segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

OAB - CONVIDA.


- C O N V I T E -
A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Iguatu (CE), por sua presidência, CONVIDA, todos os advogados(as) relacionados(as) nas regiões Salgado e Centro-Sul do Estado, para uma reunião que se realizará no próximo dia 04 de fevereiro de 2011, às 17h, em sua sede própria.

Iguatu – Ce, em 31 de janeiro de 2011.

Fabrício Moreira da Costa
Presidente em exercício.

DEU NO PORTAL CEARÁ AGORA.

Neto Nunes consegue liminar e garante posse na Assembléia Legislativa
Liminar permite ao parlamentar assumir o mandato.

Por: Antonio Oliveira.

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB) conseguiu, nesta segunda-feira (31), liminar que o garante assumir o mandato na Assembléia Legislativa.
A liminar, concedida pelo juiz eleitoral Raimundo Nonato, foi solicitada pelo advogado Vicente Aquino. Com a decisão, Neto tem os votos contabilizados em seu nome - antes os votos tinham sido incluídos como votos de legenda uma vez que o parlamentar estava com o registro da candidatura suspensa em função da Lei da Ficha Limpa.

Reeleito em 2010 com 45.843 votos, Neto Nunes garante a posse no segundo mandato 24 horas antes do início da nova legislatura. Com a entrada de Neto Nunes, o último colocado na coligação PRB, PMDB, PT, PSB - Daniel Oliveira, volta a condição de suplente.

Daniel, porém, assume o mandato de imediato com a convocação de deputados da mesma coligação para o secretariado do Governo do Estado. Nessa lista, estão Mauro Filho (Fazenda), Camilo Santana (Cidades), Ivo Gomes (Governo) e Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário).

"Ante o expoxto, defiro o pedido liminar, determinando a computação/totalização, em caráter nominal, dos votos que foram atribuídos ao candidato Francisco Leite Guimarães Nunes nas eleições de 2010, bem como a respectiva diplomação como Deputado Estadual, de modo a possibilitar a sua posse no dia 1o próximo perante a conspícua Assembleia Legislativa Estadual", relata o juiz relator Dr. Raimundo Nonato Silva Santos.

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA.

O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, ATRAVÉS DO JUIZ RAIMUNDO NONATO SANTOS, DECIDIU AGORA, POR MANDAR DIPLOMAR O DEPUTADO REELEITO NETO NUNES (PMDB).

NA MESMA DECISÃO DO MAGISTRADO, RECOMENDA COM URGÊNCIA QUE A COMISSÃO TOTALIZADORA DOS VOTOS DAS ELEIÇÕES ESTADUAIS FINDA\2010, FAÇA NOVA TOTALIZAÇÃO DA LISTAGEM DOS ELEITOS, BEM COMO OS ESTUDOS DO NOVO QUOCIENTE ELEITORAL.

AINDA NA DECISÃO DO JUIZ, ESTE MANDA OFICIAR A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO CEARÁ, PARA SEM EMPECILHO ALGUM, DÁ POSSE AO DEPUTADO NETO NUNES NESSA TERÇA-FEIRA, COMO ELEITO COM CERCA DE 46 MIL VOTOS.


FRASE DA SEMANA!

"Sonhar um sonho impossível, romper o inacessível, superar os limites, compartilhar ideias, liderar e empreender são atributos dos homens que antecipam o futuro e a história. O deputado Domingos Filho é um líder que compartilha iniciativas, sentimentos de gratidão e respeito".
(DO DEPUTADO ESTADUAL FRANCISCO CAMINHA\ATUAL PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LAGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ).

GOVERNADOR EM EXERCÍCIO ASSISTIRÁ À POSSE DO FILHO COMO DEPUTADO FEDERAL.

O governador em exercício do Estado do Ceará, Domingos Filho (PMDB) e sua mulher, Patrícia Aguiar, já estão em Brasília.

Eles embarcaram nas últimas horas com o filho, Domingos Neto (PSB), que, na terça-feira-feira (01\02), estará assumindo cadeira de deputado federal.

Domingos Neto foi o deputado federal mais votado do Estado nas últimas eleições.

Domingos Filho aproveita para manter alguns contatos em órgãos federais, enquanto o filho se engajará num seminário preparatório que o Congresso promoverá, nesta segunda-feira, para os parlamentares e, em especial, os de primeiro mandato.

O seminário vai expor o funcionamento do Congresso, a atuação das assessorias parlamentares e o como o parlamentar poderá desempenhar bem seu mandato. Haverá também palestras de gente da mídia como Eliane Catanhede, que falará da relação da impensa com a classe política.

(DO BLOG DO ELIOMAR DE LIMA).

ICÓ EM TRÊS PONTOS.

Espera-se para hoje (segunda-feira), no decorrer do dia, três eventos jurídicos e políticos relacionados ao Icó.

