quarta-feira, 31 de agosto de 2011
REGISTRO: INAUGURAÇÃO DA SEDE DO MP EM IGUATU!
Orós comemora 54 anos de emancipação política.
Orós comemora 54 anos de emancipação política.
AGENOR NETO E EDILMO COSTA, JUNTOS, NO IGUATU FESTEIRO.
(FOTO: JOÃO ALENCAR, ADERILO FILHO, EDNALDO LAVOR, EDILMO COSTA, JOAB SOARES, AGENOR NETO E NELHO BEZERRA).
O Iguatu Festeiro, maior evento junino do nordeste, reuniu milhares de pessoas de todos os recantos da federação, no município de Iguatu (CE), na semana pretérita.
O evento reúne várias bandas de forró e artistas de nomes nacionais, como Elba Ramalho e Paula Fernandes, por exemplo, inclusive ocorre um grande festival de quadrilhas juninas, resgatando a nossa cultura popular nordestina.
Porém, além de muita animação, o Iguatu Festeiro congregou muitas lideranças políticas, locais e estaduais. Passou por lá, o Vice-Governador do Ceará, Domingos Filho; o Senador da República, Eunício Oliveira; o Deputado José Albuquerque e os Deputados Federais, Aníbal Gomes e Domingos Neto. Vários prefeitos e vereadores, do Ceará, prestigiaram o festival junino.
A TV Diário cobriu, ao vivo, o Iguatu Festeiro.
Igualmente ao grande movimento, o que mais chamou a atenção dos populares e curiosos, foi à presença do ex-prefeito de Iguatu, Edilmo Costa, junto do alcaide atual Agenor Neto e de seus correligionários.
A surpresa, na verdade, se deu apenas pelas divergências políticas e das disputas das últimas campanhas. Instado, sobre o assunto, Agenor Neto, foi taxativo: “só não aceito ao meu lado as pessoas que fazem mal ao Iguatu; que agridem a moral das pessoas, que torcem pela derrota da cidade”.
A resposta causou mais repercussões ainda no meio político, visto que Edilmo Costa é uma pessoa muito querida por todos, carismático e de bem com a vida.
Vem mais gente boa por aí para o lado do bem.
Esperem!
Inaugurada a nova sede das Promotorias de Justiça e DECON de Iguatu.
Inaugurada a nova sede das Promotorias de Justiça e DECON de Iguatu
Foi inaugurada nesta terça-feira, 30, a nova sede das Promotorias de Justiça e do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) em Iguatu. Os órgãos passarão a funcionar na Rua 15 de novembro, nº 384 no centro da cidade.
O novo endereço deve garantir maior conforto para os consumidores que procuram o órgão para garantir seus direitos. De acordo com promotor Leydomar Nunes Pereira, coordenador do Decon, o órgão atenderá o público de seg. a sex. das 08h às 14h.
“Entendemos que o povo, o verdadeiro dono desta obra, deve ser o maior beneficiário dela. Assim, entregamos a Promotoria de Justiça e DECON tendo a certeza que os serviços prestados aqui serão oferecidos com maior eficiência”, afirmou o Promotor Fernando Miranda.
O advogado Fabrício Moreira, representou a OAB e parabenizou os presentes pelo novo equipamento apresentado à sociedade iguatuense.
O Prefeito Agenor Neto destacou a importância do fortalecimento da justiça. “Temos a convicção de que uma instituição como o MP somente pode estar à altura de seus desafios se não perder de perspectiva o seu sentido de unidade, que é perfeitamente conjugado com o seu sentido de autonomia, que se manifesta em cada parecer e iniciativa de cada membro do Ministério Público. Por isso desejo toda sorte aos amigos do MPCE”, declarou Agenor Neto.
O Bispo Dom João Costa abençoou a nova sede durante a solenidade de inauguração.
(DO IGUATU.NET)
terça-feira, 30 de agosto de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
sábado, 27 de agosto de 2011
JÁ FUI DOM PEDRO I POR UM DIA EM ICÓ!
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Lembra-se D. Pedro I, o 7 de setembro, as marchas e os toques de tambores, nas ruas de cada recanto da federação.
