sexta-feira, 30 de julho de 2021

CANUDOS NÃO SE RENDEU


Li, por mais de uma oportunidade, o livro "Os Sertões" do genial Euclides da Cunha. A Guerra de Canudos e a história de Antônio Conselheiro devem ser observadas com muita sensibilidade e senso crítico, pois remetem à tragédia do passado que, reflete nos dias atuais.

O arbusto "favela", que o Ciro fala nesse vídeo é vista com facilidade nos sertões dos Inhamuns, Ceará, inclusive, dizem que por isso o famoso Carneiro do Tauá tem excelente sabor e é comercializado em "manta" para todo o Brasil.

Recomendo que assistam esse vídeo até o fim; ele é um passeio pela história e luta de um líder camponês nascido em Quixeramobim, no Sertão Central cearense, que juntamente com seu povo foi morto e massacrado porque lutou por um mundo justo, humano e igualitário!

Pelo resgate da história; pelo fim dos genocídios, pela pluralidade de ideias e projetos vibrantes e capazes de suas viabilidades e por nossa gente sertaneja espalhada em todos os quadrantes desta nação chamada Brasil, tô com Ciro Gomes: Presidente!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Peixada do Xixico



A Peixada do Xixico em Lima Campos, Distrito de Icó, completou 35 anos.

Seu Xixico, proprietário do estabelecimento, tem 50 anos que trabalha com a excelente iguaria que é visitada por turista de todo o país. 


(Foto de Edson Reis).

quinta-feira, 29 de julho de 2021

IPHAN-CE pretende tombar o Centro histórico de Fortaleza

 


Na última segunda, dia da arqueologia no Brasil, onde comemoramos os 60 anos da lei da arqueologia, foi iniciado oficialmente o processo de tombamento do conjunto urbano do Centro Histórico de Fortaleza por parte do Governo Federal. A proposta, liderada pelo superintendente do IPHAN-CE, o geógrafo Cândido Henrique, é o tombamento do conjunto urbano dividido em zonas de concentração com maior representatividade histórica e arquitetônica. A iniciativa conta com o apoio da faculdade de arquitetura da UFC e dos conselhos de engenharia (CREA) e de arquitetura (CAU).

Além de diversas instituições de representação profissional como IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Aprogeo (Associação dos Geógrafos),  APGCE (Associação dos Geólogos) e AEAC (Associação dos Agrônomos). 

Cândido Henrique torna-se uma forte liderança na defesa do Patrimônio Histórico e Cultural em Fortaleza com uma gestão a frente do IPHAN-CE que vem se destacando no cenário estadual.

(Do Blog do Roberto Moreira).

 

O projeto social Macarrão Amigo chega à sua 70° edição!



O advogado Freitas Júnior e demais benfeitores provaram que a união, amor ao próximo e solidariedade geram um grande sentimento de esperança para um mundo mais justo, humano e igualitário.

Uni-vos; ajudar aos que menos tem é uma atitude de adultos e cidadãos!

Tá mole!

Furtunato Monteiro, conhecido por Nato, era funcionário da antiga agência dos Correios de Icó.

Nunca foi afeito a responder perguntas óbvias, nem tão pouco, quando insistiam no mesmo assunto.

Uma senhora, moradora do Bairro dos Altos, tinha o hábito de todos os dias ir aos Correios.

E dentro da agência, sempre lotada, perguntava bem alto:
- "Seu Nato, chegou minha carta"?

Nato Monteiro, já estava no limite de sua paciência, pois era insistente a pergunta, inclusive diariamente.

Em uma sexta-feira qualquer, ele já com vontade de ir pra casa e ter o privilégio de curtir o final de semana, aparece novamente a cidadã, idem, com a Agência lotada novamente.

- "Seu Nato, chegou minha carta?".

"Chegou, mas tá mole, volte na segunda pra ela ficar bem dura".

