, acerca das "Novenas e da Procissão" nas festividades religiosas do Senhor do Bonfim que ocorrem no mês de dezembro de cada ano no município.
Apenas os profissionais da imprensa poderão se fazer presentes.
EM FORTALEZA: CARLOS SILVA ESTREIA "MOMENTO POLÍTICO" NA CIDADE AM
O programa Momento Político foi ao ar na última segunda-feira,
14, na grade de programação da Rádio Cidade AM 860, de Fortaleza. Coordenado pelo
radialista Carlos Silva, o projeto tem grande reconhecimento no Estado, por
sempre discutir com responsabilidade assuntos ocorridos no cenário político
cearense.
No dia 1º de
novembro deste ano, o programa completou 30 anos ininterruptos no ar, sendo
cerca de 20 anos com execução na Rádio Assunção.
- “Agora,
estamos de volta à Cidade AM 860, fazendo o que sempre fizemos: radiojornalismo
de verdade, com qualidade e responsabilidade”, destacou Carlos Silva.
O Momento
Político terá início sempre às 14 horas e, além da frequência 860, poderá ser
acompanhado através da internet.
Carlos
Silva, também, é mantenedor de um grupo de WhatsApp de prestígio, que reúne
vários formadores de opinião e integrantes da classe política no Ceará, que
leva o mesmo nome do programa de rádio.
(Roberto Moreira com Sobral de Prima).
DIPLOMAÇÃO DOS ELEITOS EM ICÓ, UMARI E ORÓS SERÁ PELA MODALIDADE VIRTUAL
O Tribunal Regional Eleitoral - TRE do Ceará, decidiu que a diplomação dos eleitos nas últimas eleições - prefeitos, vices e vereadores - ocorrerá pela modalidade virtual.
O juiz eleitoral titular da 15a. zona, Dr. Ramon Cruz, irá informar aos representantes das coligações o dia, hora e qual link será transmitido ao público a diplomção.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
PATRÍCIA AGUIAR SE DESPEDE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ
Um amante do Icó!
O tempo que agora nos envolve!
Famílias de Icó preservam tradição de montar presépios
A influência comercial e a troca de presentes acabam afastando o sentido religioso do Natal. Mas em uma das cidades mais antigas do sertão cearense, Icó, na região centro-sul do Estado, famílias mantêm a tradição de montar presépios neste mês para lembrar e celebrar o nascimento de Jesus Cristo.
Na casa da artista plástica Nailê Duarte, a lapinha toma conta de parte da sala de visitas. As imagens do menino Jesus no presépio, José, Maria, os três reis magos e a formação de uma pequena vila, com anjos, animais e outros personagens embelezam o espaço e criam um clima de paz.
O presépio recebe luzes coloridas e brilhantes. “Aqui mantemos a tradição da família”, reforça Nailê Duarte. “Não há sentido um Natal sem paz, sem amor entre as pessoas e sem se lembrar do Menino Deus”.
O clima natalino está espalhado por outros espaços da casa da artista plástica. A montagem contagia as crianças. Davi Lucas Duarte, um dos netinhos, ajuda na montagem da lapinha. Aos sete anos já se diz devoto de senhor do Bonfim e aprendeu com a avô a importância desse período afirmando que “é de muita alegria e rezo pela nossa paz e pela nossa saúde”.
Maria Clara Braga, 5 anos, fez uma lapinha “só para mim porque vi que minha vó fez a dela e queria uma também”. A menina lembrou que a bisavó já montava lapinha. “Coloquei os animais, os anjinhos e o menino Deus”.
No centro histórico de Icó, muitos moradores se dedicam ao trabalho de montar as ornamentações natalinas em cada casarão da época colonial. Outra tradição também mantida, embora por poucas pessoas, é plantar arroz em pequenas vasilhas que servirão para ornamentar as lapinhas quando germinarem.
Josileide Almeida, professora aposentada, lembra que, desde os sete anos, via a mãe montar a lapinha. “Até hoje mantenho a tradição, mas sempre renovando e no dia da festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) planto o arroz para usar na decoração do presépio e celebrar a vida com alegria”.
Esses locais viram atração, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos deixaram de ser enfeitados neste ano, como a casa do aposentado Luiz Gonzaga, que era um dos atrativos da cidade.