1º. – Decisão proclamando Neto Nunes reeleito Deputado Estadual;

2º. – Retotalização dos votos de todos os candidatos a Deputado Estadual no pleito findo de 2010;

3º. – Diplomação do Deputado Estadual reeleito Neto Nunes, para quadriênio 2011 usque 2014.

Finalmente, com esses passos, caso positivo, Neto Nunes (PMDB), será empossado como Deputado Estadual e, doravante, assumindo importante cargo de 2º. Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, feito inédito na política do Icó em todos os tempos.

Resta-nos esperar!

domingo, 30 de janeiro de 2011

RIO SALGADO EM ICÓ COMEÇA A ENCHER COM ÁGUAS DO CARIRI.




POVO BRASILEIRO!

COMPARAÇÃO!

Sei muito bem, que não se deve ter apenas como sinônimo de progresso os bens materiais e as obras gigantes que demoram nos municípios em fase de crescimento.

Existe, lógico, como referência de que esse processo de bem estar comum deve ser associado, principalmente, a condição humana e social de seu povo, de cada povo nos mais longínquos lugares.

Porém, não se deve ofuscar que não há crescimento, em seus municípios, no sentido plural da palavra, sem a presença do capital financeiro, do trabalho, como indicador de que as coisas estão indo no caminho correto.

Ontem, fiquei sabendo, que chegou o oitavo avião executivo próprio, no aeroporto de Iguatu, adquirido por “um” de tantos outros empresários de sucesso, daquela cidade.

No hangar iguatuense, nota-se facilmente a rapidez de seus acontecimentos, ao passo que em nossa querida Icó sequer tem aeroporto.

Apenas por amor ao debate, anote que Iguatu foi distrito de Icó.

Que as nossas lideranças, do comércio e da política, sigam os exemplos de Iguatu, se quiser(em) crescer em todos os sentidos.

BOM DIA!!!

O DILEMA DOS MORADORES DO GH2 (DO BLOG DO LACY).

NA COMUNIDADE DO GH2, FINCADA NO PERÍMETRO IRRIGADO ICÓ-LIMA CAMPOS, JÁ É DE PRAXE SE CHOVER NÃO TEM COMO SE DESLOCAR PARA A SEDE DO MUNÍCIPIO.

EXPLICO: O ACESSO RESTRITO POR CONSEQUÊNCIA DE UMA PONTE QUE ESTÁ QUEBRADA.

UNS FALAM QUE O DIREITO DE REFORMA DA PONTE É DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ; OUTROS QUE A COMPETÊNCIA JURÍDICA E ADMINITRATIVA SÃO DO DNOCS (DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS).

ENTÃO, NESSA “NOVELA DA PONTE QUE CAIU”, QUEM SOFRE MESMO SÃO OS MORADORES QUE FICAM ISOLADOS COMPLETAMENTE.
A PREFEITURA GARANTE QUE DOA A MATÉRIA PRIMA (CIMENTO, ETC) NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA OBRA, FICANDO COM OS MORADORES A MÃO DE OBRA.

ENQUANTO DISCUTEM A “COMPETÊNCIA”, JÁ QUE NÃO ALEGAM FALTA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS, ATÉ PORQUE EXISTE TAL SITUAÇÃO, OS MUNICÍPES FICAM NAQUELA DO ADÁGIO POPULAR: “SE CORRER O BICHO PEGA; SE FICAR O BICHO COME”.

sábado, 29 de janeiro de 2011

POR DEVER DA VERDADE.



Escrevemos neste espaço, acerca da desordem do trânsito no município de Icó, principalmente no centro comercial, bem como a falta de respeito à legislação que rege a espécie.

Por conta do comentário, e pela omissão do poder público até o momento, resumimos os absurdos que ocorrem em Icó diariamente no trânsito.

Pois bem!

O representante do CONTRAM local, inspetor Barbosa, informa que a municipalidade contratou dois notáveis professores de Fortaleza, especialistas em leis e educação de trânsito para treinar, inicialmente, os “seus agentes” em curso específico sobre o assunto.

Mais adiante, será refeita todo o ordenamento atual de placas, semáforos, sinalização, e finalmente, após período educativo será implantada algumas reprimendas, como multas, apreensão de veículos, etc, caso insistam no descumprimento da lei.
"Em poucos dias a população sentirá o resultado do trabalho", define Barbosa.

Agora vai. Espera-se!

SABADÃO DO NARCÉLIO DE VOLTA AO "AR"

APÓS UM PERÍODO DISTANTE DE SEU PÚBLICO OUVINTE, HAJA VISTA TER FICADO ENFERMO POR CONTA DE UMA DENGUE PASSAGEIRA, EIS QUE VOLTOU AO RÁDIO NESSE SÁBADO, NA PAPAGAIO-FM, O SIMPÁTICO COMUNICADOR NARCÉLIO CAVALCANTE.

