quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Quartel da PM de Icó muda de comando

(Foto: Richard Lopes)
Por Agência Miséria

A Segunda Companhia do 10º. Batalhão da Polícia Militar da Comarca de Icó, a partir da última quarta-feira(30), já tem novo comando. 

Assume o capitão Juarez de Souza, em substituição ao capitão Hauryson  Batista, que foi designado à Segunda Companhia do  9º. Batalhão do Município de Senador Pompeu.

A Segunda Companhia de Icó é responsável pela segurança dos municípios de Orós, Umari, Baixio e Ipaumirim.

Com informações do correspondente Richard Lopes

VIOLÊNCIA NO CEARÁ REÚNE LÍDERES POLÍTICOS DO CEARÁ EM BRASÍLIA

FIM DO RECESSO PARLAMENTAR. CÂMARA DE VEREADORES DE ICÓ RETORNA AOS TRABALHOS NESTA QUINTA-FEIRA, 1.

Resultado de imagem para CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

RIO SALGADO

A imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, grama, atividades ao ar livre e natureza

Nosso valente Rio Salgado, que encheu o Açude Castanhão no passado não muito longe com rapidez inesperada, está ansioso pelas águas que ainda não chegaram vindas no nosso festejado Cariri.

PANELA DE PRESSÃO

Resultado de imagem para mortos na chacina

Não se fala em outro assunto, em todo o Brasil, a não ser a estatística crescente de violência urbana e da proliferação das chamadas Facções, dantes apenas nos morros cariocas e, hoje, de forma generalizada em toda federação.

No Ceará, desde o sábado último, que é o tema mais debatido nas redes sociais, após a chacina de cidadãos inocentes no Forró do Gago - em Fortaleza, mortes nas ruas da capital no domingo e no presídio de Itapajé.


A indignação da população é geral, basta observar o silêncio das ruas!

NEM A FAVOR NEM CONTRA; MUITO PELO CONTRÁRIO!

Resultado de imagem para nem a favor nem contra muito pelo contrário


Sempre que encontro com os queridos amigos, para trocar ideias e espantar o calor após o dia intenso de atividades cotidianas - com umas skol's geladas a mesa, sempre sou admoestado a responder, em quem votarei à Presidência da República em 2018(?), já que nos aproximamos das urnas de outubro próximo.

Com quase três décadas de vida pública, com passagem por alguns mandatos eletivos, sempre transparente em relação as minhas opções partidárias, confesso que pela primeira vez não defini em quem votarei ao trono máximo do Palácio do Planalto pátrio até o momento.


Os nomes atuais, de tão ruins, não empolgam quem seja!

Frases feitas; arroubos com insultos indesejáveis; modismos; guerra ideológica ultrapassada; o verbo lutar sem causa alguma; e até mesmo alguns que não entendem nada desse país continental chamado Brasil.

Não espero um salvador da pátria, muito menos um profeta fascista, mas alguém equilibrado; honesto e competente; sensato, com visão humanitária e plural, capaz de entregar novamente o nosso querido e amado Brasil ao seu povo.

BATISTA DO ICOZINHO.


A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, bebida e atividades ao ar livre

Batista do Icozinho, um dos personagens vivos de meu livro - Os puros e Iluminados, Humor Com Inteligência -, com a simplicidade e irreverência de sempre.

HÁ UM ANO!


DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE: 21 MUNICÍPIOS EM FASE DE COLAPSO DE ÁGUA. ICÓ ENTRE ELES.


segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

AUTORIZADOS VOOS DE IGUATU À FORTALEZA

Resultado de imagem para jato fenon 300

Além do Aeroporto Internacional Pinto Martins, estão em operação no Ceará mais 11 terminais, sendo o de Juazeiro do Norte administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e os outros 10 de responsabilidade do Estado. 
São eles: Aracati, Camocim, Campos Sales, Crateús, Iguatu, Jericoacoara, Quixadá, São Benedito, Sobral, Tauá. O de Russas está interditado por conta de reforma e homologação, explica o coronel Paulo Edson, gerente de aeroportos do Departamento Estadual de Rodovias (DER), órgão responsável pela administração dos aeroportos regionais.
O Estado tenta ampliar a oferta de voos regionais.
A previsão de voos diários de Iguatu à Fortaleza, segundo matérias veiculadas nos jornais cearenses, é o mês de maio próximo.  

domingo, 28 de janeiro de 2018

TRE volta a alertar eleitores de Icó, Jaguaribe e Aurora para o fim do prazo da biometria

Recadastramento biométrico em Aurora-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta os eleitores dos municípios de Icó, Jaguaribe e Aurora, que encerrarão as revisões biométricas no próximo dia 31 de janeiro, para que procurem os postos de atendimento nos respectivos cartórios eleitorais e evitem o cancelamento dos títulos.

