terça-feira, 18 de agosto de 2020

Primário benfeito!

 A saudade do poeta Barros Pinho - Blog do Eliomar : Blog do Eliomar

O saudoso Barros Pinho, poeta e ex-deputado estadual, brincava quando alguém escrevia bem, ou falava direito, ou era pessoa inteligente, dizendo:


- Esse fez o primário benfeito!


O Ceará, nos 184 municípios, acaba de receber o diploma de que centenas de milhares de seus alunos concluíram o curso primário, com nota 12 de distinção e louvor. Todos sabendo ler e escrever. Alfabetizados.


Seria um orgulho pra Pinho, um cultor da boa educação como fator de desenvolvimento. Dou muito pouco valor a escolhas de melhor disso e daquilo, porque muitas vezes tem dinheiro no meio. Daí que valorizei a escolha das escolas cearenses, escolha essa, pelo desempenho diante dos quesitos da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará.


E não tem favor, nem premiação política!


O prêmio de cada uma das quase 400 escolas distinguidas com a honraria foi ganho pelos resultados da edificação de uma educação da qualidade onde o Ceará é destaque e orgulho nacionais. E vem de longe! Lá atrás, quando saiu da Secretaria de Educação de Sobral para ser Secretária de Educação do Estado, Izolda Cela encontrou o caos. Não chegava a 3% o número de alunos que se alfabetizavam no Ceará, na Escola Pública.


Tantos anos depois, com Izolda Vice-Governadora do Estado, ainda apaixonada por educação, o Ceará beira os 100% e indica nomes e números que Elpídio Nogueira destacou em discurso na Câmara de Fortaleza, regozijo que dividiu com colegas, amantes do tema educação, o que salvam o que distingue, o que conta para o desenvolvimento das sociedades.


É o que podemos chamar de "primário benfeito!".


(Da coluna do Jornalista Macário Batista, em 17 de agosto de 2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.