domingo, 28 de fevereiro de 2021
Laís Nunes se reúne com secretariado para discutir novas medidas de enfrentamento ao Covid-19
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
TAMARINEIROS DO ICÓ
Na última quinta-feira (25) ocorreu a poda dos tamarineiros no sítio histórico de Icó para liberação da via pública. As árvores seculares, que fazem parte da história do Município, caíram na última semana e mobilizou entidades culturais e estudiosos.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
"Redes sociais deram voz a legião de imbecis", diz Umberto Eco
Umberto Eco estava certo! As redes sociais deram voz a uma "legião de imbecis" de esquerda e de direita. Confinados em suas bolhas de preconceitos e cegos por sua ideologia, ouvem sua própria voz reverberar entre os desqualificados e pensam estar sendo aplaudidos por multidões.
Amplificam a sua ignorância com a vaidade de encontrar seguidores e amigos e se tornam, sem qualquer esforço intelectual, estudo ou experiência na matéria, em especialistas de tudo.
Dom Edson
A Nunciatura Apostólica comunicou na última quarta-feira (24) que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Edson de Castro Homem, bispo emérito da Diocese de Iguatu, de onde pertence a nossa Paróquia de Nossa Senhora da Expectação.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Engenheiro florestal da Sudema apresenta laudo técnico sobre Tamarineiros de Icó
Uma das Tamarineiras caiu na última semana e, por fazer parte de 200 anos da história do Icó, profissionais, instituições, professores, historiadores e cidadãos icoenses, juntamente com o poder público municipal, procuram alternativa viável para resolver a situação.
Nesta reunião, além da apresentação do laudo, foram colocadas várias sugestões colecionadas no decorrer da semana.
"Temos procurado ouvir a melhor inteligência e resolver com cautela e sem perder de vista o fato histórico que envolve esta árvore", pontuou a secretária Sarah Raquel.
Participaram também da reunião, Homelhan Barbosa, engenheiro ambiental; Wiliane Monteiro, engenheira civil; João Marcos, secretário de Infraestrutura e Urbanismo; Sarah Raquel, secretária de Cultura; Renan Moreira, secretário-Adjunto de Cultura; Gildomar Gonçalves, secretário de Agricultura; Cláudio Pereira, coordenador de Cultura; Dr. Marcos Barreto, assessor do Gabinete da Prefeitura e Dr. Fabrício Moreira, procurador Jurídico.
Em Icó, tamarineira com quase 200 anos cai e traz à tona questões históricas Conheça a história das tamarineiras, árvores símbolos da força e da luta de mulheres cearenses por mais visibilidade em Icó
A tamarineira de quase 200 anos caiu na manhã do último dia 15 de fevereiro de 2021, segunda-feira, na rua Desembargador José Bastos, em Icó, no Ceará. O motivo foi o crescimento irregular da árvore, causando uma má distribuição de carga e estabilidade da estrutural do vegetal.
A árvore tem uma importância cultural e histórica para a Cidade e seus moradores, é sombra para encontros, move discussões e remonta ao passado corajoso das mulheres.
De acordo com o historiador e coordenador de Cultura e Turismo de Icó, Cláudio Pereira, em meados de 1835, as tamarineiras começaram a ser plantadas na região. Segundo ele, as árvores são resistentes, adaptáveis ao clima da região e crescem rápido. Ele lembra que a árvore foi plantada por Glória Dias e guardava uma grande sombra e muita história do "Icó antigo".
- “O Barão era um homem culto e rico, que recebia muitas visitas e a sujeira e o mau cheiro começaram a incomodar”, comenta o professor Cláudio. O Barão do Crato ameaçou cortar as tamarineiras. No entanto, ele recebeu como resposta de dona Glória, que caso o fizesse, ela iria explodir seu sobrado.
A proprietária da fazenda havia encomendado a pólvora e o Barão, conhecedor da coragem e valentia da mulher, acabou recuando. Em seguida, toda a pólvora foi doada para os festejos do Senhor do Bonfim. Desde então, é parte da tradição da cidade a queima de fogos no dia 1º de janeiro, logo após a procissão com a imagem de Jesus crucificado.
