sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PARA TODOS!


Termina hoje em Icó Festival de Cultura.


Termina hoje, 30, na cidade de Icó, na região Centro-Sul, o I Festival da Cultura Icoense.
     
A programação de ontem (29)  foi a exibição do filme “Icó – O Dilúvio do Salgado”, com direção da Coletiva Oficina Cine SESI, através do projeto “Cine dos Icós”.
Ontem também, teve os shows de Márcio Fernandes & Iran Barley, Salgadinho e Marquinhos dos Teclados e Janne Kely Andrade, se revezaram no palco do Icozeiro, levando interpretando sucessos da MPB. 


Na ocasião, ainda houve o show do artista Bruno Kaoss, lançando seu CD “Fogo Fátuo” e a apresentação do grupo de dança Fênix, com músicas regionais, como xaxado e baião.


Hoje, a abertura da programação será feita com a palestra ”Prevenção ao Uso e Tráfico de Drogas”, ministrada pelo presidente do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Campo Limpo, em São Paulo, Manoel Humberto Luís Moreira.  
Depois, o passado e atualidade se cruzarão ao som dos artistas Daniel Angelim e Tico Preto “No Túnel do Tempo”, Jônatas Weima & Convidados ao som do sax e Pedro Lucca Cândido, com o show “Flagrando-me Disperso”. 
Haverá ainda exposição de artes plásticas.
Mais de mil pessoas já passaram pelo Centro de Arte e Cultura prefeito Aldo Marcozzi Monteiro (antiga Casa de Câmara e Cadeia). Riso, choro, espanto, empolgação, estes foram alguns dos sentimentos experimentados para quem assistiu às apresentações do festival, que começou no último dia 18.
A programação do evento inclui apresentações de teatro, dança, música, leitura dramatizada, poesia, cantoria, além das exposições que apresentaram literatura, pintura, escultura, desenho e outras manifestações artísticas.
FESTIVAL DA CULTURA - O I Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) e da Associação Cultural e Artística Icoense (Acai).
Por Honório Barbosa.

FORRÓ DAS ANTIGAS NO KANEKÃO!


HOJE EM ICÓ (30\12), ÀS 23H, TEM "FORRÓ DAS ANTIGAS" NA CASA DE SHOW KANEKÃO, NA AVENIDA JOSEFA NOGUEIRA MONTEIRO, COM ELIANE, A “RAINHA DO FORRÓ”.

O CAFÉ DA MANHÃ DA OPOSIÇÃO!



O ex-prefeito de Icó, Jaime Júnior (DEM), juntamente com os três vereadores que formam a bancada da oposição, Ítalo da Paz, Maria do Cal e Gilberto Barbosa, chamaram os seus amigos e correligionários, para um “café da manhã”, hoje (30\12), no Buffet Casagrande, no centro histórico icoense.

Foi registrado um número expressivo de pessoas.

O radialista Rubens Brasil, cotado para formar a chapa majoritária na condição de Vice-Prefeito, nas eleições de 2012, estava presente, porém, manteve a opinião de ser candidato a prefeito de Icó.

Dizem, que na verdade, que Brasil será o segundo na composição liderada por Jaime Júnior.

O jogo da política, agora, começa a se definir.

DO BLOG DO RUBENS BRASIL. (SANTUÁRIO DO SENHOR DO BONFIM).


MAIS FOTOS DESTA QUINTA-FEIRA À NOITE EM ICÓ.

                               DOM MAURO E DOM JOÃO NO "SANTUÁRIO


                                RUBENS BRASIL
                               DECRETO DIOCESANO Nº019/2011

UM DIA HISTÓRICO PARA ICÓ. 29 DE DEZEMBRO 2011. A IGREJA DO SR. DO BONFIM PASSA A SE CHAMAR "SANTUÁRIO DO SR. DO BONFIM"












A BANDA BOA DO ICÓ!

Banda Municipal de Icó, com a regência do maestro Bonfim, nosso conterrâneo, filho do saudoso e querido Willian Rolden. Muito bacana.

