segunda-feira, 31 de julho de 2017

A CANTADA FALHOU!


Resultado de imagem para don juan

Um colega nosso advogado, irreverente e cheio de graça, é um Don Juan Conquistador dos sóis cotidianos de Icó (CE).

Certo dia encontrou uma bela jovem nas ruas da cidade e, cheio de galanteios, a convidou pra saborear a dois, um sorvete pra espantar o calor.

O namorado da moça, outro operador do direito da Ribeira, soube e foi tomar satisfação.

Nosso Don Juan, sem arrodeios, explicou com a inteligência devida:

- “É verdade! Realmente quis paquerar com ela. Mas a moça é direita, não caiu na minha cantada, tanto é verdade, que lhe disse tudo”.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

domingo, 30 de julho de 2017

Quem planta, colhe!

Resultado de imagem para quem planta colhe

Nem sempre!
O título em epígrafe, utilizado de forma demasiada somente para ilustrar o bem, extraído numa das cartas de Paulo, em Gálatas, no capítulo 6, quando fala de preceitos vários sobre a caridade e o zelo, afirma, que o homem semear, isso colherá”.
Pois bem!
Vivenciamos tempos difíceis e, por analogia a Carta de Paulo, nem sempre colhemos aquilo que plantamos e desejamos, e, principalmente, quando em redundância, AQUILO QUE NÃO PLANTAMOS, logicamente!
Buscando para vida pública política nacional, sabe-se por certo, que o atual Presidente da República – por mais equivocada que seja algumas de suas atuais e recentes decisões -, não plantou o caos na economia com 15 milhões de desempregados e, nem tão pouco, deu guarita a um número infinito de placas de vende-se ou aluga-se em milhares de imóveis comerciais espalhados na federação.
A política econômica do Ministro Meireles, lá atrás com Lula da Silva, e o continuísmo da presidente Dilma Rousseff, quando num gesto de populismo extraído do péssimo exemplo de Hugo Chaves na Venezuela, ambos da América do Sul, “dando tudo” do estado na maioria dos lares dos brasileiros, somados a corrupção, etc e tal, levou ambos os países a maior crise de "bolsos vazios" dos últimos 50 anos.
Como dizia o velho Chico Moreira, comerciante icoense que já repousa em outra Padaria Espiritual, “dá onde se tira e não repõe, um dia o saco esvazia”.
O certo, ledores, é que alguns dos atuais governantes estão colhendo aquilo que não plantaram: o caos!
Saindo da ambiência nacional e chegando às terras e rincões locais, não precisará maiores esforços intelectivos, para assegurar facilmente, que Laís Nunes – primeira prefeita eleita no Município de Icó -, está colhendo aquilo que não plantou.
Vejamos!
1 - A prefeita não plantou 15 milhões somente em 2016, num total de 100, em dívidas deixadas ao sofrido Icó que hoje ela governa;
2 – A prefeita não plantou 6 milhões em dívidas, sem nenhum tostão em caixa, em dívidas da Folha de Pagamento dos Servidores Públicos Municipais de dezembro de 2016, mesmo sendo aquele mês a maior cota de Fundo de Participação dos Municípios dos últimos 50 anos;
3 – A prefeita não fraudou a GFIP, de forma criminosa, onde 3 milhões de reais foram retidos dos cofres públicos municipais em janeiro, fevereiro e março de 2017;
4 - A prefeita não plantou uma Folha de Pagamento de Servidores Públicos Municipais, na ordem de 63%, onde a lei exige no máximo 54%, proibindo o município de celebrar convênios com os Governos Estadual e Federal;
5 – A prefeita não plantou recursos e números fraudados do FUNDEB, que semana passada descontou 1.200.000 (um milhão e duzentos) mil reais dos cofres públicos do Palácio da Alforria, máxime, da educação;
6 – A prefeita não plantou números de matrículas fraudados, merenda escolar, idem, que em 2017 até dezembro findo, irá o Icó e a sua educação, receberem 11 milhões a menos de recursos, criando a maior crise na educação das últimas décadas, impossibilitando, pois, de pagar de forma regular alguns direitos dos servidores-professores, em apertada síntese, sem a necessidade de maiores delongas;
7- A prefeita não plantou a cidade toda as escuras;
8 - A prefeita não plantou a cidade toda esburacada;
9 - A prefeita não plantou o Hospital Regional caindo as suas estruturas físicas e com os médicos e servidores em atrasos de seus próprios salários;
10 - A prefeita não plantou os ônibus escolares todos quebrados e com pneus lisos;
11 - A prefeita não plantou o sumiço dos documentos públicos do setor contábil;
12 - A prefeita não plantou todas as informações da prefeitura de Icó apagadas;
13 - A prefeita não plantou as estradas rurais de nossas comunidades sem qualidade para o tráfego;  
14 - A prefeita não plantou um cabo de vassoura como principal chave do Palácio da Alforria;
15 - A prefeita não plantou as inadimplências;
16 - A prefeita não plantou as ambulâncias quebradas, prestações de contas em atraso, e convênios perdidos;
17 - A prefeita não plantou um bairro inteiro - CIDADE DE DEUS -, sem luz, água, e ocupada por humildes pessoas, que assistiram as casas abandonadas durante toda uma gestão que nada fez pra mudar o Icó.
E por aí vai...
Mas ela se elegeu prefeita, recebeu o ônus e o bônus, pois vamos receber juntos esta tragédia anunciada há anos; só não sabíamos que o vinho um dia transformado por Jesus Cristo, seria tão amargo, digerido com dor e sofrimento por todos os icoenses, principalmente os professores.    
Todavia, os sindicatos das categorias – professores e servidores -, em que pese a boa causa e representado por pessoas idôneas, ao lerem os extratos, esquecem de observar os valores do FUNDEB que saem da numerosa folha de pagamento. Ora, ler o que foi creditado e esquecer as obrigações oriundas da mesma rubrica contábil, por certo, alguém de forma unilateral, perdeu a aula de matemática da mais simples conta aritmética.
Esta é a realidade! Em preto e branco!
Enquanto isso, os nossos servidores públicos municipais sofrem no orçamento financeiro pessoal sem ter dado qualquer consequência da inconsequência de outros, por ações que o município haverá de tomar, sob pena de não pagar até mesmo a regular folha de pagamento mensal.
Inconsequência, esta, que também não foi gerada nem plantada pela prefeita Laís Nunes e, se deu ela o mínimo de causa, não foi com o dolo e maldade como descritos nos dados alencados em referencia.
E lembrando as cartas de Paulo, “colhem na carne, e da carne colherá corrupção”...mesmo que dos outros.
Enquanto isso, o ex-prefeito Jaime Júnior desfila com sorrisos fáceis nas ruas largas e becos estreitos de Icó, quando vez por outra aparece na urbe, como se nada tivesse com o caos estabelecido, idem, o ex-secretário de educação Márcio Gonçalves, que mesmo sendo professor, foi coadjuvante ou até mesmo partícipe, desse estado de coisas ruins que se abate sobre os nossos mestres professores como sinônimo de tragédia e legado dos anos 2013, 2014, 2015 e 2016.
Como esposo de professora, escuto o eco em meu próprio sagrado lar - localizado na Rua das Almas, sítio histórico de Icó, “que tudo isso dói no corpo, na alma, no espírito e no bolso”.
E COMO DÓI!
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
      