DE BEM COM A VIDA, O SABADÃO DO NARCÉLIO CONTA COM A PRESENÇA, AO VIVO, DOS MÚSICOS SALGADINHO E MARQUINHOS, QUE CHEIOS DE GRAÇA AUMENTAM A AUDIÊNCIA E LOTAM OS ESTÚDIOS DA EMISSORA.

SEJA BEM VINDO! DE VOLTA...

CONSTRANGIMENTO!

Causou enorme constrangimento nas famílias icoenses, mesmo não sendo segredo de justiça, a leitura que a Brasil – FM fez, na última sexta-feira, em seu jornalístico do meio-dia, listagem de pessoas que foram acionadas (processadas) pelo Ministério Público local, no decorrer do ano de 2010.

Segundo Rubens Brasil, o material foi-lhe repassado pelo próprio órgão ministerial, ou seja, pela Promotora de Justiça Camila Ferraz Brito.

Entre os citados, consta nome de um empresário já falecido, que muito respeitado na urbe, só fez doer na alma, no espírito, o carinho de seus filhos, de seus amigos, esposa, netos, etc, que chocados ainda não sabem a quem procurar, para rever grosseria gratuita.

BRASÃO DOS MOREIRAS!

SEGUE PARA DÁRCIO, VAVÁ, CARECA, TOIM ARAÚJO, E O INSISTENTE GILBERTIM.

E TOME CHUVA...

BASTIDORES DA POLÍTICA DE ICÓ.

Não queremos aqui nesse espaço antecipar o debate sucessório acerca das eleições municipais de 2012 em Icó. Mas este é um assunto inevitável nesse momento, até por conta da má administração em que se encontra a Prefeitura Municipal.

Se for acontecer mudanças em 2012, até o presente momento ainda não sabemos. A situação continua unida e recebendo, cada vez mais, novos adeptos. A união de 2008 entre os "Nunes" e os "Peixotos" continua firme e forte.

O prefeito Marcos Nunes (PMDB) e o seu vice Charles Peixoto (PSDB) dão sinais de que irão novamente compor a chapa, mesmo afirmando de que ainda é "hora de trabalhar" e que o assunto eleição só daqui a dois anos.

Já a oposição continua a ver navios, como bem diz o jargão popular. Até agora não tem força para mudar o quadro sucessório e enfrentar os atuais caciques da política icoense, como o prefeito, o vice-prefeito, três ex-prefeitos, oito vereadores, um deputado estadual e mais uma legião de velhos e novos correligionários, que definitivamente sabem "fazer política".

Alguns nomes se colocam a disposição do povo. O PT dá sinais de que vai ter candidato próprio, depois de duas décadas. Os pré-postulantes são cidadãos honrados e comprometidos com as suas profissões.

Mas isso não é o suficiente. O partido tem que crescer, seguir a linha do PT atualmente, que aceita todo e qualquer aliado, desde a direita até o mais socialista.

Tem o apoio do governo federal e de alguns parlamentares petistas de renome nacional. Mesmo assim enfrentar o poderio da atual máquina administrativa será uma tarefa complicada. E outra: decididamente o Icó não é uma cidade petista.

Já o ex-prefeito Jaime Júnior (DEM) continua a bisbilhotar entre uma festiva e outra na Capital do Estado. Pertence a um partido de oposição ao atual modelo de gestão do Governo do Ceará. É o PFL melhorado, de grandes nomes da política brasileira, como Antônio Carlos Magalhães (in memorian) e Marco Maciel.

E agora tem ao seu redor, a disputa interna entre ele, o vereador Ítalo da Paz e o ex-bancário Diassis Pereira. A briga promete esquentar na sigla visando à disputa de 2012. Alguém aí vai sobrar e vai abandonar a legenda em busca de novos ares.

Isso é típico dos políticos de Icó. "Pular de galho em galho" não sabemos se é a melhor saída. O povo começa a ficar desconfiado.

Por último, o Partido Verde promete debater o nome de seu melhor quadro em Icó para a chefia do Executivo. Só não achamos correto explorar o poder do rádio perante a opinião pública. Este veículo tem uma influência muito grande entre as pessoas.

E muitas conseguem chegar lá. Os exemplos estão aí para mostrar. Mas é fato, também, de que o rádio pode atrapalhar. Só basta a população discernir o real significado de duas palavras: parcialidade e imparcialidade.

Esperamos que o debate sucessório em Icó seja em alto nível. Aqui, desde já, aplaudimos a iniciativa do portal Icó é Notícia em realizar o "Icó em Debate", que visa discutir o município em todas as suas áreas e dificuldades, principalmente, devido os baixos índices apresentados recentemente em pastas como educação e saúde.

Conte conosco para o bom debate em pról de nossa amada terra.

