Há um mês encerramos um ciclo de dois anos de trabalho na saúde em Tauá, que foi a Planificação da Atenção Primária à Saúde (Paps).
Em parceria, Prefeitura, Governo do Estado do Ceará/Sesa, Conass, ESP/CE, Fiocruz e Unifor. Propusemos uma nova maneira de lidar com os processos de trabalho aos trabalhadores vinculados à atenção primária.
Por meio de aulas presenciais, oficinas, trabalhos de dispersão e debates, todos os participantes tiveram a oportunidade de avaliarem e repensarem o serviço que vem sendo prestado por meio do Sistema Local de Saúde.
Segundo avaliação dos próprios trabalhadores, os entraves do serviço encontrados por eles muitas vezes perpassam pela forma como a equipe maneja o trabalho em grupo e também a relação que ela mantém com o território assistido.
E então, a Paps girou em torno de como amenizar essas queixas ao mesmo tempo em que houvesse um trabalho de qualificação profissional no qual o produto final fosse a maior satisfação do usuário da atenção primária do SUS em Tauá.
Entre seus maiores impactos, podemos citar: a qualificação de todos os trabalhadores da saúde da atenção básica, o alinhamento dos moldes de organização dos serviços e do atendimento aos princípios do SUS, uma reorganização dos processos de trabalho, incentivo à produção científica, integralidade maior do trabalho em rede entre as atenções primária e a atenção especializada, maior incentivo à participação popular, estratificação das condições de risco para melhor assistir a gestantes e crianças, hipertensos e diabéticos como alto, médio e baixo risco, tutoria de microterritórios.
Houve uma ampliação da cobertura de PSF. Hoje são 25 equipes instaladas para atender a população local de 57. 775 habitantes, implantação dos Pops - Padronização Operacional dos Procedimentos de Saúde, dos Painéis de Bordo e do E-SUS.
Todos são instrumentos de avaliação e monitoramentos dos serviços e indicadores de saúde para tomadas de decisões.
(Por Patrícia Pequeno Aguiar
patriciapequenoaguiar@gmail.com
Prefeita de Tauá).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.