E NA RIBEIRA DOS ICÓS...

Na virada de ano, duas bandas de forró animam os brincantes e haverá ainda show com o cantor Rick Sollo, que formava dupla com Renner.

DO ICÓ É NOTÍCIA.


Icozeiro em imagens [Parte I]








* Fotos dos primeiros dias do I Festival da Cultura Icoense, o Icozeiro, no Centro de Arte e Cultura prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, a antiga Casa de Câmara e Cadeia

DO ICÓ É NOTÍCIA.


Igreja torna-se Santuário do Senhor do Bonfim nesta quinta [29]

Após 262 anos de construída, a Igreja do Senhor do Bonfim, construída em 1749, irá tornar-se Santuário nesta quinta-feira [29], durante realização da 7ª noite do novenário.

O fato, que será oficializado com a presença do bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, e diversas autoridades eclesiais que estarão presentes no evento.

SANTUÁRIO - A nova denominação para o tempo bissecular de Icó acontece em razão da importância do festejo religioso, que é considerado o terceiro maior do Estado, atrás apenas de Padre Cícero [Juazeiro do Norte] e São Francisco de Assis [Canindé], além de ser um evento antigo, da época do Ceará Provincial, e registrar mais fieis que os festejos da padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação.

A mudança é realizada em razão da Igreja ser "digna de apreço pelas relíquias que contém e pela afluência de devotos ou sinais visíveis de grandes graças daí obtidas." Essa definição é encontrada em alguns sites religiosos que apontam este o motivo de tal condecoração.

A nova nomenclatura torna a Igreja do Senhor do Bonfim, que venera o Cristo Crucificado, no mesmo patamar do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil, localizado em São Paulo.

A expectativa de comunidade local é de que uma grande quantidade de pessoas se faça presente no evento religioso, superando a média da presença nas novenas, que registram um bom número de fieis.

Vida longa ao Frei Rogério.

Frei Rogério, pároco do Icó, está no coração dos Icoenses. Transmite fé, paz, amor e segurança. 

Passou 8 anos em Moçambique, na Africa, cuidando daquele povo sofrido. 

Em Icó, está trazendo de volta à Igreja Católica, muitos que foram abandonados e que já não acreditavam nas arcaicas pregações de então. 

Réveillon popular em Icó, Iguatu e Várzea Alegre.



Na região Centro-Sul, haverá show popular para comemorar a chegada de 2012, nas cidades de Icó, Iguatu e Várzea Alegre.
        
Em Iguatu, após a celebração de tradicional Missa da Paz na Praça da Matriz de Senhora Sant’Ana, acontece show pirotécnico e em seguida forró com animação de duas bandas locais, Pele Morena e Pegada de Solteiro.
         
Em Várzea Alegre, os organizadores do Réveillon prometem muita animação com show pirotécnico no Parque Cívico de São Raimundo Nonato com duração de 10 minutos e depois festa animada pela Kokitel do Forró. O evento deve reunir cerca de 10 mil brincantes.
         
A cidade de Icó já vive o clima de festa religiosa em louvor ao Senhor do Bonfim, que atrai centenas de visitantes. Há também uma programação profana, com shows no Largo do Théberge, centro histórico. Na virada de ano, duas bandas de forró animam os brincantes e haverá ainda show com o cantor Rick Sollo, que formava dupla com Renner.

(DN Centro Sul).

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Conheça mais sobre o Mercado Municipal.


Os antigos mercados públicos cearenses apresentam um arranjo espacial característico, quase imutável. Invariavelmente de planta quadrada, têm lojas que conformam o anel periférico externo, comunicadas ao exterior por aberturas encimadas por arcos plenos ou ogivais.

No centro das quatro fachadas, as entradas principais, cujos eixos conformam uma cruz. Internamente, uma varanda demarcada por colunata define o pátio central, onde, no mais das vezes, se fazia o comercio da carne.