sexta-feira, 28 de julho de 2017

O belo entardecer em Orós (Ce). Foto: Dr. Roger Dantas.

Adicionar legenda

PARABÉNS


FINEP E UECE ESTUDAM PARCERIA PARA PROJETOS EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.


A gerente para o Nordeste da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Patrícia Aguiar, se reuniu, nessa quinta-feira (27), com o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, e técnicos dos dois órgãos para traçar parceria em projetos em tecnologia e inovação.

Durante o encontro, Patrícia Aguiar ressaltou o interesse da Finep em financiar projetos na Região Nordeste e com instituições de ensino. 

“Nós apresentamos a Finep ao reitor Jackson e as linhas de financiamento de projetos e pesquisas. Esse foi o primeiro passo e acredito que poderemos formar uma boa parceria com a UECE”, destacou Patrícia.


A Finep foi instalada no Ceará no início de julho, como sede regional, e tem orçamento previsto de R$ 1 bilhão para este ano.

(CEARÁ NEWS7).

quarta-feira, 19 de julho de 2017

OAB DE IGUATU CONVIDA

Nenhum texto alternativo automático disponível.

DANIEL ANGELIM FEZ A DIFERENÇA

Resultado de imagem para poste na estrada icó
O POSTE NO MEIO DO CAMINHOA imagem pode conter: 1 pessoa, close-up
CANTOR DANIEL ANGELIM

O poeta Carlos Drummond de Andrade, em sua bela lucidez, quando ainda permanecia entre nós na vida terrena nos ofertou o poema “UMA PEDRA NO MEIO DA CAMINHO”.

