sexta-feira, 25 de maio de 2012

A MISSA É NO INFERNO DA PEDRA.



POR GILSON MOREIRA.

gilsoncmoreira@yahoo.com.br

A cidade do Icó é possuidora de um considerável número de templos católicos desde a sua criação, tendo cada igreja um destaque especial pela sua história e pela sua localização.

Na parte central conta-se com três expressivos monumentos dedicados aos fiéis: Igreja Matriz de N. Sra. da Expectação  - a Padroeira e Igreja do Senhor do Bonfim – o co -padroeiro e responsável por uma das grandes festas religiosas do país. 

Afastando-se um pouco, situa-se a Igreja de São José que por muito tempo permaneceu em construção para ser a nova Igreja do Bonfim até a decisão de dedicar o templo ao seu pai adotivo. Pelos extremos da cidade encontram-se de um lado a Igreja de N.Sra. do Rosário e no outro a Igreja do Monte(N.Sra. da Conceição).

Apesar de a cidade ser berço de muitos sacerdotes, por muitas décadas, especialmente, dos anos sessenta a noventa, a  extensa paróquia ficou atendida por apenas um vigário que amenizava a situação alternando o local da celebração da eucaristia dominical.

Os fiéis lotavam a Igreja e de qualquer distância seguiam a pé ao local da missa. Era um compromisso assumido pelas famílias que somente fortes motivos afastavam da participação ao ato religioso.

Seu Francisquinho e Dona Maria,um casal residente na Rua Grande até serem levados para a morada eterna, era um casal católico praticante que repetia semanalmente este ritual, deslocando-se até a Igreja escolhida para o momento de oração domingueira.

As casas da Rua Grande, atualmente tombadas pelo Iphan, têm o mesmo adjetivo da Rua, logo de dimensões avantajadas.

Seu Franscisquinho cedo estava pronto, indo e voltando pelo corredor da casa a chamar por Dona Maria que dava os últimos retoques para começar a caminhada, no entanto o estresse dos chamados, produziu o seguinte diálogo:

- Vamos Maria!

- Espera Franscisquinho!

- O que está faltando?

- É o “diabo” do terço, também o Padre vai rezar a missa lá no “inferno da pedra”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.