segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ADVOGADO MANDARÁ ESCLARECIMENTO PARA BLOG.

O advogado Vicente Aquino, que defende o Deputado Estadual reeleito Neto Nunes (PMDB), estará enviando para este blog, a pedido, explicações acerca de matérias veiculadas na grande imprensa estadual e local, sobre cassação do diploma do parlamentar em discussão, referente, ainda, as eleições estaduais de 2006.

Então, feito os esclarecimentos possíveis, que postaremos nesta quarta-feira, colaremos nossa posição sobre assunto.

BISPO AFIRMA QUE NOVO PADRE EM ICÓ SÓ EM JANEIRO.

Nesta semana o site Iguatu.Net recebeu do Adv. Fabrício Moreira a informação que em Icó a comunidade católica está sem um líder religioso após a saída do Padre Bomfim.

A nossa reportagem entrevistou o Bispo João Costa que falou com exclusividade sobre o assunto:

“quero deixar bem claro que desde o momento em o Padre Bomfim retornou a sua congregação religiosa que é Nazarista da Missão, a partir daquele momento sempre teve dois padres que estão acompanhando a comunidade religiosa de Icó, Padre Evanilson e o Padre Lázaro que é o administrador paroquial de Icó. Então todas as atividades paroquianas estão sendo realizadas”, disse.

O Bispo João Costa anunciou que em janeiro um Padre será nomeado para Icó. “Talvez o sentimento do povo é devido à falta de alguém que resida na cidade. Em nosso planejamento estaremos fazendo esta nomeação em Janeiro” (sic), afirmou o Bispo.

(Do blog Iguatu.Net).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CONVITE.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Iguatu, Romualdo José de Lima, vem convidar o(a) Ilustre Advogado(a) para participar do encerramento da IV Semana de Direito da Universidade Regional do Cariri – Campus Iguatu, a se realizar nesta sexta-feira, dia 26 de novembro corrente, às 18h00, no Auditório do CREDE 16.

Na ocasião, estarão presentes o Dr. Michel Mascarenhas, que proferirá a palestra “A Nova Realidade do Exame da OAB e dos Concursos Públicos e a Formação Humanística dos Profissionais”.

Na conferência Magna, estarão presentes o Dr. Jucid Peixoto do Amaral, Desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, o Dr. Valdetário Andrade Monteiro, Presidente da OAB/CE.

FALECE EM ICÓ O EX-VEREADOR DETINO.



Faleceu, na última quarta-feira (24\11), o ex-vereador Detino Oliveira, representante do Distrito de Cruzeirinho, zona rural do Município de Icó (CE).

O ex-vereador, que era agropecuarista e de família numerosa, já estava há muito com problemas neurológicos graves. Exerceu mandato eletivo, na câmara municipal de Icó, no período de 1997\2000.

O presidente da câmara icoense, vereador Ricardo Nunes (PTB), decretou luto oficial no legislativo por três (3), em homenagem ao ex-parlamentar.

O AMANHECER DE SEXTA-FEIRA EM LIMA-CAMPOS. PELAS LENTES DE JOSÉ HENRIQUE.


TSE MANTÉM PREFEITA E VICE- PREFEITO DE ORÓS NOS CARGOS, ATÉ JULGAMENTO.

APÓS AÇÃO CAUTELAR APRESENTADA NO TSE, O MINISTRO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE) ARNALDO VERSIANI DETERMINOU A RECONDUÇÃO DE MARIA DE FÁTIMA MACIEL BEZERRA E LUIZ GOMES DA SILVA AOS CARGOS DE PREFEITA E VICE-PREFEITO DE ORÓS, RESPECTIVAMENTE, CASO JÁ ESTEJAM AFASTADOS, ATÉ O JULGAMENTO DE RECURSO ESPECIAL PELO PRÓPRIO TSE.

OS DOIS, ALÉM DA ALÉM DA PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES, LUANNA IRIA, FORAM CASSADOS, NESTA TERÇA-FEIRA (16) PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ (TRE-CE). A CASSAÇÃO FOI MOTIVADA PORQUE O TRE JULGOU PROCEDENTE AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL AJUIZADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL (MPE) QUE ACUSA DE COMPRA DE VOTOS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008.

O PEDIDO - A PREFEITA DE ORÓS E O VICE-PREFEITO APRESENTOU UMA AÇÃO CAUTELAR AO TSE AFIRMANDO QUE A DECISÃO DO TRIBUNAL REGIONAL SE BASEOU EM PROVAS ILÍCITAS E NÃO INDIVIDUALIZOU A CONDUTA DE CADA UM DOS INVESTIGADOS NA PRÁTICA DE COMPRA DE VOTOS.

ALÉM DISSO, A DEFESA FOI DE QUE O TRE TERIA JULGADO PROCEDENTE A AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO “APESAR DE NÃO ESTAREM PRESENTES OS REQUISITOS LEGAIS PARA A CONFIGURAÇÃO DE CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO”. A DECISÃO DO TRE MODIFICOU A SENTENÇA DO JUIZ ELEITORAL QUE CONSIDEROU A AÇÃO IMPROCEDENTE.

A DECISÃO DO TRE - NOS AUTOS DO PROCESSO, CONSTAM QUE FORAM APREENDIDAS, NA CASA DE UM SUPOSTO PARTICIPANTE DAS CAMPANHAS DE MARIA DE FÁTIMA E LUIZ GOMES, DIVERSAS FATURAS DE ÁGUA E DE ENERGIA ELÉTRICA DE MORADORES DE ORÓS, COM VENCIMENTOS EM JULHO, AGOSTO E SETEMBRO DE 2008. POR MEIO DISSO, O TRIBUNAL DO CEARÁ ENTENDEU PROVADA A PRÁTICA DE COMPRA DE VOTOS E CASSOU OS MANDATOS DA PREFEITA E DE SEU VICE.


O MINISTRO - NA DECISÃO DO MINISTRO ARNALDO VERSIANI, ELE AFIRMOU QUE, DIANTE DESSE CONTEXTO, “TENHO QUE, A PRINCÍPIO, SE AFIGURA RELEVANTE A QUESTÃO SUSCITADA PELOS AUTORES DE QUE A DECISÃO CONDENATÓRIA NÃO ASSINALOU QUAL A PARTICIPAÇÃO OU ANUÊNCIA DELES QUANTO AO ILÍCITO RECONHECIDO PELA CORTE DE ORIGEM [TRE]”.

O RELATOR LEMBRA AINDA QUE A JURISPRUDÊNCIA DO TSE ENTENDE QUE A IMPOSIÇÃO DAS SANÇÕES RELATIVAS À COMPRA DE VOTOS PRECISA SE AMPARAR EM PROVA INABALÁVEL DE QUE O BENEFICIÁRIO PRATICOU OU CONSENTIU COM A PRÁTICA DAS CONDUTAS IRREGULARES.

POR ESSE MOTIVO, O MINISTRO DEFERIU O PEDIDO CAUTELAR E SUSPENDEU OS EFEITOS DA DECISÃO DO TRE ATÉ A APRECIAÇÃO DO RECURSO ESPECIAL PELO TSE.
(TSE COM ICÓ É NOTÍCIA).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Da distância.

Em todas as línguas do mundo existe um mesmo ditado: o que os olhos não vêem, o coração não sente. Pois eu afirmo que não há nada mais falso do que isso; quanto mais longe, mais perto do coração estão os sentimentos que procuramos sufocar e esquecer.

Se estamos no exílio, queremos guardar cada pequena lembrança de nossas raízes, se estamos distantes da pessoa amada, cada pessoa que passa pela rua nos faz lembrar dela.

Os evangelhos, e todos os textos sagrados de todas as religiões foram escritos no exílio, em busca da compreensão de Deus, da fé que movia os povos adiante, da peregrinação das almas errantes pela face da terra.
Não sabiam os nossos antepassados, e tampouco nós sabemos o que a Divindade espera de nossas vidas – e é nesse momento que os livros são escritos, os quadros pintados, porque não queremos e não podemos esquecer quem somos.

(Por Paulo Coelho).

ASSOMBRAÇÃO!!!