Apesar do TRE-CE considerar que os trabalhos de revisão estão avançados, cerca de 20 mil eleitores inscritos nos três municípios ainda não fizeram o recadastramento biométrico. Em Icó, dos 54.340 hoje inscritos no Cadastro Eleitoral, quase 11 mil não compareceram ao cartório para a coleta dos dados biométricos. Mesmo assim, 42.517 (78,2%) eleitores já estão recadastrados. Em Jaguaribe, 24.555 de 31.012 eleitores do município (79,1%) compareceram para fazer a revisão biométrica. Em Aurora, os trabalhos estão mais adiantados. Dos 21.189 eleitores, 17.714 (83,6%) já se recadastraram.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nas Eleições de 2018, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores recadastrados com biometria. A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado até 9 de maio de 2018 e atingir 100% em 2020.

Para o ciclo 2017-2018, 67 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica. Deste total, 55 municípios já encerraram os trabalhos de revisão com biometria em 2017, restando ainda os 12 municípios que finalizarão os trabalhos em 2018. Além de Icó, Jaguaribe e Aurora, no dia 31 de janeiro, Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena, Boa Viagem e Caucaia concluirão o recadastramento biométrico no dia 28 de fevereiro.

Impedimentos

Nos municípios onde a biometria é obrigatória para as eleições de 2018, quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. E são muitos os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de:

- Requerer passaporte ou carteira de identidade;

- Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo;

- Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;

- Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;

- Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;

- Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;

- Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.


Documentação

Os eleitores precisam dos seguintes documentos para tirar o título e realizar a coleta dos dados biométricos:

- RG ou qualquer outro documento oficial com foto;

- comprovante de residência.


- alistamento militar para os homens que forem fazer o título pela primeira vez.
Mais informações sobre a biometria no Ceará, ligue 148 ou acesse o site

MUITAS CHUVAS NESTE FINAL DE SEMANA EM TODO O MUNICÍPIO DE ICÓ

A imagem pode conter: céu, árvore, atividades ao ar livre, natureza e água

Câmeras de Segurança Eletrônica instaladas em Icó


A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

As Câmeras de monitoramento de Segurança Eletrônica foram instaladas na última quarta-feira(24) em Icó.

O governador Camilo Santana fez o anúncio dos equipamentos no dia 7 de novembro de 2017. O investimento total do projeto para o Interior é de quase R$ 19 milhões nos municípios com mais de 50 mil habitantes.

Serão 38 cidades beneficiadas com 624 câmeras e centrais de monitoramento.

Em Icó, foram instaladas dez câmeras em avenidas, entradas da cidade e pontos estratégicos. A central de monitoramento na cidade será na sede do quartel da Polícia Militar. Nos próximos dias o sistema estará funcionando.

O programa é uma parceria do governo do Estado com os municípios cearenses. Uma empresa será responsável para realizar a manutenção dos equipamentos.

Cada câmera captará imagens de um raio de mil metros quadrados e ajudará a polícia a abortar a criminalidade e identificar os delinquentes.

“Esse projeto de segurança eletrônica é mais um incremento de combate a violência. Já conseguimos para que seja implantado nesse ano de 2018 o Projeto Raio de Motocicletas; o Batalhão de Divisas; mais viaturas policiais; a implantação da Delegacia da Mulher desde 2017 e vamos, se Deus quiser, implantar o Pró-Cidadania em nossa gestão”, registrou a prefeita Laís Nunes.

(Com participação do Jornalista Honório Barbosa e foto de Richard Lopes).

PREFEITA DE ICÓ, LAÍS NUNES, ENVIA NOTA PÚBLICA AO POVO ICOENSE

#AO POVO ICOENSE

Recebi com enorme pesar e tristeza - logo pela manhã, notícias de atos de violências em nossa querida Icó, onde dois comerciantes foram brutalmente assassinados em pleno centro comercial.

Como prefeita de Icó, mulher e mãe, nunca permiti e nem tolero qualquer ato de violência contra quem seja.

É fato público e notório em Icó, que desde dezembro de 2017, lamentavelmente, dois cidadãos entraram em litígio por motivos banais que está tomando consequências indesejáveis.

Como cidadã e líder política, tenho o dever de levar a triste situação, que abalou a nossa sociedade nesta sexta-feira(26) ao conhecimento do Governador do Estado do Ceará e ao Secretário de Segurança Pública e Cidadania.

Que a paz seja restabelecida em Icó em nome da ordem pública, das famílias e da sociedade como um todo .

Icó - CE, em 26 de janeiro de 2018

#Laís Nunes 
Prefeita Municipal de Icó

Prefeita de Icó é recebida no IPHAN

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna

A prefeita de Icó Lais Nunes, juntamente com o ex-deputado estadual Neto Nunes e o procurador do Município de Icó, advogado Fabrício Moreira, foram recebidos nesta sexta-feira(26) pela manhã, na sede do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em Fortaleza, pelo superintendente Otacílio Macêdo.