Preservação
Cláudio Pereira argumenta sobre a importância histórica da tamarineira e fala sobre a necessidade de preservar a memória das pessoas em relação aos fatos de importância histórica.
- “O intuito agora é replantar e despertar nas futuras gerações a sensação de pertencimento, para que a nova geração possa se apropriar da cultura da cidade”, finaliza.
Sobre o Festival tamarineiras
Com um projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult/CE), o Coletivo Cultura no Largo vem produzindo intervenções artísticas e promovendo debates no Festival Tamarineiras, este ano, em sua segunda edição, realizado de forma remota. “A homenageada da primeira edição do nosso evento foi a dona Glória Dias, mulher que tem seu nome na história de Icó, por travar grandes disputas com o Barão do Crato, que ameaçou derrubar suas frondosas árvores. Uma forma de homenagem tanto à mulher quanto às árvores, pela resistência que se estendeu através do tempo e da história até nós”, comenta Patrícia Gomes, integrante do Coletivo.
O Coletivo, por meio do Festival Tamarineiras, busca exaltar o protagonismo e as produções de artistas mulheres no Ceará e promove oficinas, cultura e rodas de debates sobre temas como o papel da mulher na história.
Em nota, o Coletivo lamenta a queda da árvore: “Nós do Cultura no Largo (Alexia Duarte, Patrícia Gomes, Carlê Rodrigues e Daniel Bruno) lamentamos profundamente que ela tenha sucumbido. Mas acreditamos que a Natureza segue seu curso e somos nós agora parte e frutos desse legado”.
Para o coordenador de Cultura e Turismo do Município, Cláudio Pereira, o Festival é um dos momentos mais marcantes de Icó, pois é um evento eclético produzido por mulheres que envolve toda a cidade. "Ano passado, o festival aconteceu debaixo das árvores. Aquele é um espaço de muito valor cultural para Icó”, conclui Cláudio.
A programação acontece nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, de modo remoto. A transmissão de conteúdos será via canais oficiais do Cultura no Largo nas mídias sociais (Facebook, YouTube, Tumblr e Instagram). Mais informações através do e-mail: culturanolargo@gmail.com
A tamarineira
Segundo o engenheiro florestal da Secretaria do Meio Ambiente (Seduma), Jefferson Moreira, responsável pelo laudo técnico da queda da árvore, a causa foi a simetria irregular da copa. A arquitetura da copa se refere às diferentes formas que as espécies florestais podem desenvolver, em relação ao seu crescimento, distribuição de carga e estabilidade estrutural. A copa da árvore tendia o desenvolvimento para um lado, causando muita irregularidade em seu crescimento.
O técnico conta que as ações posteriores serão de preservação da raiz da árvore, que continua viva. “A proposta é deixar a raiz intacta, fazer o controle da copa e o tratamento da raiz para que ela se desenvolva, sem prejudicar o ambiente ao seu redor”, comenta Jefferson.
(Colaborou com a matéria: Richard Lopes, radialista e filiado a ACEJI - Associação dos Jornalistas do Interior).
Prefeitura de Icó articula parceria para fortalecimento da cadeia produtiva do leite
Em visita ontem (23) ao Instituto Luís Girão, em Fortaleza, que opera na indústria Betânia Lácteos, o deputado estadual Oriel Nunes Filho, juntamente com o secretário de Agricultura, Gildomar Gonçalves, e o agropecuarista Ademir Maciel foram recebidos pelo presidente do Instituto, Dr. David Girão, pelo ex-Secretário de Estado e deputado estadual Carlos Matos e pelo zootecnista do Instituto, Tiago Medeiros.
Ficaram estabelecidas melhorias para o município, como:
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021
A QUE PONTO CHEGAMOS!
