quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Ministério do Turismo emite certificado digital do Icó no mapa do turismo Brasileiro

Icó é uma das 3.285 cidades que integram o Mapa do Turismo brasileiro. Foto: Divulgação Embratur
O Ministério do Turismo liberou, na ultima sexta-feira, a emissão de certificado digital para municípios inscritos no Mapa do Turismo Brasileiro 2017-2019. O documento poderá ser obtido eletronicamente por ESTE LINK. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

Uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. 

- “Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o secretário nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

Para emitir e imprimir seu certificado, basta acessar o site do Mapa do Turismo, selecionar os campos Macrorregião, UF, Região Turística e Município e, em seguida, clicar em “pesquisar” e aguardar o resultado destacado com a cor azul. A partir daí, é só clicar no destino selecionado e escolher a opção “emitir certificado”.

FERRAMENTA DE GESTÃO - O Mapa do Turismo é um instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

As cidades que o compõem atualmente foram indicadas por órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com o Ministério do Turismo. A próxima atualização do Mapa acontecerá em 2019, podendo haver entrada e saída de municípios, a depender dos critérios estipulados por legislação vigente.

Edição: Vanessa Sampaio.

Domingos Neto: "a chance de aprovar uma reforma da previdência agora é zero"


O líder do PSD na Câmara Federal, Deputado Domingos Neto, afirmou hoje em café da manhã com a bancada do Ceará que não há chance alguma da reforma da previdência ser apreciada em breve pelo Congresso Nacional. 

Em entrevista na última segunda-feira, o presidente eleito Jair Bolsonaro, disse que tentaria “salvar” parte da reforma ainda neste ano.

De acordo com Domingos Neto, não há a possibilidade do texto ser votado. 

- “A reforma que havia sido colocada tem possibilidade zero de ser aprovada”, declara.

O líder do PSD esclarece que até hoje o que se fala em reforma da previdência é algo meramente especulativo. 

- “Nós não conhecemos um texto. Não existe uma proposta. Não existe um desenho e nem existe tempo. Temos um Congresso se renovando e uma proposta que teria que ser votada em dois turnos da Câmara e dois turnos no Senado. Acho muito pouco provável que isso aconteça”, afirma.

Na reunião de bancada com a presença do governador Camilo Santana, ficou acertado que a prioridade das emendas impositivas será a saúde. 

- “Trata-se de uma área muito sensível e o governo pode contar conosco para levar os recursos que o Ceará precisa”, explica Domingos Neto.

CLIMA TENSO PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE IGUATU



O vereador Rubenildo Cadeira (PRB), líder do prefeito na Câmara, anunciou nesta quinta-feira (25), durante sessão na Câmara Municipal que a vereadora Eliane Brás, esposa do prefeito Ednaldo Lavor, é candidata à Presidência do Poder Legislativo. 

A eleição está prevista para acontecer no dia 15 de dezembro, segundo o Regimento Interno da Câmara.

Segundo informações de bastidores, a chapa que deve ir para a disputa será formada pela vereadora Eliane Bras (presidenta); Rubenildo Cadeira (vice) e Eudisvan da Silva (1º secretário).

O vereador Marconi Filho também anunciou seu nome para a disputa numa segunda chapa.

Quem não gostou do anúncio de surpresa do vereador Rubenildo foi o presidente da Câmara, vereador Mário Rodrigues (PDT). 

- "Deixo aqui o meu repúdio, o meu protesto, principalmente ao prefeito, pelo sistema que fez de lançar chapa sem sequer conversar com a presidência dessa casa e com mais dois vereadores", disse Mário Rodrigues.

Em tempo: o vereador Mário Rodrigues é irmão da deputada Mirian Sobreira, casada com o secretário de saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira. 

Na sessão plenária da última quinta-feira o clima entre os aliados era de traição.

(IGUATU NOTÍCIAS).

Os 10 Mandamentos do Padre Cícero -

Resultado de imagem para PADRE CÍCERO

1 - Não derrube o mato. Nem mesmo um só pé de pau.

2 - Não toque fogo no roçado. Nem na caatinga.

3 - Não cace mais. Deixe os bichos viverem em paz.

4 - Não crie o boi nem o bode soltos. Faça cercados. Deixe o pasto descansar para se refazer.

5 - Não plante de serra acima. Nem faça roçado em ladeira muito em pé. Deixe o mato protegendo a terra, para que a água não arraste a sua riqueza.

6 - Faça uma cisterna no oitão de sua casa, para guardar a água da chuva.

7 - Represe os riachos, de 100 em 100 metros, ainda que seja com pedra solta.