Porém, se o poema imortalizado de Drummond ganhou o mundo por sua referência, o “POSTE DE ENERGIA ELÉTRICA” - no meio de uma estrada asfáltica entre o Município de Icó(CE) e o Distrito Rural de Icozinho, ficou famoso dos Sertões Semiáridos do Nordeste, movimentando-se do Oiapoque ao Chuí, por sua estupidez e falta de planejamento em nosso país no tocar das construções de obras públicas.

Pois bem!

O povo reclamou nas redes sociais. A prefeitura de Icó, mesmo sem receber ainda a obra do Governo do Estado, apresentou representação no Ministério Público Estadual em face da ENEL-COELCE, e, pasme, nada de resultado para que o POSTE SAÍSSE DO MEIO DO CAMINHO.

Um vereador icoense fez um vídeo! Os radialistas reclamaram em suas emissoras. E NADA! Repercussão zero.

Mas no meio do caminho, apareceu o cantor popular Daniel Angelim, icoense com alma paraibana, que ao ser contratado para um SHOW no Distrito-Sede de Icozinho, deparou-se com a inconsequente situação em alusão.

Fez um vídeo em sua página pessoal nas redes sociais! Chamou a todos para a reflexão, com a seriedade de seu comportamento, com a sensibilidade de músico talentoso, e com uma única preocupação: o direito a vida dos transeuntes que por ali trafegam!

O vídeo do artista virilizou! 70 mil compartilhamentos; dois milhões de visualizações; e milhares de mensagens de indignação em face da ENEL-COELCE e a Construtora responsável pela obra aludida.

Na última terça-feira, 18, a Rede Globo veio à Icó conhecer o Poste no Meio do Caminho!

Pronto! 

A ENEL-COELCE, que dantes só dava o silêncio como resposta mesmo diante dos gritos de muitos, informou que nesta quarta-feira, 19, suas equipes estarão em Icó para solucionar o problema.

Aliás, não era 1 poste; eram 4 postes!

Resta-nos, finalmente, informar ao cantor Daniel Angelim - que por sua postura e entusiasmo, um problema de muitos, foi resolvido no torrão que o vi nascer! 

Oposição parte para "tudo ou nada" na AL em reta final da PEC do TCM

Odilon acusa Camilo e Zezinho de

A poucas horas da votação de proposta que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), oposição subiu o tom ontem contra a medida na Assembleia. Em clima de “tudo ou nada”, Odilon Aguiar (PMB) criticou colegas e acusou o governo Camilo Santana (PT) de interferência no processo. Na tarde de hoje, a proposta terá parecer votado em comissão da Casa.
Em longo discurso, Odilon acusou o governador e o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque (PDT), de “atropelarem” normas e pressionarem deputados pela extinção da Corte. Ele ainda acusou ambos de possuírem interesses próprios com aprovação da medida, uma vez que possuiriam processos contra eles ou contra parentes em Tribunais de Contas do Ceará.
“Zezinho Albuquerque lidera pessoalmente a operação para extinguir o TCM. Desrespeita o Regimento Interno, recolhe assinaturas, pressiona deputados, atua como articulador-mor das tramas e conduz a tramitação a seu bel-prazer, atropelando as mais elementares normas”, disse, em discurso que teve transcrição divulgada à imprensa por sua assessoria.
Reta final

Encerrando “novela” de semanas, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) votará hoje parecer de Osmar Baquit (PSD) pela aprovação da medida. Caso o grupo aceite o relatório, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue o Tribunal já pode ir amanhã ao plenário da Casa.

“Só quatro estados possuem dois tribunais. Será que eles que estão certos e todos os outros errados?”, questionou Tomaz Holanda (PPS). “Odilon chegou aqui e esbravejou. Chato é querer usar um poder para intimidar prefeito, ex-prefeito e vereador, isso que é incorreto”, disse.
Vice-líder do governo, o deputado Julinho (PDT) minimizou acusações de Aguiar e destacou que processos hoje no TCM serão transferidos para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sem qualquer prejuízo. Já Zezinho Albuquerque afirma que não irá se manifestar sobre o caso.
Afirmando que a oposição irá recorrer de uma eventual aprovação da PEC, Odilon destacou ainda que a proposta jamais foi alvo de um debate “real” pelos deputados. ““A ponto de não participarem da única audiência pública que houve (...) entraram calados e saíram mudos”, disse o deputado.
Saiba mais
Regimentalmente, recesso dos deputados deveria ter começado na última sexta-feira, mas acabou adiado até a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018. O atraso ocorre após estratégia da oposição em adiar a discussão com diversos recursos protelatórios na Casa.
No papel, a causa do adiamento das férias da Assembleia é a tramitação da LDO, projeto que precisa ser aprovado antes da folga geral.Na prática, motivação maior da base governista é da votação da PEC do TCM.
Defendida por Heitor Férrer há vários anos, fim do TCM só conseguiu apoio após reeleição de Zezinho Albuquerque (PDT) na presidência da Assembleia. Durante o pleito, houve acusação de que conselheiros estariam pressionando e ameaçando deputados por apoio ao adversário de Zezinho, Sérgio Aguiar (PDT).
Entre eles, estariam Chico Aguiar, pai de Sérgio, e Domingos Filho, eleito presidente do TCM com apoio de Chico. Na Assembleia, opositores acusam a base aliada de usar a PEC para “retaliação”.
Segundo Férrer, objetivo da proposta é gerar economia ao Estado, uma vez que não seria necessária a existência de dois Tribunais de Contas. Ele afirma que ação não prejudicaria fiscalização, com incorporação de técnicos do TCM pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Oposição discorda e diz que medida prejudicará a fiscalização.
(O POVO)