Os tradicionais casarões estão fechados para receber o público por conta da pandemia, mas a tradição de celebrar o Natal em família permanece viva.
Capela do Socorro
Uma das mais tradicionais lapinhas de Icó é montada na capela do Socorro, que fica atrás da igreja matriz de Nossa Senhora da Expectação. São milhares de peças: camponeses, pastores, a mulher rendeira, animais, réplicas de casarões antigos da cidade, que compõem o cenário. “Lembramos o Icó antigo na homenagem ao nascimento de Jesus Cristo”, disse um dos montadores, o comerciário Marciano Tavares.
O monsenhor Afonso Queiroga lamentou que “as festas com muita comida, bebida, os preparativos, preocupações com presentes, roupas e cabelos ocupem mais espaço do que a celebração do nascimento de Jesus Cristo”.
O religioso reforçou o apelo para os cristãos pedindo que “façam momento de oração, de agradecimento e entendam o significado da chegada de Jesus Cristo para a humanidade”.
(DO DIÁRIO DO NORDESTE).
Atenção, artistas, fazedores culturais e população icoense!
Nos próximos dias, a Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico do município dá início ao ciclo de apresentações do Projeto Tardezinha da Ribeira.
Do Portal Icó News: Icó ganha novo sacerdote e primeiro Frade Carmelita
No dia dedicado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Icó ganhou um novo sacerdote e o primeiro Frade Carmelita: Frei Carlos André Bezerra. Frei André, 30 anos de idade é icoense, filho de Maria Lúcia Bezerra de Lima e Manoel Xavier de Lima (falecido).
O frade Ingressou no Postulando da Ordem do Carmo em 2012, em Mogi das Cruzes (SP) e, no ano seguinte, foi para o Noviciado, em Belo Horizonte (MG), onde cursou filosofia na Faculdade Jesuíta. Já o curso de Teologia, o religioso cursou na Faculdade de São Bento (SP). Em 2019, realizou sua Profissão Solene dos Votos de Pobreza, Castidade e Obediência, na Ordem do Carmo, na Igreja da Ordem Primeira de Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP). Atualmente realiza sua missão em Belo Horizonte como delegado para a Ordem Terceira do Carmo.
O lema escolhido para a ordenação sacerdotal é retirado do Livro do Evangelista São Matheus que nos descreve o olhar de compaixão que o Cristo teve ao contemplar a multidão cansada como ovelhas sem pastor e o autor sagrado nos diz que Ele "Encheu-se de compaixão." (Mt 9, 36) Cristo enxerga nossas misérias, nossas dores mais profundas e lança um olhar de compaixão, entregando a própria vida para resgatar a ovelha perdida e conduzir a extraviada ao aprisco seguro.
Frei André, celebrará sua primeira missa em Icó no dia 12 de dezembro, na Matriz de Nossa Senhora da Expectação, dentro do calendário de novenas da Padroeira da cidade.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
EX-DEPUTADO NETO NUNES TESTA POSITIVO PARA O COVID-19
É NESTA SEXTA-FEIRA EM ICÓ
O Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura de Icó inauguram nesta sexta-feira (4) a Praça Mais Infância do município, através de live nas redes sociais @governodoceara, às 16h.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
ORIEL NUNES FILHO VOLTARÁ À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O jovem agropecuarista e fisioterapeuta icoense, Oriel Nunes Filho(PDT), concorreu à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 2018, quando obteve cerca de 40 mil votos naquele pleito.
Embora com expressiva
votação, Oriel Nunes Filho restou na terceira suplência, à época, mesmo sendo
mais votado do que alguns parlamentares eleitos por consequência do quociente
eleitoral e coligações partidárias.
Assumiu o mandato, por
alguns meses, na licença para fins particulares do Deputado Osmar Baquit.
NOVA
COMPOSIÇÃO
Com as mudanças na composição da Assembleia Legislativa do
Ceará decorrentes das eleições deste ano, ocorrerão mudanças em sua composição
partidária no período 2021/2022.
Nestas eleições, foram eleitos prefeitos os deputados
estaduais José Sarto(PDT – Fortaleza), Vítor Valim(Pros – Caucaia), Bruno
Gonçalves(PL – Aquiraz), Nezinho Farias(PDT – Horizonte) e Patrícia Aguiar(PSD
– Tauá).