Laís Nunes apresentou ao superintendente do IPHAN, economista Otacílio Macêdo e ao servidor do órgão, Robledo Duarte, a intenção de apresentar projeto através de arquiteto qualificado, para "liberar o embargo de uma das principais praças da cidade".

"Essa praça localizada no Balão da Rodoviária, é um cartão de entrada da nossa cidade, que está há oito anos embargada. Temos um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil. A nossa intenção é mantê-los reformados e preservados", explicou Laís Nunes.

Na reunião no IPHAN, também foram discutidos as reformas nos prédios históricos da cidade, como o Teatro da Ribeira dos Icós, Casa de Câmara e Cadeia; sede da Prefeitura Municipal de Icó e os Mercados localizados no centro comercial.

"Já tratamos com o Governo do Estado a reforma do Trminal Rodoviário e, hoje no IPHAN, viemos discutir acerca da reforma de nossos principais prédios históricos", disse a prefeita.

O superintendente Otacílio Macêdo e o servidor Robledo Duarte, fizeram uma explanação acerca da legislação vigente sobre os projetos que abrangem o patrimônio histórico e todos os aspectos que devem ser respeitados e seguidos nas cidades cearenses que tem acervo arquitetônico.

"Estamos visitando todas as cidades históricas do nosso estado. O IPHAN não vai criar nenhum empecilho as reformas de Casarões, Sobradões e Igrejas centenárias. Mas devemos por lei proteger esses belos acervos arquitetônicos, para não deixarmos que mudanças ocorram sem a orientação adequada. Não podemos perder a total originalidade de nossos prédios históricos", lembrou Otacílio Macêdo.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Reestruturação da ETA e Crise Hídrica em Icó

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A prefeita de Icó Lais Nunes, juntamente com Diretor-Geral do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município icoense, Deusemar Ramos; vereador Eliseu Amâncio; presidente da Adicol - Associação do Distrito de Irrigação de Icó-Lima Campos, Antônio Canindé; presidente da Federação das Associações Comunitárias, João Parnaíba; Oriel Filho; presidente da CORGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - João Lúcio e o servidor Francisco Alberto, além de representantes da Defesa Civil do Ceará, estiveram novamente em reunião de urgência em Fortaleza, na última terça-feira(23), com Aderilo Alcântara - Secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos, para "tratar sobre a reestruturação da ETA em Icó; perfuração de novos poços profundos e ampliação da vazão da transposição das águas do Açude Orós ao Lima Campos".

"É uma luta diária, pois além da seca e do baixo volume dos nossos reservatórios de Lima Campos e Orós, a previsão pluviométrica em nossa região é que vai chover apenas na média histórica", ressaltou Laís Nunes.

A ETA(Estação de Tratamento de Água) do município de Icó é bastante antiga e necessita urgente de uma nova reestruturação.

Na última semana, técnicos da CAGECE de Fortaleza estiveram em Icó, onde se reuniram com os servidores do SAAE e visitaram a ETA do município.

"Estamos trabalhando no limite com o baixo volume de água, da limitação de nossa ETA, embora que temos um quadro qualificado de técnicos no SAAE", avaliou Deusemar Ramos.

"A reunião foi muito produtiva, pois levamos as lideranças comunitárias e representantes das instituições envolvidas na discussão acerca da crise hídrica em Icó, e a nossa prefeita Laís Nunes, conseguiu com o secretário Aderilo Alcântara as reivindicações de urgência para serem implantadas em nosso município", esclareceu Eliseu Amâncio.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

PROTOCOLADA AÇÃO PELA ILEGALIDADE DA GREVE DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS EM ICÓ

Resultado de imagem para greve de servidores em icó

As entidades sindicais que representam os servidores públicos municipais de Icó, decidiram novamente, decretar Estado de Greve e Paralisação dos serviços, por tempo indeterminado, a partir do último dia 22 de janeiro de 2018, conforme ofício que enviaram a prefeita Laís Nunes.

Segundo o procurador do município, Fagundes Lourenço, “as entidades não procederam com nenhuma tratativa com esta municipalidade acerca das matérias reivindicadas no ofício nº 001/2018”.

No referido ofício, o motivo que ensejou a deflagração de greve, “se deu pela falta de pagamento relativos ao mês de dezembro de 2017, bem como pagamento de dezembro de 2016 da gestão Jaime Júnior, além da não atualização do piso salarial dos professores de 2017, e também, da indefinição da atualização salarial dos professores de 2018”.

“O município de Icó recebeu a notificação sindical, sem ao menos ter sido admoestado a qualquer negociação; os sindicatos deliberaram pelo movimento paredista sem determinar o número mínimo de servidores que irá exercer suas funções, prejudicando não somente a gestão, mas todos os munícipes”, esclareceu o procurador.