Voltaire Farias Xavier, Jornalista em Ação).

ESTATÍSTICA DO BLOG (DADOS DE SEXTA).

BRASIL:

*723 PESSOAS LERAM NOSSAS POSTAGENS.

NO EXTERIOR:

Estados Unidos: 77;

Holanda: 40;

Letônia: 31;

Rússia: 27;

Japão: 24;

Alemanha: 17;

Espanha: 15;

Portugal: 13;

Reino Unido: 4.

PELA DEFERÊNCIA, RESTA-NOS APENAS: MUITO OBRIGADO!

DEU NA COLUNA DO MACÁRIO BATISTA (JORNAL O ESTADO).

Daniel Oliveira é, na verdade, o nome de fantasia de Danniel Lopes de Souza, filho da Prefeita de Lavras da Mangabeira, Dena Lopes de Souza (tirou o Oliveira quando casou com o Sr.José Maria de Souza) e sobrinho do deputado federal Eunício Oliveira que tenta a qualquer custo fazê-lo deputado estadual no tapetão, já que ficou suplente. (sic).

As entrevistas que estava dando como deputado eleito para conhecida imprensa do Ceará, passam assim a não ter validade. Pelo menos até agora.

PROCISSÃO DE SÃO SEBASTIÃO EM LIMA-CAMPOS (ICÓ).

FOTO: JOSÉ HENRIQUE.

CURIOSIDADE DO BLOG DO LACY.


HOJE TEM CULTURA NO TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS.


BEBEL NA PAPAGAIO - FM.

O professor e microempresário, Bebel Correia, inicia nessa segunda-feira a realização de um sonho: interagir no rádio com a população icoense.

Polêmico, bom orador, mas preparado para a boa discussão, Bebel Correia participará como comentarista, do programa jornalístico do meio-dia, da RÁDIO PAPAGAIO – FM (95,7), que tem como ancora o veterano e experiente radialista Narcélio Cavalcante.

“Irei analisar e discutir temas, sejam locais e ou nacionais; porém, sou do Icó e conheço todo mundo. Sei quem presta e não presta. Não aceitarei pilantra dando uma de santo pra cima de mim e das pessoas. Comigo ou vai ou racha, caso necessário”,
disse Bebel Correia na última quarta-feira ao vivo, quando de seu anúncio como contratado da Papagaio – FM.

NÉLIO MIRANDA NA BRASIL-FM.



O veterano radialista Nélio Miranda, com passagens por várias emissoras nacionais, acaba de ingressar na emissora Brasil – FM (106,7), como novel contratado.

Miranda, uma das mais belas vozes do rádio, iniciou por enquanto, como comentarista do jornalístico do meio-dia, ao lado do diretor da Brasil – FM, radialista Rubens Brasil.

Com vasta experiência, comenta-se que além de emprestar o seu talento como mediador de notícias, irá também, fazer programa musical durante os finais de semana.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TROMBA D’AGUA NO CARIRI ASSUSTA LAVRAS E ICÓ.

Ocorreu, hoje, na região do Cariri uma verdadeira tromba d’água.

Chuvas pesadíssimas ocorreram nos Município de Juazeiro do Norte e Crato (CE) nessa sexta feira.

As rádios Vale do Salgado, Brasil – FM e Papagaio – Fm, estão alertando as comunidades de Lavras da Mangabeira e Icó, respectivamente(s), principalmente as que ficam como ribeirinhas do Rio Salgado, para se retirarem temporariamente do local, ou se organizarem para possíveis inundações.

A defesa civil do Estado já foi acionada para prevenção em Lavras e Icó, caso necessário.

ESTÁ FALTANDO MORAL E ORDEM!

Todos apregoam amor infinito a sua cidade. Quem tem responsabilidade, inteligência, apresenta críticas e entrega as sugestões, para o caminho da mais perfeita ordem social e legal.

Pelo menos, assim deve ser a condução dos fatos. Igualmente, se a cidade vai bem, o povo também melhora sua qualidade de vida. O trabalho deve ser desenvolvido para o bem comum.

De igual forma, os logradouros públicos, as ruas, as praças, o trânsito, para citar alguns exemplos, devem ser observados como sinônimo de cidadania.

Infelizmente, a maioria espera apenas pelo poder público, e tantos outros, pasme, trabalha pela inversão do que se busca de bom para o convívio entre pessoas.

O transeunte que circular na “Praça Aldo Landim”, no centro comercial da guerreira Icó, vai se deparar com a invasão de espaço que deve ser apenas do povo, num desrespeito sem limites a legislação, a comunidade, e as regras de civilização.

Um empresário do ramo de “bicicletas” resolveu ao seu bel prazer, colocar grande número a venda, num expositor, bem por cima da praça.

