O Curso Integrado de Redes de Computadores em Tauá, do Instituto Federal do Ceará, começa a funcionar em março de 2016. A boa notícia foi transmitida pelo professor José Alves Neto, Diretor Geral da Unidade de Tauá ao deputado Domingos Neto, em Brasília. O curso, de tempo integral, faz parte do projeto de expansão do Campus do IFCE em Tauá e oferecerá no primeiro momento 35 vagas.
Também foi informado que a instituição está concluindo o projeto de engenharia da expansão, para então procurar aporte financeiro que viabilizará o projeto, o que pode ser feito, inclusive, por meio de emendas no Orçamento da União.
Acompanhado do Professor Joaquim Rufino NETO, diretor do Campus do Crato, do vereador Thiago Esmeraldo, do Crato, e de José Maria de Oliveira, presidente de Organização Não Governamental, o Professor Alves apresentou ao deputado Domingos Neto o projeto de criação do Instituto Federal do Cariri. A proposta busca, no modelo da subdivisão do Governo do Estado, avançar nos critérios das peculiaridades sociais, econômicas e culturais das macrorregiões do Ceará reunindo no Instituto Federal do Cariri as unidades de Cedro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Tauá.
A proposta prevê, em médio prazo, a instalação de unidades nos municípios de Lavras, Campos Sales, Salitre, Brejo Santo, Mauriti e Jati integrando também dessa nova instituição, de forma a potencializar as condições de criação, planejamento e execução de programas de formação técnico profissional mais articulados com as demandas sociais, políticas e econômicas da área abrangida.
Estudo com base nos dados do IBGE apontam uma demanda ativa de jovens e adultos da Macrorregião do Cariri Centro Sul fora da escola e que podem ser atraídos para o IF Cariri. Na população total da macrorregião, de 1.338.496 habitantes, 132.346 estão na faixa etária de 15 a 19 anos de idade e 126.695 estão na faixa de 20 a 24 anos de idade.
O deputado Domingos Neto comprometeu-se com os professores de apoiar o projeto que vem ao encontro de sua luta para transformar o Inhamuns em um Polo Acadêmico. De imediato, Domingos Neto telefonou para o Secretário Marcelo Feres, de Educação Profissional e Tecnológica marcando audiência para tratar do assunto.
Domingos Neto explicou aos professores que, em face da crise econômico, a criação do Instituto Federal do Cariri deve caminhar junto com ao projeto de expansão do Campus de Tauá, como estratégia para não dividir os esforços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.