sábado, 29 de agosto de 2020

O Icó e sua gente!


Nenhuma descrição de foto disponível.

A história tornou-se atemporal.

No breve instante que tive a contemplar o jazigo rico em detalhes, alto e feito em mármore, duas pessoas pararam para perguntar sobre a história de amor não consentida entre dois irmãos.

Uma delas comentou:

- "Não ficaram juntos em vida, estão aqui, juntos no mesmo lugar".

O icoense Bernardo Duarte Brandão foi agraciado com o título de barão em 1866 com apenas 26 anos e condecorado como oficial da Imperial Ordem da Rosa.

Foi influente político da província do Ceará, sendo uma das lideranças do Partido Liberal, ocupando cargos de vice-presidente da Província do Ceará e Deputado Provincial. Foi alvo de inveja e críticas.

Publicações jornalísticas feitas pelos seus opositores do Partido Conservador denegriam sua imagem. Se era verdade, parcialmente verdade ou inverídicas, o tempo apagou junto com a sua geração.

Falecido na Europa, seu corpo foi embasalmado e demorou três meses para chegar à Fortaleza.

Durante esse período, sua irmã teve o tempo necessário para construir imponente túmulo cujo epitáfio assim diz:

- "Tributo de amizade de sua irmã Maria do Rosário Augusta Brandão".

*Correção e melhoria do texto: Heitor Muniz.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Com Pedro Bandeira, morre o maior encanto da cantoria

A imagem pode conter: 1 pessoa
O Príncipe da cantoria
A poesia perdeu,
O telefone tocou,
Minha alma estremeceu,
O Dr. Paulo Quezado
Me disse penalizado:
Pedro Bandeira morreu.

Pedro botava na voz
A mais doce melodia,
Botou arte no repente
Assumiu a primazia,
Não houve vate melhor,
Com ele morre o maior
Encanto da Cantoria.

Logo aos dezessete anos
Pedro a cantar se dispõs,
Cantou por mais de seis décadas,
Morreu com oitenta e dois,
Foi gênio igual ao avô,
A lacuna que deixou
Ninguém preenche depois.

Foi quem mais escreveu sobre
Padre Cícero Romão,
Cantou pra o papa João Paulo
E entregou na sua mão
um poema com carinho,
Pedindo pra o meu padrinho
Sua canonização.

De todos os cantadores
Foi quem mais cantou bonito,
Eu fui seu imitador
Nunca neguei, admito,
Ele mais inteligente,
Não imitei no repente
Mas na arte ainda imito.

"Bandeira canta no Céu"
É um poema completo,
Ele fez em homenagem
Ao seu avô predileto,
Bandeira com os versos seus
No Paraíso de Deus,
Vai fazer dupla com o neto.

De todos os cantadores,
Pedro foi o mais querido.
Inspirado e carismático,
Comentado e aplaudido.
Pelo dom que Deus lhe deu
Tudo quanto recebeu,
Foi mais do que merecido.

O que Pedro fez cantando
Outro cantador não faz,
Ainda mesmo que existam
Repentistas geniais,
Nesta Pátria brasileira,
Um outro Pedro Bandeira
Não vai surgir nunca mais.

Por Geraldo Amâncio Pereira.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Da novela para a realidade!

 A imagem pode conter: céu, casa e atividades ao ar livre

Amigo meu, moço chegado a leituras diversas, versado em clássicos da literatura, poeta, compositor de músicas gravadas por ídolo nacional, bom companheiro de mesa e de bar, tem uma singularidade:


- adora novela de televisão.


Deve ser porque escreveu novela de rádio, logo onde, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, é um verdadeiro ativista, novelista militante, torcedor de personagens que revê sem um minimo de preconceito.


Novela é mais que passatempo pra ele; novela é a viagem do autor no mais íntimo de seus pensamentos, por onde passam pessoas maravilhosas, lindas mulheres, pessoas más, grandes bandidos, sacana mau caráter, por fim, toda a representatividade do ser humano.


Outro dia, conversando com ele, falou da novela das cinco da tarde, Eita Mundo Bão, onde um personagem, o professor Pancrácio, ensinou a todos com uma frase, uma mensagem de esperança:


- o que vem de ruim é para melhorar!


Foi pensando nesse meu amigo que fiquei analisando nessa pandemia que nos agride o corpo e a alma. Nos separa dos amigos, nos aparta do que gostamos, nos rouba a mesa e o bar, nos deixa sozinhos em nossos cantos.