8 - Plante cada dia pelo menos uma árvore. Um pé de caju, de sabiá, ou qualquer outra. Até que o sertão todo seja uma mata só.

9 - Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, tais como a maniçoba, a favela, a jurema, e tantas outras. Elas podem ajudar você a conviver com a seca.

10 - Se obedecer esses preceitos, a seca vai se acabando aos poucos. O gado vai melhorando e o povo terá sempre o que comer. Se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só.

Este é outro:

Quem roubou não roube mais;
Quem mentiu não minta mais;

Quem matou não mate mais...

Ciro diz que foi “miseravelmente traído” por Lula e seus “asseclas”

CIRO GOMES
O ex-ministro Ciro Gomes deu uma entrevista longa ao jornalista Gustavo Uribe, da Folha de S.Paulo que pode ser conferida nesta quarta-feira. Entre vários desabafos, ele, que foi o terceiro colocado na eleição presidencial, diz que foi “miseravelmente traído” pelo ex-presidente Lula e seus “asseclas”.
Ciro concedeu a entrevista em seu apartamento em Fortaleza nessa terça-feira (30). Foi a primeira fala dele desde a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), Ciro nega ter lavado as mãos ao ter viajado para a Europa depois do primeiro turno. “A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto”.
O pedetista critica a atuação do PT para impedir o apoio do PSB à sua candidatura e diz que considerou um insulto convite de Lula para assumir o papel de seu vice no lugar Fernando Haddad (PT).
Sobre disputa em 2022, reagiu: “Não. Quem conhece o Brasil sabe que você afirmar uma candidatura a 2022 é um mero exercício de especulação, porque a adrenalina não pacificou. Só essa cúpula exacerbada do PT é que já começou a campanha de agressão. Eu não. Tenho sobriedade e modéstia. Acho que o país precisa se renovar.”
*Confira a íntegra da entrevista aqui.

Eleições na OAB-Ceará



Após comunicar a um querido amigo, que neste ano pela primeira estaremos em lados diferentes mas sem crises, anúncio publicamente o meu apoio ao candidato Dr. Erinaldo Dantas a OAB/Estadual e ao Dr. Danilson Passos - Subsecção de Iguatu.

No Vale do Salgado, Dr. Kleber Colares que sempre atuou com ética, convergência e serenidade em prol de todos, principalmente pela luta de décadas para instalação da Subsecção, recebe a nossa indicação para continuar a luta.

Enfim, que a reciprocidade de respeito e luta das ideias, estejam presentes nesta salutar disputa eleitoral.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

FUNDEF

Resultado de imagem para josé irineu de carvalho
José Irineu de Carvalho

Dinheiro tá na conta mas prefeituras não podem gastar.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve recomendar até o fim desta semana como os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) devem ser aplicados pelos municípios cearenses. 

A informação foi antecipada pelo assessor econômico da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), José Irineu de Carvalho, em entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na edição desta terça-feira, 30, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).


Irineu de Carvalho explica que, na semana passada, a audiência pública organizada pelo TCE, que reuniu representantes do Ministério Público Estadual e Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da própria Aprece, serviu para debater o tema. No entanto, cabe ao TCE avaliar como o dinheiro, que pode chegar a R$ 5 bilhões, será aplicado, reforça o assessor econômico da Aprece.

Segundo Irineu de Carvalho, R$ 1,15 bilhão do montante do Fundef a que os municípios do Ceará têm direito já está nos cofres das prefeituras cearenses que entraram com ações judiciais e conseguiram a liberação de verbas junto a União. 

De acordo com a decisão do TCU, segundo o assessor econômico da Aprece, os recursos do Fundef são exclusivamente destinados a educação, sendo que 60% devem ser utilizados para pagar os salários dos professores e outros 40% em investimentos na área da educação dos municípios. 

O entendimento do TCU, no entanto, é por meio de medida cautelar, ou seja, é de caráter provisório. Enquanto o pleno do tribunal não toma uma decisão definitiva sobre o tema, entretanto, nenhum município pode fazer uso da verba, mesmo ela estando nos cofres das prefeituras.

Irineu de Carvalho destacou ainda que muito sindicatos, contudo, têm entrado na Justiça para buscar fazer acordo entre o magistério e as administrações municipais, buscando rever a parcela que será destinada aos professores e a investimentos na área educacional.

(Ceará Agora).