LI AINDA DE MADRUGADA PELA INTERNET, NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE DE HOJE, JÁ QUE ACORDO MUITO CEDO, QUE O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), EM FORTALEZA, TERIA CASSADO O DIPLOMA DO DEPUTADO ESTADUAL NETO NUNES (PMDB), POR REPRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO ESTADUAL, AINDA DAS ELEIÇÕES DE 2006, NA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA.

MOTIVADO PELA SURPRESA, JÁ QUE NÃO EXISTIA EXPECTATIVA NESSE SENTIDO, ATÉ O FINAL DA TARDE, ESTAREI POSTANDO MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO, APÓS AS INFORMAÇÕES QUE IREI BUSCAR DIRETAMENTE JUNTO AO ADVOGADO DO PARLAMENTAR, DR. VICENTE AQUINO, POIS, NO MATUTINO NÃO INFORMA AMIÚDE A SITUAÇÃO, COMO SE NA PRÁTICA, JÁ NÃO TIVESSE EFEITO ALGUM.

NA VERDADE, NÃO ENTENDI O FOCO DA REDAÇÃO, DA MATÉRIA, ACERCA DESSES FATOS.

ATÉ BREVE!

SOLAR DOS MONTEIROS.

POR ARTHUR ANDRADE (DETALHE).

ICÓ DAS ANTIGAS...

PELAS LENTES DE ARTHUR ANDRADE.

LIMA-CAMPOS (PELAS LENTES DE ARTHUR ANDRADE).


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ESQUERDINHA COMUNICA: O JOGADOR MAZINHO ESTARÁ PRESENTE NO EVENTO DA AMICÓ. LEIAM!

Boa noite, Dr. Fabricio.
Além da participação do Márcio Goiano e Romilton em nosso jogo beneficente, está confirmada também a presença do atacante Waldemar Aureliano de Oliveira Filho (Mazinho).
Mazinho surgiu para o futebol no Santos, onde permaneceu até o ano de 1988, após isso foi defender as cores do Atlético Paranaense.

Conhecido pela sua habilidade e seu "faro" de gol, foi convocado para defender a Seleção Brasileira de Futebol na Copa América de 1991.

Vejam:

1985–1988 - Santos 1989 - Atlético Paranaense 1990–1991 - Bragantino 1991–1994 - Bayern Munique - Alemanha 1994–1995 - Internacional de Porto Alegre 1995 - Flamengo1995–1999 - Kashima Antlers - Japão 2000 - Kawasaki Frontale - Japão 2001 - Bragantino.

Após sua passagem novamente no exterior, desta vez no Japão, Mazinho voltou ao Brasil para se despedir do futebol quando atuava pelo Bragantino.

Quando falei para o Márcio Goiano e Romilton do nosso projeto da AMICÓ, Mazinho logo falou: "eu não posso ficar de fora, pois, sou parceiro. Quando se fala em Jogo beneficente só penso em participar e aproveito para conhecer Icó e Orós”.

Um grande abraço.

*Esquerdinha.
*Desportista e filho natural do Icó (CE).

FOTO: VAQUEIRO DO SÍTIO SALGADINHO (ICÓ).


O ICÓ ENTRA NO PALCO DO TEATRO DA RIBEIRA NO RECITAL "IKÓ - FÉ, TERRA E SANGUE".

O clima especial de Natal será reforçado em Icó, terra de lendas e mistérios que compõem a história deste município histórico. Após três anos de pesquisa nas histórias dos livros e nas estórias das pessoas, através da tradição oral, a rica história de Icó será re-contada através do Recital intitulado "Ikó - Fé, Terra e Sangue".

No dia 17 de dezembro, às 19h, o sesquicentenário Teatro da Ribeira dos Icós será o palco do evento, no local que representa a riqueza e magia da cultura icoense.Os índios Icós e sua cultura, a invasão branca em território indígena, além da época áurea da "Princesa dos Sertões", marcada pela Rota das Boiadas e pela presença do francês Pedro Théberge no município, serão apresentados ao público, que verá também a decadência de um dos centros comerciais da então Província do Siará.Envolto do clima de final de ano, o Teatro da Ribeira será o espaço para a reflexão do Icó de ontem, de hoje e do futuro, focado na homenagem aos índios Icós e a Pedro Théberge, médico, historiador e idealizador do teatro icoense.

Entre as cortinas que subirão para dar início ao Recital, estará no ato cênico a "icoensidade" e a construção do futuro icoense. "Ikó - Fé, Terra e Sangue" é dividido em sete partes, sendo seis músicas autorais criadas pelo regente Daniel Bruno e arranjadas pelos professores do Núcleo de Música e uma anônima, o hino religioso ao Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro da terra dos Icós. O Recital "Ikó - Fé, Terra e Sangue" é idealizado pelo artista Daniel Bruno, tem o texto de Altindo Afonso, pesquisador da história icoense, e concepção cênica do teatrólogo e diretor Benedito "Bené" Tavares, além da partipação especial de alunos do Núcleo de Música do Sobrado Canela Preta, escola de música teórica e prática de Icó.

O evento cultural tem o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Icó, Secretaria Municipal de Educação de Icó e Prefeitura Municipal de Icó e produzido pela Associação Cultural e Artística Icoense - ACAI.

O trabalho é dedicado aos historiadores e icoenses de coração Altino Afonso, Miguel Porfírio de Lima (in memoriam) e a Pedro Franklin Théberge (in memoriam).
SERVIÇO:
Local: Teatro da Ribeira dos Icós (Rua 7 de Setembro, s/n - Largo do Théberge).
Data: 17 de dezembro.
Horário: 19h.
Entrada: Franca.
Contatos: 088-9236-3561 e 088-9610-5242 (Daniel Bruno).
Atenciosamente,
Yuri Guedes de Lavor - Jornalista responsável.
MTE 295/2010/PB.

ICOENSE É O RAIZEIRO MAIS ANTIGO DO ESTADO.

COM QUASE 90 ANOS, SEU OTACÍLIO HOLANDA, CONTINUA SENDO RAIZEIRO NO MERCADO JAIME ALMEIDA ALENCAR, EM ICÓ, BEM COMO PARTICIPA COMO METEROLOGISTA POPULAR, DOS PROGRAMAS DE RÁDIO DA CIDADE.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CLIMA DE INSTABILIDADE POLÍTICA CONTINUA EM ORÓS (CE).

É muito complexo, atualmente, o clima político e administrativo do município de Orós (CE), após a cassação da prefeita reeleita, Fátima Maciel (PSB); do Vice-Prefeito Dr. Lula e da presidenta da câmara de vereadores, Luhanna Maciel (DEM), pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, em Fortaleza, pela acusação de “compra de votos”, ainda das eleições municipais de 2008.

Ocorre, que apesar do TRE decidir pelo afastamento imediato dos agentes políticos em discussão, tal efeito só será concretizado após a publicação do ACÓRDÃO (decisão\sentença).

Até a presente data, a prefeita continua trabalhando normalmente, o que têm deixado os curiosos e os soltadores de bombas atônitos, sem entender o que fora anunciado pela imprensa cearense.

Após as solenidades judiciais, certamente a prefeita e seus correligionários deverão recorrer para o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em Brasília (DF), com o fito de reverter o resultado da Corte Cearense, bem como que a decisão tenha efeito “suspensivo”, para que daí, nos cargos, possam lutar(em) para provar(em) suas inocências.

No direito eleitoral, na maioria dos casos, não se aceita o efeito suspensivo. Mas, cada refrega judicial tem seus tramites e efeitos diferentes. Tudo dependerá do Ministro do TSE, onde doravante, após o recurso, será distribuído o processo.

Se a prefeita não conseguir retificar o julgado cearense, então, ocorrerá eleição em breve em Orós (CE).

Outra pergunta constante do povo do Orós: “a eleição será direta ou indireta?”. Ou seja, o povo do Orós escolherá o seu novo prefeito? Ou a câmara de vereadores, em eleição indireta, é que definirá o novo gestor oroense?

São perguntas, ainda sem respostas, que tanto a imprensa, como o sujeito da história - os eleitores oroenses, esperam com toda ansiedade possível.

Vamos aguardar!

EMBRACEPT FAZ PESQUISA EM ICÓ.

Pelo sexto ano consecutivo, a empresa de consultoria de marcas e mercado, a EMBRACEPT, que tem a frente o publicitário Hilton Marcolino, fez pesquisa em nosso município, para saber quem são os profissionais liberais, empresas, comércios, farmácias, hotéis, etc, que mais se destacaram na comunidade icoense em 2010.

