O ex-soldado da borracha, Otacílio Holanda, 93 anos, trabalha como raizeiro há mais de 40 anos no Mercado Público de Icó, na região Vale do Salgado do Ceará.
Otacílio Holanda é viúvo, pai de dez filhos. O raizeiro Otacílio Holanda tem um box no mercado e diariamente atende a clientela da cidade e da zona rural em busca da cura de enfermidades através de plantas medicinais.
O raizeiro contou que com 19 anos deixou Icó para trabalhar como soldado da borracha extraindo leite do seringal, no Acre e Amazonas. Trabalhou no seringal entre os anos de 1942 e 1948 e depois regressou a sua terra natal.
Seu Otacílio, como é conhecido, vende raízes, folhas e ervas indicadas para várias doenças.
Ele cita a pepaconha, que é indicada para diarreia e lesões; cipó de vaqueiro, para febre; raiz de urtiga para sangramento urinário; angico branco, cumaru e jatobá para bronquite e tosse; garrafada de aroeira e ameixa que deve ser usada no tratamento de circulação sanguínea e problemas no útero e ovário; batata cabeça de nego, que é aliada no tratamento de reumatismo.
O ex-soldado da borracha e raizeiro sobrevive com o dinheiro de sua farmácia viva e de um salário em torno de R$ 1.200,00. É bastante conhecido no município, pois também é um dos profetas das chuvas.
(Com informações de Richad Lopes e matéria do Diário Centro-Sul).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.