Com isso, serão empossados os suplentes Manoel Duca(PDT),
Toni Brito(Pros), Gordim Araújo(Patri), Lucílvio Girão(PP) e Davi de Raimundão(MDB),
respectivamente.
Com esse quadro novo, pós eleições, a partir de janeiro de
2021 Oriel Nunes Filho deverá ficar na primeira suplência e assumir o mandato
imediatamente, tendo em vista que o Deputado José Albuquerque foi nomeado pelo
Governador Camilo Santana, Secretário Estadual das Cidades.
Oriel Nunes Filho é o quarto membro da família Nunes que representará
o Icó e o Vale do Salgado na Assembleia Legislativa. Já passaram pela casa
legislativa cearense o seu pai, Oriel Nunes; o seu irmão, Neto Nunes e a sua
cunhada Laís Nunes, reeleita prefeita de Icó nas eleições municipais findas.
Domingos Filho comemora o resultado das eleições 2020; PSD é a 2ª maior força política do Ceará
O grupo liderado pelo ex vice-Governador do Estado, Domingos Filho(PSD), retomou prefeituras importantes, conquistou reeleições e elegeu novos candidatos em diversas cidades do Ceará. De acordo com levantamento do site de notícias UOL, o partido recebeu no Estado 1,88 milhão de votos para prefeito, sendo também o segundo em termos de população dos municípios conquistados – 6,43%, ou o equivalente a quase 600 mil pessoas.
Em Tauá, a deputada estadual e ex-prefeita Patrícia Aguiar foi eleita com 48,91% dos votos. No segundo maior colégio eleitoral do Estado, Caucaia, o atual prefeito Naumi Amorim (PSD) foi para o segundo turno com 40,93% dos votos válidos. Em Iguatu, o atual prefeito Ednaldo Lavor foi reconduzido ao cargo por mais quatro anos.
Os números de candidatos do PSD que pleiteavam o cargo de vereador foram expressivos: 944 homens e 489 mulheres concorreram em todo o Estado. A sigla elegeu 26 prefeitos, 25 vice-prefeitos e 294 vereadores no Ceará.
A representatividade feminina também aumentou. O partido passa de três prefeitas para sete: Barreira – Dra. Auxiliadora; Ibaretama – Elíria Queiroz; Itapajé – Dra. Gorete; Jati – Monica Mariano; Quiterianópolis – Dra. Priscila Barreto; Solonópole – Ana Vládia; e Tauá – Patrícia Aguiar.
Domingos Filho analisa o pleito como positivo. De acordo com os números, os candidatos que concorreram pelo PSD comprovam a relevância, força e legitimidade do partido, o que eleva a representatividade da legenda no Ceará em âmbito nacional. “Nossa base teve um reforço significativo na estruturação para os próximos quatro anos. Agradeço cada voto na legenda. Temos desafios pela frente, principalmente, no controle da pandemia da covid-19, mas seguimos confiantes com os resultados das eleições municipais. Agora, vamos continuar firmes e já de olho em 2022”, afirmou.
(POR WILRISMAR HOLANDA).
LAÍS NUNES SE FORTALECE COM REELEIÇÃO TRANQUILA EM ICÓ
Laís Nunes(PDT) venceu as eleições municipais em Icó com o maior índice estatístico da história política da cidade e de maioria sobre os outros três concorrentes no pleito: 55,17%.
Ao invés de ataques, a
prefeita icoense fez novamente – assim como em 2016 -, uma campanha propositiva,
de prestação permanente de suas ações, projetos e obras espalhados em todo o
município.
“A oposição não entendeu
que vivenciamos um novo momento. O povo não aceita mais baixarias, fake news e
agressões em rádio. Quem utilizou desse expediente vil, perverso e de ódio,
saiu derrotado vergonhosamente nas eleições”, ressaltou Gildomar Gonçalves.
MAIORIA
Além de ter sido reeleita para
mais quatro anos a frente do Palácio da Alforria, a prefeita elegeu onze(11) vereadores da bancada de quinze(15) que compõem o Legislativo Municipal Icoense.
Foram 11.558 de maioria
para o segundo colocado e 12.435 para o terceiro.
Reunião de planejamento define festividades do Senhor do Bonfim deste ano
Diplomação dos eleitos em Icó!