(Peça teatral apresentada no Teatro da Ribeira dos Icós).
Laços Incandescentes é uma ficção baseada em fato real que foi repassado na oralidade e narra o impossível amor entre os irmãos Bernardo Duarte Brandão, o Barão do Crato, e Maria do Rosário, a caçula da família.
Também faz referência à luta abolicionista e fatos da época.
Laços vem trazer o conhecimento de nossa história e de nossas lendas, resgatando nossa memória e consciência do nosso rico patrimônio.
Sinopse:
Em “Laços”, o tempo é o veículo que nos permite guiar a uma profunda reflexão de nossa Consciência e de nossa História. E, sobretudo, a um mergulho em nossa alma.
O Espetáculo é contado á partir das lembranças de Dona Maria do Rosário e acontece na cidade de Icó/CE, em meados do Século XIX e início do Século XX.
Assim, 40 anos depois da morte de Bernardo, Barão do Crato, sua irmã Rosário volta ao antigo e abandonado sobrado para vendê-lo.
Ao rever o sobrado e alguns móveis que restaram, viaja ao remoto passado e revive seu drama de amor impossível, sua doce e triste história de amor com seu irmão que não podendo se realizar sublimaram seus sentimentos num pacto de renúncia, num laço de fidelidade eterna.
O Espetáculo também aborda a escravidão, pelo personagem abolicionista Dr. Leônidas, além de brincar com o tempo, mostrando imagens de fatos atuais, através de projeções, para pontuar determinados trechos da peça.
A Performance Teatral que antecede e encerra o Espetáculo faz a conexão da escravidão do passado com a escravidão contemporânea, criticando nosso contexto político e social.
(Por Acácio de Montes, artista e teatrólogo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.