As Edições Ipdh Master Soluções Educacionais é destaque em todo o Brasil
Foto: dr. Leonardo Bezerra de Melo e esposa
As Edições Ipdh Master Soluções Educacionais e Halya Tecnologias educacionais consolidam sua atuação em todo o Brasil.
No ano em que Edições IPDH completa 16 anos tendo uma atuação nacional com alunos e materiais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Amazonas, Tocantins, Pará, Bahia e Distrito Federal, registra-se milhares de alunos que utilizam seus materiais didáticos e sua plataforma educacional com êxitos extraordinários, sendo aclamados nos resultados dos índices dos municípios e das escolas.
Referência em Educação pública e privada em todo território nacional!
"E pensar que tudo se inspirou quando um jovem de apenas 12, Dr. Leonardo Bezerra de Melo, vendia e trocava revistas que recebia de seus tios em frente ao Cine Marajá de sua querida Piripiri, no Estado do Pai, nos alegra e nos entusiasma na certeza que a saída para o Brasil ainda continua sendo a Educação", afirmou o administrador de empresas, Luciano Santana.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021
Em tempos de pandemia saúde deve ser prioridade absoluta", afirma Laís Nunes
BONS DIAS!
O querido jornalista Macário Batista, amigo das antigas, também tem por costume acompanhar os “causos” e “contos” deste Ceará de meu Deus, falado e inventado por muitos que apreciam a vida com um olhar mais sereno e cheio de graça, ao invés só da crítica cotidiana.
Jornalista internacional com mais viagens e passaportes carimbados pelo mundo, Batista conta que existia uma doméstica que servia aos seus avós, em sua bela Sobral que gostava de emendar um “plural” onde cabia apenas um singelo “singular”.
No cafezinho da manhã sentados à mesa os avós, Macário e outros da família Pompeu, daí surge Maria toda feliz para servir com atenção os familiares e aquele sagrado lar.
- “Bons dias meus povos”, dizia ela.
Maria, por favor, diga apenas “bom dia meu povo”, ensinavam.
- “Digo bons dias" e duma vez só agrado todo mundo.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Há 88 anos Getúlio Vargas almoçava no açude Lima Campos
Em fevereiro de 1933 jornais da capital federal anunciavam a inauguração do açude Lima Campos com manchetes entusiasmadas e eufemísticas :
- "Irrigando o deserto"; " A Revolução no combate à seca no Nordeste".
O açude Lima Campos e os extensos canais de irrigação no distrito Estreito, do município de Icó, tiveram sua construção iniciada em 13 de abril de 1932, sendo inaugurado em 06 de janeiro de 1933 com a presença do representante do Interventor do Estado do Ceará, do chefe da Inspetoria de Secas, do construtor da barragem, e do prefeito de Icó, Marcial Teixeira Pequeno.
No dia 16 de setembro de 1933, às 10:30hm, chega ao Icó o presidente Getúlio Vargas e é recebido pelo prefeito Marcial Teixeira, pelo padre Hermes Monteiro e pela festiva banda de música. Após apresentações e cumprimentos, seguem para visita ao recém inaugurado açude, onde são agraciados com farto banquete de almoço.
O açude é hoje sinônimo de orgulho para os icoenses e possui um sentimento de pertencimento muito forte pela sua comunidade. Gerador de emprego, renda e lazer; suas peixadas são patrimônios e seus canais dão vida a muitas culturas agrícolas e de pesca.
Passadas muitas décadas, a sua deterioração assombrava e entristecia os lima campenses e as reivindicações persistentes pela reforma do açude alcançaram o seu objetivo. No início de 2020 as obras foram concluídas pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Texto: Paulo Henrique Amorim.
Fonte: Acervo Pessoal.
Reunião discute situação do tamarineiro secular de Icó que caiu nessa segunda-feira (15)
Fabrício pediu votos pra três senadores!
O advogado Fabrício Moreira, meu amigo há duas décadas e mais alguns anos, além de um militante empolgado do campo do direito, já foi vereador; vice-prefeito duas vezes do Icó, secretário municipal e é um dos maiores contadores de causos do Ceará.