O fato mais marcante: - próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro I levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.
No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Pois bem, (eu) era estudante do Colégio Senhor do Bonfim, em Icó, tendo como diretoras nossas queridas tias, Eutímia e Irismar, no ensino fundamental.
Naquela época, existia uma grande tradição na cidade. As escolas realizavam, com todo o esplendor possível, as comemorações cívicas do 7 de setembro.
Todos marchavam e entoavam o hino nacional. Era muito organizado. Muito emocionante!
Daí, em certo 7 de setembro, fui convocado por Irismar (Mazinha), para ser o D. Pedro I, do Colégio Senhor do Bonfim; registre-se, toda escola tinha o seu, à época.
Chegou o dia! Era 7 de setembro! Paramentaram-me todo, inclusive, com a espada do Coronel do Exército, o icoense Gliobel Correia, de saudosa memória, para ficar bem próximo da verdade histórica.
Fui incumbido, também, era uma recomendação da escola, para quando passasse defronte a Prefeitura Municipal de Icó, diante dos políticos, levantasse a “espada” e, doravante, dá o grito, tal qual D. Pedro I: “independência ou morte”.
Tudo combinado, porém, cometi apenas um erro: “informar do meu ato para meus primos e tios, todos afeitos a uma graça em demasia”.
Muito tímido, à época, fiz tudo direitinho. Quando cheguei, na Prefeitura do Icó, engrossei a voz e fui dá grito da independência.
Porém, repita-se, lá estavam quase todos os meus primos e tios, que me deixaram arrepiado de vergonha, quando puxei a espada, saiu foi o grito deles: “He-man, pelos poderes de Grayskull”.
Nunca mais quis ser D. Pedro I.
(Coisas do Icó).
FESTA DE QUALIDADE EM ICÓ (CE).
Hoje (27), tem festa em Icó (CE).
AMOR E ÓDIO NO “AR” DO ICÓ!
Mesmo sendo uma cidade pacata, do ponto de vista pessoal, a nossa guerreira Icó foi sacudida, nos últimos três dias, por muitas discussões no rádio entre vereadores, lideranças comunitárias e radialistas. Parece, que o clima pré-eleitoral, já começa a esquentar os ânimos de nossos pretensos candidatos, das eleições municipais de 2012.
Porém, por mais que o aperfeiçoamento democrático seja exercido pela diferença de ideias, bem como, que o rádio ofereça a oportunidade, em todos os quadrantes do município, da extensão do que fora dito, pelos litigantes, a população não deve permitir as ameaças de morte, os adjetivos pejorativos ou algo que o valha.
Os discursos, no rádio, acabam animando os icoenses, uma cidade muito parada do ponto de vista social-econômico, mas, os exageros geram pânico e deixam, famílias inteiras com os nervos a flor da pele.
Duma coisa, pelo menos, foi válida: se discutiu de tudo – educação – saúde – segurança – probidade.
Inclusive, A POSSÍVEL FALTA DE TUDO ISSO!
sexta-feira, 26 de agosto de 2011
POESIA DA SEMANA!
APROARTI DO ICÓ CLASSIFICADA PELO SEBRAE-CE.
A APROARTI - Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas do Icó (CE), foi classificada pelo SEBRAE – Ceará, como um dos 08 (oito) melhores Artesanatos do Ceará.
Além de ser uma notícia extraordinária para a Terra dos Icós, a APROARTI fará parte do G8 dos projetos pilotos do programa SEBRAE-Brasil, em 2014, visando o mercado da copa do mundo.
A informação vem de nosso poeta e teatrólogo, Genildo Angelim, que esbanjando talento, tem feito bonito nos palcos de nossa federação, chamada Brasil, abençoada por Deus e bonita por natureza.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
DO BLOG DO JORNALISTA VOLTAIRE!
Aconteceu em Icó (CE).
