Após festejar Nossa Senhora da Expectação, padroeira de Icó, os católicos do município agora se preparam para celebrar o novenário em devoção ao Senhor do Bonfim.
O ciclo de festas religiosas de Icó no mês de dezembro começa com a celebração de novenário em louvor à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, cuja data comemorativa ocorre no dia 8. Em seguida, os devotos dão início à Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Expectação, que foi encerrada neste domingo, com missa solene e procissão pelas ruas da cidade.
Agora, será a vez dos festejos em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Cristo Crucificado), que começam no próximo dia 23. O novenário reúne centenas de devotos e o ponto máximo da celebração é a tradicional procissão com a condução do andor do santo. A caminhada acontece no fim da tarde do próximo dia 1º de janeiro, com a participação de milhares de fiéis.
Procissão
No encerramento da procissão ocorre a tradicional queima de fogos, que dura cerca de cinco minutos e estremece o Largo do Thebérge, centro histórico da cidade. A festa é tradicional e é celebrada há mais de 260 anos.
A imagem chegou a Icó, vinda de Portugal, após desembarcar em Salvador na Bahia. Para o sertão cearense foi conduzida em lombo de animais, numa longa caminhada. Até hoje, a devoção dos católicos ao santo é marcada por forte fervor religioso.
Senhor do Bonfim não é o padroeiro de Icó, mas é a celebração que reúne o maior número de fiéis.
Na prática, o encerramento acontecerá no próximo dia 6, Dia de Reis, com a recolocação da imagem ao altar principal do santuário do Senhor do Bonfim. É a festa da subida da imagem do santo, que é adorado por uma multidão de fiéis.
(Por Honório Barbosa.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.