terça-feira, 18 de julho de 2017

MUNICÍPIO DE ICÓ APRESENTA REPRESENTAÇÃO PARA ENEL RETIRAR POSTE DE ENERGIA ELÉTRICA


O Município de Icó, através de sua Procuradoria Jurídica, apresentou representação com pedido de providências, novamente, junto ao Ministério Público Estadual com assento na comarca icoense, nesta terça-feira, 18, para que seja oficiada ENEL(COELCE), com o objetivo que seja retirado imediatamente um Poste de Energia Elétrica instalado bem no centro de uma rodovia estadual asfáltica – CE\282, próximo a comunidade rural do sítio Jenipapeiro, distrito de Icozinho.

Esse assunto já foi manchete em vários jornais do Brasil, blogs e grupos de WhatsApp, gerando enorme repercussão.


Veja matéria do Jornal Diário do Nordeste do dia 27 de abril de 2017, de autoria do jornalista Honório Barbosa:
POSTES NO MEIO DE RODOVIA ESTADUAL CAUSAM ACIDENTES; UM MOTOCICLISTA MORREU. 

A permanência de postes de energia elétrica no meio da rodovia CE 282, entre a cidade de Icó e a localidade de Icozinho, vem causando acidentes nos últimos dias.
No último dia 22, ocorreu um acidente grave com o agricultor, João Paulo Batista Filho, 33 anos, no sítio Jenipapeiro, há 10 km da cidade de Icó. A vítima seguia em uma moto e colidiu com um dos postes no meio da pista de rolamento. Levado para o Hospital de Icó e depois transferido para o Hospital Santo Antonio, em Barbalha, morreu três dias depois.
“Há vários postes em trechos diversos”, disse o advogado, Kléber Colares, vice-presidente da Sub-Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Iguatu. “Isso é um absurdo, uma irresponsabilidade”.         
A população fez várias reclamações junto às construtoras que formam o consórcio, mas nenhuma providência foi adotada. Ainda de acordo com o advogado, Colares, que entrou em contato com o escritório da Enel (Coelce) em Icó, não havia sido solicitada a retirada dos postes.
A obra do trecho da rodovia estadual é realizada pelo consórcio Britânia, Silveira Sales e SSB.
O blog solicitou esclarecimentos à Enel (Coelce) e ao Departamento de Estadual de Rodovias (DER). Até o momento não conseguimos contato com as empresas responsáveis pela obra.

Estão com medo do Domingão?

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto

segunda-feira, 17 de julho de 2017

DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE ICÓ

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Icó, com o devido respeito aos cidadãos icoenses, vem a público esclarecer em NOTA fatos relativos a um POSTE DE ENERGIA ELÉTRICA em plena rodovia que cruza um distrito rural da municipalidade, o que faz nos seguintes termos:
1 - É fato que está sendo asfaltada uma estrada, antes carroçável, da sede urbana de Icó ao Distrito de Icozinho, que dista cerca de 38km, pelo Governo do Estado do Ceará;
2 - A importante obra de asfaltamento, sonho antigo da população, ainda não foi concluída e nem entregue formalmente ao Município de Icó;
3 - É de conhecimento público, que a rodovia quase em sua plenitude já asfaltada, por um equívoco, deixaram um POSTE DE ENERGIA ELÉTRICA bem no centro da estrada, causando transtornos e já houve, inclusive, acidentes; a estrada é continuidade de uma Rodovia Estadual;
4 - A Construtora e a ENEL/COELCE já foram acionadas para as providências devidas; e o problema já percorreu as redes sociais e a imprensa falada e escrita;
5 - A fim de prevenir responsabilidades e ressalvas de direitos, a Prefeitura de Icó estará novamente oficiando os responsáveis por tal problemática, com o desejo que tudo seja resolvido com urgência.
Atenciosamente,
Nacélio Cavalcante 
Assessor de Comunicação

domingo, 16 de julho de 2017

O RONDA E NEILTON DOS SANTOS.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

O comerciante Neilton dos Santos, querido por todos, têm tantos “causos” registrados, que daria pra editar, no mínimo, dois livros bem irreverentes do cotidiano aqui da Ribeira dos Icós.