O publicitário irá divulgar os nomes dos escolhidos pela pesquisa de opinião pública, amanhã, no programa Rubens Brasil (Brasil-FM).

O evento de entrega de certificados ocorrerá na segunda quinzena de dezembro.

BLOG DO VOLTAIRE COMPLETA UM ANO DE FORMAÇÃO.


O blog do jornalista icoense Voltaire Xavier, que leva o seu próprio nome, completa hoje um ano de existência, divulgando diversos assuntos, mas, principalmente, destacando artigos políticos e de moda.

O jornalista não esquece sua cidade natal, por isso, vez por outra, escreve sobre o cotidiano icoense. No momento, para arrecadar mantimentos aos mais necessitados, está organizando I NATAL FASHION 2010, que ocorrerá no início de dezembro vindouro.

Filho do Dr. Voltaire Xavier (pai), bioquímico conceituado e professor de escolas públicas estaduais e, de nossa amada Naninha Xavier (mãe), ambos meus ex-professores, pessoas decentes e cheios do Espírito Santo de Deus.

Voltaire, o blogueiro, foi líder estudantil, militou muitos anos no Leo Clube e, agora, no jornalismo.

Parabéns. Que Deus o proteja.

QUEM SENTARÁ NO MEU BANCO?

Recebi convite para residir, definitivamente, a partir de janeiro de 2011, em Fortaleza (CE), capital de todos os cearenses.

Naquela cidade bonita e maravilhosa, famosa por seu sol existir forte o ano inteiro, já permaneci por uma década.

Estudei, me formei advogado, abri meu primeiro escritório de advocacia, na rua Pedro Pereira, no centro da urbe.

Mas, estou ainda cauteloso, criando coragem, analisando prós e contras.

De qualquer forma, quinta-feira próxima, já estou dando o primeiro passo: “fazendo a mudança de parte dos utensílios que guarnecem minha casa em Icó”.

Inicialmente será um parto difícil. Dividir minha história, minha convivência, minha rotina...com novos passos que se darão em Fortaleza, na profissão, na vida pessoal.

Este banco (foto), por enquanto, ficará vazio apenas por alguns dias.

Voltarei ao assunto!!!



VEREADOR ÍTALO DA PAZ ENVIA VÍDEO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

O vereador Ítalo da Paz (DEM) enviou por sua assessoria, “o vídeo em que registra sua eleição para a câmara municipal de Icó”, em agosto pretérito.

Na publicidade, segundo e-mail enviado ao blog, tem também cenas da “confusão” ocorrida naquele processo eleitoral de escolha do presidente da câmara de vereadores.

O atual presidente Ricardo Nunes (PTB) e seus aliados garantem que foi tudo "uma farsa e não houve eleição alguma, já que a sessão foi interrompida, após o tumulto e, que somente o presidente, poderia reabri-la novamente, já que o plenário ficou parcialmente destruído".

Por outro lado, o vereador Ítalo da Paz (DEM) e seus apoiadores, garantem que "realizaram o certame dentro da legalidade e obedecendo as regras da legislação da câmara e da federação. Considerando-se, pois, eleito presidente".

O blog encerra a discussão, por enquanto, esperando doravante, uma posição final, da câmara municipal de Icó e\ou da justiça, caso necessário.

ESTUDANTES DE ARQUITETURA ELOGIARAM PATRIMÔNIO DO ICÓ.

40 estudantes de arquitetura, de Fortaleza (CE), estiveram neste final de semana em Icó (CE), para uma aula de campo, que tinha como foco o nosso belo Patrimônio Histórico.

Após visitarem todo o acervo, Teatro, Casa de Câmara e Cadeia, Casarões, etc, que ainda são muitos (acharam belíssimos), conversaram com as pessoas e, apesar de todas as dificuldades vivenciadas por nosso povo, “eles” informam que foram tratados com o melhor calor humano possível, além, do natural da terra dos icós.

Infelizmente, só não entenderam em pleno 2010, esta bagunça generalizada do trânsito icoense, onde se registre, nada funciona.

O anfitrião foi o vereador Edjalma Moreira (PP) que também é estudante de arquitetura.

COMUNICADO AO POVO DE ICÓ.

Vimos por este intermédio, de público, comunicar que a arrecadação do I Natal Fashion 2010, a ocorrer no dia 11 de dezembro, às 19 horas, no calçadão do Teatro da Ribeira dos Icós, não será mais em prol da Pastoral da Criança desse município.

O motivo?

Tão somente porque esta entidade não quer receber ajuda e apoio de nosso evento, que está sendo preparado com o maior carinho e dedicação. Nós da produção não temos nada a perder.

Quem perde são as crianças carentes de Icó. O que é lastimável!

Mas, este obstáculo não nos abalará. O desfile vai acontecer e será um sucesso absoluto. Não temos dúvidas disso.A partir do dia 02 de dezembro, já estaremos na cidade de Icó para o desfile e na oportunidade pediremos um espaço nas três rádios do município para darmos os nossos esclarecimentos.Diante desse fato, já estamos fazendo um comunicado à coordenação nacional da Pastoral da Criança.

Temos certeza de que a missionária Zilda Arns, lá no céu, não está concordando com esta decisão. A ideia era colaborar com esta entidade, mas não tem nenhum problema. Acatamos a decisão de seus membros. Estamos firmes e fortes! Em breve, mais detalhes sobre este assunto que nos deixou tristes, mas não abalados. Não desistimos tão facilmente de nossos propósitos. Já estamos fechando com outra entidade.

Logo após, divulgaremos o seu nome.

Atenciosamente,

Voltaire Farias Xavier
Jornalista e coordenador do evento.

Falta de juiz titular em Icó é destaque no Jornal O Estado.


MAÇONARIA QUER NATAL SEM FOME EM ICÓ.

"Quem tem fome tem pressa."
(Betinho).

A Instituição Maçônica tem por princípio a Solidariedade que é o laço que nos une e nos fortalece na luta incansável e ininterrupta que devemos manter para ver se alcançamos a felicidade geral e a paz universal.

Imbuídos deste espírito, a Loja Maçônica Cavalheiros da Liberdade nº 21 e as Samaritanas (esposas dos Maçons) assumiram o desafio de realizar a Campanha Natal Sem Fome e, neste sentido, gostaríamos de convidar toda a sociedade icoense para engajar-se nesta rede de solidariedade e comprometimento com os mais necessitados, arrecadando doações de alimentos.

Constatamos que dezenas de famílias ainda encontram-se vivendo abaixo da linha de pobreza, fazendo-se mister estarmos de pé e a ordem, para garantir que todos tenham algo que comer e assim bem comemorar o Natal do Senhor, sem fome.

Nossa meta é arrecadar cestas básicas, e promover sua distribuição no dia 20 de dezembro, às famílias carentes escolhidas de forma criteriosa, para atender a parcela mais humilde de nossa população, proporcionando um natal mais digno e solidário para estes.

A presente campanha não tem cunho assistencialista, puro e simplesmente, pois acreditamos ser tarefa de todos, atender o mandado de Jesus Cristo: "Mais vale dar que receber", assim, conclamamos a toda a comunidade organizada (Escolas, Igrejas, Associações, Sindicatos, Instituições, ... Comerciais, etc.) e aos cidadãos tocados pelo espírito natalino, a se engajarem nesta campanha, doando cestas básicas.

As doações das Cestas Básicas de alimentos não perecíveis deverão ser efetuadas de 14 a 18 de dezembro próximo, entrando em contato pelos telefones:

Wellington Lemos 9967-2584, Carlinhos Balas 9237-4770, Orlandy Júnior 9916-8104, Roberto Valdery 9996-2240, Hudson Josino 9974-1669 e Márcio Greyk 9957-6964.

Neste caso, uma equipe passará recolhendo a referida doação.

A todos desejamos Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Fraternal abraço e agradecimentos.

EM CLIMA DE NATAL!!!


domingo, 21 de novembro de 2010

PARA ONDE CAMINHA A IGREJA CATÓLICA DO ICÓ?