Mas, como diz o professor Pancrácio, o que vem de ruim é para melhorar. Em 2000, quando Neto Nunes era prefeito do Icó, sozinho, isto é, com recursos próprios da Prefeitura, construiu com as unhas o Hospital Regional que por anos serve ao povo do Icó e da Região do Vale do Salgado.


Depois, quando Laís Nunes assumiu sua porção administradora construiu também, o Hospital de Pronto Atendimento que tanto serviço tem prestado ao povo.


E agora, para completar o "Complexo de Saúde do Icó", está sendo construído o Centro de Parto Normal que vai aliviar o Hospital Regional e direcionar o atendimento para parturientes e crianças vindo ao mundo.


Como na frase do professor Pancrácio, o que vier de ruim para as nossas vidas é para melhorar. Esse vírus terrível, cruel assassino da humanidade, fez com que chegasse para o Icó, instalações e equipamentos que no futuro servirão para melhorar a vida, para resgatar a vida, para salvar vidas de nosso povo, nossa gente.


Neto e Laís Nunes, com a generosidade dos grandes administradores, não à toa investiram na saúde e, hoje, colhem frutos com o benefício de que, quando tudo passar, e vai passar, teremos como servir ainda melhor à saúde do nosso povo.


O meu querido amigo, noveleiro de carteirinha, tem razão quando puxa personagens criados por autor de novelas para provar que, "o que vem de pior em nossas vidas é para melhorar".


(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).


Primário benfeito!

 A saudade do poeta Barros Pinho - Blog do Eliomar : Blog do Eliomar

O saudoso Barros Pinho, poeta e ex-deputado estadual, brincava quando alguém escrevia bem, ou falava direito, ou era pessoa inteligente, dizendo:


- Esse fez o primário benfeito!


O Ceará, nos 184 municípios, acaba de receber o diploma de que centenas de milhares de seus alunos concluíram o curso primário, com nota 12 de distinção e louvor. Todos sabendo ler e escrever. Alfabetizados.


Seria um orgulho pra Pinho, um cultor da boa educação como fator de desenvolvimento. Dou muito pouco valor a escolhas de melhor disso e daquilo, porque muitas vezes tem dinheiro no meio. Daí que valorizei a escolha das escolas cearenses, escolha essa, pelo desempenho diante dos quesitos da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará.


E não tem favor, nem premiação política!


O prêmio de cada uma das quase 400 escolas distinguidas com a honraria foi ganho pelos resultados da edificação de uma educação da qualidade onde o Ceará é destaque e orgulho nacionais. E vem de longe! Lá atrás, quando saiu da Secretaria de Educação de Sobral para ser Secretária de Educação do Estado, Izolda Cela encontrou o caos. Não chegava a 3% o número de alunos que se alfabetizavam no Ceará, na Escola Pública.


Tantos anos depois, com Izolda Vice-Governadora do Estado, ainda apaixonada por educação, o Ceará beira os 100% e indica nomes e números que Elpídio Nogueira destacou em discurso na Câmara de Fortaleza, regozijo que dividiu com colegas, amantes do tema educação, o que salvam o que distingue, o que conta para o desenvolvimento das sociedades.


É o que podemos chamar de "primário benfeito!".


(Da coluna do Jornalista Macário Batista, em 17 de agosto de 2020).

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Ministério Público recomenda que Iguatu suspenda decreto que liberava algumas atividades

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou nesta quarta-feira (12) a suspensão de parte do decreto municipal de Iguatu que permite a reabertura de templos religiosos, bares e restaurantes. A Promotoria de Justiça observou que o Município se encontra ainda na fase 1 de reabertura das atividades econômicas, que não prevê retorno daqueles segmentos.

A promotora de Justiça, Helga Barreto Tavares, apresentou duas recomendações. A primeira refere-se à suspensão das atividades religiosas com a presença de fieis nos templos. A segunda trata-se de bares e restaurantes.

De acordo com decisões do gestor municipal, as igrejas estavam autorizadas a funcionar com 30% da capacidade desde o último dia 27 de julho e os bares e restaurantes desde a última segunda-feira (10) entre 9h e 16h para serviço de almoço.

“O decreto municipal que prevê abertura de templos religiosos, igrejas, bares e restaurantes está em desacordo com o decreto estadual que estabelece a macrorregião de Saúde do Cariri, onde está inserido Iguatu, na fase, que não prevê a reabertura dessas atividades, que por enquanto não é possível”, pontuou a promotora, Helga Barreto.

A promotora de Justiça ressaltou, entretanto, que a partir do próximo decreto estadual poderá ocorrer avanço da fase atual, mas é preciso esperar pela decisão do governo do Estado.