A mulher nunca mais retornou aos Correios de Icó e, os presentes, não entenderam o que, de fato, tinha dentro da tão esperada carta.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista)

Sem camisa; sem calça e cueca!


Furtunato Monteiro, ou simplesmente Nato dos Correios, era de uma bruteza natural e de pura irreverência por onde passava em Icó.

Seu sobrinho, afilhado e filho de criação, Ademir Maciel, foi vereador por Icó em várias legislaturas; tal qual o Nato, era também cheio de graça.

Certa feita, no Plenário da Câmara de Vereadores, tinha um projeto polêmico. O afilhado, Ademir Maciel, estava na bancada da oposição e, de logo, espalhou-se na cidade que na sessão vindoura iria ter muita confusão.

Nato Monteiro foi assistir, no Plenário da Câmara, o movimento. A sede do parlamento icoense estava super lotada de pessoas do povo.
Nato entra no recinto falando alto e com a camisa toda aberta.

- "Padim, melhor o senhor abotoar a camisa, aqui é a Câmara", disse o vereador.
Nato, já enfezado, não deixou a recomendação ir muito longe:

- "Nesse cabaré precisa vestir Camisa? Estou até com vontade de tirar a calça e a cueca também".

Foi o bastante para uma gargalhada geral dos presentes.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Como guardião do Largo do Théberge em Icó, ouso à perguntar-lhes: tem lugar mais lindo?


Foto: Alberto Oliveira.

ALVORADA MUSICAL NO SOBRADO DO BARÃO



"Conhecer Icó para mim foi um deslumbramento. Aqueles sobrados foram uma grande visão do barroco-sertanejo. Fiquei encantado. Icó não perde nem para os belos prédios de Minas Gerais, nem pra ninguém".

(Ariano Suassuna, escritor e romancista).

O local por si só já inspira saudosismo, recordações, um retorno histórico à vida da cidade banhada pelo Rio Salgado. O sobrado do Barão faz parte do acervo do patrimônio histórico do Ceará e ali morou um avarento capitalista da época.

Coube ao Seu Joaquim Ferreira da Silva, telegrafista aposentado dos Correios e Telégrafos, onde atuou por muitos anos digitando o “Código Morse” na agência local, a primazia de adquirir o imóvel, conservá-lo e residir com a sua família desde épocas remotas.

Localização privilegiada por situar-se na cortina da beleza arquitetônica que a cidade oferece, tendo por vizinhança uma parte deste acervo mais cobiçado:

- Igreja Senhor do Bonfim, Teatro da Ribeira dos Icós e Cadeia Pública, além do imóvel ser divisor de três grandes artérias: rua larga; rua das almas e rua do velame, portanto, ideal para contemplar a beleza das suas edificações.

O que diria o jurista icoense Fabrício Moreira, cognominado "Guardião do Largo do Théberge", freqüentador assíduo no “happy hour” do famoso Rui Barbosa no andar térreo do Sobrado do Barão, sempre no final da tarde, estes encontros ajudam a criar um ambiente descontraído e menos formal entre os colegas.

Seu Ferreira praticava o conceito do bom entretenimento, com o hábito de acordar cedo e já nas madrugadas ligar a vitrola em alto volume, que pelo silêncio reinante na pacata cidade, nas décadas de 1960 e 1970, a propagação poderia ser captada em outras ruas mais distantes.

Quem gostasse de alvorada musical e mais especificamente de ouvir dos discos de cera (LP de vinil) a voz dos saudosos cantores que marcaram épocas na vida artística nacional tinha essa rara oportunidade, como o Seu Chico Moreira, que doou muitos LP’s para a coleção bucólica do telegrafista e ficava atento à seleção de melodias tocadas.

Era uma saudosa diversão ouvir as músicas de vanguarda, precisando para tal, deixar ser vencido com as notas musicais levadas e acordar mais cedo para constatar que existiram poetas e músicos que gravaram composições que até hoje ainda comove as novas gerações.