De fino trato para com todos, vibrante orador, político e de uma gaitice cearense diária, vira também história por onde passa.
Amigo querido do Deputado Agenor Neto e do seu pai, médico e líder do Centro Sul José Ilo Dantas, Fabrício Moreira foi advogado da dupla por muitos anos.
Em um comício em Iguatu, há oito anos, estava no grande palanque, além de Agenor Neto, José Ilo e vereadores, o deputado estadual José Albuquerque; Deputado Federal Aníbal Gomes, dentre outros.
Agenor e família votavam além dos nomes citados, em Cid ao governo, Tasso e Eunício ao senado.
Fabrício foi indicado a abrir, com seu talentoso discurso, o comício em praça pública.
Falou...Falou...falou...pediu votos pro José e pro Aníbal.
Por trás do orador, Agenor soprou: Fabrício pede votos pro senadores!
E ele não se conteve. "Votem também em Tasso, Eunício e Pimentel".
Em cima do palanque, foi uma gargalhada só, pois no pleito só podia votar em dois senadores e não em três ao mesmo tempo.
O detalhe, que é na terra de Fabrício, ele votava em Pimentel e Eunício. E isto estava na mente e no coração dele.
(Por Macário Batista, jornalista).
terça-feira, 16 de fevereiro de 2021
O LARGO...
"Quando chove no sertão
Quem foi o Barão do Crato?
Glória Dias! Corria o ano de 1840.
(Os Tamarineiros, o Barão do Crato e os festejos do Senhor do Bonfim em Icó)
Dizem que as centenárias árvores, tamarineiros, situadas no inicio da Rua Desembargador José Bastos já foram motivo de conflito quase catastrófico.
As referidas árvores eram de propriedade de uma senhora de nome Glória Dias, mulher valente e fazendeira, que as mandou plantar defronte de seu sobrado.
As árvores serviam de abrigo aos animais, que traziam os empregados e os gêneros alimentícios de suas fazendas.
Seu vizinho nobre, Bernardo Duarte Bandão – o Barão do Crato – sentiu-se importunado com o barulho e a sujeira e anunciou que iria mandar derrubar os tamarindos.
Dona Glória, entretanto, o enfrentou ameaçando que ao primeiro corte do machado o sobrado em que morava o Barão seria explodido pelos barris de pólvora, que já estavam em seu poder.
O Barão, acanhado, desistiu da façanha!
Dona Glória doou a pólvora para a festa do Senhor do Bonfim e iniciando a tradição dos longos caminhos de explosões em louvor ao Santo que ocorre até os dias atuais.
(Por Túlio Monteiro. Foto: Angelim do Icó).
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021
TAMARINEIRO GIGANTE DA RUA DESEMBARGADOR JOSÉ BASTOS EM ICÓ CAIU NESTA SEGUNDA-FEIRA
sábado, 13 de fevereiro de 2021
Casa de Farinha vai auxiliar 66 agricultores familiares de Icó
PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE ICÓ: 24 ANOS!
Há 24 anos todo o Patrimônio Histórico de Icó, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o Ministério da Cultura, Governo do Estado (governador Lúcio Alcântara) e Prefeitura de Icó, teve seu tombamento confirmado com a restauração de igrejas, casarões e sobradões que formam um rico cenário em estilo barroco autêntico, sertanejo neoclássico nas ruas largas e becos estreitos da cidade.
O então prefeito Neto Nunes, juntamente com o secretário de cultura Getúlio Oliveira e o engenheiro civil Kildare Colares, à época, diligenciaram para que o município assinasse o convênio e fosse assegurado o Projeto Monumenta - Um dos poucos do nordeste com o objetivo de restaurar e preservar o patrimônio histórico de Icó.
O Largo do Théberge, o Teatro da Ribeira dos Icós; a Casa de Câmara e Cadeia; o Sobrado do Canela Preta; as Igrejas Matriz e do Senhor do Bonfim; a Igreja do Rosário; a Igreja do Monte e tantos outros equipamentos públicos e históricos, alguns tricentenários, foram restaurados.