ELEIÇÕES NA OAB MOBILIZAM ADVOGADOS DE TODO O CEARÁ


quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Mais de 30 municípios cearenses estão com recursos do Fundef bloqueados, afirma assessor da Aprece

Resultado de imagem para expedito da aprece

O dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) entra, nesta quarta-feira, 24, na agenda do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 
Representantes do Ministério Público Estadual e Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), se reúnem, a partir das 9 horas, na sede do TCE, em Fortaleza, para discutir como podem ser usados os recursos do Fundef. O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta quarta do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).
Em entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, nesta quarta, o assessor especial da Aprece, Expedito Nascimento, destacou a importância do encontro para uma deliberação colegiada sobre o tema. O Fundef é o dinheiro repassado pelo Governo Federal a municípios de todo o País como diferença de verbas que deixaram de ser pagas nos anos 90. 
Ao todo, as prefeituras cearenses terão direito a R$ 3.519.727.045,14. Parte desse montante, segundo Expedito, já está na conta de muitas prefeituras do Ceará, no entanto, mais de 30 municípios tiveram os recursos provenientes do Fundef bloqueados.
Expedito ainda explicou aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida que uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu que 60% do montante repassado aos municípios deve ser destinado aos professores, enquanto que os outros 40% ficarão com as prefeituras municipais. Questionado pelo jornalista Beto Almeida sobre o fato de muitas prefeituras do Ceará terem contratado escritórios de advocacia para solicitar a liberação de recursos, Expedito reforça que, à época, o Estado só contava com cinco procuradores para fazer a defesa dos municípios, número muito abaixo da demanda.
13º salário de servidores 
Perguntado pelo jornalista Luzenor de Oliveira sobre como se encontra a situação financeira da maioria dos municípios do Ceará, que tem menos de 60 dias para pagar o décimo terceiro salário de seus servidores, Expedito foi enfático: grande parte das prefeituras cearenses não têm dinheiro em caixa para honrar com o compromisso. O assessor especial lembrou, contudo, que ele e o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, viajam em breve à Brasília para tratar do assunto e viabilizar liberações de recursos para os municípios do Estado.
Distribuição equivocada de recursos 
O assessor especial da Aprece ainda comentou sobre valores expressivos que foram depositados na conta de municípios cearenses na manhã dessa terça-feira, 23. O montante em conta se refere ao Fundo Especial de Petróleo (FEP). Em contato com a Agência Nacional de Petróleo, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) foi informada que houve uma distribuição equivocada do recurso que entrou na conta do Fundo. Além de valores a título do próprio FEP, caiu na conta dos Municípios recursos a título de royalties.
Expedito ressalta que o dinheiro deve ser estornado das contas municipais ainda hoje e fez um alerta: as prefeituras que utilizaram as verbas para pagar dívidas ou para outros fins terão que devolver o montante!
(DO CEARÁ AGORA).

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Presidente da subseção da OAB de Iguatu disputa cargo na chapa estadual

O presidente reeleito da subseção da OAB de Iguatu, Marco Antônio Sobreira, é o primeiro advogado iguatuense a concorrer a um cargo na chapa estadual. Ele disputa a vaga de diretor do Interior, na chapa que tem como candidato a presidente, Erinaldo Dantas.

Em Iguatu, dois advogados disputam a presidência da subseção da OAB: Denilson Passos e Zaqueu Quirino.

A eleição para escolha da nova diretoria da OAB do Ceará e das subseções será em novembro, no próximo dia 29.

(Do Blog do Centro Sul).

Sertões de Icó

A imagem pode conter: céu, crepúsculo, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: céu, nuvem, crepúsculo, oceano, montanha, natureza e atividades ao ar livre
Comunidade Rural de São Vicente.
Fotos: Vital Neto.

ELEIÇÃO PARA VEREADOR EM 2020 NÃO TERÁ COLIGAÇÕES ENTRE PARTIDOS


Resultado de imagem para camara de sobral
(Prédio da Câmara de Sobral)
O fim da coligação de partidos para eleições proporcionais já está consolidado na legislação eleitoral. A proibição valerá a partir de 2020, quando acontecem as eleições para prefeitos e vereadores, impedindo que partidos formem coligações para disputar vagas nas Câmaras Municipais.
A mudança deve provocar alterações profundas na atuação dos partidos políticos, especialmente, em municípios menores. 
Com o fim das coligações, os partidos devem apresentar chapas completas ou com maior número possível de candidatos a vereador. 
No caso de Sobral, por exemplo, a previsão é de que alguns partidos com menor número de filiados deixem de existir e aqueles que atualmente têm mais filiados devem aumentar o número de filiações.
(DO SOBRAL DE PRIMA).