Além de feio, irregular, desrespeitoso, e um acinte a boa ordem. Praça é para pessoas passear, bater papo, além da segurança que se presta, fora do perigo do transito. Não é feita para negociar, todos os dias, tomando pra si o que é do povo.

Espero que o município, usando do seu poder de polícia, resolva a situação.

Ou se bota moral ou a falta dela vai fazer piorar ainda mais a situação.

EM BUSCA DE UMA BIOGRAFIA.

Há muitos anos os icoenses estão acostumados a ouvir sobre Ilídio Sampaio como o 1° prefeito do Icó ou por ter sido o responsável pela obstrução da passagem da linha do trem.

Mas, como comprovar esses fatos?

Qual a sua origem familiar?

Quando nasceu e quando faleceu?

Onde estão seus registros fotográficos?

Essas são perguntas que intrigam a qualquer pesquisador sobre a história do Icó.

Após vasculhar documentos em bibliotecas, arquivos conversas com populares, visitas ao cemitério e pesquisas em livros, concluímos que Ilídio Sampaio ainda continua sendo uma incógnita.

Sabe-se que Ilídio Sampaio foi casado com Áurea Teixeira Pequeno e era pai de Anísio Pequeno Sampaio, nascido em 1910 e eleito prefeito em 1947. Provavelmente fora filho do farmacêutico João Jacinto de Sampaio, fundador da Sociedade Libertadora Icoense, e de Joanna Ozório de Sampaio.

Podemos afirmar também através de conversas com populares e com o saudoso historiador icoense Miguel Porfírio que Ilídio Sampaio tinha uma botica no sobrado na Avenida Getúlio Vargas, mas conhecida como Rua Grande e que hoje recebe seu nome Avenida Ilídio Sampaio.

O sobrado fica localizado entre o Sobrado de Mariinha Graça, atualmente Secretaria de Cultura, e a casa de Dr. Newton Fernandes, onde hoje funciona a Clínica do Dr. Cardoso Mota. Ilídio exercia funções de médico e dentista do município icoense, onde receitava remédios, fazia partos e extraia dentes. Ilídio também possuía residência no distrito de Lima Campos.

Através de pesquisas em periódicos, podemos afirmar que Ilídio Sampaio fora prefeito em 1924 e 1925. Como houve eleições em janeiro de 1924, é possível concluir que Ilídio foi prefeito no período de 1924 a 1928.

No dia 22 de agosto de 1924, o Jornal do Comércio ligado ao Partido Conservador noticia a seguinte notícia do Icó:

“Chegou ontem no Icó o ilustre deputado Thomaz Acioli e o farmacêutico Clodoaldo Moares. Os nossos amigos, tendo a frente o prefeito Ilídio Sampaio, prepararam ao deputado Thomaz Accioly imponente recepção, que não se pôde realizar dada à inesperada chegada do deputado pela manhã, quando deveria ser à tarde.”

No dia 29 de setembro de 1925 o mesmo Jornal do Comércio noticiava a inauguração da luz elétrica em Icó e da construção do ramal da linha do trem:

“Foi ontem colocado com grande jubilo da população o primeiro poste de iluminação nesta cidade, pelo Sr. Augusto Menna Barreto, comerciante e construtor da rede. O ato teve a assistência dos srs. Ilídio Sampaio, digno prefeito desta localidade, do Dr. Helionidas Moraes, do Coronel Leontino Bandeira e várias outras pessoas. Esse grande melhoramento é produto do esforço e da boa vontade do Coronel Ilídio Sampaio em prol do progresso da cidade.

“A construção de um ramal da Estrada de Ferro, que breve será inaugurada, graças aos esforços do deputado Thomas Accioly, a quem o Icó todo deve junto ao benemérito ministro da Viação virá trazer com a iluminação, uma fase de ressurgimento material para a nossa cidade, que já começa a sentir as benéficas influencias do progresso nas suas diversas modalidades”.

Mas passados 85 anos, a linha do trem não passou no Icó. Por quê? Em 1916 o ramal da linha do trem foi inaugurado em Alencar, distrito de Iguatu. Em 1922 foi inaugurado o ramal de Óros, distrito de Icó. Em 1924 jornais noticiavam a construção do empreendimento em Icó.

Se a decisão pela obstrução da linha do trem foi tomada pelo prefeito Ilídio Sampaio, provavelmente essa decisão foi aprovada pela população icoense, pois em 1928 Ilídio Sampaio fez seu sucessor, conforme noticia do Jornal do Comércio de 29 de setembro de 1928, relatando a aprovação do nome de Lafayette Medeiros pelos integrantes do Partido Conservador para a disputa ao cargo de prefeito.

“Em reunião no dia 26 dos próceres do Partido Conservador em Icó foi levantada e aceita a candidatura do nosso distinto amigo Lafayette Fernandes de Medeiros, honrado comerciante nesta praça ao lugar de prefeito deste município, na eleição de 18 de novembro próximo”.