Diz o poeta: "Eu sonho com um passado, distante daqui, onde os anos são dourados, sonhados e valvulados; Eu preciso voltar, pro tempo em que eu não vivi, como uma velha vitrola, que voltasse a tocar antigas recordações, onde eu queria estar; Eu preciso voltar, pro tempo em que eu não vivi”.

Lembrando, também, o refrão “recordar é viver” da introdução de uma belíssima marchinha de Carnaval dos tempos de outrora.

A magia da música e a mensagem da letra levam às nossas almas a possibilidade de voltar ao passado e reviver todas as possíveis situações do pretérito.

Por outro lado, há as doces reminiscências dos momentos mais inusitados que o Seu Ferreira do Sobrado do Barão fazia questão de externar.

(Por Gilson Moreira – escritor, contador de causos, membro da Academia de Letras ALMECE(extraído do livro “Fatos Pitorescos da Ribeira dos Icós e outras Ribeiras”).

DOUTOR QUILON PEIXOTO



Pedimos orações ao nosso vice-prefeito e médico, Dr. Quilon Peixoto, que aos 86 anos de idade e mesmo sendo vacinado por duas vezes contra o Covid-19, ontem foi internado após sentir sintomas mais elevados!

Encontra-se estável e, na oportunidade, rogamos por seu pleno restabelecimento!

terça-feira, 27 de julho de 2021

Palácio da alfforia!



A denominação de Palácio da Alforria tem origem no fato de Icó ter sido uma das primeiras cidades cearenses a alforriar seus escravos, cinco anos antes da Lei Áurea que aboliu a escravatura no Brasil.

Construída em 1835 pela família Nogueira Acioly, a primorosa edificação tem estilo colonial. O importante solar é, desde 1972, o edifício sede da Prefeitura Municipal de Icó, quando foi totalmente recuperado na gestão do então do Prefeito Jaime Alencar.

Uma verdadeira obra de arte em estilo Barroco.

A fachada conserva suas linhas originais, inclusive com duas enormes boqueiras tipo “Boca de Jacaré”, com sacadas em ferro trabalhadas, ostentando antigos monogramas “JPN” identificando seu antigo proprietário, o Major Joaquim Pinto Nogueira, falecido em 1865.

Na frente do prédio há uma placa de bronze contendo os seguintes dizeres:

- “Nesta casa nasceu o Comendador Antônio Pinto Nogueira Acioly, nascido no dia 11 de Outubro de 1840”.

Homem de grande destaque político, que governou o Ceará por quase 20 anos. Há também afixado na frente do prédio as “armas do município”, um brasão de bronze contendo 6 estrelas, sendo as cinco menores representando os distritos e uma maior representando a sede municipal.

Na parte inferior e a direita, duas mãos (uma negra e outra branca) em gesto de confraternização relembrando a alforria dos escravos.

Em cima do escudo uma coroa heráldica simbolizando a tradição de Princesa dos Sertões. Em baixo uma faixa com inscrição: 25 de Outubro de 1842, data da emancipação política do município de Icó.

Da faixa, nascem dois ramos, um de milho e outro de algodão, as duas fontes de economia do município.

Data que merece ser citada e motivo de muito orgulho para os icoenses é o dia 25 de Março de 1883, por ter sido nesta época a data da alforria dos escravos que residiam nesta cidade, anterior, portanto, à Redenção e da libertação da escravatura oficial do Brasil.

É um sobrado arrojado com três andares conservando no seu interior as características originais dos templos coloniais.

domingo, 25 de julho de 2021

Laís Nunes e família participam da tradicional celebração de Senhora Santana em Icozinho nesse domingo (25)




A prefeita de Icó, Laís Nunes, juntamente com o seu esposo, o líder político Neto Nunes; o deputado estadual Oriel Nunes Filho, secretários municipais, amigos e familiares participaram na noite de ontem (25) da novena de Senhora Santana no Distrito de Icozinho.