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Advogado do MDB reforça tropa jurídica pró-Bolsonaro no Ceará

Resultado de imagem para vicente aquino advogado
VICENTE AQUINO

Os advogados Aldairton Carvalho, Leandro Vasques e Vicente Aquino, este era do MDB na campanha pró-Eunício Oliveira, comandarão um esquadrão de advogados voluntários pró-Bolsonaro até o dia do pleito.
“A ordem é neutralizar a militância petista no dia da votação”, avisa Leandro Vasques.
(Do Blog do Eliomar de Lima).

Eunício: “Não nasci para ter ódio ou rancor, nasci para construir".


O senador Eunício Oliveira, presidente do Congresso Nacional, segue sua agenda de trabalho normalmente em Brasília.

Anunciou que vai se recolher mas, não abandonará a política. Segue como vice-presidente nacional do MDB e presidente do MDB no Ceará.

Eunício avisou que vai seguir contribuindo com o governo Camilo Santana. Camilo disse que mesmo sem mandato Eunício tem influência em Brasília.

Eunício postou: 

- “Não nasci para ter ódio ou rancor, nasci para construir”. Ele agradeceu aos seus eleitores e a todos os cearenses, mesmo os que não votaram. “Ganhar e perder faz parte na democracia”, disse Eunício Oliveira.

DEU COLUNA DO JORNALISTA MACÁRIO BATISTA

Resultado de imagem para oriel filho
CAMILO SANTANA - ORIEL FILHO - CID GOMES

O Vale do Salgado

Anos e anos, o Vale do Salgado teve seus representantes a partir do Icó. Desde Zé Valfrido aos Nunes, sempre mandou um pra Assembleia Legislativa.

Suplente chegando

Voltando à pulverização e às denúncias de votos "negociados" coisas ditas por candidatos, eleitos ou não, o Icó ficou, com Oriel Nunes numa suplência confortável, se é que isso existe.

Terceiro

Com aliados como Lucílvio, Duquinha e Oriel Nunes, nessa ordem, nas primeiras suplências, fontes do Governo sinalizam a importância de Maranguape, Acaraú e Icó para o equilíbrio das bancadas no Legislativo o que acende a luz do chamamento por Camilo, desses nomes seja para a Assembleia ou  pra Secretarias. É esperar pra ver!

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

O POETA MOACIR BRASIL CONVIDA!

A imagem pode conter: texto
Adicionar legenda

Recuperação de Estradas Carroçáveis em Icó

A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

A Prefeitura Municipal de Icó, por designação da prefeita Laís Nunes, está recuperando todas as estradas carroçáveis da zona rural icoense.

"É o maior projeto de recuperação, com empiçarramento, de Estradas Carroçáveis do Icó", disse o secretário Edjalma Moreira.

Primeiro sol!

A imagem pode conter: céu, crepúsculo, nuvem e atividades ao ar livre



Este é o sol número 1. O sol dos apressados no Icó. Ao meio dia ninguém reclama porque tem um sol pra cada um. Só a Globo tem segundo sol. 

Lá no Icó sobra, porque tem pra nós seus humildes visitantes que se deleitam com suas histórias e belezas. A foto chegou agora pelo carinho do querido Fabrício Moreira.

(Por Macário Batista, Jornalista).

Prefeitura de Icó faz estradas empiçarradas em todo o Perímetro Irrigado

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

CARTA MAGNA – MAURO BENEVIDES RECEBE HOMENAGEM EM BRASÍLIA

O ex-senador cearense Mauro Benevides foi homenageado na última quarta-feira (17), em Brasília, pelo Conselho Federal da OAB, em comemoração aos 30 anos da Carta Magna. O então vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte recebeu a homenagem das mãos do presidente da OAB, Cláudio Lamachia
A Assembleia Nacional Constituinte foi instalada no Congresso Nacional, com a finalidade de elaborar uma Constituição democrática para o Brasil, após 21 anos de regime militar.
Mauro Benevides foi presidente do Senado, deputado federal por quatro mandatos, vereador de Fortaleza e quatro vezes deputado estadual, tendo presidido a Assembleia Legislativa do Ceará durante o Golpe de 1964.
(Blog do Eliomar de Lima)

FPM CAI NA SEXTA-FEIRA COM VALOR 15,38% MENOR QUE O PREVISTO

Ag CNM
A boa notícia de que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º. decêndio do mês será creditado na sexta-feira, 19 de outubro, vem acompanhada de um cenário que exige cautela da administração local. As contas das prefeituras brasileiras receberão R$ 544.079.326,90, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 680.099.158,63.
O repasse é 15,38% menor que o previsto pela STN e, por isso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que os gestores atuem de forma prudente no planejamento e uso dos recursos para não serem pegos de surpresa com resultados e projeções inesperados.
(DO SOBRAL DE PRIMA).