Lafayette Medeiros, que exercia a função de coletor estadual no Icó, cargo de grande destaque e status na época, venceu as eleições naquele ano.

Já em 1930, Ilídio Sampaio mais uma vez se candidata a prefeito, mas não há dados que confirmem sua vitória ou derrota. O certo é que com a revolução de 1930, a extinção do cargo de prefeito e o surgimento do cargo de interventor, quem assume as funções de interventor icoense em novembro de 1930 é o Coronel Leopoldo Teixeira Pequeno.

Infelizmente, como o passar dos anos e a morte das pessoas, a história, os fatos e as verdades vão desaparecendo e a falta de documentos faz surgir os chamados “causos” e as lendas, que na maioria das vezes tem um valor histórico questionável e muito pouco seguro.

Texto: Paulo Henrique A. Amorim.
Colaboração: Heitor Amorim Muniz.

SÓ NO ICÓ ASSIM NÓS TEMOS...

No Icó, lamentavelmente, tudo pode.

Dirigir sem carteira. Andar na contramão. Dirigir embriagado. Estacionar no meio da rua. Cruzar o sinal vermelho. Veículo sem licenciamento e sem anotações de placas. Menores pilotando motos e automóveis. Sem uso do capacete obrigatório. Passar de moto por cima das praças.

E por aí vai...é uma cidade realmente sem lei.

E o pior, ainda procuram os meios de comunicação, para denunciar o Patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal – PRF, que ao abordar referido cidadão com algumas dessas características em referência, aplicando-lhe corretamente uma multa, eis que a culpa é do político.

“É um absurdo. Só porque não tenho carteira de habilitação; só porque o carro está atrasado cinco anos; só porque estava levando trinta pessoas em cima do carro, ai vem um guarda e me multa. Só no Icó isso acontece”, teria dito o irresiginado homem.

Prefiro nem comentar.

PRESIDENTA DILMA RECEBE GOVERNADORES MARCELO DEDA E DOMINGOS FILHO, EM BRASÍLIA.

A parceria entre os nove estados da região Nordeste e o governo federal deve continuar nos próximos quatro anos.

A aposta é do governador de Sergipe, Marcelo Déda, após ser recebido em audiência pela presidenta Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (26/01), no Palácio do Planalto. Marcelo Déda se fez acompanhar pelo governador em exercício do Ceará, Domingos Gomes de Aguiar Filho. No encontro, o governador também fez um convite para que a presidenta Dilma participe do Fórum de Governadores do Nordeste, a ser realizado no dia 21 de fevereiro, em Aracaju, capital sergipana.

O governador explicou que este fórum serve como espaço de debates para estabelecer uma agenda comum e até para diminuir divergências de ordem partidária. Segundo Déda, trata-se de um momento importante para discutir de que maneira a região se apresentará como prioridade na agenda do governo".

Postado por Opinion.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AQUI E ACOLÁ!

Li no blog Icó é Notícia, no espaço cedido ao mural, críticas do engenheiro Cleyton Vilarouca, a quem respeitamos profundamente e tem maior apreço por nossa família, ao mandato desempenhado por Domingos Filho (PMDB), relacionado ao Icó.

Estranhamente, “ele” como cidadão icoense, cobra mais presença do político em nossa urbe.

Registre-se, que a “presença” no sentido amplo da palavra, apresenta-se nesse tocante, apenas como simpático aqueles que o vêem.

Um trabalho, um mandato político-partidário, não se faz com tapinhas nas costas, sorrisos abertos e apertos de mãos.

Ademais, a votação de Domingos Filho em Icó, em que pese o esforço e a vontade de servir, nunca o encorajou para se fazer presente sempre de corpo, de matéria, como se percebe na crítica distante.

Apenas por amor ao debate, Domingos Filho sempre esteve vinculado, imbricado de tal maneira para defender o Icó, aonde ele precisa: na Assembléia e no Governo do Estado.

Quanto aparecer na cidade, nos últimos 20 (vinte) anos, sempre nos prestigiou, repita-se, apesar do pouco reconhecimento das urnas. A família Nunes e povo sabem disso.

Igualmente, Deputado Estadual, com todo respeito, é vereador melhorado, apenas postula, requer, não faz obras nem constrói mudanças.

Mesmo assim, comparecia as datas mais importantes da municipalidade. A festa do Senhor do Bonfim, sempre o fez constante, pelos laços familiares aqui fincados; pela primeira vez esteve ausente, haja vista sua posse como vice-governador do Estado, no mesmo dia de nossa tradicional procissão.

Política é paixão é ódio. Veja que o querido amigo Cleyton, que chama Jaime Júnior de “líder”, que os discursos e os olhos enxergam apenas o que as pessoas, dentro do seu íntimo, desejam.