A novena foi presidida pelo Frei Antônio de Pádua. Frei Amilton foi o pregador da noite, com a colaboração do seminarista Matheus Macêdo e Rafael da Igreja São Vicente.

As festividades religiosas de Senhora Santana é uma tradição que ocorre todos os anos, sempre no mês de julho, no Distrito de Icozinho, reunindo devotos e conterrâneos.

"É sempre uma alegria e renovação de nossa fé participar das novenas de Senhora Santana no Icozinho e ser acolhida por esse povo trabalhador e amigo", disse Laís Nunes.

Fotos: Perpétua Sousa.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Benfeitores!



Gostaria de agradecer como icoense, com profundo gesto de esperança, a iniciativa da Empresa ICOFORT, em nome dos seus empresários, Décio Barreto Jr., Décio Barreto e família, igualmente, à Sra. Glâudenia Régia Rodrigues da Fundação Menino Jesus que entregaram aos icoenses em situação de vulnerabilidade social o CENTRO DE CAPACITAÇÃO FRANCISCA BARRETO na última segunda-feira (19).

MISSÃO:

- Oportunizar a educação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.

ARBITRARIEDADE!



Assiste razão, dr. Delano! Como operador do direito próximo de 30 anos de chãos percorridos pelo Estado e pelo Brasil afora, principalmente na área criminal, essa pena antecipada é de todo um absurdo!

Além dos olhos acusadores da sociedade para com os fatos, mesmo sem o devido processo legal iniciado - contraditório e a ampla defesa legal -, estão "pelando o cabelo" daqueles que mesmo sendo um ato isolado em suas vidas ferem o ordenamento jurídico penal.

Certa feita, um cliente preso por porte ilegal de arma(artigo 16), por apenas 3 dias na masmorra(sua fiança foi arbitrada em juízo), pelaram sua cabeça por inteiro.

Não vejo respaldo legal para tamanha arbitrariedade!

Se o intuito da prisão é a ressocialização à vida em comunidade, atos deste jaez levam à condenação dos sentimentos, das práticas, e dos comportamentos ad aeternum..!

O bom que tem no interior!



Ronaldo de Rosa(in memorian) é um personagem marcante da história de Icó.

Foi grande desportista, gerente(dono) do barzinho do Cabana Clube, muito sério, amigo leal e servidor. De uma bruteza extraordinária e espontânea. Há dois anos partiu da vida terrena; próximo de 80 anos de idade.

Segundo Dr. Chiquinho Peixoto(escritor e contista) e Carlinhos do Terço, a idade de Ronaldo não pode ser definida plenamente, vez que ele plantou as tricentenárias tamarineiras da Rua Desembargador José Bastos(Rua das Almas) em Icó.

Ronaldo com sua irreverência e graça, manteve por décadas um barzinho em Icó, situado no Largo do Theberge - que embora bem simples -, reunia cotidianamente para um festejado bate papo entre amigos, populares, líderes políticos que degustavam de suas iguarias e tomavam algumas doses de nossas pingas pátrias.

Mas o bom mesmo era a informalidade, o pé no chão, o cheiro de gente simples observado no olhar, no sorriso e na felicidade plena.

E o nosso bruto "somente por fora", na verdade guardava no coração, no amor, no olhar muitas vezes terno, enorme gratidão àqueles que por lá frequentavam.

Ronaldo é patrimônio tombado do povo icoense! Todos guardam alguma história sua pra contar pro seus...!

Na foto, Dr. Ubiratan Costa, Jurgem Cancão, Frederico Moreira, Ronaldo de Rosa(de pé) e Flávio Peixoto(presidente vitalício da ACI - Associação dos Cachaceiros de Icó).

- (Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Laís Nunes e comitiva se reúnem com presidente da CODEVASF em Brasília



A prefeita de Icó, Laís Nunes, esteve ontem (21) na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Brasília, juntamente com o ex-deputado estadual Neto Nunes e o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, João Marcos.