“A deflagração da greve é manifestamente ilegal, haja vista que em nenhum momento os Sindicatos passaram a negociar com a Administração Pública do Município de Icó. A administração municipal fora surpreendida com um ofício oriundo de ambos os sindicatos em que não tem, sequer, qualquer tratativa de acordo, tendo de logo deliberado por iniciar um movimento paredista por tempo indeterminado”, registrou o procurador do município Fabrício Moreira.

Segundo o setor de pessoal da prefeitura de Icó, o salário do mês de dezembro de 2017 está sendo processado para pagamento, onde o município já começou a proceder com os depósitos nas contas dos servidores desde o dia 20 de janeiro de 2018, com exceção apenas da secretaria da educação.

O mês de dezembro de 2016 foi parcelado, tendo o município até o momento, adimplido com quase todas as parcelas.

O Município de Icó, muito embora seja relativamente grande, tem como única fonte de receita os repasses oriundos do governo federal, onde estes, corriqueiramente vem caindo.

“O primeiro ponto, que seria o não cumprimento do pagamento do piso salarial, é importante destacar que o município de Icó já procede, repita-se, com o pagamento de todos os seus professores acima do piso salarial estabelecido pelo Ministério da Educação. Como se observa, os professores do município percebem, atualmente mais que o piso nacional, para os que laboram 40 horas semanais”, esclareceu a secretaria da educação Aurineide Amaro.

O município de Icó, desde a gestão passada, gasta 66,66% de suas receitas com pessoal, o que está prejudicando os pagamentos dos servidores, já que está sendo recorrente as diminuições nas receitas municipais.

"Após perder as eleições em outubro de 2016, o então prefeito Jaime Júnior ainda nomeou centenas de servidores públicos, com o único intuito de causar um caos e prejudicar o município de Icó", ressaltou Luis Eduardo.

“Somente no mês de dezembro de 2017, foram pagos pelo município aos servidores mais de R$ 7.640.747,35 (sete milhões, seiscentos e quarenta mil, setecentos e quarenta e sete reais e trinta e cinco centavos). Note-se que inexiste qualquer ato ilegal da administração que enseje a deflagração de greve por parte dos sindicatos. A greve é abusiva”, esclareceu Fabrício Moreira.

No início do ano teve grande retenção de INSS nas contas da prefeitura de Icó. 

O município de Icó, através de sua procuradoria, protocolou Ação Declaratória de Ilegalidade de greve no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.   

AS GIGANTES TAMARINEIRAS DE ICÓ

A imagem pode conter: árvore, planta, céu, atividades ao ar livre e natureza
FOTO: SIMARY BARREIRA

COMÉRCIO DE ÁGUA MINERAL CRESCEU EM ICÓ

Resultado de imagem para deposito de água mineral

Com a maior seca dos últimos cinquenta anos registrada no estado do Ceará e, em Icó com o baixo volume do açude de Lima Campos – responsável pelo abastecimento dos icoenses, cresceu muito o comércio de vendas de água mineral na cidade.

“Temos em quase todas as ruas da cidade, um deposito de venda de água mineral. Muitos estão cozinhando e escovando os dentes, com água mineral, vez que a qualidade da água com esta grave seca já não é tão boa quantos antes”, explicou Jonas Bezerra.  

PRAZO PARA O ENCERRAMENTO DA BIOMETRIA ELEITORAL ESTÁ CHEGANDO AO FIM EM ICÓ

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Chuvas devem superar a média em 2018, mas situação dos reservatórios ainda preocupa

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Lima Campos agoniza! Filme produzido por Celma Lima.

AÇUDE CASTANHÃO DEVERÁ SER CHAMADO DE "PAES DE ANDRADE".

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e texto

O Açude Castanhão, um dos maiores do Brasil - situado no alto Jaguaribe do Estado do Ceará, pode-se chamar em breve de "Paes de Andrade". 

Um Projeto de Lei (1913/2015), de autoria do Deputado Federal Domingos Neto, tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, que sugere a mudança de nome. 

"É uma iniciativa que faz justiça ao advogado e líder político, Antônio Paes de Andrade, figura central na construção do importante reservatório", ressaltou Domingos Neto.

Um detalhe importante: o fato de um deputado apresentar um projeto, não significa que outros temas não sejam contemplados e não tenham prioridade. 

Domingos Neto têm projetos nas áreas de saúde, segurança, educação, infraestrutura, dentre outros de interesse dos cearense.

REPRESENTANTES DO IPHAN VISITAM ICÓ

A imagem pode conter: pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
No último sábado(20), representantes do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Superintendência do Estado do Ceará, visitaram ao lado do Frei Juracy – pároco de Icó, todas as igrejas históricas do município.