Jaime Júnior, após as eleições, ao invés de vir abraçar o seu povo pela excelente votação, foi-se com toda família, para umas merecidas férias nos Estados Unidos. Trinta dias de sombra e água fresca, mesmo diante da derrota das urnas.

Em dezembro último, de novo o seu líder foi-se com toda família, para Copacabana, no Rio de Janeiro, curtir as suas praias insolaradas.

Cleyton estamos chegando fevereiro de 2011. Nenhuma visita do ex-prefeito Jaime Júnior ao Icó, nem em participações nos eventos mais importantes da cidade. Este sim, você deveria cobrar presença constante. Ou até mesmo, morar em Icó, sentir de perto nossas dificuldades para o enfrentamento das sugestões e respostas que se desejam.

Quem é filho do Icó, quem ama seu povo, não perde a festa do Senhor do Bonfim. Está incutida na nossa alma icoense, nos nossos sonhos, na nossa história e na nossa tradição.

Mas isso, talvez sua “paixão” política não o deixe enxergar.

Seja feliz...assim mesmo!

INCRÍVEL: FAZ FRIO EM ICÓ.

VEJA O ICÓ ACORDANDO. NAS ÚLTIMAS SEMANAS, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, FAZ FRIO EM ICÓ. CHOVE EM TODO MUNICÍPIO.
(FOTO: ARTHUR ANDRADE).

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

OAB CONVIDA.

Por iniciativa do advogado Kerginaldo Cândido Pereira, a subseção da OAB\Iguatu, convida todos os advogados do município de Icó, bem como os que militam nessa comarca, para uma importante reunião, que se realizará no próximo dia 27 de janeiro de 2011, às 18h, no restaurante Piovanni.

A pauta é a situação funcional do Poder Judiciário em Icó.

TREMEEEEIE MARCOS NUNES!

Faltando um ano e seis meses da data da convenção municipal partidária que escolherá, em cada recanto da federação, os seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, os movimentos começam a se iniciar, nos bastidores, em Icó.

O radialista Rubens Brasil, líder de audiência ao meio dia no espaço da Brasil-FM, confidenciou aos mais chegados que irá colocar seu nome a disposição do Partido Verde (PV), como opção ao executivo icoense.

“Irei aumentar as críticas a administração municipal no rádio. Vou consolidar meu nome como líder das oposições”, teria dito Brasil, segundo a fonte.

OUTROS NOMES...

O Partido dos Trabalhadores – PT, através de seu diretório municipal, também resolveu, após longos anos de espera, lançar seu candidato próprio à prefeitura de Icó em 2012.

A última vez que o PT de Icó registrou candidato foi em 1988, tendo o jornalista e ex-vereador Júnior Abreu, como opção, à época.

Em 2012, a agremiação decidiu que irá manter sua candidatura, com sua ideologia e ideias próprias. Já recebeu, inclusive, o apoiamento do senador José Pimentel (PT) e do Deputado Federal José Guimarães (PT), para a empreitada futura.

O correto e respeitado advogado Kerginaldo Cândido e o professor Cícero Soares, já colocaram os seus nomes a disposição do PT\Icó.

“Se Jaime Júnior deixar o DEM, quem sabe, ofereceremos a vice a ele”, desdenhou o advogado Kerginaldo Cândido.

DEM.

O Democratas também se enfeita para o pleito de 2012. O vereador Ítalo da Paz, agora na oposição, e o bancário Diassis Pereira, também prometem engrossar as fileiras do partido, para fazerem bonito no executivo e legislativo.

SITUAÇÃO.

O prefeito de Icó, Marcos Nunes (PMDB), mostra-se distante da discussão. Promete que é hora de trabalhar e que as eleições devem ocorrer no momento certo.

“Vamos mostrar o que fizemos, em julho de 2012, provar que temos apoio estadual e nacional para melhorar o Icó cada vez mais”, disse Marcos Nunes.

Quanto à chapa, ele deixa claro que a dupla com Charles Peixoto de vice-prefeito, será mantida.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

IGUATU: 158 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.

Quem aniversaria hoje, 25 de janeiro, é o progressista município de Iguatu (CE).

São 158 anos de emancipação política.

Um dia afirmei, neste espaço, que "ninguém vence o trabalho".

Assim é Iguatu.

Assim é sua extraordinária gente.

Assim é o prefeito Agenor Neto, que de forma responsável, inteligente, honesta, capaz e, principalmente, buscando para suas mãos todas as responsabilidades possíveis, doravante sua assunção ao mandato de gestor iguatuense, as coisas nunca foram às mesmas.

Tem vencido praticamente todos os desafios; embora, uma meia dúzia insista em querer tumultuar o que vem dando certo e recebendo os aplausos da sociedade. Mas, isto, já é também página virada. O Iguatu, com Agenor Neto, que o digam as urnas, também já venceu este obstáculo.