Na CODEVASF a prefeita e sua comitiva foram recebidos pelo presidente, Dr. Marcelo Andrade, em reunião agendada pelo deputado federal Domingos Neto, representante do município de Icó na capital federal.

Na ocasião, foi entregue projeto de destinação ao município de Icó, de cerca de 27.000m2 de pavimentação com intertravado na sede urbana icoense.

"O nosso intuito inicialmente é levar esse intertravado a todo o sítio histórico de Icó. Criar o corredor turístico para o turismo patrimonial e gerar emprego e renda aos nossos munícipes", disse Laís Nunes.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Aniversário



Nem que tenham partido os amigos se foram ou se vão. Os amigos são para sempre. São ferro e fogo. São tatuagem e marca. Os amigos chegam e ficam para nós como memórias, como perfumes, como músicas.

Hoje abraçaria e brindaria, se aqui estivesse, nosso Newton Pedrosa, parceiro de tantas idas e vindas pelo mundo; um mundo que ficou pequeno pros nossos sonhos de viajantes inveterados.

Na última viagem que fez, não comprou a passagem de volta, mas largou na estação um feixe de luz a nos encantar o caminho da solidariedade, da generosidade, do respeito e da admiração que nos pontuou a longa e proveitosa amizade.

Se aprendi de sua direita, ensinei com minha esquerda e assim, mãos se deram sem que as nossas esquerdas soubessem das nossas direitas e...vai pela aí a saudade da amizade.

Outra coisa: amigo mas nunca me revelou o desejo que fez ao jogar a moeda na Fontana de Trevi.

(Por Macário Batista, jornalista).

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Dr. Paulo Quezado!




Em nossa Capital, terra da luz, de José de Alencar, de Iracema dos lábios de mel e todos os demais cearenses e daqueles que a ela adotou como pátria, nesta segunda-feira (19) com o renomadíssimo advogado e mestre Dr. Paulo Quezado que, há três décadas, me dá o prazer de chamá-lo de amigo e de ter o privilégio de compartilhar de sua inteligência.

Quezado recebeu a mim e meu filho Renan Moreira (novel bacharel em Direito) em sua suntuosa banca de advocacia nas Dunas para uma prazerosa conversa sobre vários temas.

Além de uma mente prodigiosa e incomum memória, é versado em História, Política, Filosofia, Cultura, Religiosidade e em geral é conhecedor do nosso Estado como poucos de ponta a ponta.

A cada encontro com o Dr. Paulo Quezado, com certeza, saímos mais enriquecidos intelectualmente e revigorados às batalhas da vida e com disposição para vencer as adversidades.

Estendo a gentileza de sua acolhida, a sua esposa, Dra. Viviane Quezado e filhos.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

OAB recebe terreno destinado à construção de sede em Icó


Na última quarta-feira(7), o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas e o presidente da Subsecção Subsecção Vale do Salgado, Kleber Colares, lançaram a pedra fundamental da nova sede da OAB na região. Acompanhados do Procurador do Município de Icó, Fabrício Moreira, a nova instituição será construída na Rua Samuel Antero, S/N, Novo Centro.⠀
De acordo com o presidente Erinaldo Dantas, a Ordem vem crescendo e se estruturando para melhor ofertar condições de atendimento à advocacia. “Agradecemos à Prefeitura de Icó pela doação do terreno, com toda a certeza iremos proporcionar um espaço à altura do que a advocacia do Vale do Salgo merece. Parabenizo o trabalho de toda a diretoria da Subsecção por ter articulado e proporcionado mais esta grande conquista”, afirmou. ⠀
Para o presidente da OAB Vale do Salgado, o momento representa “uma luta de várias gerações de advogados e advogadas. “Estamos dando o pontapé inicial para passarmos a ter uma sede da Ordem na região e, sem dúvida, é uma grande concretização de um sonho. Para nós, operadores do direito, e principalmente aos futuros advogados, este espaço será a nossa casa e uma fonte de serviços e benefícios”, destacou Kleber Colares.⠀
O terreno para a construção da nova sede foi doado pela Prefeitura Municipal de Icó, conforme Lei nº 1.076/2021, assinada pela prefeita Ana Laís Peixoto Correia Nunes.⠀

Apaga fogo!