Neste domingo (21\11), meu amado filho primogênito Renan Moreira, na igreja de São José em Icó, fez a PRIMEIRA COMUNHÃO (ou Primeira Eucaristia), que é um ato religioso da Igreja Católica Apostólica Romana, onde a criança cristã recebe o Corpo e o Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho; e recebe pela primeira vez a hóstia que simboliza o corpo de Jesus Cristo.

A nossa secular cidade do Icó é tradicionalmente religiosa e essencialmente católica. Em suas ruas largas, talvez, esteja o maior conjunto de igrejas do estado do Ceará.

Ademais, temos a terceira maior festa religiosa do estado, que recebe milhares de fiéis de todo Brasil.

Durante anos, os padres Macêdo, José Augusto e os Inácios, ficaram imortalizados no coração e lembrança de nosso povo.

Hoje, por abandono e\ou incompetência dos Bispos que coordenam a Igreja Católica em nossa região, sediados em Iguatu, o catolicismo tem definhado com muita celeridade. O número de igrejas evangélicas em nossa urbe, aumentou significativamente, inclusive, com projetos sociais interessantes.

Por último, o padre Bonfim, que é natural de nosso torrão, que estava trabalhando diuturnamente aqui, foi banido, expulso, de seu trabalho sarcerdotal sem nenhuma explicação aparente. Até os dias atuais, os Bispos, não tiveram o respeito de explicar o que de fato houve com o padre Bonfim. Como diz no jargão popular: “anoiteceu e não amanheceu”.

Passado vários meses, repito, apesar do Icó ter grande movimentação católica, nunca foi nomeado um padre definitivo para comandar o nosso rebanho religioso.

Uma falta de respeito para com nosso povo.

Ao chegar a igreja de São José, hoje, perguntei aos fiéis: “como chama-se o padre celebrante?”. Ninguém soube responder, pois, ali todos diziam que toda semana vinha um diferente do Iguatu.

Finalmente, chegou a hora de nossos Bispos respeitarem o povo católico do Icó, nomeando “um padre” que aqui resida, que se comunique e se relacione com as pessoas. Que as crianças, nas ruas, o conheçam e peçam lhe abenção; que os jovens sejam incentivados e movidos pela fé; que os idosos, com as cadeiras nas calçadas, se levantem e acenem com a passagem do representante de Cristo na cidade.

Caso contrário, o catolicismo no Icó ficará conhecido apenas, uma vez por ano, pela festa do Senhor do Bonfim.

Fica a advertência!!!









DEU NO BLOG DO JORNALISTA VOLTAIRE XAVIER.

Quatro por vinte.

Domingos Filho, o mais mineiro de todos os presidentes que passaram pela AL (Assembléia Legislativa) contabiliza feitos.

Faltam 44 dias para alcançar marca inatingível.

Qual? Em seus 4 anos de gestão, o Poder Legislativo, em investimentos, valeu mais do que os dos últimos 20 anos. Transformou o local em um monumental canteiro de obras. Quem o suceder vai cortar prego para fazer ao menos a metade da metade.

SIMPLESMENTE ICÓ!!!


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NORDESTINO: ANTES DE TUDO, UM FORTE.


FOTO DO ICÓ É NOTÍCIA.

SEU TOTÓ TAMBÉM FEZ HISTÓRIA NO ICÓ.

Meu amigo de infãncia, Luciano Paraibano, ledor deste canto de página, ao lê sobre a postagem do LAMBE-LAMBE de “Seu Manel Jacinto”, lembrou-me de outro fotógrafo, também folclórico que fez história em nossa urbe.

Era apelidado apenas por “Seu Totó”, filho de Cedro, que ganhava sua vida dignamente na terra dos icós, fotografando os jovens nas festas e diversões aqui vivenciadas.

O mais interessante, para não perder a tradição, “Seu Totó”, assim como “Seu Manel Jacinto”, utilizava-se do Mercado Velho para vender a origem de seu trabalho. Lembro-me, como hoje, que “Seu Totó” ficava envolto de uma multidão de jovens e pré-adolescentes, distribuindo (vendendo) as fotografias oriundas dos arrasta-pés do Cabana Clube Icoense.

Certa feita recebi a visita de “Seu Totó”, para, segundo ele, entregar uma fotografia (minha) que autorizei.

Olhei com atenção na “foto”. Não me avistei em nenhum momento.

Aí, ele explicou: “olha você aqui de costa”.

Pois bem, “Seu Totó” queria que eu comprasse uma foto que ele fez de outras pessoas e, que por coincidência, eu ia passando no mesmo local e fui fotografado de costa.

COISAS DO ICÓ.




VEREADOR ÍTALO DA PAZ DIZ EM EMISSORA QUE NÃO HAVERÁ ELEIÇÃO NA CM DO ICÓ.


O vereador Ítalo da Paz (DEM) concedeu entrevista hoje ao programa Rubens Brasil, ao meio dia, esclarecendo que não será candidato novamente a presidência da Câmara Municipal de Icó, conforme EDITAL DE CONVOCAÇÃO, com data prevista para o dia 27 de dezembro de 2010.

Por um motivo simples, esclarece o vereador: “Disputei em agosto passado. Venci o pleito. O resultado foi proclamado. Portanto, não haverá eleição, pois, já sou o futuro presidente a partir de janeiro de 2011, eleito por meus pares”.

O vereador ainda informou, a imprensa local, que se o atual presidente, vereador Ricardo Nunes, insistir na realização da eleição da câmara, acionará a justiça para barrar esta pretensão.

Então, pelo sim pelo não, parece-me que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Icó, após as discussões aqui anunciadas, deverá, ao final, ser decidida no Poder Judiciário.

PROFANAÇÃO!!!

O Cemitério Público do Município do Icó (CE), que compõe a administração municipal, novamente, foi alvo de furto de seus túmulos.

Crucifixos, fotografias, enfeites, ligados aos entes queridos, que partiram de nosso convívio, foram surrupiados sem admoestação alguma da Prefeitura Municipal de Icó, que tem o dever institucional de guarnecer o campo sagrado.

Matéria neste sentido foi divulgada hoje, com exclusividade, pela Rádio Brasil-FM, ao meio dia, no programa Rubens Brasil.

O clima é de revolta e de muita reclamação, pela falta de segurança no cemitério icoense.

DEPUTADO NEGA CONVITE PARA SUBSTITUIÇÃO EM SAÚDE.

O Deputado Estadual Neto Nunes (PMDB), enviou e-mail para este blog, por sua assessoria de imprensa, informando que jamais convidou qualquer médico do município, como noticiado neste canto de página e no blog do jornalista Voltaire Xavier, para que houvesse mudanças na titularidade da Secretaria de Saúde do Município do Icó (CE), que tem a frente, hoje, o farmacêutico Daniel Maciel Peixoto.

Ei-lo:

Prezado Senhor,

Informo a Vossa Senhoria, a respeito de matéria que foi destaque nesse blog e do jornalista icoense Voltaire Xavier, que jamais fiz convite a qualquer médico de nosso município, para assumir no lugar do Dr. Daniel Peixoto, a Secretária de Saúde do Icó.

Esclareço, que a reunião que participei, com profissionais de saúde, teve como foco apenas o hospital regional de Icó, alvo de enormes reclamações.

As informações que chegam a minha pessoa é que o Dr. Daniel Peixoto, dentro do possível, realiza excelente trabalho, por isso deve continuar a sua função que hoje exerce de forma esforçada.

Até porque sou Deputado Estadual, não contrato nem demito ninguém na Prefeitura do Icó, função esta que cabe ao meu irmão, Prefeito Marcos Nunes.

Atenciosamente,

Neto Nunes (PMDB)
Deputado Estadual







EVANDRO JUVINO (PMDB) É VEREADOR DO ICÓ NOVAMENTE.

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, decidiu na última quinta-feira a noite, em Brasília (DF), favorável ao recurso impetrado por Francisco Evandro de Araújo – o Evandro Juvino, que tinha sido considerado inelegível para o pleito de 2008, haja vista ter assumido a prefeitura do Icó em período vedado pela legislação eleitoral.

O ministro Marco Aurélio, do TSE, entendeu que a via jurídica perseguida em desfavor de Juvino foi inadequada, pois, somente poderia ter sido protocolada após sua diplomação.

Com o resultado em discussão, Evandro Juvino retorna a Câmara Municipal de Icó, fazendo, doravante, com que o atual vereador José Meldo Dias (PSDC), o Zé de Creuza, retorne a condição de primeiro suplente.

Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal – STF, em Brasília (DF), haja vista ser matéria constitucional.

ESTUDANTES DE ARQUITETURA EM ICÓ (CE).

Cerca de quarenta estudantes universitários e professores, do curso de arquitetura de Fortaleza, estarão nesta sexta-feira em Icó, para observar de perto o nosso rico Patrimônio Histórico, a casa de câmara e cadeia, o seu teatro municipal, os seus sobradões, igrejas, e residências em estilo barroco autêntico.

O convite aos jovens universitários, partiu da iniciativa do vereador Edjalma Moreira (PP), que além de desenhista técnico, também é estudante de arquitetura.

O historiador Afonso Altino acompanhará os universitários, onde na oportunidade, contará pra eles a importância histórica, cultural, de cada prédio tombado em nosso município.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

BOA NOTÍCIA!

Recebi hoje uma excelente notícia vinda de São Paulo (SP), capital de todos os nordestinos.

O nosso querido amigo Miguel Sancley Cândido, empresário festejado e de bem com a vida, estará no Icó nos próximos dias, visitando amigos e familiares.

Amante da boa conversa, apreciador de carneiro com pirão de boa qualidade, mandou-nos avisar que tudo está devidamente organizado e, diga-se de passagem, “a cerveja gelada também”.

Já estou no aguardo!!!

ESCOLAS QUEREM PRESERVAR RIO SALGADO.


Várias escolas do município mobilizaram nesta semana, o seu alunado, para visitar e observar de perto a situação precária do leito do Rio Salgado em Icó.

Lixos, dejetos, e todo desastre ambiental nefasto possível é encontrado as suas margens.

(Fotos: Escola Lourdes Costa).

TÔ NEM AÍ...

Ingressei na vida pública, há mais de duas décadas, como militante do Partido Democrático Trabalhista – o PDT, à época, engrossando as fileiras com Getúlio Oliveira, Hermano Limeira, Marcos Barreto, Wilame Sarmento, Bel Correia, Voltaire Xavier, e tantos outros.

Exerci, inclusive, vários cargos no diretório municipal e estadual.

Mais adiante, após assumirmos o mandato de vereador por Icó (CE), bem como com a opção de fazer oposição ao então prefeito Quilon Peixoto, fomos praticamente banido da agremiação, que, aliás, fazia parte daquela gestão administrativa.

Fomos acolhidos no então PL – Partido Liberal (hoje PR), aonde exercemos os nossos mandatos eletivos, e concorremos à prefeitura icoense, em 2004.

Passada àquela refrega eleitoral, com a nossa derrota do pleito, eis que assume o partido, no estado, o Dr. Lúcio Alcântara e sua turma.

Este humilde escriba era o presidente da legenda em Icó.

Soube, sem nenhuma comunicação educada e\ou gentil de quem o valha, que o partido liberal em Icó já não existia o seu Diretório Estadual, pois fora dissolvido, e que estava acostado em outras mãos.

Novamente, procuramos outra legenda, já que no Brasil, “elas” agora são donas de tudo. Eleitoralmente falando.

Fomos para o PHS – Partido Humanista da Solidariedade, o “31”. Os anos se passaram. Tudo tranqüilo, sem novidades...

Eis que nesta quinta-feira, através da imprensa cearense, soubemos que a direção nacional do PHS tinha dissolvido todos os diretórios do Ceará.

E agora?

Estamos novamente sem partido.

Como não desejo mais ir às urnas, vou parafrasear Rubens Brasil, que fala na emissora Brasil-FM do Icó: “TÔ NEM AÍ, TÔ NEM AÍ......”.


O LAMBE-LAMBE DE MANEL JACINTO.

“Seu Manel Jacinto”, que hoje não habita mais na vida terrena, foi homem sério e de responsabilidade, durante muitos anos trabalhava como comerciante e fotógrafo, no tradicional “mercado velho” do Icó.

Não gostava de muita conversa. Era duro e certeiro na resposta. Muitos icoenses têm alguma história dos bons tempos desta terra, ocorridos naquele centro comercial, que envolve seus personagens mais autênticos e inspirados.

Em Icó, não se pode ofuscar a tradição de décadas de seus comerciantes, onde a maioria atualmente já partiu, deixando enormes saudades.

Chico Moreira, Manel Jacinto, Raimundo Roberto, os Graças, et cétera.

Voltando ao lambe-lambe, entre verdades e lorotas, contam-nos passagens maravilhosas de “Seu Manel Jacinto”.

Dizem, os piadistas de plantão, que “Seu Manel” passava o dia trabalhando. Tirando fotos de nossos camponeses, principalmente, em “dia de feira”. O cliente era informado que a foto ficou excelente, muito bonita, mas que existia um prazo para o seu recebimento. No máximo uma semana após.

Dita-nos, que o “fotografado”, ao voltar para buscar o resultado de sua “pose no lambe-lambe”, Seu Manel mostrava milhares delas, porém, jamais a verdadeira, pois, a sua visão e boa idade já não permitia tal situação.

Depois de muita confusão, pois, o cliente não queria receber uma fotografia que não lhe pertencia, eis que “Seu Manel” chamava uma testemunha, que segundo ele, presenciou o seu trabalho.

- “Compadre Chico Moreira, seja sincero, esta fotografia é ou não é deste Senhor”?

- “Não tenho nem dúvida compadre. É este homem mesmo”, afirmava com toda convicção.

O certo, é que o suposto fotografado, encabulado diante de dois senhores de cabeça branca, após tanta insistência, se dava por convencido e levava aquela foto, na certeza que era de forma autêntica, “encarnado e esculpido”, o seu rosto.

ESTAS SÃO AS HISTÓRIAS E OS CAUSOS DO ICÓ QUE MARCAM A NOSSA GENTE.

ENFIM, DE VOLTA!

O vereador França do Picolé costuma exclamar em voz alta: “todo caminho tem ida e volta”

Pois bem, após 18 (dezoito) dias em Fortaleza (CE), cuidando dos meus filhos (saúde), cheguei a pouco em Icó, com uma saudade imensa dos meus amigos, no sentido amplo da palavra, dos familiares e das histórias comuns, mais irreverentes, dos sóis cotidianos da terrinha.

Costumo afirmar, com toda veemência possível, que o maior culto que podemos fazer é este: “amar quem nos ama”.

Então, aqui estou de volta para ouvir os “causos” desses sofridos dias de Fortaleza, apesar de adorar a “terra do sol”.

As orações, intercedidas pelo Mestre Jesus de Nazaré, transmitidas a nossa família, agradeço com todo o carinho, toda atenção.

Como somos Cristãos, tudo passa, tudo dá certo ao final.

Um abraço a todos. Estou de volta.

CHAPA COMPLETA PARA A ELEIÇÃO DA CÂMARA DE ICÓ.

Conforme foi noticiado neste blog, a respeito da eleição da câmara municipal de Icó (CE), biênio 2011\2012, ontem, foi protocolada a primeira chapa que concorrerá a Mesa Diretora do legislativo mirim icoense.

Eis, portanto, a composição:

JÚNIOR DANTAS (PRB) – PRESIDENTE;

MARCONIÊR MOTA (PMDB) – VICE-PRESIDENTE;

RICARDO NUNES (PMDB) – 1º. SECRETÁRIO;

EDJALMA MOREIRA (PP) – 2º. SECRETÁRIO.

Pela informação recebida, até o momento, só existe apenas os nomes em referência, para concorrer a direção da câmara de vereadores, em 27 de dezembro de 2010.

O vereador Júnior Dantas (PRB), como fiz questão de afirmar, se destaca por sua educação, bom convívio com as pessoas, e tem muita vontade de trabalhar, já que este é o seu primeiro mandato como parlamentar icoense.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

ELEIÇÕES EM ORÓS.

Pela primeira vez, em sua história, Orós é sacudida com a cassação de um gestor municipal. Prefeita, vice-prefeito, e presidenta da câmara de vereadores. Todos afastados de seus mandatos eletivos, na última terça-feira, por suposta compra de votos, no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Se condenados, podem passar 8 (oito) anos fora de qualquer disputa política-partidária.