Cid Gomes diz que votará em Haddad à presidência da República

ORIEL NUNES FILHO CONVOCA AMIGOS E ELEITORES PARA EVENTO DE HADDAD EM ICÓ

Resultado de imagem para oriel nunes filho


O suplente de deputado estadual, Oriel Nunes Filho, está convidando os amigos, familiares, correligionários e cidadãos, para um evento político e também adesivaço em apoio à candidatura do presidenciável Fernando Haddad, no próximo sábado(20), às 8h(manhã), no centro comercial de Icó.

“Temos posições definidas e públicas. Voto pela democracia, pela inclusão social dos que menos têm da sociedade e, principalmente, pela tolerância e respeito às minorias, a paz, a liberdade de expressão e cidadania”, disse Oriel Nunes Filho.   

A militância estará usando as redes sociais para convidar os eleitores e simpatizantes do candidato Fernando Haddad – 13 -, para participarem do evento que será concentrado na Coluna da Hora.

Domingos Neto articula e garante piso aos agentes comunitários de saúde


Vitória para trabalhadores da saúde. Após forte articulação do líder da bancada do PSD na Câmara, Domingos Neto (PSD/CE), o Congresso Nacional derrubou o veto presidencial nº. 32, que bloqueava a criação de um piso salarial aos agentes comunitários de saúde de todo o país. 

O líder do PSD honrou o compromisso firmado com a categoria, em julho, e garantiu R$ 1.250 de piso nacional, a partir de 2019.

Hoje, o valor pago pela União a esses profissionais é de R$ 1.014. A partir de 2020, os reajustes serão escalonados e os agentes passarão a receber R$ 1.400 e, em 2021, R$ 1.550. O aumento real, no final de três anos, será de mais de 50%. Esse reajuste da remuneração e a criação de um piso salarial da categoria já tinham sido aprovados pela Câmara e Senado, mas as duas medidas foram vetadas pelo presidente Michel Temer.

Para Domingos Neto, os agentes comunitários e de endemias têm um papel fundamental na atenção básica. 

“Garantir um piso mínimo é dar dignidade a esses profissionais que tanto fazem pela saúde do país. São eles que estão na ponta e em contato direto com a população que mais precisa. São eles que identificam as necessidades da comunidade e encaminham para rede”, destacou o líder.

(DO BLOG DO ELIOMAR).

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

EX-PREFEITO DE ICÓ, MARCOS NUNES, ANUNCIA APOIO A JAIR BOLSONARO.

A imagem pode conter: 2 pessoas, barba e close-up
O ex-prefeito de Icó, Marcos Nunes, anunciou na última terça-feira(16), apoio a candidatura do deputado Jair Bolsonato(PSL) à Presidência da República.

O líder político disse que a sua decisão "é unilateral em relação ao seu grupo político de Icó que segue com Fernando Haddad".

A decisão de Marcos Nunes gerou enorme repercussão nas redes sociais, com a maioria concordando com sua decisão e outros poucos dizendo que discorda do apoiamento ao candidato do PSL.

Marcos Nunes publicou uma carta demonstrando sua motivação.
Amigos(as),
Desde o início da pré-campanha à presidência da República, nestas eleições de 2018, que utilizei minha página pessoal nas redes sociais para manifestar minha admiração e respeito ao eterno presidente Lula.

E o fiz publicamente por várias vezes! Vocês são testemunhas disso!

Porém, como é sabido por todos Lula não pôde ser candidato e, ao invés de apoiar Ciro Gomes que é preparado e com história de parceria histórica com o PT, fizeram o inverso; o boicotaram e ameaçaram partidos e aliados com fortes retaliações, caso votassem com o nosso irmão cearense nas urnas.

Por isso e muito mais não votei e nem voto em Haddad à presidência; votei e trabalhei por Ciro com muito entusiasmo pelo Brasil; fiquei triste por sua derrota e muito aborrecido pelas atitudes do PT até o presente para com ele e aliados.

Antes das convenções eleitorais já quis tomar algumas atitudes em relação aos candidatos postos no pleito, mas fui demovido de fazê-lo, por diversos fatos que acabei aceitando.

Mas não dá mais! Não sou nenhum aventureiro na política. Sem modéstia, fui um bom prefeito de Icó e sou o mesmo que entrou na vida pública e dela faz parte com a tranqüilidade de sempre e espírito público.

