Há cinco anos, o então acadêmico de comunicação social, Yuri Guedes, hoje jornalista, nascido na Ribeira dos Icós, juntamente com outros jovens devotados, resolveu após uma reunião de entusiastas, criar(em) o “PORTAL ICÓ É NOTÍCIA”.
Daí o veículo correu o mundo via redes mundiais de computação, onde merecendo crédito, respeito e também carinho, inicialmente, apenas pelos conterrâneos espalhados na federação ávidos pelas notícias da terrinha boa, depois, virou “marca registrada” de leitura geral de toda região Vale do Salgado e Centro-Sul do Estado do Ceará.
Ganhou destaque pelo dinamismo das reportagens, sempre com linguagem adequada, respeitosa, e, igualmente, orientando-se pelas regras de direito, quando sempre permitiu o exercício do contraditório e da ampla defesa legal, sem a necessidade da admoestação judicial, até porque pelo que sabe nunca se escreveu algo que desmerecesse moralmente alguma pessoa física ou jurídica que por acaso virou notícia.
Chegou a ser sugerido pelo jornal "O Povo" como fonte de leitura regional.
O conselho editorial, mesmo tendo sua escolha político-ideológica, o que é bastante claro em Icó (CE), não se quedou levar paixão das cores partidárias.
Porém, o que deu mais ênfase e grandeza ao veículo de comunicação icoense, foi sem dúvida, “o espaço democrático plural” que se abriu em todos os aspectos as pessoas; lideranças políticas e comunitárias; as religiões; as autoridades; esporte; polícia; meio-ambiente; agricultura; eleições municipais, estaduais e nacional; servidores públicos; e, também, a todas as classes sociais, clubes de serviços, etc.
Icó é Notícia não se calou; não se apequenou; não foi omisso; procurou a notícia, soube livrar-se das interferências, cuidou de pontuar o que era positivo, negativo, falso e verdadeiro.
Levar adiante um projeto de rádio, jornal, Tv, não é nada fácil.
Veja, em 1994, criamos o jornal impresso “A Gazeta”, que durou cerca de três anos e foi-se ao arquivo.
Depois, já em 1998, fundamos a rádio comunitária “Independente-FM”, que se exauriu em um ano de existência, mesmo tendo em seus quadros nomes importantes da comunicação, como Rubens Brasil, R.Sousa, Richard Lopes e outros.
Surgiu, na terra, e veiculou-se por bom período, também, o jornal “Folha do Salgado”, que lamentavelmente, também foi a óbito por falta de ajuda e colaboração de muitos, mesmo tendo Getúlio Oliveira, poeta e escritor, como editor-chefe.
Cito os exemplos, para mostrar a perseverança desta juventude do “IN” que não foge da luta por nada para dá sequencia ao projeto de comunicação.
Enfim, em síntese, é isso o que hoje chamamos a atenção para comemorar e registrar com imensa alegria e satisfação a data de mais um ano de existência!
O nosso Icó, cidade dos sertões do Ceará, região fincada no Vale do Salgado, construiu sua histórica em muitos pilares; em seu acervo cultural arquitetônico; em suas lutas cotidianas; em seus sonhos libertários; no sofrimento, conquistas e esperanças de sua gente.
Hoje, ao passo que comemoramos os 5 (cinco) anos de existência de nosso principal veículo de comunicação, “O ICÓ É NOTÍCIA”, que se somou a rádio Brasil-FM; Icó-FM; Papapaio-FM, Verdes Vale-FM, inclusive, registrando cerca de 20 (vinte) blogs temáticos puramente icoense, sobra-nos por conseguinte a este aspecto motivos relevantes para comemorar.
Afinal, tudo começou com ele “HÁ CINCO ANOS”.
Parabéns “Icó é Notícia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.