O Tribunal Regional Eleitoral – TRE deverá em breve (ainda este ano), convocar novas eleições para o preenchimento dos mandatos de Prefeito e Vice-Prefeito. Quanto à vereadora, o primeiro suplente deverá assumir incontinenti a sua vaga no legislativo.

Mesmo recorrendo a superior instância, no momento, todos devem ficar afastados de suas funções políticas-públicas.

Restará ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em Brasília (DF), confirmar ou não a decisão do colegiado cearense. O jurista Vicente Aquino, especialista em direito eleitoral, informou a imprensa do estado que as provas são robustas e concretas e, que assim, dificilmente haverá inversão do resultado.

O município tem tradição de bons governantes, pagamentos sempre em dia, cidade organizada e sem escândalos aparentes. Orós sempre foi referência pela lisura e seriedade de seus prefeitos.

A prefeita Fátima Maciel (PSB), que foi cassada ontem, tinha sido reeleita nas eleições de 2008. Ultimamente, tinha recebido vários prêmios locais e nacionais pelo seu desempenho administrativo, principalmente na área do “social”. Era boa prefeita.

Porém, a disputa perversa de um processo eleitoral, talvez, tenha lhe empolgado ao ponto de cometer “alguns” deslizes, no afã de vencer a qualquer custo.

Pela legislação eleitoral, quem der causa a um processo de cassação, estará fora de qualquer disputa atual e vindoura. Assim, a prefeita Fátima Maciel; seu vice, Dr. Lula e a vereadora-presidenta Luhanna Maciel, bem como todos os seus parentes até o “terceiro grau”, não poderão concorrer a qualquer cargo eletivo nas eleições que poderão ocorrer em Orós até dezembro e\ou janeiro próximos.

Após o resultado de ontem, no TRE\Ce, não se fala noutra coisa em Orós (CE).

Pela situação, apoiado pela prefeita, fala-se no médico Dr. Eugênio, com bom trânsito em todo município.

Pela oposição, comenta-se que Eliseu Batista Filho, que protocolou ação contra a prefeita recém cassada, estaria inelegível para disputar no momento cargo público. “Ele” indicaria um filho para substituí-lo.

Outro nome forte, é o do jovem empresário Simão Pedro, filho do ex-prefeito Luiz Moreira, que na eleição finda conseguiu com seus familiares e amigos, a obtenção de 5 mil votos para Domingos Neto (PSB), o candidato a deputado federal mais votado em Orós.

O Deputado Estadual reeleito Neto Nunes, também com expressiva votação em Orós, com quase 4 mil votos, está conversando com toda a oposição a prefeita Fátima Maciel, para que a vitória do grupo contrário seja bem mais fácil naquele município.

Resta-nos, agora, esperar a decisão final de Brasília (DF).



CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ CONVOCA ELEIÇÕES.

O presidente da Câmara Municipal de Icó (CE), vereador Ricardo Nunes (PMDB), publicou edital de convocação, na última sexta-feira, em diversos locais públicos da cidade, para as eleições da mesa diretora do legislativo icoense, biênio 2011\2012, que deve ocorrer no próximo dia 27 de dezembro de 2010.

Em agosto pretérito, iniciaram-se as eleições da Câmara de Vereadores do Icó, porém, foi interrompida por tumulto e muita destruição do patrimônio público, que levou, inclusive, a polícia civil a indiciar 9 (nove) pessoas que se encontravam presente no plenário, possivelmente, autores da “bagunça”. Houve até disparo de arma de fogo.

Vários vereadores e pessoas do povo foram à delegacia de polícia civil registrar boletim de ocorrência, evento este, que circulou na grande imprensa do Ceará.

Ocorre, que mesmo diante daquele tumulto, bem como com a ausência do presidente Ricardo Nunes e de outros vereadores da augusta casa do povo, os vereadores de oposição, passados alguns minutos, reabriram os trabalhos legislativos, convocaram eleição, e deram posse a nova mesa diretora, tendo a frente o vereador Ítalo da Paz (DEM), na condição de presidente.

Desde então tem sido discutido juridicamente a validade ou não daquele pleito.

Somente agora, após vários meses e, também, da reconstrução do plenário da câmara que ficou parcialmente destruído, o vereador Ricardo Nunes resolveu convocar as eleições, o que, segundo ele, “aquele processo e disputa foi totalmente ilegal e ao arrepio da lei, do regimento interno e da lei orgânica municipal”.

Comenta-se, todavia, no jargão político, que o atual presidente e então candidato a reeleição, vereador Ricardo Nunes, teria desistido de continuar concorrendo.

O mais cotado, no grupo de situação, para assumir a disputa com a oposição, é o do vereador Júnior Dantas (PRB), conhecido por ser habilidoso e de fino trato com as pessoas.

TIRIRICA CONTRA O PRECONCEITO. VIVA O POVO NORDESTINO.


TRE CASSA VEREADORA, PREFEITA E VICE-PREFEITO. ORÓS TERÁ NOVAS ELEIÇÕES.

POR: ANTONIO OLIVEIRA.

O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE) CASSOU, NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA (16\11), POR ABUSO DO PODER ECONÔMICO, OS MANDATOS DA PREFEITA DE ORÓS, FÁTIMA MACIEL (PSB), DO VICE-PREFEITO LUIS GOMES E DA PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES, LUANNA IRIA (DEM), FILHA DA PREFEITA. COM A DECISÃO, O MUNICÍPIO TERÁ NOVAS ELEIÇÕES.
A CASSAÇÃO IMPÕE O AFASTAMENTO IMEDIATO E O CARGO DE PREFEITO SERÁ EXERCIDO, TEMPORARIAMENTE, PELO VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL. A PREFEIRA, O VICE-PREFEITO E A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL PODERÃO RECORRER AO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), MAS FORA DOS CARGOS.

A AÇÃO DE CASSAÇÃO FOI MOVIDA PELO JURISTA VICENTE AQUINO EM NOME DO SEGUNDO COLOCADO NAS ELEIÇÕES DE 2006, ELISEU BATISTA FILHO (PSDB).
(DO CEARÁ AGORA).

terça-feira, 16 de novembro de 2010

FAÇA UM GOL DE SOLIDARIEDADE E PARTICIPE DO I JOGO BENEFICENTE DA AMICÓ.


O natal está chegando e a Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) não poderia deixar em branco esta data.

A Entidade estará promovendo o I Jogo Beneficente em prol do Natal Sem Fome unindo o esporte à solidariedade.

Durante o evento, a Associação estará arrecadando alimentos que serão destinados aos mais carentes do município de Icó.

O encontro beneficente contará com a presença dos jogadores veteranos icoenses e a participação especial de Márcio Goiano e de Romilton, jogadores experientes que passaram por diversas equipes conhecidas do futebol brasileiro, como o Internacional, Paraná e Portuguesa (Márcio) e Rio Branco-AC e Jataiense-Go (Romilton).

Para assistir a partida de futebol e colaborar com a causa, o torcedor voluntário deve doar 2 kg de alimentos não perecível, que não se estragam facilmente. Não perca este grande lance e marque um golaço de solidariedade. O Icó agradece!

O I Jogo Beneficente em prol do Natal Sem Fome acontece com o apoio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Icó, além da Rádio Brasil FM e do site Icó é Notícia

SERVIÇO:

Local: AABB de Icó (Estrada para o Sítio Piauizinho)
Data: 15 de dezembro
Horário: 19hs
Entrada: 2 kg de alimento não perecível.

Atenciosamente,

Yuri Guedes de Lavor
- Jornalista responsável MTE 295/2010/PB.

Segundo Secretário da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ).

AMICÓ - CNPJ: 12.334.760/0001-14.

COMARCA DE ICÓ CONTINUA SEM JUIZ TITULAR.



Há vários meses que a Comarca de Icó (CE), uma das mais antigas do Estado do Ceará, continua sem a titularidade de um magistrado (juiz de direito), tanto no Juizado Especial Cível e Criminal (pequenas causas), quanto na Vara Única, responsável por ações judiciais diversas.

O Juizado Especial perdeu sua titular, juíza Mabel Viana Maciel, que foi promovida para a Comarca de Lavras da Mangabeira (CE). Até os dias atuais o Tribunal de Justiça não nomeou, de forma definitiva, o substituto.