Pois bem, logo após o Governo do Ceará implantar na urbe, o “projeto ronda do quarteirão”, veículos que circulam na cidade por 24h com o fito de promover a segurança dos cidadãos, Neilton dos Santos, Deodato Pereira, e, mais dois colegas, resolveram dá uma esticada após o dia intenso de trabalho em seus comércios, para bebericarem um arguardente, aqui outra acolá, nos barzinhos da cidade.

E daí seguiram felizes da vida!

Lá pra 22h, todos em estado etílico bem considerável, já retornavam às suas residências, todos no mesmo automóvel – num vai e vem danado na avenida -, quando de repente, são parados e admoestados pela polícia do Ronda Quarteirão.

- “Boa noite senhores, aqui é o ronda” -, disse o policial.

Neilton, sempre de espírito armado e com a piada pronta, de logo respondeu:

- “O que nós temos com ronda seu policial? O nosso consórcio é da Yamaha”.

O policial, educado e ainda no processo educativo na cidade, resolveu então, à época, conduzi-los as suas residências, após boas gargalhadas.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Bom dia!

Quem diria que os sertões semiárido's do Ceará, um dia, o seu povo teria que vestir camisas longas para se proteger do frio?

Pois bem, é o que vejo neste sábado, 16, na capital da fé em Juazeiro do Norte.

Como sou da Ribeira do Salgado dos Icós, afeito ao calor cotidiano de 40g, estou com sensação térmica de 15g.

Pois bem, indo agora a Praça Padre Cícero no centro comercial ativo da cidade, entrevistar o ADAUTINHO, transeunte rotineiro do local, cujo apelido herdou do seu amor incondicional ao ex-governador Adauto Bezerra - nascido neste torrão, muito querido e respeitado.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Curso de Direito da Unidade da Urca em Iguatu obtém destaque em aprovação na OAB

Conforme dados divulgados no Portal do Exame de Ordem, o curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca) mais uma vez é destaque na aprovação do Exame da OAB no Estado do Ceará e no Brasil.
O curso de Direito da Unidade de Iguatu atingiu a marca de 48,08% de aprovação e o curso de Direito de Crato alcançou a marca de 37,21% de aprovação.
O reitor da Urca, Patrício Melo, destaca os números e ressalta o compromisso dos docentes dos cursos de Direito das unidades de Crato e Iguatu e o envolvimento do alunado em uma perspectiva integradora e de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na Universidade.
O diretor da Unidade Descentralizada de Iguatu da Urca, Ivo Ferreira, ressaltou a integração entre as cursos de Direito da Urca, Unidade de Iguatu e Crato, o acompanhamento do Departamento de Direito, a acolhida para que os professores da Unidade tivessem acesso ao mestrado e a preocupação sempre constante da administração superior em possibilitar as melhores condições de desempenho das atividades acadêmicas tanto em Crato como em Iguatu, como determinantes para o sucesso. 
“Com certeza foram passos significativos para esta construção que culmina com a aprovação excelente dos nossos alunos”, frisou Ferreira.
(DO BLOG DIÁRIO CENTRO-SUL\HONÓRIO BARBOSA).

10 MOTIVOS POR QUE QUEREM EXTINGUIR O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS - TCM.


Resultado de imagem para tcm ce

1 - É o tribunal mais atuante do Brasil, julgando mais de 7.000 contas/ano, sendo em torno de 60% julgadas IRREGULARES; 

2 - Têm servidores concursados e de carreiras sem dever favor a ninguém e que atuam com independência e altivez, sem ter nenhum processo instaurado contra qualquer funcionário, Procurador, Auditor ou Conselheiro do TCM; diferente do Tribunal de Contas do Estado - TCE que teve Conselheiro afastado por corrupção e do Tribunal de Justiça do Estado que tem vários Desembargadores afastados pelo mesmo motivo; 

