- Escola Profissionalizante
Aprendi de tanto ouvir que a saída da humanidade é a educação. Faça um traço e traga esse sentimento e humanidade para o Brasil e entenderemos o que escutei desde a mais tenra idade, quando sentia preguiça para ir pro Colégio, quando inventava uma febrezinha pra tomar guaraná champanhe e ficar na cama, mentirinhas perfeitamente perdoáveis aos moradores do calor da minha terra dos Icós ou das chuvas que faziam correr o Salgado e seu convite irrecusável de pular na ponte com a turma mais corajosa da cidade.
Agora na virada da idade e pensando na evolução e correr dos tempos, olhando os meus três rebentos pedindo para ir pra escola, entendo melhor o que me diziam pai, mãe, mestres e mais velhos:
- A educação resolve; só há solução na educação!
Digo isso, observando a fabulosa Escola Profissionalizante de Tempo Integral em Icó e no Ceará, onde o alunado chega de manhã para o café, vai pra aula, para o lanche, volta pra aula, para pro almoço, descansa, estuda na profissão escolhida porque a (escola) integral é profissionalizante.
Até a hora de voltar para casa não sem antes um lanche reforçado como um jantar às cinco da tarde.
Essa escola, que veio das cabeças pensantes de Ivo Gomes e Izolda Cela, trazidas de Sobral para o Ceará e daqui disseminada para o Brasil, ganhou força e valor, porque provou outra vez aquilo que ouvi a vida inteira: só a educação resolverá.
Minhas observações e leituras fazem no meu coração de leitor compulsivo um baticum alegre, feliz, esperançoso, muito ativo, enlouquecido de que todas as nossas escolas, sejam as daqui, mas de todo o Ceará, do Brasil, enfim, nos façam ver brotar nas cidades, nas vilas, nos distritos, escolas profissionalizantes de tempo integral, onde tenhamos alunos sendo preparados para a vida.
Que não tenhamos alunos, estudantes que estudem apenas para passar de ano, fazer um vestibular e entrar numa escola superior sem saber ler, sem saber entender e sem fazer nada de útil para sua própria vida.
A escola dos meus sonhos, essa que me toma o tempo de observação, vira carinho e objeto de desejo e chega pra todos nós e no Icó, onde o Governo do Estado prima pelo que mais o povo pede, vira uma realidade gritante, assim como o prometido, saúde, segurança e educação.
(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.