Na Vara Única, apesar de existir um juiz titular, Dr. Luiz Carlos Saraiva Guerra, “ele” encontra-se com problemas constantes de saúde, inclusive, afastando-se vez por outra, de suas funções. No momento, Dr. Luiz Carlos goza férias.

Por este motivo, o TJ indicou de forma temporária, um juiz para substituir e atuar nas duas varas do Icó (CE); porém, haja vista a extensa agenda jurídica do magistrado substituto, os problemas têm sido observados no dia a dia, já que apesar da vontade e esforço, é humanamente difícil fazer desenvolver os processos com um curto período de tempo.

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subsecção de Iguatu (CE), já detectou a problemática, fazendo, todavia, vários apelos ao Tribunal de Justiça para solucionar a reclamação.

Como o silêncio continua sendo “a única resposta”, vamos apelar agora para o “papa”, em Roma, já que a demora tem abalado de forma significativa o trabalho dos advogados, máxime da população que não consegue os seus direitos e pelejas jurídicas resolvidos a contento, bem como de forma mais célere.

sábado, 13 de novembro de 2010

MOACIR BRASIL CONVIDA!

Violas, prosas e versos é valorizada em Icó.

No dia 27 de novembro, no Casa Grande Buffet, em Icó, acontece mais uma tradicional "Noitada de Violas", promovido pelo amigo Moacir Brasil. Este ano, já é a quinta edição desse magnífico evento.

Como atrações principais teremos a dupla de poetas, Geraldo Amâncio e Moacir Laurentino, além da presença especial do cantador Antônio Hélio.

Moacir Brasil está conseguindo com a ajuda de muitos amigos levar adiante este sonho de ver um dia o Icó ser sinônimo de cidade que também defende a viola brasileira, a cantoria e o repente. O evento tem o total apoio da Rádio Brasil FM, líder em audiência em todo o município.

Nesta emissora, Moacir tem um programa chamado "Show da Viola", que completa mais um ano de existência, coroado de muito êxito e pleno sucesso. Para comemorar esta data tão significativa é realizada a 5ª Noitada de Violas, Prosas e Versos.

"Icó é uma cidade de patrimônio cultural tombado nacionalmente, de belos casarões e diante dessa realidade podemos afirmar que a cantoria, que faz parte da cultura nordestina, também é patrimônio imaterial. E deve ser valorizada e preservada", afirmou Marconiza Brasil, uma das organizadoras do evento e proprietária da Loja Bi Jóias Brasil.

(DO BLOG DO VOLTAIRE).

ESQUADRILHA DA FUMAÇA EM FORTALEZA.

A ESQUADRILHA DA FUMAÇA, AVIÕES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, ESTARÁ SE APRESENTANDO, NESTE DOMINGO (14\11), NO ATERRO DA PRAIA DE IRACEMA (BEIRA-MAR), AS 15H, EM FORTALEZA (CE).

O EVENTO QUE VALE A PENA CONFERIR.



ACESSARAM ESTE BLOG ONTEM. (ESTATÍSTICA).

BRASIL: 628 PESSOAS.

EXTERIOR:

Estados Unidos: 62.

Rússia: 18.

Reino Unido: 15.

Alemanha: 4.

Holanda: 4.

Portugal: 4.

Geórgia: 2.

Luxemburgo: 2.

Letônia: 2.

RIO SALGADO EM PROSA E VERSO.

Na minha aldeia tem um rio
Tão salgado como a vida de meu povo
Tão sofrido como as viúvas pobres,
O pai de família desempregado,
O vaqueiro sem boi.

Na minha aldeia tem um rio
Ora manso como um cordeiro
Ora voraz com um leão
Invadindo casas, plantações, gentes
Plantadas em seu vale!

Na minha terra tem um rio
Que leva para o mar o suor de meu povo
O sangue das mulheres paridas
O lixo dos quintais
O suor das lavadeiras!

Na minha terra tem um rio
Com seu cheiro único
Cheiro da minha terra,
Cheiro da minha mãe
E da roupa lavada e secada em suas areais quentes!

Na minha terra tem um rio
Cheio de saudades de recordações
Dos seus seixos, dos seus peixes miúdos
Do boi, da vaca que saciam sua sede!

Na minha terra tem um rio
Que sentei em sua margem
Nas suas areias e chorei...

* Poesia de Washington Luiz Peixoto Vieira.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

NARCÉLIO CAVALCANTE É O NOVO CIDADÃO ICOENSE.

O radialista Narcélio Cavalcante, ancora do jornal do meio-dia da rádio Papagaio-FM, em Icó, teve seu nome aprovado por sugestão do vereador Edjalma Moreira (PP), para receber em breve, “o título de cidadão icoense”.

O projeto que concedeu cidadania icoense a Narcélio Cavalcante foi aprovado por unanimidade, pela Câmara de Vereadores, na última quinta-feira, aonde todos reconheceram o seu valor profissional e os serviços prestados ao Município.

Sem precisar de maiores delongas, deixo aqui o meu registro de parabéns, pois, sou conhecedor de seu valor humanitário e profissional.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FILME: GENILDO GRAVA EM VERA CRUZ.

O NOSSO FESTEJADO ATOR GENILDO ANGELIM, EX-SECRETÁRIO DE CULTURA DO ICÓ (CE), ENCONTRA-SE PARTICIPANDO DE FILMAGENS EM VERA CRUZ, NO MUNICÍPIO DE TAUÁ, SERTÃO DOS INHAMUNS.

SARAU CIENTÍFICO MOVIMENTA ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM ICÓ.

Entre os dias 10 e 11 de novembro (amanhã e quinta-feira), o curso de Enfermagem da Faculdade Vale do Salgado (FVS), em Icó, realiza com bastante competência, o II Sarau Científico, que oferecerá ao público presente, várias palestras, peças e outras atividades.

O tema principal girará em torno da questão sobre a cirurgia plástica, que vem causando uma importante discussão sobre este assunto no Brasil inteiro.


A ação tem a coordenação do professor Hildson Leandro de Menezes (foto 2), coordenador do curso técnico em Enfermagem e que está dando total apoio a esta iniciativa dos alunos.
Umas das turmas apresentará uma peça com o tema "Beleza a todo custo". Na ocasião terá músicas e palestras ministradas por profissionais da área.

Uma das alunas a se destacar nessa peça é a jovem Kleênia Nogueira (minha cunhada, namorada de meu irmão Rennan Xavier), que junto com as suas colegas de curso, irá abrilhantar ainda mais este evento acadêmico.


O evento acontece de 19 horas até às 22 horas. Vale a pena conferir tudo de perto!


É mais uma demonstração de força da comunidade acadêmica da brilhante Faculdade Vale do Salgado, genuinamente nascida no berço da cidade de Icó, bela por possuir um rico patrimônio arquitetônico e histórico.

Voltaire Farias Xavier, Jornalista em Ação.

A SAÚDE EM DISCUSSÃO.

Nos próximos dias, a equipe do prefeito de Icó, Marcos Nunes (PMDB), poderá sofrer uma baixa.

Segundo a fonte, que pediu para não ser identificada, o atual secretário de Saúde desse município, Daniel Peixoto, está na corda bamba.


Fala-se que um grande médico, filho dessa terra, assumirá o posto mais dramático da administração Marcos Nunes. O convite foi feito especialmente pelo deputado estadual Neto Nunes (PMDB), irmão do prefeito municipal. Comenta-se que o médico, dessa vez, ficou balançado, até porque é a segunda vez que recebe este mesmo convite.


O objetivo, com esta mudança, será consertar um setor que é bastante criticado pela população e pela fraca oposição. Realmente, a saúde de Icó vai de mal a pior. Não tem infraestrutura adequada, o Hospital Regional está totalmente sucateado, as ambulâncias sem condições de uso, médicos e outros profissionais da área reclamando por melhores condições de trabalho.

Enfim, falta tudo.
O que é verdade, no entanto, é que a Secretaria Municipal de Saúde merece ser tratada com especial atenção. Está na hora dessa mudança acontecer.


Aqui, nesse espaço, abrimos um parêntese para parabenizar o prefeito Marcos Nunes que, se tiver coragem política para realizar esta mudança, tem o nosso total apoio. O que sabemos é que não deu certo com Zuila Maciel, irmã do atual secretário, e nem está dando certo com ele, que já é a segunda vez que está à frente desse órgão.