A tricentenária cidade de Icó teve seu Patrimônio Histórico tombado oficialmente em 1997, ainda na gestão do prefeito Neto Nunes, e as suas Igrejas, Casarões, Teatro da Ribeira, Casa de Câmara e Cadeia, todos reformados através do Projeto Monumenta do Governo Federal.

COTIDIANO

FOTO: ANÍBAL LOPES

PROCISSÃO MARCA ENCERRAMENTO DAS FESTAS RELIGIOSAS DE SÃO SEBASTIÃO EM LIMA CAMPOS

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, carro, céu e atividades ao ar livre

FAÇA PARTE DO CORAL DA FACULDADE VALE DO SALGADO - FVS.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Empresário promove encontro com lideranças políticas

A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
                                            Guilhermino Lima e Laís Nunes
O empresário Guilhermino Lima, do Grupo GG, promoveu no último sábado(20), em Lima Campos, um almoço-reunião que contou com a presença da prefeita Laís Nunes; do vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto; ex deputado Neto Nunes; vereadores; secretários municipais e assessores, da gestão Cidade Feliz.

"Promovi esse encontro, que se transformou em um evento de confraternização com a presença de autoridades municipais e lideranças políticas, onde aproveitamos para reivindicar mais benefícios ao nosso Lima Campos. E viva São Sebastião!", disse Guilhermino Lima.

TEMPO, TEMPO, TEMPO...

Resultado de imagem para funceme

A Funceme - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Governo do Estado do Ceará, depois de muito suspense, prevê inverno acima da média (ou seja, com um pouco mais de chuva) para fevereiro; março e abril em nosso estado. 

Mas, se assim for, não teremos chuvas iguais em todo o Ceará. Tendência é que chova mais no Cariri e menos no Sertão Central e Inhamuns. 

Traduzindo: sem maiores novidades. Praticamente o mesmo cenário dos últimos seis esturricados anos.

(Por Cláudio Teran, jornalista).

Bebetão-2018

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre

No último sábado, 20, a prefeita de Icó Lais Nunes; o vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto; ex-deputado Neto Nunes; os vereadores Galeguinho do DNER, Geraldo Sabino, Eliseu Amâncio, Fernando Nunes, Júnior Dantas, Iatagã Matias, Evandro Juvino, Maria do Cal e Didi Cilon; secretários municipais e assessores; amigos e correligionários, estiveram prestigiando a grande final do tradicional "Torneio de Futebol o Bebetão-2018", no distrito sede de Lima Campos em Icó.

O torneio é realizado no Distrito de Lima Campos e nesse ano de 2018 chegou a sua 19ª edição, sempre realizado pela família do saudoso Bebeto Chaves.

A prefeitura municipal por designação da prefeita Laís Nunes, através da secretaria de esporte e juventude, deu total apoio ao evento.

"Parabenizo as dezesseis equipes que participaram deste grande evento esportivo, em especial ao time de Lima Campos que se sagrou campeão ao vencer por 3x1 o time do Internacional do Canto", disse Laís Nunes.

O evento é uma parceria público privada, que tem apoio do comércio local, da prefeitura de Icó e da família de Bebeto Chaves.

"Agradeço a prefeita Laís Nunes pelo apoio total ao evento, bem como através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, ter feito um grande trabalho de limpeza geral em nossa comunidade", registrou o empresário Guilhermino Lima.

O Secretário de Esporte e Juventude, Iatagã Matias; a prefeita Laís Nunes; o vice-prefeito Dr. Quilon Peixoto; ex-deputado Neto Nunes; vereadores, comerciantes e secretários municipais, entregaram a premiação aos desportistas.

A rádio Papagaio-FM transmitiu ao vivo a final do Bebetão 2018.

(Da página oficial do facebook da Prefeitura Municipal de Icó).

Prefeito de Ipaumirim propõe em reunião no MP parcelamento dos salários atrasados


O Ministério Público Estadual do Ceará, através da promotora de Ipaumirim, Camila Rolim, convocou uma reunião com o prefeito José Geraldo dos Santos e a representante do Sindicato dos Servidores Municipais para tratar sobre os impasses e atrasos salariais dos funcionários públicos da Prefeitura de Ipaumirim.

O prefeito assegurou a promotora que no dia 25 de janeiro apresentará um cronograma dos pagamentos em atraso. Ainda na última quinta-feira (18) o Sindicato dos Servidores realizou uma Assembleia para passar detalhes da reunião.

De acordo com a presidente do Sindicato, Terezinha Gonçalves, todos os servidores efetivos ainda não receberam seus salários referente ao mês de dezembro. Já o mês de novembro foi pago agora em duas parcelas no fim de dezembro e inicio de janeiro de 2018. 

“Tem comissionado e contratado que não recebe desde setembro. A coisa está muito feia, um caos administrativo,” enfatizou.

Por Gilberto Lira – Resenha Politica.