O método construtivo é a alvenaria portante de tijolos de barro cozidos e as cobertas em telhas cerâmicas e madeiramento em carnaúba, palmeira nativa.

É assim nos de Icó e Aracati e, principalmente no de Aquiraz, “uma das obras mais importantes da arquitetura popular do país”, segundo o professor Arq. José Liberal de Castro.

O Mercado de Icó, com sua arquitetura neogótica típica do último quartel do século XIX, foi longamente ansiado pelos habitantes da cidade, já que era por eles considerado “a primeira e mais palpitante necessidade desta localidade”. Iniciado em 1874, foi concluído poucos anos após, constituindo-se em equipamento à altura da vocação comercial da velha urbe, em pleno apogeu da economia algodoeira.

O telhado inclina-se da platibanda na direção do pátio e repousa sobre colunas eu o circundam. As falsas bandeiras nos vãos ogivais formam desenhos imitando caixilharia de vidro. Seu portão principal destaca-se pelo arco em ogiva de maiores dimensões, feito em ferro.

(Por Afonso Altino).

VISITA ILUSTRE!



Recebi, com imensa alegria hoje em nossa residência, o historiador e homem cheio do Espírito Santo de Deus, AFONSO ALTINO.

Afonso conta a nossa história com amor e entusiasmo que emocionam quantos tantos o ouve.

Ele, agora, criou o seu blog nas redes sociais e, é esperado para breve, o lançamento de seu livro que “contará a história da Terra dos Icós e de sua gente”.

Endereço do historiador na internet: WWW.AFONSOALTINO.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO ICÓ.


Sobrado do Dr. Luiz Gonzaga Teixeira e família. Homem sensível, a reforma feita recentemente, respeitou todas regras históricas e legais. Fica localizado na Av. Ilídio Sampaio.

LARGO DO THEBERGE - ICÓ\CEARÁ.


LARGO DO THEBERGE - ICÓ\CEARÁ.


LARGO DO THEBERGE - ICÓ\CEARÁ.


Icó celebra Senhor do Bonfim com fé e emoção.

No novenário, número de fiéis dobrou em relação ao ano passado
Com fé e emoção, católicos da cidade de Icó, distante 360 km de Fortaleza, localizada na região Centro Sul, celebram até o próximo dia 6 de janeiro, a Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). É uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará, iniciada há 262 anos, quando a imagem do santo, esculpida em madeira, vinda de Portugal, chegou ao município. No próximo sábado, dia 31, termina o novenário, e  no domingo, dia 1º de janeiro, a partir das 17 horas, haverá a tradicional procissão, com o andor do santo, que deve reunir cerca de 20 mil fiéis no centro histórico.   



Os devotos se espalham do santuário até o Teatro da Ribeira dos Icós, cantam e rezam em louvor a Jesus Cristo Crucificado. A cada ano, a tradição é mantida com fervor e devoção. “A festa está mais organizada”, disse a missionária, Maria do Socorro Alexandre. 

“É uma das maiores celebrações religiosas do Ceará”, observou o promotor de Justiça, Leydomar Pereira, que participa de todas as novenas.


Neste ano, o tema do novenário é ‘Perdoados e amados pelo Senhor do Bonfim’. As novenas têm celebração campal, ao lado do santuário, no Largo do Thebérge, centro histórico da cidade. O número de fiéis dobrou em relação ao ano passado, segundo os organizadores da festa religiosa. O motivo é a presença de três frades carmelitas desde fevereiro passado, que motivam os devotos, fazem peregrinação nos bairros e nas comunidades rurais.

 DEVOÇÃO.
A devoção ao Senhor do Bonfim é tradicional no município. A participação dos devotos supera o número dos que comparecem à festa da padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação, realizada no período de 9 a 18 de dezembro. Durante dez dias, os devotos homenageiam o santo. A demonstração de fé começa cedo. Diariamente às 4h30 da madrugada os fiéis realizam caminhadas para os bairros. À noite, celebram novenas, cujos pregadores são padres convidados da diocese de Iguatu.