Os amigos sabem que sou sereno, porém, gosto de posições firmes, definidas e todas são tornadas públicas.

Por isso procurei os meus amigos; o grupo político do qual faço parte em Icó, inclusive familiares, para dizer que estarei votando em Bolsonaro à Presidência da República.

O meu grupo político desaconselhou-me desta decisão e parto sozinho da companhia de alguns.

Mas no futuro eles saberão que tomei a correta decisão. Não dá pra votar a força em quem não acredito de jeito nenhum.


Espero que todos entendam!

Já me encontrei com o Deputado Federal eleito, Heitor Freire, coordenador-geral da campanha do Jair Bolsonaro no Estado do Ceará e com o advogado Dr. Vicente Aquino, e aceitei o convite para estarmos juntos nesta caminhada.

E o PT e alguns de seus militantes que sempre nos maltrataram em Icó, que não disseram um singelo obrigado a maioria dos meus familiares por ter optado por Haddad, que tenham a dignidade de respeitar minha decisão sem patrulhamento ideológico e agressões.

O voto é livre!

Estou com Bolsonaro 17.

Marcos Nunes
Ex-prefeito de Icó     

Prefeita Laís Nunes participa de reunião em Juazeiro do Norte

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A prefeita de Icó Laís Nunes, juntamente com a Chefe de Gabinete Jequélia Alcântara; a Assessora Nadiele Freitas; Secretário de Infraestrutura e Urbanismo Edjalma Moreira; Diretor Geral do SAAE, Deusemar Ramos e o Engenheiro Florestal Jeferson Moreira e o Assessor Técnico Samuel Silva, estiveram nesta terça-feira(16), no município de Juazeiro do Norte, onde discutiram em reunião com a Caixa Econômica Federal(CEF) e APRECE - Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará, acerca de diversos projetos que serão liberados ao município icoense.

Em parceria com a Caixa Econômica Federal, a Aprece convidou prefeitos, secretários de infra-estrutura e engenheiros/arquitetos responsáveis pelas obras em alguns municípios cearenses, para reuniões na Representação de Governo da Caixa em Juazeiro do Norte (Regov/JN).

O objetivo dos encontros individuais, que acontecerão de 15 a 23 de outubro com o apoio da sala regional da Aprece no Cariri, é tratar da finalização de contratos anteriores a 2015 e aprovação dos novos contratos 2017 e 2018.

"Estamos atentos a tudo para não perdermos nenhum projeto em benefício do Icó", garantiu Laís Nunes.

DOMINGOS FILHO: A FÊNIX DESTA ELEIÇÃO!

Resultado de imagem para domingos filho
Domingos Filho

Depois de passar um ano e meio lutando para assegurar a sobrevivência do Tribunal de Contas dos Municípios(TCM); de ter os  colégios eleitorais de seu filho, Deputado Domingos Neto, invadidos por diversos concorrentes; de ser impugnado pelos seus adversários junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Fortaleza, e ter que substituir seu nome por sua esposa, Patrícia Aguiar, faltando apenas 20 dias para as eleições, o ex-vice-governador Domingos Filho mostrou inacreditável força política e elegeu o filho Deputado Federal e a esposa Deputada Estadual, ambos, com expressivas votações.

O leão, como é conhecido nos Inhamuns, conseguiu que Patrícia Aguiar fosse a parlamentar mais votada da região, superando todos os demais candidatos estaduais e federais que concorriam no pleito findo.

Em Tauá, sua terra natal, o desempenho foi mais contundente ainda, pois saiu vitorioso de “dois por um” em votos do seu principal adversário local, o Deputado Audic Mota, que contou com o apoio do Prefeito Carlos Windson e de todo o grupo do Poder Executivo daquela cidade.

Domingos Neto foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo com 111 mil votos, mesmo tendo perdido inúmeros colégios eleitorais para os candidatos “oficiais” durante o período de divergência travada com o governo estadual.

Comparado a uma fênix (ave fabulosa que renasce das cinzas), Domingos Filho é considerado um “vencedor” em todas as rodas de conversa política no estado do Ceará, pois superou tudo e, praticamente sozinho e sem os “meios” dos concorrentes, conseguiu vultosa e impressionante vitória nas urnas.

A curiosidade no jargão político, agora, é saber quais os próximos passos do Conselheiro após a repactuação política com Cid Gomes e Camilo Santana.