MPCE concedeu prazo de 24 horas para o município de Iguatu se pronunciar. O procurador geral do Município, Daniel Gouveia, disse que aguarda a chegada do prefeito Ednaldo Lavor, para amanhã (quinta-feira), tomar uma decisão sobre a recomendação da Promotoria de Justiça.

Diocese

Com base no decreto municipal, bares, restaurantes e igrejas evangélicas estavam abertos e funcionando com limites de frequentadores. Se a gestão municipal acatar a decisão do MPCE, essas atividades terão que ser suspensas novamente.

Em reunião com padres, o bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, havia decidido reabrir as igrejas de Iguatu a partir do dia 1º de setembro. Após o decreto do MPCE, o bispo e o clero adiaram a decisão e vão manter as igrejas fechadas.

“Precisamos ter prudência nesse momento e esperar a decisão do governo do Estado”, justificou o padre João Batista Moreira.

O diretor da Associação dos Pastores e Obreiros Evangélicos de Iguatu, Rubenildo Cadeira, disse que a entidade vai esperar uma decisão do prefeito. “Vamos aguardar o que a gestão vai decidir, e apesar de respeitarmos a recomendação do Ministério Público, discordamos”, frisou. “Se o prefeito recuar, as igrejas voltarão a ser fechadas”.


quarta-feira, 12 de agosto de 2020

História Que a Vida Contou

A imagem pode conter: 1 pessoa

Sarney era presidente da República e foi a Lisboa inaugurar o Supermercado Pão de Açúcar. Levou consigo vários jornalistas, dentre eles, Ana Amélia - hoje senadora pelo Rio Grande do Sul - e Macário Batista. O presidente de Portugal, o sisudo general Ramalho Eanes, que nunca ria, estava presente e a certa altura passou a conversar com esse grupo de jornalistas brasileiros.


Conta Macário Batista que no meio da conversa um jornalista perguntou:


- "General, por quê o senhor nunca ri?". O general Ramalho Eanes simplesmente respondeu:


- "Porque não está na Constituição". Nada mais disse e nem lhe foi perguntado!

Muito feliz com a conquista e reconhecimento de todos em prol da Educação de Icó


Reforma e ampliação de escolas; merenda escolar em dobro; livros, tênis, transporte escolar; fim do transporte pau de arara; fardamento escolar completo; carteiras escolar padrão MEC; transporte universitário; bolsa social para pessoas carentes no ensino superior; qualificação dos professores; pagamento em dia dos servidores; jornada pedagógica; parceria com o Centro Universitário Vale do Salgado(UniVS), dentre outras ações.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

DESEMBARGADORA NAILDE PINHEIRO ASSUMIRÁ PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ

Desembargadora Nailde Pinheiro assume TJCE a partir de janeiro |  eliomar-de-lima | OPOVO+

 A desembargadora Nailde Pinheiro assumirá a partir de janeiro a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará. A magistrada cumprirá mandato de dois anos. O desembargador Abelardo Benevides ocupará a vice-presidência, enquanto o desembargador Paulo Airton Albuquerque será o corregedor-geral.

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Segurança em Icó

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre, texto que diz "RAIO RAIO RAIO"

Prometer é matéria-prima pro universo político! Uns prometem e cumprem, quando podem. Outros prometem e jamais cumprem porque não é de sua índole cumprir promessa, principalmente, as feitas como moeda de troca pura e simples pelo voto do eleitor.

A vida quase sempre é assim. Nem sempre, mas quase sempre. Pessoas que dedicam suas vidas e seus trabalhos à coletividade, para suas comunidades, aos seus valores mais íntimos. Há quem aposte que é bom servir, que é bom dedicar tempo e razão àqueles que lhe confiaram valores como responsabilidades, por exemplo!

Quando, em campanha, a hoje prefeita Laís Nunes prometia em palanque, e aqui leia-se palanque como conversas e contatos pessoais, segurança para nosso Icó, parecia algo grave para momentos tão difíceis que vivíamos, à época, eis que o crime comandava as ações no nosso meio.

Eleita, Lais Nunes partiu para as ações de governo, dentre elas, cumprir promessas, as mais diversas. Reverter e equilibrar o desastre das finanças foi uma delas. Às duras penas, o legado miserável recebido, herdado, foi sendo vencido, racionalizado, equilibrado até Icó voltar a ter crédito para comprar coisas simples como uma caixa de fósforo.

Fósforos acendem velas e velas amaldiçoam a escuridão. Daí que vale a pena lembrar o dito popular onde é melhor acender uma vela a amaldiçoar a escuridão. E assim foi feito nas finanças. E assim foram feitos em outros abandonos no município, passando por saúde e educação.