No passado não muito longe, em Icó, tinha uma turma de jovens no caminho inverso a boa ordem que, de logo, foi chamada de grupo do "Apaga Fogo".

O diligente delegado, Dr. José Munguba Neto, em brilhante trabalho, à época, apagou o fogo da moçada transloucada, levando-os a sede da Delegacia de Icó e levantando endereços e perfis de cada um dos envolvidos.
E em se tratando de Icó, sempre tem irreverência pelo meio, para completar a história.
Inquirido na forma da lei, o chefe do grupo, foi obrigado a depor.

- "Diga logo em que você é viciado jovem?" -, perguntou ao meliante, o Dr. Munguba Neto.

Com a gaiatice icoense, o mala respondeu:

- "Em bolacha recheada meu doutor".

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?




Sinceramente, o que esse senhor fez pelo Ceará, até os dias atuais? Mas, mesmo assim, foi Deputado Federal eleito e reeleito com expressivas votações. Vice-governador do Ceará. Vice-Prefeito de Fortaleza. Secretário de Segurança Pública e quase se elegeu Senador da República.


quarta-feira, 7 de julho de 2021

AOS ICOENSES



Tomo a iniciativa de esclarecer, como vereador eleito pelo Partido Social Democrático(PSD) do município de Icó, prestar alguns esclarecimentos, amplamente divulgados nas redes sociais, tendo em vista o COMUNICADO público de ex-dirigentes de nossa agremiação local informando que estarão realizando processo de desfiliação, igualmente, acerca da nova conjuntura que forma a parceria entre os líderes políticos dos NUNES e os DOMINGOS AGUIAR em Icó.

1 - Primeiramente, o PSD foi criado em nosso município por Neto Nunes e Fabrício Moreira, no passado não muito longe, e na listagem de filiados praticamente muitos são seus correligionários que até os dias atuais formam o grêmio político partidário; 

2 - Quem acompanha a vida pública partidária icoense, sabe que os Nunes e os Domingos formaram durante muitas décadas parcerias que beneficiaram o município e a população como um todo;

3 – Quem tem a devida noção política, sabe da importância dessa união para o presente e o futuro do Icó, principalmente, onde a força política e os projetos pautados podem melhorar a qualidade de vida do nosso povo definitivamente;

4 - Faço estes comentários, nesta NOTA AO POVO ICOENSE, para afirmar que o PSD de Icó seguirá firme, convocando cidadãos com responsabilidade, aberto ao diálogo, ao debate, a pluralidade de ideais, e, principalmente, comprometido com a causa pública e o crescimento do município.

Icó, em 07 de Julho de 2021

Kailton da SUCAM

Vereador(PSD)

Clandestinamente!



Getúlio Oliveira, antes de ser advogado e poeta festejado, sempre foi um jovem elegante, pacificador, muito inteligente e perspicaz, além de geneticamente no passado longe ter puxado ao seu genitor, o poeta e imortal Zé de Oliveira no quesito namorador.

Certa feita, após uma longa noite de eventos em Icó - tertúlias de final de semana -, ele e o seu amigo Zé Bezerra resolveram amanhecer no centro comercial da cidade.

Ainda enxarcados pelas bebidas, foram tomar um caldo em Diassis Brasil, figura muito querida dos sóis cotidianos de nossa terra.

O efeito inverso animou ainda mais os nossos brincantes.

O Terminal Rodoviário de Icó, há três décadas e meia ou mais que isso, funcionava na Avenida Nogueira Acioly, onde hoje está o tradicional Galego da Lanchonete, bem em frente à Caixa Econômica Federal.

