quarta-feira, 23 de julho de 2014

Acácio de Montes e Altino Afonso: duas referências de Icó que merecem respeito de nossa comunidade.

Acácio de Montes
ACÁCIO DE MONTES.

Acácio de Montes é homem do mundo. Professor, teatrólogo, ator, roteirista, um amante extraordinário do Teatro da Ribeira dos Icós, que respira cotidianamente arte e talento.

Este icoense, que já rodou o mundo, franciscano de exemplo e, por exemplo, é um dos responsáveis por manter as portas, o palco, a chama da vida, presente em nosso teatro municipal  e funcionando de verdade.

Os seus amigos, ao descrevê-lo, emocionam-se.

“Ser amigo do Acácio é algo extraordinário e nos fortalece em observar o seu amor, o seu talento, sempre a disposição de nosso Teatro da Ribeira e de nossa cultura. Se Pedro Theberge, estivesse entre nós, com certeza apertaria suas mãos limpas”, disse Arthur Luiz, fotógrafo profissional, responsável pela maioria das fotografias de nosso patrimônio histórico espalhadas nas redes sociais, jornais e blogs.

ALTINO AFONSO.

Altino Afonso
“O Icó tem uma dívida com Altino Afonso. Ele conta nossa história, nossa vida, do passado e do presente, com a leveza d’alma, com sensibilidade, com pureza e com retidão de verdade. Ele deve ser tratado como nosso patrimônio, com beleza, cultura, arte e história”, disse o vice-governador do Ceará, Domingos Filho, ao cobrar das autoridades mais atenção ao historiador, em encontro dos jornalistas do interior, ocorrido no município de Icó.

Altino Afonso, historiador, é servidor concursado da secretaria de cultura do município de Icó, onde é deslocado para receber turistas, estudantes universitários e secundaristas.

Durante vários meses, ele teve na rádio Brasil-FM, um espaço onde contava uma vez por semana, a história do município de Icó, suas lendas, culturas, costumes, além de descrever ao público, sobre os nossos casarões, igrejas, ruas largas e sobradões tricentenários.

Atualmente, Altino Afonso, também por designação da SECULT-Municipal, auxilia o IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional, em projetos, fiscalização, e informações sobre ás áreas de tombamento de nosso sítio histórico, a maioria que fica fincada na Avenida Ilídio Sampaio e Largo do Theberge.       


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.