3 - O TCM foi o Tribunal de Contas do Brasil que mais impediu candidaturas de Deputados, Prefeitos e Ex-Prefeitos, gestores e ex-gestores pela Lei da FICHA SUJA, mandando para a Justiça Eleitoral; mais de 10.000 nomes nas últimas quatro eleições; 

4 - O bom desempenho do órgão incomoda políticos poderosos que, na qualidade de ex-gestores, tiveram contas desaprovadas; ou ainda têm suas contas, de seus parentes e de seus aliados julgadas ou a serem julgadas pelo TCM; 

5 - DEPUTADOS ESTADUAIS que foram Prefeitos, Presidentes de Câmaras ou Secretários Municipais não querem ser JULGADOS pelo TCM que tem boa performance e preferem o Tribunal de Contas do Estado - TCE, que leva em média, 25 anos para julgar uma conta, permitindo que todas sejam consideradas PRESCRITAS pela EMENDA do TIN GOMES, que obriga a PRESCRIÇÃO dos processos não julgados no prazo de 5 ANOS; 

6 - Dos 46 (quarenta e seis) PARLAMENTARES da Assembleia Legislativa na qual tramita proposta para EXTINGUIR o TCM, nada menos de que 20(vinte) DEPUTADOS ESTADUAIS foram julgados pelo TCM, dos quais 17(dezessete) tiveram CONTAS DESAPROVADAS com condenação, multas e/ou a devolução milhões de reais em dinheiro aos cofres públicos; 

7 - A fusão dos dois Tribunais de Contas(TCM e TCE), por questões operacionais insuperáveis, impõe que milhares de processos do TCM sejam arquivados por que os sistemas de processos eletrônicos são diferentes e não podem ser aproveitados, obrigando a declaração de PRESCRIÇÃO pelo TCE, dentre as quais as dos 11 (onze) DEPUTADOS ESTADUAIS que ainda têm CONTAS a serem julgados pelo TCM; 

8 - Os FERREIRA GOMES indicaram para o TCE os Conselheiros ALEXANDRE PAULA PESSOA e PATRÍCIA SABÓIA PAULA PESSOA, primos e sobralenses, e, agora, vão indicar outro primo de ambos, o Conselheiro do TCM, ERNESTO SABÓIA PAULA PESSOA, que negociou com os FGs a extinção do TCM, desde que ele se aposentasse do órgão (TCM) após seu fechamento e fosse indicado para o TCE(acumulando as duas remunerações), para formar a bancada de SOBRAL na nova Corte de Contas, com o compromisso de ser ele ERNESTO SABÓIA o próximo Presidente do TCE; 

9 - PERSEGUIÇÃO POLÍTICA ao Conselheiro Francisco Aguiar, por que o Deputado Sérgio Aguiar foi candidato a Presidente da Assembleia Legislativa contra o Deputado Zezinho Albuquerque, mesmo após ter sido liberado para disputar pelos FGs e pelo Governador Camilo Santana, mas não aceitou recuar quando chamado a desistir da candidatura; 

10 - PERSEGUIÇÃO POLÍTICA e pessoal ao Conselheiro Domingos Filho, Presidente do TCM, por ter derrotado o Conselheiro Hélio Parente, ex-advogado de Ciro Gomes e que tem a filha Mirella Parente Vasconcelos, como sócia de escritório de advocacia do ex-governador, na disputa pela Presidência do TCM, reavivando a mágoa dos FGs e do Presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque pelo fatídico dia 02 de abril de 2014, em que Domingos Filho, teve a coragem de dizer NÃO a uma proposta indecorosa de RENÚNCIA AO CARGO DE VICE-GOVERNADOR que lhe foi feita por Ciro Gomes, para que Zezinho Albuquerque assumisse o cargo de Governador com a renúncia de Cid Gomes, e, ele Ciro Gomes, seu irmão, pudesse disputar o Senado Federal.    

ESSA É A VERDADE QUE PRECISA SER DITA. E EU DIGO!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Camilo não é mais pop?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre

O simpático governador cearense Camilo Santana, amanheceu no último sábado(15) na Praça Padre Cícero, em pleno centro comercial de Juazeiro do Norte, para entregar cerca de 35(trinta e cinco) novas viaturas policiais à região do Cariri. Carros da marca Duster(ambulância de anão).

A Casa Civil bem que se esforçou pra lotar o ambiente. Banda de forró; banda da Polícia; fogos de artifícios, prefeitos, deputados, lideranças políticas regionais, o comunicador oficial do palanque a todo tempo chamando os que passavam ao encontro(perto) do governador, mas apenas um grupo pequeno ali apareceu na Praça.

