sábado, 12 de abril de 2014

Consórcio: 30 municípios assinam convênio na Vice-governadoria do Ceará.




A formalização, com assinatura do convênio por gestores de 30 municípios, acontecerá no próximo dia 14, em reunião na Vice-Governadoria, precedida de debate sobre o funcionamento do Consórcio.
Dando continuidade ao processo de constituição do Consórcio de Governança Cooperativa para Políticas Públicas de Convivência e Desenvolvimento dos Municípios do Semiárido Cearense, será realizado, na próxima segunda-feira, 14 de abril, o momento de formalização da iniciativa, com a assinatura do convênio com os gestores dos 30 municípios participantes.
A reunião acontecerá, a partir das 9h, na sede da Vice-Governadoria do Ceará – Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150, bairro Edson Queiroz.
A proposta do evento é, além de proporcionar a assinatura dos termos de adesão, ser uma reunião de instalação do Consórcio, através da promoção de debates específicos sobre as linhas de atuação da iniciativa e da troca de experiências e opiniões sobre as ações que devem ser priorizadas. A ideia de criação do Consórcio partiu da necessidade de viabilizar a inserção do ser humano como centro de convergência e os recursos hídricos como fio condutor dos seus objetivos e finalidades.
A iniciativa tratará das especificidades sociais, econômicas e ambientais do semiárido cearense de forma holística, focada no planejamento, na articulação, ação, na cooperação técnica e científica. O Consórcio abrangerá municípios, situados nos Sertões de Crateús, dos Inhamuns e Sertão Central, além do município de Acopiara, no Centro Sul.
A ideia inovadora e pioneira trata da convivência e não apenas da sobrevivência da população do semiárido. O Consórcio irá trabalhar as questões e consequências climáticas de forma preventiva, com uma equipe técnica para realizar estudos e compor o perfil de cada município.
Já ocorreram duas reuniões e a ideia partiu de um primeiro encontro do vice-governador Domingos Filho com alguns prefeitos das regiões contemplatas, surgindo de discussões sobre possíveis iniciativas para convivência com o semiárido e as dificuldades de administrar esses municípios diante das recorrentes secas.

Blog do Roberto Moreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.