Essa riqueza arquitetônica leva o nome do Icó e dos icoenses a todo o mundo nos enchendo de orgulho de fazer parte de uma história por quem fez a história acontecer.
E viva a nossa arte, cultura e história!
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021
DEU NA COLUNA DO JORNALISTA MACÁRIO BATISTA DE "O ESTADO"
Largo do Théberge em Icó
Um dos maiores espaços púbicos abertos da América Latina, o Largo do Théberge - Sítio Histórico de Icó, onde fica localizado a maior parte do Patrimônio Histórico em estilo barroco sertanejo autêntico e neoclássico da tricentenária cidade, como o Teatro da Ribeira dos Icós; Sobrado do Barão do Crato; Casa de Câmara e Cadeia; Sobrado do Canela Preta; Igreja da Matriz; Igreja do Senhor do Bonfim, além de dezenas de Sobradões vai ganhar "fiação subterrânea". Parceria da Prefeitura de Icó, IPHAN e Enel. O guardião do Largo, o advogado e contista Fabrício Moreira, está mais alegre que sertanejo em dia de chuva.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Laís Nunes visita prefeito de Senador Pompeu e visa alianças futuras
A prefeita do Icó, Laís Nunes, acompanhada do líder político Neto Nunes, deputado Oriel Nunes Filho e da secretária de Relações Institucionais, Ana Glessy, foi recebida em Senador Pompeu pelo prefeito Maurício Pinheiro, nessa segunda-feira.
“Estamos visitando e conhecendo as políticas públicas implantadas no município de Senador Pompeu e no Sertão Central, que se tornou a liderança escolhida pela indústria gaúcha para implantar polo calçadista no Ceará", afirmou Laís Nunes.
Os prefeitos Laís e Maurício conversaram sobre parcerias e a possibilidade de alianças futuras. "O foco é no constante desenvolvimento do município. Estamos lutando dia após dia para trazer mais conquistas ao Icó", concluiu Laís.
(Com assessoria de imprensa da PMI e do Blog do Roberto Moreira).
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
"O Icó é uma porta aberta à arte, cultura e história". (Poeta e advogado Getúlio Oliveira).
Moacir Brasil é 90%.
Frei Cassiano!
Nosso querido Frei Cassiano, pároco da Igreja do Bonfim e do Santuário do Senhor do Bonfim - homem cheio do Espírito Santo de Deus -, há um ano chegava em nossa tricentenária Icó para pregar a paz, o amor, espalhar esperança e como discípulo do Mestre Jesus de Nazaré anunciava que se alimentar da fé é o caminho, a verdade e a vida...!
Que Deus, nosso Pai Celestial, o proteja sempre com saúde e vida longa!
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021
Apresento-lhes o Felipe Rima!
Um construtor de sonhos e inspiração; venceu as adversidades da vida: suas dores se transformaram em poesia, amor e esperança!
Sua história virou livro; seu exemplo, uma realidade para o bem, sua meta: ajudar pessoas a nunca parar de sonhar.
Quem teve a oportunidade de ouvi-lo, na Jornada Pedagógica 2020 em Icó nesta terça-feira (04), por certo melhorou sua autoestima e se alimentou de cultura, arte e história.
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS SENDO CONSTRUÍDOS EM ICÓ
CÂMARA DE VEREADORES DE ICÓ REINICIA OS TRABALHOS
O período legislativo do primeiro semestre de 2021 terá início nesta quinta-feira(4) após o recesso do final de dezembro.
A primeira sessão, desta
vez com a renovação de quase 60% dos parlamentares da augusta casa icoense para o novo
quadriênio, sempre é marcada apenas por formalismos de boas vindas.
As divergências, se é que
existirão neste novo período, ainda é uma incógnita tendo em vista que o perfil
dos novos vereadores é de serenidade e reciprocidade de respeito.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021
DEU NO G1 DA GLOBO: Inmet alerta para perigo de chuvas intensas e rajadas de ventos em 144 cidades do Ceará