Cerca de 300 famílias residentes no Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos estão acampadas desde ontem (23) no prédio do escritório regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Icó, município localizado acerca de 370 quilômetros de Fortaleza. A ocupação foi realizada após uma manifestação nas ruas da cidade denunciando o descaso e abandono do perímetro irrigado de Icó.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó, o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos possui uma área de 10 mil hectares, contudo, apenas 75% desta área possuem algum tipo de produção, em sua maior parte, destinada ao consumo das cerca de 1.500 famílias que ali vivem. Além disso, o sindicato afirma que algumas áreas do Perímetro estão há 12 anos sem irrigação. Diante desta situação, os manifestantes reivindicam ações como: a realização de um diagnóstico da situação atual do Perímetro Irrigado e de sua infraestrutura socioeconômica; inclusão de recursos no orçamento para reestruturação e recuperação de todo o perímetro; construção de um canal alternativo por gravidade; assistência técnica apropriada para a realidade local; regularização fundiária que garanta os direitos dos irrigantes; suspensão imediata da transferência das terras do Dnocs para o município; indenização para as famílias das áreas que estão há 12 anos sem irrigação; mudanças na Lei da Irrigação, considerando a realidade atual; e mudança do diretor geral do Dnocs.
Os manifestantes lamentam a situação na qual se encontra o Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, que, apesar de tudo, ainda gera cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, número que poderia ser bem maior. Segundo os manifestantes, eles só desocuparão o prédio do Dnocs quando a situação for resolvida.
# Fonte: Blog do Macário - www.macariobatista.blogspot.com / Foto: Radialista Josemberg Vieira, do Portal Orós - www.portaloros.blogspot.com
Orós discute autonomia e igualdade para as mulheres.
Os casos de violência contra a mulher têm ganhado destaque na sociedade, que tem discutido mais o tema a fim de coibir esse tipo de ação, sobretudo após a vigência da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006. No entanto, ainda é grande o número de mulheres vítimas de violência, principalmente doméstica. De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher (180), somente no primeiro semestre deste ano, o Ceará contabilizou 6.280 atendimentos relacionados à violência contra a mulher.
Para debater o tema e discutir estratégias de combate à violência contra a mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Orós realizará nesta quinta-feira (25) a I Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, com o tema “Autonomia e Igualdade Para as Mulheres”. O evento será realizado na sede da Câmara dos Vereadores de Orós, a partir das 8 horas, e contará com a presença da prefeita Fátima Maciel Bezerra, do vice-prefeito Dr. Lula, dos vereadores locais, de membros da administração municipal e da sociedade em geral. Na ocasião, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Juazeiro do Norte,Francisca Gregório de Oliveira, ministrará palestra sobre o tema.
“Será um momento muito importante de conscientização da população e de discussão sobre formas de combater os casos de violência contra a mulher. No primeiro semestre deste ano, Orós registrou 11 casos de violência contra a mulher, mas este número poderia ser maior, se todos os casos fossem denunciados. Além disso, iremos discutir a autonomia e a igualdade das mulheres, que devem ter seus direitos cumpridos”, destaca a vereadora e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Orós, Luhanna Úrya Maciel Bezerra.
CONSELHO MUNICIPAL
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Orós foi instituído pela lei municipal Nº 059/2011, de 25 de fevereiro de 2011, atendendo a uma demanda da sociedade local e acompanhando as discussões realizadas no Estado e no País a fim de combater a violência contra a mulher e de garantir ao público feminino o cumprimento dos seus direitos.
Entre as atribuições do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Orós, estão: fiscalizar para que se cumpra a legislação em âmbito federal, estadual e municipal que atenda aos interesses das mulheres; formular diretrizes e promover atividades que objetivem a defesa dos direitos da mulher, a eliminação das discriminações e formas de violência contra a mulher e a sua plena integração na vida socioeconômica, política e cultural; colaborar com programas que visem à participação da mulher em todos os campos de atividades; e colaborar na elaboração de políticas, programas e serviços de governo em questões relativas à mulher.
MAIS SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Em todo o País, a Central de Atendimento à Mulher (180) contabilizou 293.708 atendimentos, sendo 30.702 relatos de violência. Desse total, 18.906 foram de violência física; 7.205 de violência psicológica; 3.310 de violência moral; 589 de violência sexual; 513 de violência patrimonial; 153 de cárcere privado; e 26 de tráfico de mulheres. Outro dado relevante é que foram registradas 4.060 ligações relatando ameaças e 18.320 casos de lesão corporal leve.