As pessoas simples do povo não compareceram, já que o processo de reeleição já está nas ruas do Ceará, e, o evento - diga-se, importante no ambiente de insegurança que vivenciamos!

Enquanto alguns políticos locais batiam palmas para o governador, o Delegado André Costa(secretário de segurança) estava próximo ao palanque, tirando fotografias com alguns jovens.

O seu discurso foi rápido, porém, mostra-se empolgado e colocou-se solícito a todos, prestando uma rápida informação das operações no combate à violência no estado.

O tema era segurança pública! E Camilo Santana, mesmo desarogante, bateu forte em todos, máxime no governo federal. Segundo ele, as fronteiras do Brasil estão totalmente abertas, e proporcionam o tráfico que alimenta o aumento da violência em todos os municípios da federação. E está certo ele!

No mais, tudo gravado e filmado por sua equipe!

Afinal, 2018 é bem ali...

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

terça-feira, 11 de julho de 2017

Prefeita reclama celeridade para implantação da UFCA em Icó

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e área interna
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna
A prefeita de Icó, Laís Nunes, esteve em audiência nesta terça-feira, 11, no município de Juazeiro do Norte, na sede da UFCA - Universidade Federal do Cariri, onde foi recebida pelo Reitor, Professor-Doutor Ricardo Luiz Lange Ness, acerca da implantação do Campus em Icó.
"Fui, novamente, reclamar por rapidez na implantação do Campus da UFCA em Icó. Sei das burocracias, mas já ultrapassamos as fases mais complexas como a legalização do terreno do DNOCS para as edificações, por exemplo, o que nos deixa muito feliz e certa da implantação definitiva. Estou convicta deste sonho ser posto em prática", disse Laís Nunes.
Participaram da reunião - além do Reitor, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Inácio Arruda; Pró-Reitores, professores Silvério de Paiva e Roberto Ramos, bem como, o Assessor de Relações Institucionais do Município de Icó, Neto Nunes.
Para a imprensa regional, a prefeita Laís Nunes informou, "que estará indo a Brasília para confirmar também os recursos destinados a UFCA".
A implantação do Campus da Universidade Federal do Cariri(UFCA) no município de Icó, atrasou por falta, à época, de um terreno com grandes dimensões para a construção das salas, bibliotecas e laboratórios que servirão aos universitários.
"O Forricó terminou ontem as 8h e a prefeita Laís Nunes já está trabalhando por nosso município - para implantar o Campus da UFCA -, que é um sonho da nossa gente", disse Neto Nunes.
A Assessora Municipal, Mara Raquel, esclareceu que a prefeita Laís Nunes recomendou agendar e dá prioridade total a todos os assuntos que sejam relacionados a UFCA neste mês de julho de 2017.
"Será prioridade na agenda institucional da prefeita a UFCA em Icó. Fomos bem recebidas pelo Reitor e Pró-Reitores, o que, nos animou ainda mais", pontoou a Assessora.

DIGA NÃO À EXTINÇÃO DE QUEM COMBATE A CORRUPÇÃO!

A imagem pode conter: texto

Ex-presidentes da OAB/CE são contra extinção de comarcas




A Ordem dos Advogados do Brasil, regional do Ceará, reuniu seus ex-presidentes e fechou questão contra a extinção de 34 comarcas, o que está previsto no projeto de reestruturação do Pode Judiciário e que foi encaminhado pelo Tribunal de Justiça para a Assembleia Legislativa.

Ao lado do atual presidente Marcelo Mota, estavam nesse encontro que vê a medida como como sério risco ao acesso da população à Justiça, os ex-dirigentes Paulo Quezado, Hélio Leitão, Ernando Uchôa Lima, Raimundo Falcão e Valdetário Monteiro.
Cândido Albuquerque não apareceu.


(Foto – OAB/CE com Eliomar de Lima).

Não fale em crise, trabalhe!

Essa máxima, que se ler em alguns letreiros espalhados na federação, chama a atenção daqueles que reclamam de tudo e de todos, sem apontar qualquer solução adequada e, por analogia, nos remete ao debate nacional da crise política, econômica, social, etc, que movimenta o país já há alguns anos.

Na última segunda-feira, 10, feriado municipal em Icó, aproveitei para visitar um querido amigo - que está enfermo, em um bairro ribeirinho local.

Porém, para nossa surpresa, observei dezenas de residências em reformas; tantas outras sendo edificadas do alicerce.

Daí, também, fiquei atento para algumas placas de vende-se e/ou de aluga-se.