Prefeito Simão Pedro preocupado com a reserva de água do Orós

domingo, 21 de janeiro de 2018

NETO NUNES DIZ QUE O GRUPO TERÁ SEUS CANDIDATOS PRÓPRIOS EM 2018

Resultado de imagem para neto nunes icó
NETO - LAÍS - CAMILO
Indagado pelo blog se o grupo liderado pela família Nunes, terá candidatura própria a Deputado Estadual que represente o Icó e a região do Vale do Salgado na Assembleia Legislativa, o líder político Neto Nunes foi objetivo na resposta:

- “É claro que sim! No momento certo estaremos discutindo os nossos nomes e o projeto a ser percorrido”.

Neto Nunes além de ter sido prefeito de Icó por duas oportunidades, também se elegeu com expressiva votação a Deputado Estadual, nas duas vezes que colocou o seu nome a disposição do eleitorado cearense.

“Sempre fomos o majoritário em Icó e na região do Vale do Salgado, fato que se repetiu com meu pai Oriel Nunes, bem como, com minha esposa Laís Nunes em 2014. Estaremos trabalhando para repetir a expressiva votação que sempre obtivemos”, avaliou Neto Nunes.

Acerca de várias pré-candidaturas que estão surgindo em Icó a Deputado Estadual, algumas com nomes locais e outras vindas de fora do município, Nunes foi curto na análise:

- “Não faço juízo de valor sobre candidaturas de adversários”.

Nos bastidores da política local, fala-se que o atual presidente da câmara de vereadores de Icó, Fernando Nunes, poderá ser o nome indicado para concorrer a Deputado Estadual, que represente o grupo da prefeita Laís Nunes na Assembleia Legislativa, em parceria com o atual secretário da fazenda, Mauro Filho, que já colocou publicamente que será candidato a deputado federal.

O grupo da prefeita Laís Nunes votará na reeleição de Camilo Santana ao Governo do Estado do Ceará.     

“VICTOR LUIZ MANTÉM PRÉ-CANDIDATURA A DEPUTADO ESTADUAL SEM PROJETO PARA O CEARÁ”, diz Eliseu Amâncio.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna
VICTOR LUIZ
O vereador Victor Luiz utilizou a emissora que pertence a sua família – a Brasil FM -, no final dos meses de 2017, para anunciar a sua disposição de colocar ao Partido da República(PR), o seu nome como pré-candidato a Deputado Estadual no pleito deste ano.

O parlamentar está em seu segundo mandato consecutivo, foi líder do prefeito Jaime Júnior na câmara de vereadores de Icó, e no plano estadual é aliado do atual vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, detentor de vários mandatos eletivos nas últimas décadas.

“É um bom rapaz, porém, não tem projeto algum para o Ceará. Todas as suas forças são utilizadas como marketing para desgastar a gestão Laís Nunes e a família Nunes, fato que o seu tio Rubens Brasil já utiliza – sem sucesso – há duas décadas”, reclamou o vereador Eliseu Amâncio.

O vereador tem postado em sua página, nas redes sociais, apenas críticas diárias a gestão municipal e algumas visitas as comunidades rurais no município de Icó.

“Se falar dos Nunes dessem votos, Rubens Brasil já teria sido eleito Senador da República. É um erro que Victor Luiz não está observando”, registrou Eliseu Amâncio.

DANIEL CORRE POR FORA...

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
DANIEL DO SAAE
O vereador Daniel do SAAE, conquistou o seu primeiro mandato à Câmara de Vereadores de Icó, ainda bem jovem, após sua experiência pública como diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE), do município icoense. Daí o nome da instituição acoplada a sua plataforma política. Daniel é servidor público concursado.

Orador empolgado, o parlamentar está em seu segundo mandato consecutivo, iniciando o ano de 2017 na bancada da situação, praticamente sendo o líder da prefeita Laís Nunes no legislativo icoense, e, finalizando o segundo semestre como forte opositor, em que pese os seus laços familiares com o líder político e ex-deputado estadual Neto Nunes.

Para simbolizar publicamente seu novo projeto político, Daniel do SAAE foi a uma emissora de rádio no último dia 7 de setembro, onde se comemorava a Independência do Brasil. Por analogia o gesto foi comentado como tal o seu desejo.

Mas um fato chamou a atenção de todos. Daniel foi a rádio com o prefeiturável Sérgio Dantas, cunhado do ex-prefeito Jaime Júnior, seu desafeto e algoz, onde as agressões mútuas já renderam diversos comentários no “Pau de Jacu”, instituição não governamental cravada no centro comercial de Icó.  

Mas a parceria Sérgio e Daniel não teve sequencia longínqua; foi apenas “uma chuva de verão”, como se define no célere jargão da política partidária pátria.