Patativa do Assaré, em seu poema que ficou imortalizado em todo o mundo, bem define esse Cabra da Peste dos Inhamuns e do Ceará:

"Eu sou de uma terra que o povo padece 
Mas não esmorece, procura vencer, 
Da terra querida, que a linda cabocla 
Com riso na boca zomba no sofrer 

Não nego meu sangue, não nego meu nome, 
Olho para fome e pergunto: o que há? 
Eu sou brasileiro fio do Nordeste, 
Sou Cabra da Peste, sou do Ceará 

Tem muita beleza minha boa terra, 
Derne o vale à serra, da serra ao sertão 
Por ela eu me acabo, dou a própria vida, 
É terra querida do meu coração 

Meu berço adorado tem bravo vaqueiro 
E tem jangadeiro que domina o má 
Eu sou brasileiro fio do Nordeste, 
Sou Cabra da Peste fio do Ceará".  

terça-feira, 16 de outubro de 2018

MEA CULPA E INTOLERÂNCIA

Resultado de imagem para mea culpa


A fala do senador eleito pelo Ceará, Cid Gomes, repercute em toda federação e fez ferver os bastidores da política, do Beco do Cotovelo às frias Serras Gaúchas.

O certo, na verdade, é que não se faz mea culpa pública em plena campanha, onde tudo se viraliza na maioria das vezes para o negativo, pra baixo. Mas Cid fez!

E falou o que a maioria do brasileiro hoje sabe: o PT pariu Bolsonaro; e quem pariu que crie, ora bolas!

A intolerância dos militantes do PT, insultando e maltratando os próprios aliados, deu nisso aí...repercussão de uma derrota antecipada; memes; e mais discurso de ódio, agora, de ambos os lados.

Cid foi Cid! E o PT sempre será PT. Quer um exemplo?

Dar-lhe-ei: os líderes Neto Nunes, a prefeita Laís Nunes e o candidato mais votado a Deputado Estadual em Icó, Oriel Filho, publicitaram em rádio e redes sociais que, doravante, estarão com Haddad à Presidência da República.

Até hoje, dos petistas, nenhum aceno de muito obrigado!
      

Cid cobra mea culpa do PT, bate boca com militantes e é vaiado

Ao lado do governador Camilo Santana (PT), o senador eleito Cid Gomes (PDT) cobrou ontem um mea culpa do partido durante encontro que abriu a campanha de Fernando Haddad no Ceará no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL).
"Eu conheço o Haddad, é uma boa pessoa. Tenho zero problema de votar nele", disse o ex-governador do Estado a um auditório lotado de filiados e simpatizantes do PT. 

"Mas aí fica para algum companheiro do PT que me suceda aqui na fala: se quiser fazer um exemplo para o País, tem de fazer um mea culpa. Tem de pedir desculpas, tem que ter humildade e reconhecer que fizeram muita besteira", completou.

Numa fala de dez minutos, o ex-governador distribuiu críticas fartas à postura da legenda durante o primeiro turno e ao ex-presidente Lula. O pedetista também bateu boca com militantes petistas, que vaiaram o ex-ministro. Em resposta, Cid os chamou de "babacas" e "otários".

Irmão do ex-presidenciável Ciro Gomes, terceiro colocado na disputa ao Planalto, o senador eleito acrescentou: "Não admitir o mea culpa, os erros que cometeram, isso é para perder a eleição e é bem feito".

A plateia então passou a gritar o nome de Lula e a entoar cantos de "Lula livre".

"Lula o quê?", perguntou Cid. "Lula está preso, babaca. Isso é o PT. E o PT desse jeito merece perder. Só pra rimar. Vão perder feio porque fizeram muita besteira. Porque aparelharam as repartições públicas. Porque acharam que eram donos de um país, e o Brasil não aceita ter dono."

Antes de encerrar a fala, Cid se despediu, ainda sob vaias: "Beijinho, beijinho, e tchau, tchau".

Considerada fundamental para as forças pró-Haddad no Ceará, a participação de Cid no ato já prenunciava o desconforto do grupo político dos Ferreira Gomes.

O pedetista, principal articulador da campanha de Ciro à Presidência, chegou junto com Camilo ao auditório do Marina Park, onde já o aguardava a cúpula do PDT no Estado.

Estavam lá o deputado eleito Salmito Filho, o presidente da Assembleia Legislativa Zezinho Albuquerque, o deputado Tin Gomes e o prefeito de Sobral e irmão de Cid, Ivo Gomes, além da vice-governadora, Izolda Cela.

Instado a falar - o discurso de Cid abriu o evento, que se encerraria pouco tempo depois -, o pedetista expôs a insatisfação diante da tentativa do PT de costurar no segundo turno uma participação mais efetiva de Ciro e do PDT na campanha de Haddad.