Na quarta noite de novena, na segunda-feira, passada, o padre Anastácio Ferreira, falou sobre a importância da fé ser vivenciada na comunidade. “Deus Pai fez seu filho, Jesus, gente, que viveu em comunidade, que é o Senhor do Bonfim, a quem nós devemos seguir os seus ensinamentos ao longo de toda nossa vida”, frisou.

O frei Rogério Severino de Lima, pároco do Santuário do Senhor do Bonfim, após viver por quase oito anos em Moçambique, na África, chegou a Icó, em julho passado e organiza pela primeira vez a festa, ao lado de outros frades carmelitas. “É um momento de grande vivência religiosa, da experiência da fé desse povo, de uma tradição de quase três séculos”, observou. “É um momento de compromisso, de confraternização na comunidade católica da região”.
No dia 1º, haverá celebração de missa solene de encerramento do novenário às 9 horas, presidida pelo bispo da diocese de Iguatu, dom João Costa, e a partir das 5 horas da tarde começa a procissão com a condução do andor do santo pelas ruas da cidade. Muitos fiéis pagam promessas caminhando descalços e com pedras na cabeça. É o momento de maior concentração de católicos, cerca de 20 mil. “A minha expectativa é enorme para esse momento, que é de bênção para o ano que se inicia”, disse frei Rogério Lima.
A caminhada é encerrada com a queima de fogos e de bombas por cerca de cinco minutos. Provoca um barulho imenso, que atrai pagadores de promessas e devotos que se posicionam para assistir ao espetáculo de explosões sucessivas no Largo do Thebérge. “A festa em louvor ao santo é a expressão da fé da comunidade local marcada por intensa devoção e esperança em dias melhores”, disse o bispo, dom João Costa, da diocese de Iguatu.
(Por Honório Barbosa - jornalista.)

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Filho da deputada Mirian Sobreira (PSB) banca jogatina em Sobral, no Ceará


O noticioso fantástico, programa de grande audiência da Rede Globo de Televisão, repercutiu domingo passado as ações nefastas de jogos de azar, espalhados sem controle em todo o Brasil, que se desenvolvem desde a manipulação dos resultados, sonegações fiscais e corrupção.
        
No Estado do Ceará, mais precisamente na cidade de Sobral, recentemente, o Ministério Público Federal – MPF moveu Ação Civil Pública, com pedido de Medida Cautelar, sob no. 3532-92.2010.4.05.8103, contra R.A. PROMOÇÕES LTDA (Trevo do Norte), que tem como sócio-proprietário, Marlon Marcelo Rodrigues Sobreira, filho da Deputada Estadual Mirian Sobreira (PSB).
         
Além da Ação Civil Pública, tramitam também três ações de execução fiscal e, uma Ação Penal, cujo objetivo é proibir em definitivo a comercialização dos jogos de azar, sorteios, incluindo os bingos e as loterias, promovidas pelo R.A. PROMOÇÕES LTDA - Trevo do Norte, da família Sobreira. Quanto à ação penal, no exarar final, poderá levar o proprietário da jogatina a prisão.
        
 A ação desencadeada contra os jogos de azar em Sobral levou a Polícia Federal – PF, instalada no município, a fazer várias apreensões de computadores, documentos, objetos que eram utilizados para os sorteios, inclusive, com a oitiva do chefe do esquema, Marlon Marcelo Rodrigues Sobreira.
         
Tentado burlar a lei, Marlon Sobreira, em data posterior ao ajuizamento da ação referida, quis alterar o contrato social para fins de inclusão de atividade de distribuição de títulos de capitalização, o que não foi aceito como defesa pela Justiça Federal de Sobral.
         
