domingo, 31 de julho de 2011
PARA OS AMIGOS TUDO. AOS INIMIGOS A LEI!
O título em referência virou regra durante alguns anos, aonde, pasme, as instituições de posse dos mandatários eleitos pelo povo, as utilizavam para perseguir e reprimir a oposição, as pessoas, principalmente em suas atividades pessoais.
Comércio. Vida política. Sacerdócio público. Vida acadêmica e, também, sua ideologia e modo de viver, eram patrulhados de tal maneira, que não restava, então, outro caminho: “o exílio”.
Foram os tempos de chumbo que arruinaram o país. Depois de longos caminhos de pedras, surge o aperfeiçoamento democrático, bem como a anistia de muitos patrocinada pelo ex-presidente João Figueiredo.
Os tempos são outros. Aliás, devem ser!
Porém, a prática continua viva, reinante quando o poder público deveria olhar para as pessoas, indistintamente, sem cores partidária e livre de qualquer paixão política.
Feito este preâmbulo, gostaria de trazer para o Icó a discussão.
Todos sabem, é público e notório, que houve uma peleja política apertada em 2008, com as postulações de Jaime Júnior e Marcos Nunes, à prefeitura icoense. Nunes foi eleito!
Igualmente, logo no início do governo, a família Paraibano, ligada por laços familiares ao candidato vencido, inclusive comerciantes das antigas do Icó, cuidou de investir em gás de cozinha. Para tanto, onganizou-se legalmente, obteve todas as certidões para a venda do produto referido; prédio dentro das normas estabelecidas, enfim, restando apenas o ALVARÁ MUNICIPAL.
Finalmente, pagou todos os impostos.
Ocorre, que passado três anos do pedido de ALVARÁ MUNICIPAL, a Prefeitura de Icó, ente público, continuava negando esse direito ao trabalho e renda, sem justificativa alguma, para a empresa Paraibano.
A POLÍTICA, A VELHA POLÍTICA, INFELIZMENTE ERA O MOTE QUE NÃO PERMITIA O DESENVOLVIMENTO DAQUELE TRABALHO.
Admoestados por tal situação, procuraram o lentíssimo Poder Judiciário Icoense, através de MANDADO DE SEGURANÇA, remédio heróico que deve ter seqüência rápida. Aliás, rapidíssima.
Ontem, soube através do bravo advogado Kerginaldo Cândido, que após três anos de direito negado, ofuscado, impedido, o Gás Paraibano teve pelo novel juiz de Icó, decisão que permite o óbvio: A EMPRESA ABRIR SUAS PORTAS. EMPREGAR ICOENSES E PROMOVER RENDA E IMPOSTOS PARA A MUNICIPALIDADE.
Esse tipo de política não constrói, para tanto, é bom que o governante entenda que foi um erro, que não deve se repetir jamais.
O ICÓ, AFINAL, SOMOS TODOS NÓS, INDEPENDENTE DE QUEM VOTOU
quinta-feira, 28 de julho de 2011
DEU NO BLOG DO JORNALISTA VOLTAIRE!
O fato do advogado Fabrício Moreira da Costa não querer disputar nenhum cargo político em 2012 não tira o seu mérito. Muito pelo contrário.
PÃO NOSSO DE CADA DIA!
O FLAGRANTE
SÃO LANCES SIMPLES DO SERTÃO DO CEARÁ: “O PÃO ENTREGUE, TODOS OS DIAS,
CADEIRAS NAS CALÇADAS E O PÃO ENTREGUE DIARIAMENTE, AINDA SÃO COSTUMES DO NOSSO POVO.
IGUATU É DESTAQUE NO DN.
Diário do Nordeste destaca queda de 68% na mortalidade infantil em Iguatu
Durante um período de cinco anos (2005 a 2010), a maior queda foi observada entre os anos de 2009 e 2010, quando os números atingiram um percentual de 60%. Esse resultado coloca Iguatu como um dos municípios brasileiros que já conseguiram superar a meta estipulada pela ONU em 2015 que é de 13 óbitos por mil nascidos vivos.
O secretário de saúde do município, Joab Soares, comemora os números e diz que uma das metas da administração é reduzir o índice de mortalidade infantil para um dígito, ou seja, menos de 10%, e para isso foi feito um grande esforço das equipes do Programa Saúde da Família e dos Agentes de Saúde.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
LOURO MAIA E A CARREATA DO ICÓ!