Tanto Zuila, quanto Daniel foram nomes apresentados pelo médico e ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSDB), aliado do prefeito. Mas, o resultado de ambos são pífios e atrasados. Não fizeram com que a saúde de Icó desse um salto de qualidade.


Se confirmar o nome desse grande médico, que este blogueiro e jornalista já sabe de quem se trata, a saúde municipal icoense só tem a crescer. É respeitado em todo o Ceará e é um brilhante profissional de Medicina.

Esperamos que esta mudança venha mesmo!


Às vezes, a mudança é essencial na vida pública, tanto para o bem da cidade, como para o bem do povo. Que seja feita esta mudança!

Saúde de qualidade já!


Voltaire Farias Xavier, Jornalista em Ação).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nota de falecimento.

Faleceu no último (07), Edialêda Peixoto Farias, irmã do médico e ex-prefeito de Icó Quilon Peixoto Farias.

Aqui fazemos este registro, ao mesmo tempo, nos solidarizamos com toda a família. Durante muito tempo, Edialêda foi tabeliã do mais antigo cartório do município de Icó. Hoje, o cartório é administrado por dois de seus irmãos, Edmir Peixoto e Anira Peixoto.

Tia do atual vice-prefeito de Icó, Charles Peixoto Farias. (Com Voltaire Xavier\jornalista).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O TEMPO PASSA...

Após centenas de mensagens, telefonemas, e votos de muita saúde, paz, amor, serenidade, reflexão, sucesso profissional e pessoal, que recebi nesta sexta-feira (dia 05\11), de meus irmãos, mãe, tios, primos, filhos, esposa, amigos, clientes, e colaboradores de nosso singelo, mas entusiasmado escritório de advocacia, pela passagem de nosso aniversário, resta-nos, enfim, muito feliz, dizer: MUITO OBRIGADO!

Embora não demonstre alguns sentimentos, mas sou profundamente CRISTÃO. Tenho Jesus de Nazaré como grande mestre, orientador, que pacifica meu coração nos momentos mais difíceis. Converso com ele. Conto os meus pecados, as minhas virtudes. Entrego em suas mãos o meu destino.

Mas o tempo passa...

Afinal, são 41 anos de idade.
Não sou mais aquele jovem rebelde, que ao entrar na vida pública, com pouco mais de 20 anos de idade, vindo do movimento estudantil, achava o dono da verdade, como se fosse puro e iluminado, capaz de resolver ao seu modo e bel prazer, os problemas seculares do cotidiano.

Quando de nossa passagem pela câmara de vereadores do Icó, ainda estudante de direito e residindo em Fortaleza, cheio de ideais, a sessão ocorria uma vez por semana, durante o dia, no prédio que hoje dá guarita a Delegacia de Polícia Civil. Lembro-me bem, que os nossos discursos, e eu adorava fazê-los com toda veemência possível, eram anotados a mão e em ata de papel antigo.

Nossa querida Martinha, que há décadas era a escrivã do legislativo, ficava com as mãos doloridas, de tanto escrever. Que pessoa bacana aquela. Simples e de educação estonteante.

Momentos bons àqueles vividos na câmara. O primeiro presidente, da época, foi o vereador-advogado Hermano Limeira e, depois, nosso folclórico Chico de Manduca. Ambos, maleáveis conseguiam conduzir 21 vereadores na mais perfeita ordem. A câmara enchia somente com seus pares.

Mais adiante, acredito por nossa rápida, mais efervescente atuação como vereador, fomos convocados por Neto Nunes e seus amigos, com apenas 26 anos de idade, para compor a chapa a prefeitura local, na condição de Vice-Prefeito. Aliás, fomos duas vezes Vice-Prefeito de Icó.

Como não gosto de receber sem dá nada em troca, e conquistei votos em parceria, contribui no mesmo período, como secretário de agricultura, ouvidoria e, por fim, educação. Sugeria projetos, dava palpites, quando chamado. Fui um parceiro atuante, leal, honesto, não tenho dúvidas disso. Mostrava a cara e defendia, sem medo, posições públicas.

Como não sou apaixonado por poder, nem por dinheiro, não criei qualquer empecilho ao então prefeito, embora divergisse, reclamasse, apenas politicamente e por opção eleitoral, em dois momentos naqueles oito anos de gestão, quando inclusive cheguei a me afastar da administração. Somente!

Em 2004, fui candidato à prefeitura do Icó. Elaborei projetos, estudei este município de ponta a ponta. Andei todas as casas, todas as comunidades. Conversei e ouvi as pessoas. Não fiz promessas malucas, desejei apenas que a máquina funcionasse em toda sua plenitude.

Com Dácio Pinto, cheio de alegria de Vice, ficamos em segundo na disputa, embora com quase 46% dos votos do eleitorado, à época. Tivemos contra muitas instituições, entre elas a principal: O GOVERNO LÚCIO ALCÂNTARA. Que perseguiu, humilhou, fez de tudo contra nossa candidatura. De graça, éramos capa dos jornais do estado quase diariamente. Matérias plantadas. A polícia na porta dos amigos e das lideranças.

Como o mundo da muitas voltas, como nos ensina o cantor Dorgival Dantas, na voz do nosso querido primo Domingos Filho, o Dr. Lúcio Alcântara pagou na mesma moeda. Terminou há pouco derrotado para o governo do Estado, e segue para o ostracismo político; diga-se, a força, pois, não é o seu desejo.

Pois bem, o tempo passa. Aliás, passou...

Vieram outras pelejas políticas. Mas, deixei as urnas em 2004, certo que dei, repito, minha contribuição. Não desejo ser candidato a mais nada, a nenhum cargo eletivo. Voltei à condição somente de eleitor, que ama a política. Nunca trai ninguém na vida pública. Mas, fui profundamente enganado, seduzido, por aqueles que muitas vezes estendi as duas mãos.

Com a última puxada de tapete, ocorrida em março pretérito, resolvi, enfim, entender que não dá mais para continuar. No processo eleitoral findo como bem escrevi a poucos dias neste blog, apenas participei de forma discreta.

Hoje são 41 anos. Muitos deles dedicados à causa pública. A vida e militância partidária. As fotos, os discursos gravados, que guardo, dariam para contar e escrever um livro de memórias. Quem sabe no futuro próximo.

Mas, agora é diferente. Os cabelos já surgem com os fios brancos, que o meu amigo Romualdo já os pinta de preto, a cada final de mês. Já são três filhos, ainda menores, a esposa, que precisam de mim na mesma intensidade, que um dia a maioria do Icó, o povo, precisou tanto na advocacia, como na política e nos mandatos exercidos.

A emoção continua. Mas, hoje, a razão anda junto. A empolgação cede um pouco para maturidade. A vocação existe, mas faz parceria com o juízo e a realidade dos fatos. O Desejo, no momento, combina com o espaço e o surgimento de novas lideranças. É a vida.

Voltando a minha profissão por formação, na advocacia conquistei a realização plena. Percorri nos últimos anos todos os recantos desta federação. Com dificuldades, mas com advocacia vitoriosa.

Fiquei feliz, à época, quando da inauguração do Fórum novo do Icó, recebi do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, por indicação do atuante magistrado icoense Dr. Francisco Ferreira Lima, a indicação: SALA DA DEFENSORIA PÚBLICA: “Advogado Fabrício Moreira da Costa”. E por último, em recente eleição da OAB\CE, Subseção de Iguatu, a eleição na condição, novamente, de Vice-Presidente.

Realmente, fui bom Vice, até na vida profissional, pelo que plantei, colhi sem dificuldades.

Sou um homem feliz, realizado por tudo que tenho. Não guardo mágoas, nem ressentimentos pequenos. Não fiz fortunas, mas deixei escrito nas pedras muitas histórias que hoje se contam nas ruas largas do Icó.

O tempo, mais adiante, me julgará completamente.

Finalmente, sou também um homem de muita sorte. Explico, além de amigos e familiares extraordinários, hoje, dia 05 de novembro de 2010, divido com minha amada mãe, Neyle Moreira, as festividades do aniversário. Há setenta anos, na mesma data referida, ela nascia também na terra dos icós. A festa ocorrerá em dose dupla.

Muito obrigado por tudo!

QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS ESTEJA NO CORAÇÃO DE TODOS.