Partindo para carreira solo, o blog tentou ouvi do vereador Daniel do SAAE, “os porquês” desse afastamento.

Sem arrodeios, o vereador esclareceu:

- “Sérgio Dantas é um homem exemplar, trabalhador, e tem futuro. Mas essa distância de Jaime Júnior não se concretiza na prática e nem em 2020. Pretendo ser candidato a Deputado Estadual em parceria com o Deputado Federal Domingos Neto, em um bloco de oposição a todas as forças locais e com visão voltada ao estado”, esclareceu.


Como o tempo é o senhor da razão, Daniel do SAAE já iniciou o seu projeto no presente, pedindo um voto de confiança a este blogueiro.      

Domingos no radar da oposição para disputa de governador


Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Em 24 de novembro de 2017, o portal Focus publicou informação com o seguinte título: 
-“Caso o PSDB não lance candidato, Domingos encara desafio”. 
O texto dizia que sem mandato e sem TCM, uma candidatura de Domingos ao Governo seria uma saída. Tanto para si quanto para a oposição. Dizia ainda que o ex-vice-governador de Cid Gomes tem disposição para assumir o “desafio”.
Pois é. O que há quase dois meses era algo improvável começa a se tornar realidade. A candidatura de Domingos passa a ser a opção mais viável da oposição. Sem maiores alardes, Domingos Filho, que controla o PSD no Ceará, já colocou seu nome à disposição.

Chuvas mais intensas banham municípios da região Centro-Sul do Ceará


A Funceme registrou boas chuvas na região Centro-Sul entre as 19 horas desta  última sexta-feira, 19, e 7 horas da manhã deste sábado, 20. A maior precipitação ocorreu em Lavras da Mangabeira (100mm), Ipaumirim (90mm) e Umari (80mm), Baixio (73mm). Houve ainda registro de precipitação em Cedro (21mm), Várzea Alegre (13mm) e Iguatu (11mm).
São as chamadas chuvas de pré-estação que banharam neste último dia, 67 municípios cearenses. Na região dos Inhamuns, foram registrados 47mm em Tauá e 30mm em Aiuaba.
(REPORTAGEM DO JORNALISTA HONÓRIO BARBOSA).

ICOENSE PATRÍCIA LEITE NO BBB-2018 DA GLOBO

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto
A icoense Patrícia Leite, além de talento, humildade e simpatia a flor da pele, ela encanta a todos quantos dela tem o privilégio de sua amizade, com seu jeito meigo e agradável de ser.

Patrícia ou simplesmente Kika(apelido dado pela família), é cantora, modelo, e servidora pública municipal.

Quem a conhece não tem dúvida: é uma concorrente forte e ousada.

O programa BBB-2018, da TV Globo de Televisão, inicia nesta segunda-feira, 22.

EM BREVE

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Moreira & Oliveira. Advogados Associados

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Fabrício Moreira da Costa
Advogado.


Getúlio Oliveira
Advogado.


Avenida Ilídio Sampaio, 2031, centro, Icó (CE).
Fone(88) 3561.4991

e-mail: fabriciomoreiraadv@gmail.com

BONS DIAS!

A imagem pode conter: montanha, céu, natureza e atividades ao ar livre

Cumprimento logo geral, como dizia uma eterna secretária dos Pompeus, querida família de Sobral.

Foto: Odilon Carlos.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

“A CRISE HÍDRICA NÃO TEM CORES PARTIDÁRIAS”, disse Deusemar Ramos


O Diretor-Geral do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Icó – SAAE, Deusemar Ramos, utilizou os microfones da rádio Papagaio -FM(97.5), ao meio dia desta segunda-feira(15), para esclarecer acerca da grave crise hídrica em curso no município, por conta do baixo volume de água no Açude Lima Campos, de propriedade do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contras as Secas, responsável pelo abastecimento para o consumo humano dos icoenses.


Segundo Deusemar Ramos, desde o início de 2017, que o SAAE, a ADICOL, DNOCS, COGERH, junto com os Irrigantes do Perímetro Irrigado Icó Lima Campos, com apoio do Governo do Estado do Ceará, têm se reunido para buscar alternativas ante a seca vigente e o baixo volume dos açudes Orós e Lima Campos.

“Por ordem da prefeita Laís Nunes foram perfurados vários poços profundos; redirecionamos nossos flutuantes; melhoramos o tratamento de água no limite do possível; fizemos campanha para o uso racional das águas, além do apoio institucional do Governo do Estado e da Faculdade Vale do Salgado em toda essa discussão”, disse.

A transposição das águas do Açude Orós ao Lima Campos ainda continua ocorrendo, porém, com pouco volume já que o reservatório oroense hoje se encontra com apenas 5% de sua capacidade total.