Dona Rosinha, de saudosa memória, organizava naquele espaço os ônibus locais e e intermunicipais.

Do Icó à Fortaleza, de São Paulo ao Cariri, enfim, o bilhete, a passagem e o seu destino por ônibus, era Rosinha que organizava tudo.

E assim aconteceu!

Os amigos viajaram...Sem antes avisar aos seus familiares.

Getúlio e Zé Bezerra embarcaram pra Juazeiro. Bem animados pela cervejada misturada com o uísque da época, um tal de Natu Lobilis e, já perto do município de Barbalha, o cobrador acordou um dos viajantes:

- "O Senhor vai pra onde, afinal?".

Zé Bezerra respondeu o que lhe veio à cabeça:

- "Estou aqui como um clandestino e não sei onde é o destino; e pouco me interessa. Pergunte ao Getúlio, o que ele responder, aceito sem qualquer cerimônia".

Getúlio e Zé Bezerra, até os dias atuais, são grandes amigos, compadres e guardam décadas de histórias boas pra contar!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

OAB recebe terreno destinado à construção de sede em Icó

 


A Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção do Vale do Salgado, recebeu oficialmente nesta quarta-feira (7), os documentos de doação do terreno destinado à construção da sede no município de Icó.

O terreno foi doado pelo Município de Icó, através da Lei Municipal no. 1076/2021.

O presidente da OAB Estadual, Dr. Erinaldo Dantas, e da Subsecção, Dr. Kleber Colares, agradeceram ao município icoense em nome da prefeita Laís Nunes pela iniciativa.

A gestora, que se encontra em missão institucional, foi representada pelo procurador do Município, Dr. Fabrício Moreira.

"Uma instituição importante que ganha sua sede própria em um dos momentos mais importantes que estamos passando no Brasil: a manutenção e aperfeiçoamento, ainda mais, de nossa democracia e do respeito à nossa Constituição", afirmou o procurador.

terça-feira, 6 de julho de 2021

Presidente Estadual do PSD reúne lideranças políticas icoenses em apoio ao deputado Domingos Neto


Neto Nunes e Domingos Filho seguiram juntos por muitos anos em sólida aliança política. Os dois se afastaram há quatro anos. Segunda, iniciaram a retomada e voltaram a formalizar o relacionamento político. 

Os Nunes irão votar em Domingos Neto para Deputado Federal e o grupo de Domingos Filho vai votar no Deputado Estadual Oriel Nunes Filho em sua campanha de reeleição. 

NOTA DO DEPUTADO ORIEL NUNES FILHO:

“Estivemos nesta segunda-feira (5) na residência do líder político e presidente estadual do PSD, Domingos Filho. Retomamos nossa parceria política, já exercida por anos, para juntos trabalharmos por Icó, pela região do Vale do Salgado e o Ceará. O nosso grupo político tem longa tradição com a família Aguiar, igualmente, a nossa prefeita Laís Nunes é prima da Doutora Patrícia Aguiar, ex-deputada estadual e atual prefeita da próspera Tauá; Domingos Filho têm grandes relações com o Icó, onde sua mãe Dona Mônica, é filha de um dos mais antigos comerciantes icoenses, Sr. Chico Moreira, de saudosa memória.

A reunião foi bastante proveitosa, com discussão ampla acerca do nosso Ceará e com esta parceria iremos melhorar a qualidade de vida do nosso povo com projetos em todas as áreas da gestão pública junto ao Governo do Estadual e Federal. O meu irmão, o ex-deputado estadual Neto Nunes; a prefeita Laís Nunes e o presidente da Câmara de Vereadores de Icó, Fernando Nunes, presentes na reunião, apoiam a nossa parceria firmada.  

Com o Deputado Federal Domingos Neto estaremos juntos e iremos fazer um grande trabalho dirigido à população. Em breve, estaremos marcando um encontro em Icó para que a gente possa com o Deputado Domingos Neto conversar com os nossos familiares, amigos, lideranças políticas, comunitárias e com o nosso povo.