Até que chegou a hora do cumprimento da promessa de Laís Nunes e oferecer ao povo do Icó, a sonhada segurança onde não mais se punham cadeiras nas calçadas ao fim do dia, nas noites familiares, nos encontros de amigos, nas relações interpessoais de vizinhos e companheiros.

E movendo céus e terras, Laís Nunes trouxe o Raio, esse fantástico regimento policial que ofereceu, pouco a pouco, a sensação de liberdade, de segurança...afastando o mal, subjugando malfeitores aos escaninhos distantes da sociedade pacata, pacífica e ordeira da nossa querida Icó.

E voltamos com as cadeiras nas calçadas até que nos vimos outra vez obrigados ao recolhimento, desta feita empurrados pra dentro de casa pelo pandemônio de um vírus ameaçador, desesperador e sem um remédio, que não seja o recolhimento e esse difícil afastamento social.

A segurança proposta por Laís Nunes, voltou-se então para assegurar ao povo de Icó, voltou-se para a saúde e, agora, observar rígidos procedimentos emanados de autoridades médicas. Assim se criaram, com esforços enormes, enfermarias, leitos, UTIs, ampliações hospitalares.

Agora, enquanto reagimos à pandemia, criamos na Prefeitura, a segurança com o melhoramento das estradas, depois do status da água oferecida as comunidades em seca e alimentos para famílias em estado crítico e oportunidade de trabalho com o acolhimento de novas empresas e grandes obras gerando trabalho e renda.

Isto é segurança pública que na verdade vai muito além do Raio. O raio que nos caia agora, outra vez sobre nossas cabeças e por mais quatro anos, tenhamos um céu de brigadeiro para voar, um céu nebuloso para chover, um chão molhado pelas águas do Salgado permanente e uma vida segura para nossos filhos, netos família.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

DEU NO BLOG DO JORNALISTA MACÁRIO BATISTA


A imagem pode conter: 2 pessoas, área interna

Educar demora, mas é o caminho!

Um dia, numa viagem de trabalho, o querido jornalista Nelson Faheina ficou assustado com uma “banca” de jornais em Viena. Era um plástico transparente, preso a um poste com os jornais dentro. Algum dinheiro dentro, além dos periódicos. Como é isso, perguntou Faheina?

- Simples, respondi. Você tira o jornal, põe o dinheiro e se necessário faz seu troco. "E isso dá certo?", indagou Faheina. Claro, respondi.

As pessoas precisam de notícia pra saber o que ocorre no mundo, na cidade dele. Se levar o jornal sem deixar o dinheiro, não só será ladrão, como estará contribuindo para que o jornal feche e todos fiquem sem notícias. Mais adiante, em Zurich, comprei nossas passagens no bonde numa máquina, dessas que dá o bilhete e o troco do dindim posto lá para o destino programado. No final da viagem, sem ninguém à volta, nosso Faheina voltou a ficar intrigado; E cadê o cobrador? O que eu faço com o bilhete? Nada, respondi.

Simplesmente guarda de lembrança. E o cobrador? Não tem, Faheina. As pessoas pagam a passagem porque precisam o transporte público de qualidade. Se uma peça quebrar, uma cadeira for rasgada por algum imbecil tem que ter dinheiro para arrumar. Tem que ter dinheiro pra pagar a energia elétrica do bonde, tem que ter dinheiro pro cumprimento exato dos horários em cima de minutos, expliquei.

Então, se o cara não pagar a passagem corre o risco de um dia não ter o bonde sobre os trilhos e todos ficarem sem a mobilidade.

Inteligente, Faheina, entendeu como entendeu que quando o sinal é fechado pro pedestre, mesmo que não venha nenhum veículo pela via, é pra esperar que seja liberado o sinal verde para sua passagem. É um processo longo de educação, mas foi e é eficaz.

Aqui no Ceará, o então prefeito Agenor Neto de Iguatu, mandou plantar um tipo de flor ao longo da estrada de ferro que corta a cidade. Na primeira semana levaram tudo. Mandou replantar. Levaram a metade. Mandou replantar, deixaram 90%. Mandou replantar. Nunca mais precisou.

O povo entendeu que aquilo era pro bem de todos e para o embelezamento e bem estar da cidade.

Conto isso pra fazer só uma pergunta: E se a gente educar o povo de Fortaleza a passar na velocidade certa pelos túneis da Washington Soares ao invés de impor 40km como velocidade sob pena de multa?

Na Folha do Salgado: abril de 1999!

A imagem pode conter: Fabrício Moreira da Costa, texto que diz "N SAL Prisão para averiguação E"