domingo, 28 de dezembro de 2014

Icó celebra Senhor do Bonfim, uma das maiores festas religiosas do Ceará.

Devotos rezam ao pé da imagem do Senhor do Bonfim, em Icó; Foto: HB
Devotos rezam ao pé da imagem do Senhor do Bonfim, em Icó; Foto: HB

Uma das festividades religiosas mais antigas do Ceará ocorre na cidade de Icó, localizada na região Centro-Sul, distante 360 km de Fortaleza. Os católicos celebram, com fervor e devoção há 265 anos, a Festa do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado).
O novenário prossegue até o próximo dia 31, reunindo milhares de devotos em celebração campal em frente ao santuário.
 No dia 1º de janeiro acontece tradicional procissão pelas ruas do centro histórico.
A caminhada com a imagem bicentenária de Senhor do Bonfim, esculpida em madeira, vinda de Portugal, começa às 17 horas e deve reunir cerca de 20 mil fiéis. O andor com o santo é cuidadosamente ornamentado para adoração dos católicos. Depois de duas horas de procissão, ocorre a esperada queima de fogos. Dura cerca de cinco minutos e assinala a chegada da imagem ao altar em frente ao santuário.
Em seguida, há a bênção do santíssimo sacramento no altar e os ritos finais de celebração. A caminhada reúne milhares de devotos oriundos da região Centro-Sul e de outras cidades. Do vizinho Estado da Paraíba, há fiéis quem participam dos festejos para pagar promessas ou renovar preces.
As festividades em louvor ao Senhor do Bonfim começaram no último dia 22 e prosseguem até o próximo dia 6, quando ocorre a recondução da imagem do santo ao altar mor.
(DIÁRIO CENTRO-SUL. JORNALISTA HONÓRIO BARBOSA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.