(DO BLOG DO JORNALISTA ROBERTO MOREIRA). 

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Minha cidade foi desenhada por Deus; e é muito linda!

 


A estúpida intolerância!



Até pergunto: não seria desinformação? Não seria deseducação? Não seria ignorância, no sentido de ignorar o que ocorre no mundo ou não seria mesmo ignorância que precisa de vacinar contra aftosa, qual gado?

Não, pelo amor de Deus, não tomem isso como insulto ou agressão a quem seja.

São indagações fruto do que escuto, leio, converso, discuto todo dia nas redes sociais, sempre que posso também, junto a amigos que aprenderam "a ler", amigos que se formaram na escola superior da vida, parceiros de copo e de bar e a leitura obrigatória daqueles que têm a enorme e estúpida necessidade de desintegrar a vida social cearense, brasileira.

O jornalista Macário Batista, nesta madrugada (é outro que já às duas da manhã está em alerta) me contou um momento ruim do querido amigo comum, jornalista Nelson Faheina - um homem de paz, mas se tiver guerra tem café no bule -, teve um entrevero, quase grave, com um senhor que é morador do Limoeiro do Norte, terra de ambos, numa padaria recentemente.

Faheina, segundo Macário, reclamou dos preços, das mortes, dos atrasos nas vacinas e tal. O homem, metido a intelectual disse que era normal. Isso fez Faheina, sempre calmo, subir o tom:

- "Normal com 520 mil mortes?".

O senhor repetiu e a conversa pegou fogo, assistida por pessoas que também compravam seu pão nosso de cada dia e Nelsinho, como é conhecido na cidade de Limoeiro do Norte - que nos emprestou pro mundo e depois tomou de volta -, deram razão e fecharam com o experiente jornalista, ainda repórter com a mesma garra com que começou há décadas, mesmo beirando os setenta e mais alguns anos.

Ao contar os destaques da história, que não cabe aqui, remoto ao tempo em que PSD e UDN, Arena e Modebra, rivalizavam mas não se agrediam, eram adversários, não inimigos, o que ocorre hoje, quando você nem fala mal de "Lula" e de outro lado alguém dispentepera dizendo que "Bolsonaro" é o máximo em administração, honestidade, trabalho, ataque à corrupção e por aí vai...

Se você não se controla, puxa faca e riscos vão aos céus da estupidez, se é que há céu na estupidez.

Falo isso, numa manhã lindíssima de domingo porque está difícil a convivência; esse Fla X Flu, onde torcidas não torcem, nem defendem, apenas se digladiam, está incorrendo para o fim das boas práticas de vida que são baseadas na educação que se está deixando contaminar por redes sociais que querem exatamente isso, separar as pessoas, infernizar as sociedades, promover a cizânia com o fim do entendimento e da concórdia.

Querem por fim à velha prática de na vida, a gente perde, ganha, empata porque no jogo do dia a dia, os ganhadores, isto é, os vencedores dão-se as mãos aos demais pelo bem comum.

Deus abençoe a todos por um bom domingo!

(Por Fabrício Moreira da Costa, ex vice-prefeito de Icó, advogado e contista).

sexta-feira, 2 de julho de 2021

BOM DIA!

 


Acredite;
Acredite em você;
Em sua fé;
Em sua boa vontade;
Em seu empenho;
Acredite na paz;
Acredite em Deus;
Acredite em Jesus;
Acredite em Maria, nossa Mãe;
Acredite na esperança;
Acredite no hoje e no amanhã;
Acredite!
Acredite nos mistérios;
Acredite nos sonhos;
Acredite no trabalho;
Acredite na força e na sutileza;
Acredite na generosidade;
Na gentileza que gera gentileza;
Acredite em Papai Noel;
No Natal;
Acredite! Acredite! Acredite!
E seja feliz. Sempre, como eu sou...!

(Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).