domingo, 31 de janeiro de 2021

Foram 13 anos de Barzinho do Rui!



Neste lugar privilegiado em um canto de rua no sítio histórico de Icó, localizado no Largo do Théberge - há 13 anos -, o honrado casal Lourdinha e Rui Barbosa abriu o restô e barzinho denominado oficialmente de Dry Lanches.

No térreo do belo Sobrado do Barão do Crato treze anos se passaram; Dry Lanches virou o "Barzinho do Rui".

No piso superior deste sobradão viveram Bernardo Duarte Brandão (o Barão do Crato), sua irmã Maria do Rosário e seus serviçais (escravos) - onde em uma linda e impossível história de amor chocou o Papa, a Igreja, as tradicionais famílias e a sociedade, à época, contada na peça teatral "Laços" do genial Acácio de Montes e pelos memorialistas icoenses Afonso Altino, Miguel Porfírio e Cláudio Pereira, como suposto incesto.

Sentamos por anos a fio para tomar uma cerveja gelada no Barzinho do Rui, degustar do bom jantar, bater papo com amigos, familiares e transeuntes, ouvir muitas histórias, lendas, criar causos e esperar os ventos do Aracati que, pontualmente e forte, anunciavam sempre suas chegadas por volta das 21h.

Minha família e amigos sempre tratados com gentileza, respeito e notável atenção pelos Barbosas e funcionários.

Mas infelizmente o Rui, a Lourdinha, Patrícia, Carlinhos, Dona Rosa e João com a emoção de quem tem sensibilidade encerraram neste domingo, dia 31, suas atividades no barzinho querido e festejado da cidade.

Resta-nos agradecer, desejando paz, saúde e vida longa a todos que vivenciaram tão agradáveis momentos do entardecer e inícios de noites mais belos do Icó.

Afinal, além de tudo que compartilhamos no decorrer desses anos todos, ainda observávamos o Teatro da Ribeira dos Icós, a Rua das Almas, o Sobrado do Canela Preta, a Casa de Câmara e Cadeia, as Igrejas do Senhor do Bonfim, Matriz e São José, tudo em estilo barroco sertanejo autêntico e também neoclássico direto da calçada do Rui Barbosa.

"Enquanto alguns abrem portas, outros abrem portais e assim a vida continua com os seus planos horizontais e verticais". (Juahrez Alves).

Boa sorte!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.