"Todo mundo sabe que eu votei noutro candidato no primeiro turno, não sabe?", começou o ex-governador. "E isso não é uma transição tão fácil. Acho que, pra essa transição acontecer, muita coisa teria que ter acontecido."

Cid se referia ao isolamento imposto pelo PT a Ciro ainda em agosto, quando as tentativas de acordo do PDT com PSB e PC do B fracassaram após intervenções da legenda de Lula.

Em seguida, o senador eleito falou que havia duas alternativas para o seu partido. "Uma é a gente fazer de conta...Futebol é isso mesmo, tem dois turnos, e no segundo turno a gente tem que escolher. Para mim, tudo bem", respondeu. 

"Ora, eu já votei no Eunício (Oliveira). Para votar no Haddad, eu voto com muito mais prazer ainda."

A segunda alternativa seria, "se a gente quer, daqui do Ceará, dar um exemplo para o Brasil", fazer um mea culpa.

Ao discursar, porém, Camilo esquivou-se dessa tarefa. "Nosso objetivo aqui não é fazer uma análise política. Meu primeiro objetivo aqui é agradecer a vocês pelo resultado deste ano no Estado do Ceará", disse o governador.

"Eu entendo tudo que o Cid falou aqui. Cada um tem a liberdade de se expressar, mas o Cid tomou a decisão de vir pra ajudar a construir a grande vitória do Haddad no Ceará. Esse é o momento de nos unirmos."

(JORNAL O POVO).

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

27 municípios cearenses já estão na lista de emergência pela seca até 2019


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Aumentou para 27 o número de municípios cearenses que estarão até 2019 na lista de emergência pela seca decretada ou homologada pelo Governo do Estado do Ceará. Até o último dia 10 de outubro, quando foi divulgada a atualização no Diário Oficial do Estado, eram apenas sete: Caridade, Choró, Ibaretama, Jardim, Pentecoste, Potiretama e Quiterianópolis. No entanto, a inclusão de alguns e a renovação de outros pelo prazo de mais seis meses, ajudou a configurar a atual situação.

Foram incluídas as cidades Beberibe, Forquilha, Orós, Quixelô, São João do Jaguaribe e Trairi. As outras, cujo reconhecimento de emergência por seca vigente estava previsto até 13/10/2018, foram renovadas, na data de publicação da lista, por 180 dias. Assim, pelo menos 20 municípios devem permanecer até abril de 2019, enquanto os outros sete ficarão até janeiro.

Até o fim deste ano, entre os meses de novembro e dezembro, outros 34 municípios também figuram na lista. A boa notícia é que 29 saíram do mapeamento de emergência do Governo do Estado.

Mas um outro fator preocupante é o fato de nenhum açude estar sangrando atualmente, permanecendo somente dois com volume acima de 90%: o Jenipapo, em Meruoca; e o Germinal, em Palmácia. 96 açudes estão com volume inferior a 30%.

Entenda 

No caso da seca, a decretação da situação de emergência é feita pelo governo municipal ou estadual com o objetivo de estabelecer uma situação jurídica especial para a execução das ações de assistência à população, como Operação Carro-Pipa, por exemplo. A instalação de sistemas simplificados de abastecimento e a montagem de adutoras de engate rápido também podem ser viabilizadas.

Confira a lista dos 27 municípios:

1. Aiuaba - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
2. Beberibe - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
3. Boa Viagem - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
4. Campos Sales - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
5. Chorozinho - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
6. Deputado Irapuan Pinheiro - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
7. Forquilha - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
8. Jaguaretama - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
9. Milhã - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
10. Mombaça - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
11. Monsenhor Tabosa - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
12. Morrinhos - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
13. Orós - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
14. Pereiro - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
15. Quixelô - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
16. Santa Quitéria - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
17. São João do Jaguaribe - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
18. Solonópole - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
19. Trairi - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
20. Viçosa do Ceará - Reconhecimento da emergência por seca vigente até abril de 2019
21.Caridade - Reconhecimento da emergência por seca vigente até 27/01/2019
22.Choró- Reconhecimento da emergência por seca vigente até 05/01/2019
23.Ibaretama - Reconhecimento da emergência por seca vigente até 20/01/2019
24.Jardim - Reconhecimento da emergência por seca vigente até 04/01/2019  
25.Pentecoste- Reconhecimento da emergência por seca vigente até 23/01/2019
26.Potiretama -    Reconhecimento da emergência por seca vigente até 26/01/2019
27. Quiterianópolis - Reconhecimento da emergência por seca vigente até 12/01/2019