A Ação Civil Pública encontra-se pronta para sentença desde novembro de 2011, na área civil e, no âmbito penal, os Sobreiras ainda estão respondendo pelos diversos crimes apontados na inicial do Ministério Público Federal – MPF, que afirma categoricamente, “que eles ferem o ordenamento jurídico com a prática nociva aos munícipes com a promoção de jogos de azar”.
         
Marlon Marcelo Rodrigues Sobreira, que se apresenta no processo como sócio-proprietário R.A. PROMOÇÕES LTDA (Trevo do Norte) e se qualifica como empresário é também lotado no Gabinete de sua mãe, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, Deputada Estadual Mirian Sobreira (PSB).  

Do Blog do Lindomar Rodrigues

sábado, 24 de dezembro de 2011

Lapinha gigante é atração em Icó.

Até o próximo dia 6 de janeiro, a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada nos fundos da igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, na cidade de Icó, transforma-se num grande presépio. É uma tradição que se renova a quase meio século. A lapinha atrai moradores que diariamente adoram e reverenciam o menino Jesus na manjedoura.

Icó é terra de forte religiosidade e também das coisas exageradas, reza a tradição histórica. As festas religiosas atraem milhares de devotos, suas ruas largas e praças imensas parecem influenciar os moradores em seus atos. O presépio instalado na capela do Socorro é uma mostra desse costume. Embora tenha começado pequeno, há quase 50 anos, hoje reúne três mil peças, distribuídas num espaço de quase 30 metros quadrados.

A montagem do presépio foi uma iniciativa do funcionário público federal, Almério Silva, agente administrativo do antigo Dner, que faleceu em 1996, aos 72 anos.

“Era um homem de forte religiosidade, havia sido seminarista e sentiu a motivação em montar um presépio para homenagear o nascimento de Jesus Cristo”, conta o comerciário e filho adotivo, Marciano Pereira Tavares. “Todos os anos ele se dedicava a fazer a montagem, com gosto e devoção”.

CONTINUIDADE.

Marciano cresceu vendo a lapinha ser montada. Após a morte do pai adotivo, sentiu-se impulsionado a dar continuidade ao trabalho. “É uma tradição que não pode morrer”, disse. Juntamente com o irmão, Márcio Tavares, distribuidor local de jornais, manteve o costume. A montagem do presépio dura uma semana. “Vale a pena”, disse Marciano. “É um trabalho que dá prazer”.

O presépio funciona diariamente das 7 às 11 horas e das 17 às 22 horas, mas há dias em que fica aberto até a meia-noite. Em meio aos milhares de personagens, está uma caixa de som que propaga a voz do locutor Cid Moreira, que faz a narração de passagens bíblicas. O sistema de som fica na casa de Marciano, distante 300 metros. Ele instalou um fio ao longo da rua. “Eu coloco cinco CD’s e deixo tocar direto”.

PEÇAS VARIADAS.

O presépio reúne peças variadas. Além dos tradicionais personagens, indispensáveis, dos reis magos e da família sagrada, há camponeses, pastores e milhares de animais de gesso e madeira. Bichos de várias espécies. Réplicas de casarões antigos do Icó, em madeira, compõem o cenário.

No teto, estão pendurados dezenas de anjos, bonecos de louças, vindos do Rio de Janeiro. Vestidos com roupas que reluzem a iluminação, as peças dão um toque especial. Representação de lagos, vegetação, pedras e areia formam a paisagem que remete à época do nascimento de Cristo, na antiga cidade de Belém, segundo a tradição cristã.

(Por Honório Barbosa)

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

ICÓ: ABERTURA OFICIAL DAS FESTIVIDADES DO SENHOR DO BONFIM.

Ontem (22\12), foi a abertura oficial das festividades religiosas do Senhor do Bonfim do Icó. 

Hasteamento da bandeira e as bênçãos dos automóveis e motocicletas. 

De parabéns os nossos Padres e colaboradores da fé, pois a cidade está bonita, a festa organizada, e muitos irmãos chegando de todos os quadrantes da federação. 

O hino do Senhor do Bonfim, como sempre, emocionou a todos.