Tais fatos chama a reflexão sobre realmente se estamos em crise ou ascensão(?); ou que a temática é apenas refletida pelos os olhos de quem deseja ou não enxergar os fatos sobre ângulos diversos e ainda não descobertos.

De qualquer forma, o trabalho diário, firme e reto, é ainda o melhor caminho a seguir.

O que vale mesmo é a luta das ideias!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Bom dia!

A imagem pode conter: oceano, céu, árvore, planta, atividades ao ar livre, natureza e água

O belo nascer do sol de Orós!
Foto: Eliseu Filho.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Zezé di Camargo e Luciano reúnem 60 mil pessoas em Icó.

A imagem pode conter: multidão, noite e atividades ao ar livre
PRAÇA DO LARGO DO THÉBERGE
O término do Forricó-2017, evento de forró que ocorre na Praça do Largo do Théberge no sítio histórico do município icoense, terminou nesta segunda-feira(10), às 8h, com um público recorde: 60 mil pessoas.

O show da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano reuniu fãns da cidade e de todo o país.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Icó em parceria com a iniciativa público-privada.

Este ano de 2017 ocorreu de 6 a 9 de julho.

Cerveja especial produzida em Icó. Muito gostosa.

A imagem pode conter: bebida

Deputado Federal Domingos Neto também esteve no Forricó 2017. Prestigiando grande arrasta-pé nas Terras dos Icós.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O DIA EM QUE RICHARD LOPES FOI A PRÓPRIA NOTÍCIA!

Richard Lopes, nosso mais festejado radialista policial, é um experiente comunicador.

Vem desde o tempo que o único meio de comunicação da cidade de Icó, era a rádio Vale do Salgado, com sede em Lavras e com estúdio itinerante nesta Ribeira.

Certo dia, ainda bem jovem, foi ao baixo meretrício da urbe, localizado no conhecido Posto Novo e por lá pernoitou.

Com o sol nascente, já se preparava pra retornar ao centro da cidade, quando foi admoestado pela dama: "E o pagamento?".

Irreverente como sempre, Richard cuidou de esclarecer:

- "E é pago? Por isso que não prestou pra nada, pensei que fosse tudo somente por amor".

E foi-se embora da zona. Sem pagar pela noitada!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

DONA ROSA

A imagem pode conter: 1 pessoa

Em nome da nossa cantora top, Dona Rosa, que botou quente no palco do Forricó-2017, parabenizo todos os artistas da terra que abrilhantaram a magna festança.

Forrico-2017 concluído há pouco! Grande abraço a todos os brincantes!

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão

domingo, 9 de julho de 2017

É SÓ ALEGRIA!

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e multidão
NETO NUNES- JÚNIOR VIANA - LÁIS NUNES
Concluído agora, 7h, o terceiro Dia do Forricó-2017, sem violência alguma na Praça do Largo do Théberge.

Nossa prefeita Laís Nunes prestigiando e permanecendo no evento até "pegar o sol com a mão".

Na foto, com o seu esposo e líder, Neto Nunes, e o cantor Júnior Viana, icoense que está fazendo sucesso em todo o Brasil.

sábado, 8 de julho de 2017

RECEBENDO OS AMIGOS NO FORRICÓ-2017

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, área interna
Vereador Ítalo da Paz; Fabrício Moreira, Jornalista Macário Batista; Publicitário Ulisses Lima e o Jornalista Francisco Bezerra

DETALHE: O veterano jornalista, Macário Batista, ensinou aos presentes como beber um bom uísque no canudo.

#DeOntem

A imagem pode conter: 1 pessoa

Com o jornalista Macário Batista, que, de sorte, nos presenteou com o saboroso torresmo do Beco do Cotovelo, made in Sobral, no esquenta do Forricó-2017.

Apaga fogo!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

No passado não muito longe, em Icó, tinha uma turma de jovens no caminho inverso a boa ordem que, de logo, foi chamada de grupo do "Apaga Fogo".

O diligente delegado, Dr. José Munguba Neto, em brilhante trabalho, à época, apagou o fogo da moçada transloucada, levando-os a sede da Delegacia de Icó e levantando endereços e perfis de cada um dos envolvidos.

E em se tratando de Icó, sempre tem irreverência pelo meio, para completar a história.

Inquirido na forma da lei, o chefe do grupo, foi obrigado a depor.

- Diga logo em que você é viciado jovem? -, perguntou ao meliante, Dr. Munguba Neto.

Com a gaiatice icoense, o mala respondeu:

- "Em bolacha recheada meu doutor".

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).