A formalização, com
assinatura do convênio por gestores de 30 municípios, acontecerá no próximo dia
14, em reunião na Vice-Governadoria, precedida de debate sobre o funcionamento do Consórcio.
Dando
continuidade ao processo de constituição do Consórcio de Governança Cooperativa
para Políticas Públicas de Convivência e Desenvolvimento dos Municípios do
Semiárido Cearense, será realizado, na próxima segunda-feira, 14 de abril, o
momento de formalização da iniciativa, com a assinatura do convênio com os
gestores dos 30 municípios participantes.
A reunião
acontecerá, a partir das 9h, na sede da Vice-Governadoria do Ceará – Av. Dr.
José Martins Rodrigues, 150, bairro Edson Queiroz.
A
proposta do evento é, além de proporcionar a assinatura dos termos de adesão,
ser uma reunião de instalação do Consórcio, através da promoção de debates
específicos sobre as linhas de atuação da iniciativa e da troca de experiências
e opiniões sobre as ações que devem ser priorizadas. A ideia de criação do
Consórcio partiu da necessidade de viabilizar a inserção do ser humano como
centro de convergência e os recursos hídricos como fio condutor dos seus
objetivos e finalidades.
A
iniciativa tratará das especificidades sociais, econômicas e ambientais do
semiárido cearense de forma holística, focada no planejamento, na articulação,
ação, na cooperação técnica e científica. O Consórcio abrangerá municípios,
situados nos Sertões de Crateús, dos Inhamuns e Sertão Central, além do
município de Acopiara, no Centro Sul.
A
ideia inovadora e pioneira trata da convivência e não apenas da sobrevivência
da população do semiárido. O Consórcio irá trabalhar as questões e
consequências climáticas de forma preventiva, com uma equipe técnica para
realizar estudos e compor o perfil de cada município.
Já ocorreram duas
reuniões e a ideia partiu de um primeiro encontro do vice-governador
Domingos Filho com alguns prefeitos das regiões contemplatas, surgindo de
discussões sobre possíveis iniciativas para convivência com o semiárido e as
dificuldades de administrar esses municípios diante das recorrentes secas.
Blog do Roberto Moreira.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.