“O Governo do Estado sempre esteve presente para nos ajudar via COGERH, mas demorou muito em acelerar a transposição Orós-Lima Campos quando tinha bom volume de água. Alertei o ex-prefeito de Icó sobre a situação que se desenhava desde àquela época, porém, não fui ouvido”, reclamou o vereador Eliseu Amâncio.

Cerca de 200 Carros Pipares, do Estado da Paraíba, permaneceram por mais de dois anos, abastecendo seus tanques dos Açudes Orós e Lima Campos.

“De onde se tire e não repõem, um dia se acaba. Mas, o triste mesmo, é que as pessoas não se atentaram ainda sobre a gravidade de falta de água e, alguns oportunistas, ainda querem tirar proveito dessa grave situação que é de todos nós icoenses, para criarem mentiras e fazerem politicagem”, ressaltou Narcélio Cavalcante.

A prefeita de Icó Laís Nunes, já agendou com representantes do Governo do Estado, nova rodada de discussão acerca da crise hídrica em Icó.

"Mesmo que a gente tenha um bom inverno nos próximos dias ou mês, ainda vamos manter o trabalho no sentido de economizar água, pois para retornarmos ao volume regular de água nos açudes Orós e Lima Campos, seria necessário chuvas muito além da média histórica, o que já foi descartado pelos técnicos da COGERH e FUNCEME", lembrou Deusemar Ramos.

Chuvas com pouca intensidade não animam sertanejos do Ceará


A imagem pode conter: pessoas em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre

Após perder crédito nos últimos anos com a sociedade e, principalmente, com os agricultores, a FUNCEME - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - do Ceará, não tem sido mais procurada para expor suas previsões pluviométricas.

Os agricultores cearenses, desesperados com a intensa seca que abate o semiárido nordestino, têm procurado os profetas das chuvas no município de Quixadá e Orós, para ouvir deles opiniões e prognósticos mais seguros.

O açude Orós, do DNOCS, que é o segundo maior reservatório do Ceará, hoje tem apenas 5% de sua capacidade total.

"Ver o Orós com esse resto de água e com locais que há décadas não apareciam a luz do sol, nos dá uma tristeza enorme. Só Deus agora", disse o agricultor Francisco Costa.

Nos últimos dois anos, cerca de 200 caminhões pipares, do Estado da Paraíba, retiraram água dos açudes Orós(Orós) e Lima Campos(Icó).

"A situação é muito grave. A água está muito verde e com forte odor", esclareceu o radialista Deusimar Oliveira.

domingo, 14 de janeiro de 2018

TEMPOS DIFÍCEIS

Resultado de imagem para tempos difíceis

Até pouco tempo os maiores temas de discussão do país nos conduziam à saúde e a educação. Saúde pelo direito inalienável a vida, logicamente; educação para formar a criança, o jovem, a ser o futuro da nação. Eis o discurso, à época, como regra!

O grande brasileiro Darcy Ribeiro, educador e político, se notabilizou fundamentalmente por trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, sociologia e antropologia.

Certa feita, em um debate, disse: "Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios".


Surgiu o FUNDEB. Escolas foram construídas em todos os quadrantes do Brasil, mas de fato, hoje falta-nos dinheiro para construir presídios.


Há poucos anos, em Fortaleza, tínhamos os presídios Olavo Oliveira; Paulo Sarasate e somente UM às mulheres. Hoje, a população carcerária cresceu tanto, que não se tem como contar as inúmeras CPPL - Casa de Privação Provisória de Liberdade, aos arredores da capital cearense, afora nos municípios do estado.


Como advogado militante, podíamos por força da legislação federal que rege a nossa categoria, adentrar nos presídios facilmente - da porta a cozinha, para falar com o cliente e buscar sua assinatura em uma procuração ad-judícia.


E os presos. Quem eram? Simples mortais que feriam o ordenamento jurídico penal em uma lesão corporal; ameaça; homicídio motivado por bebida alcoólica; uma desordem de um transeunte qualquer; uma briga de vizinho; um desacato; questões por propriedades ou posses rurais, mais ou menos por aí.


Preso por droga? Nem o primeiro para contar o segundo.


Atualmente, o velho Código Penal pátrio é passeado, visitado, utilizado por tantos na prática de ponta a ponta, que não se tem mais como analisar no jargão social e policial, o perfil adequado a cada um. Nem pelo tipo penal isolado, como dantes.


Estas últimas mortes em Icó, pasme, bem reflete isso! Dois mortos em enfrentamento com a polícia militar, por coincidência eram filhos de dois compadres meus. Pessoas simples do povo, que viviam modestamente. Daí somem de seus sagrados lares, e retornam tempos depois embalados em caixões após atividades ilícitas dolosas que abalam as famílias, os pais, a sociedade como um todo.


Finalmente, em tempos difíceis, construir a PAZ é o melhor projeto a buscarmos como responsabilidade e cidadania para TODOS.


O que vale mesmo é a luta das ideias!


(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).