Louro Maia é figura querida dos meios de comunicação do Ceará. Todos o conhecem no meio político e nos corredores da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. É filho do respeitado jornalista Fernando Maia, a quem o ama da forma mais bela.
Louro Maia é dublê de jornalista. Veste-se sempre formal e elegante, mas, nunca dispensa uma opinião, nem passa despercebido por qualquer roda de bate-papo.
Com dezenas de quilos a mais, porém, de bem com a vida, veio para uma carreata, em 2004, na cidade do Icó.
De logo, o radialista Carlos Silva, o chamou para o evento, no automóvel camioneta que transportava o então candidato Cardoso Mota, pelas ruas da cidade.
Nosso Louro Maia, com medo de cair do carro, agarrou-se a Cardoso Mota, por trás, do início ao fim do movimento.
Ao final, Mota já estava muito desconfiado com aquela figura, agarrada a sua cintura, de forma abrupta, sem saber de quem na verdade se tratava.
ERA LOURO MAIA, NOSSO QUERIDO JORNALISTA!!!
CAUSOS DO ICÓ!
O ano era 1996.
Campanha à prefeitura icoense começava a ferver, tanto nos palanques como nos bastidores. Em Icó, é tradição, também, a visita casa-a-casa e o famoso beija mão. Candidato que se diz popular tem que respeitar essas regras.
Regra também por aqui os “pedintes”
É o Icó!!! Fazer o que? Viciarem nossa gente...
Pois bem, na caravana que visitava Lima-Campos, além dos candidatos a prefeito e vice, existia pelo menos uma dezena de pretensos vereadores. Uns em primeiro exercício democrático. Outros, reeleitos por muitos anos.
Até aí, tudo bem!
Ocorre, que chegando à casa de Maria de Tal, o candidato (e vereador eleito) Antonio Batista, o Bonitinho, que Deus o levou recentemente, folclórico como sempre foi o primeiro a se apresentar como candidato a reeleição.
“E aí, comadre Maria, posso contar com seu voto?”.
- Pode Não! Respondeu a eleitora desconfiada -.
“Vixe, por que Maria?”.
- Porque você me prometeu uma geladeira nas eleições passadas e até agora nada -, disse Maria.
Antonio Batista, nosso querido vereador que disputava mais um pleito, não se fez de rogado: “É verdade comadre, realmente lhe prometi a geladeira. Apenas ainda não lhe entreguei mais ele é toda sua”.
Maria não votou
SÃO CAUSOS DO ICÓ!
AOS AMIGOS O MEU OBRIGADO!
Recebi, na última segunda-feira, um grupo de amigos em nosso escritório, com o fito de manifestar formalmente “convite” para sermos candidato a mandado eletivo nas eleições vindouras em Icó (CE).
Agradeci, sensibilizado, a lembrança do nosso humilde nome, porém, a política apesar de ser uma grande paixão e vocação, só nos trouxe (salvo alguns fatos) decepção, angustia...o que nos remete a grande reflexão para não mais ser levado por estas seduções, paixões e emoções da vida pública.
No momento, o que nos fortalece é o desejo e os sentimentos de poder continuar criando os nossos três filhos, menores impúberes, e renovar sempre o culto de amizade a tantos quantos nos respeitam.
Muito obrigado!
Serei apenas um eleitor, doravante, da TERRA DOS ICÓS.
Encontro de artistas icoenses encerra férias em Icó, neste sábado (30).
segunda-feira, 25 de julho de 2011
JOSEMBERG ESTRÉIA NA BRASIL-FM!
O correto radialista, Josemberg Vieira, da terra dos Orós de Todos Nós, fez estréia desde a semana passada, na rádio Brasil-FM, em Icó, participando com entrevistas, interação com a comunidade e, diga-se, num debate diário sobre vários temas, com o repórter Rubens Brasil, editor e diretor da emissora.
Como estava de férias, fiquei distante dos acontecimentos, porém, deixo aqui o registro e as boas-vindas ao ilustre radialista, a quem tenho a honra de ser amigo.
domingo, 24 de julho de 2011
BLOG MARCA 200 MIL LEITORES!
sábado, 23 de julho de 2011
PSD SEGUIRÁ QUAL CAMINHO EM ICÓ?
sexta-feira, 15 de julho de 2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
NOTÍCIAS RÁPIDAS!!!