Dados do Conselho Nacional de Justiça revelam que, desde a vigência da Lei Maria da Penha, 331.796 processos foram distribuídos. Desses, 110.998 foram sentenciados. Foram decretadas 1.577 prisões preventivas, 9.715 prisões em flagrante e 120.990 audiências designadas. Dos procedimentos: 93.194 medidas protetivas, 52.244 inquéritos policiais e 18.769 ações penais.
--
Dháfine MazzaJornalista (MTE 2157/CE)
sábado, 20 de agosto de 2011
PORCA PELADA INICIA OS ENSAIOS DA PÁTRIA EM ICÓ.
O irreverente maestro Lalado, o famoso Porca Pelada, proprietário do “barzinho” que mais reúne “papudinhos” da cidade, tem como trabalho alternativo a “Banda da Porca Pelada”, que vez por outra, principalmente na semana da Pátria Brasil, desfila com toda pompa possível, nas ruas do Icó.
Ontem, em grande estilo, iniciou o ensaio na Rua General Piragibe, centro histórico icoense, reunindo centenas de admiradores e curiosos.
Lalado, que de cada dez palavras, nove é destinada a palavrões, mantém uma tradição de vinte anos.
Os icoenses o adoram, principalmente, as crianças.
Portanto, no Dia da Pátria em Icó, não deixem de acompanhar nas ruas da cidade, a “Banda da Porca Pelada”.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
FRASE DA SEMANA!
“Impedir a construção do supermercado em pleno 2011 é sem dúvida, a mesma atitude que ocorreu no passado, quando o trem (linha férrea) foi proibido de passar por Icó”.
(Dr. Marcos Barreto).
Cedro recebe o VI Encontro de Jornalistas e Radialistas do Ceará, no sábado (20).
O evento será realizado no Ginásio Poliesportivo do IFCE (antigo Cefet) e deverá contar com a presença de autoridades de diversas áreas. Foram convidados os secretários estaduais Izolda Cela (Educação), Arruda Bastos (Saúde), Coronel Bezerra (Segurança Pública) e Camilo Santana (Cidades).
De acordo com o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira, os encontros regionais de comunicadores são uma forma descentralizar as ações da instituição e integrar, cada vez mais, os profissionais que exercem suas atividades nos diversos municípios cearenses e precisam do apoio das entidades representativas, para que possam melhorar o nível da informação que é levada ao público de uma forma geral.
Por sua vez, o prefeito anfitrião, João Viana, considera de grande relevância sediar o encontro de comunicadores. “É uma oportunidade que temos de levar mais longe as nossas carências, por meio da mídia que se faz presente nestes eventos. Por isso, não estamos medindo esforços para corresponder às expectativas dos nossos visitantes”, destaca.
* Com informações da Aceji E ICÓ É NOTÍCIA.
ICÓ: HABEMUS CAMPI DA UFRC.
DEU NO BLOG DO JORNALISTA VOLTAIRE.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ LIBERA CONSTRUÇÃO DE SUPERMERCADO EM ICÓ (CE).
O agravante Queiroz Distribuidora Ltda, através do advogado Fabrício Moreira da Costa, impetrou Agravo de Instrumento no TJCE, no último 09 de agosto do mês em curso tentando dá efeito suspensivo a liminar concedida em face daquela obra, onde, na tarde dessa quarta-feira (17\08), foi concedida autorização para que as “obras retornassem normalmente com seus trabalhos”.
“Haja vista que a manutenção da r. decisão agravada possibilitará sérios e irreparáveis prejuízos ao agravante em ter as obras do edifício do seu empreendimento paralisada com possibilidade de descumprimento do encargo assumido com o Município de Icó, com arrimo nas questões acima delineadas e entendendo relevante a fundamentação, concedo efeito suspensivo ao presente Agravo de Instrumento, com esteio no Artigo 527, inciso III, do Código de Processo Civil, ficando, em conseqüência, suspensa a r. decisão liminar agravada, até ulterior deliberação”, descreveu em sua decisão o Desembargador Francisco Bezerra Cavalcante.
AGRAVO DE INSTRUMENTO NO. 0005847-58.2011.8.06.0000