sábado, 27 de agosto de 2011

JÁ FUI DOM PEDRO I POR UM DIA EM ICÓ!

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Lembra-se D. Pedro I, o 7 de setembro, as marchas e os toques de tambores, nas ruas de cada recanto da federação.

O fato mais marcante: - próximo ao riacho do Ipiranga, D. Pedro I levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.

No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

Pois bem, (eu) era estudante do Colégio Senhor do Bonfim, em Icó, tendo como diretoras nossas queridas tias, Eutímia e Irismar, no ensino fundamental.

Naquela época, existia uma grande tradição na cidade. As escolas realizavam, com todo o esplendor possível, as comemorações cívicas do 7 de setembro.

Todos marchavam e entoavam o hino nacional. Era muito organizado. Muito emocionante!

Daí, em certo 7 de setembro, fui convocado por Irismar (Mazinha), para ser o D. Pedro I, do Colégio Senhor do Bonfim; registre-se, toda escola tinha o seu, à época.

Chegou o dia! Era 7 de setembro! Paramentaram-me todo, inclusive, com a espada do Coronel do Exército, o icoense Gliobel Correia, de saudosa memória, para ficar bem próximo da verdade histórica.

Fui incumbido, também, era uma recomendação da escola, para quando passasse defronte a Prefeitura Municipal de Icó, diante dos políticos, levantasse a “espada” e, doravante, dá o grito, tal qual D. Pedro I: “independência ou morte”.

Tudo combinado, porém, cometi apenas um erro: “informar do meu ato para meus primos e tios, todos afeitos a uma graça em demasia”.

Muito tímido, à época, fiz tudo direitinho. Quando cheguei, na Prefeitura do Icó, engrossei a voz e fui dá grito da independência.

Porém, repita-se, lá estavam quase todos os meus primos e tios, que me deixaram arrepiado de vergonha, quando puxei a espada, saiu foi o grito deles: “He-man, pelos poderes de Grayskull”.

Nunca mais quis ser D. Pedro I.

(Coisas do Icó).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.