I - EMBALO:
O Deputado Federal, Domingos Neto e o Deputado Estadual, Júlio César Filho, cumpriram um ritmo acelerado de cinco dias do Forricó-2011. Afirmaram, igualmente, que o povo icoense é hospitaleiro, simpático e cheio de graça.
II - NOSSA SENHORA SANTANA:
III - SUCO, REDBUL E UÍSQUE:
Fala-se, que em meio a tanta festança, houve um hotel da cidade, que misturou brincantes do forró com apenas hóspedes passageiros, que durante o café da manhã, os “jovens” colocaram uísque e redbul dentro dos sucos do lanche, que teve gente que saiu chamando Jesus de Genésio.
IV - POUCO DISCURSO:
Nesse ano, porém, houve poucos discursos e muito forró. Até os abraços para pessoas diversas foram contidos. Foi ordem de Marcos Nunes, que preferiu apenas os toques das sanfonas.
V - MARCOS NUNES:
O Prefeito de Icó, Marcos Nunes, coordenou pessoalmente todos os detalhes da festa. Do palco a segurança. Da seqüência musical ao momento do apito final. Do outro lado, o seu principal opositor, Jaime Júnior, ficou reservado a cumprimentar pessoas que passavam nos arredores da praça. Da direita para esquerda, passando pelo centro, todos participaram nem que fosse apenas com uma tapinha nas costas.
VI - AO VIVO:
A Rádio Papagaio-FM (97.5), cobriu com exclusividade e competência, ao vivo, todos os dias do Forricó-2011. Montou cabine no Largo do Theberge. Ouviu pessoas do povo, políticos e artistas.
VII - ÍTALO E RENNO:
No meu juízo musical, os artistas Ítalo e Renno, Toca do Vale, Vicente Nery, Fagner e Boca a Boca, foram os melhores do Forricó-2011.
VIII - FAGNER:
O cantor e conterrâneo, Raimundo Fagner, iria receber uma homenagem (placa) da prefeitura de Icó. Porém, um erro na locução do evento, atrapalhou a entrega, ao final de sua apresentação. Cansado, Fagner, foi ao camarim e não retornou mais. Fica para 2012!
Agora, durmam com esse barulho!
ESTATÍSTICA DO BLOG.
PÁSSAROS!!!
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
CANTOR FELIPÃO HOJE É HOMEM DE DEUS!
O cantor popular Felipão, famoso por sua dança irreverente e por sua bela voz, resolveu largar os vícios da vida mundana e aceitar Jesus de Nazaré, como seu salvador e único ídolo.
Hoje, faz parte da igreja evangélica, cantando apenas para os servos do Senhor.
Ontem, segunda-feira (11), na Igreja Assembléia de Deus do Icó, fez pregação, cantou músicas gospel e, ao final, deu seu “testemunho” do porque resolveu passar por esta transformação pessoal e profissional, em sua vida.
Foi aplaudido e bastante abraçado por todos os presentes.
VEJA OS 30 CEARENSES MAIS INFLUENTES DE 2011.
Em seu segundo mandato parlamentar e com ampla bagagem acadêmica, o Professor Teodoro é vice-presidente da Universidade do Parlamento Cearense e vice-líder do PSDB. É também membro das Comissões de Educação, Serviço Público, Ciências e Tecnologia, Orçamento e Finanças e Constituição e Justiça
O vice-governador do Ceará foi também presidente da Assembleia Legislativa e construiu uma carreira política com forte inserção eleitoral no sertão cearense, lugar de onde emergiu e para onde está sempre voltado
Na longa caminhada política, iniciada com o avô e senador Plínio Pompeu Saboya, Patrícia, hoje deputada estadual, passou de primeira-dama à primeira mulher representante do Ceará a ocupar como senadora uma cadeira no Congresso Nacional
O empresário sempre esteve ligado às questões de cidadania e a projetos que impliquem em qualidade de vida, principalmente para as pessoas de sua cidade, Fortaleza. Também militante, começou na política já no ensino médio. Por João de Paula Monteiro
O mega-empresário cearense Francisco Ivens de Sá Dias Branco lidera um grupo econômico que registrou lucro 16,6% maior no primeiro trimestre de 2011, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os ganhos do Grupo M. Dias Branco somaram 82,2 milhões de reais e a receita líquida da companhia foi de 647,2 milhões de reais no primeiro trimestre do ano
O empresário, que alia a tradição do negócio que comanda com a necessidade constante de evolução, lidera hoje um dos grupos econômicos mais consistentes do Ceará e ainda se dedica à poesia e à política classista
Ele foi o presidente de banco mais jovem do País e participou de uma das mudanças estratégicas mais arrojadas no plano dos negócios, a consolidação nacional de um banco fundado incialmente em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará
Representatividade e integração das forças sindicais são os pilares da nova gestão da Federação das Indústrias do Ceará , eleita em 2010 em um processo inovador conduzido pelo industrial Roberto Macêdo
A incrível história de um obstinado cearense do sertão dos Inhamuns que virou referência no mercado financeiro nacional, desenvolvendo bancos e criando novos negócios e soluções como, por exemplo, o crédito consignado
Pós-graduado em Administração de Empresas e especializado em Administração Financeira e Investimentos na Graduate School of Business Administration em Nova York, nos Estados Unidos, Ednilton Soárez mantém a tradição familiar de fortalecer a educação cearense
Representante da liderança empresarial feminina que conquista espaço no mercado do Ceará, Luiziane Cavalcante, que administra 16 lojas, foi eleita Lojista do Ano de 2010 e premiada com o Troféu Iracema, promovido pela CDL de Fortaleza
O empresário adotou o espiritismo como religião e iniciou carreira na sétima arte produzindo filmes como “Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito” — uma campeão de bilheteria —, “Chico Xavier, O Filme” e “Área Q”
Roberto Sérgio Oliveira Ferreira preside um dos sindicatos mais fortes no contexto da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o Sinduscon, e saúda o momento exuberante que o setor vive no Brasil, principalmente no Ceará
Raimundo Fagner Candido Lopes nasceu no dia 13 de outubro de 1949, em Orós, no Ceará. Além da vida dedicada à música, desenvolve um trabalho social através da Fundação que leva seu nome e que já mereceu prêmios do Itaú/Unicef
Acordeonistas, arranjadores e compositores, os dois jovens com sólida formação musical se uniram para criar uma nova alquimia do som. Multi-instrumentistas, são dois legítimos representantes da nova geração que tece outro painel para a arte musical do Brasil
Eles lideram um evento inspirado em um dos maiores fenômenos globais da Internet, a rede social Twitter.com, que, em pouco tempo, ganhou a adesão de vários twitteiros. Com isso, nasceu o TweetFor, que reúne usuários desta ferramenta em todo o País
Jovem, saiu de Juazeiro do Norte para ter melhores estudos em Fortaleza. Anos mais tarde, seria doutor em Engenharia Mecânica e Reitor de uma das mais importantes instituições públicas de ensino superior do Nordeste, a Universidade Federal do Ceará
O atual presidente da Academia Cearense de Letras exerce há 48 anos a profissão de médico especialista em colo-proctologia. Com sete livros de poesia publicados e outros seis em sua especialidade acadêmica, é um intelectual original e inovador
O jovem presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará comemora o fato de ser a primeira OAB do Brasil com tramitação do processo administrativo disciplinar 100% virtual, entre muitas outras metas de sua gestão
Com uma carreira militar brilhante, ele chegou ao almirantado em 2007 e serviu ao Ministério da Defesa. Foi Diretor de Aeronáutica da Marinha e encerrou sua contribuição na ativa em 30 de março 2010. Agora, dirige uma empresa de soluções em tecnologia. Por Mauro Oliveira
Presente nos mais badalados eventos e festas de Fortaleza, o colunista Pompeu Vasconcelos é um usuário intensivo das redes sociais. Editor do portal Balada In, o seu perfil no Facebook já coleciona cerca de seis mil usuários
Ele rompeu com os modelos de gestão que emperravam times importantes do futebol cearense e implantou no Ceará Sporting Clube uma rede profissional que elevou o time a uma postura de dignidade e prestígio. Por Flávio Paiva
Uma garota que começou a surfar nas águas do litoral do Paracuru, no Ceará, e hoje é estrela no ranking internacional. Já representou o Brasil em torneios na Austrália, França, Portugal, Espanha, África do Sul, Peru e Hawaii
A cearense, símbolo da luta contra a impunidade e a violência doméstica sofrida por mulheres, inspirou um movimento de comoção nacional e batizou a Lei n°11.340, conhecida como Lei Maria da Penha