O que vem depois politicamente falando, a população inteligente, já deu a resposta: a lata do lixo.

Trabalhando diuturnamente. Pensando plural, estudando cada recanto da municipalidade, “ele” conseguiu com sua valorosa equipe, como num passe de mágica, colocar a máquina administrativa para funcionar, em todas as suas funções e temáticas, com a celeridade e qualidade dos serviços públicos, postos a disposição à população.

Iguatu cresceu. Ganhou espaço estadual e nacional. Projetos pioneiros, interessantes, na educação, no social, na infraestrutura, na infância e na juventude, no turismo, na saúde, no desenvolvimento sustentável.

Iguatu virou a capital do Salgado e do Centro-Sul do Estado do Ceará. Todos agradecem o seu crescimento com qualidade e juízo.

Porém, faz-se necessário, deixar registrado nessa passagem de aniversário de Iguatu, que além de todas as mudanças vistas naturalmente, por quem conheceu o Iguatu ontem e lhe observa atualmente, foi o resgate da auto-estima de seu povo.

Ninguém tem dúvida que a confirmação da auto-estima iguatuense, foi o maior projeto de Agenor Neto realizado, embora tantos outros importantes tenham sido implantados no decorrer dos últimos sete anos.

Foi seu sonho posto em prática. Foi seu amor por Iguatu e por sua gente. É andar nas ruas. É ser querido. É ser cumprimentado, abraçado. Incentivado a trabalhar ainda mais.

Conversar com as pessoas. Ouvir as pessoas. Ser reconhecido pelo trabalho é um regozijo pessoal que qualquer líder e detentor de mandato deveria buscar.

Para quem tem o privilégio de conhecer de perto este “cenário da vida real", não poderia deixar de parabenizar Iguatu, por tudo isto e muito mais que ainda vai acontecer nos próximos anos.

Afinal, ninguém vence o trabalho.

Parabéns IGUATU!


domingo, 23 de janeiro de 2011

ÁGUA DE QUALIDADE EM ICÓ.

O Diretor-Administrativo do Sistema de Água e Esgoto – SAAE, do Município de Icó – Ceará, Sr. Daniel Sidney, enviou para este blog (via-email), o resultado final de dois laboratórios (laudos), acerca da qualidade de água servida aos nossos munícipes.

Um dos laudos técnicos é assinado por importante laboratório do Estado do Ceará, sediado em Fortaleza, na Rua José Lourenço.

O outro laudo é subscrito pelo laboratório do SAAE, em Icó, datado do dia 20 de janeiro de 2011, que merece crédito, haja vista que os químicos são concursados desde à época que o órgão tinha outra gerência e não era tão municipalizado quanto hoje, politicamente falando.

Li os dois laudos. Mas, não consegui colar neste canto de página. Por iniciativa própria, encaminhe-os para o Icó é Notícia; Blog do Voltaire; Brasil-Fm, e outros meios de tamanha importância para o nosso Icó.

Segunda-feira garante o diretor do SAAE, que irá encaminhar o resultado ao ministério público local e as instituições civis icoenses.

Fica o registro!





ENCERRAM-SE HOJE, EM LIMA-CAMPOS, NOVENÁRIOS DE SÃO SEBASTIÃO.

Encerram-se hoje em Lima-Campos, maior distrito do Município de Icó (CE), as homenagens e festividades religiosas em louvor a São Sebastião.

A tradicional procissão ocorre às 17h.

Forte queima de fogos anuncia o final de vários dias de louvor, novenas, homenagens, pagamento de promessas e muita fé dos populares.

OBSERVAÇÃO: PARA NÃO GERAR UMA CRISE INSTITUCIONAL COM A OPOSIÇÃO, GOSTARIA DE PEDIR AO PREFEITO MARCOS NUNES, QUE SE ABSTIVESSE DE FALAR AO FINAL DAS FESTIVIDADES DE SÃO SEBASTIÃO, POIS, CASO CONTRÁRIO, A ONU, ROMA, O CONGRESSO NACIONAL, TODOS SERÃO ACIONADOS. PENSE NUMA CRISE MUNDIAL. QUEM AVISA AMIGO É.

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE DESTE DOMINGO (23\01).(CADERNO DE NEGÓCIOS).

EM ICÓ.

Atendimento precário motivou ação judicial.

Está nas mãos do juiz Luiz Carlos Saraiva Guerra, da Vara Única, da comarca da cidade de Icó, uma ação civil pública contra a operadora TIM Nordeste Celular. A demanda judicial foi ingressada pelo Ministério Público Estadual (MPE), em decorrência da precariedade do serviço de telefonia móvel. O representante do MPE, Luciano Tonet, disse que aguarda uma decisão da Justiça local e que o problema persiste, apesar de ter ocorrido alguma melhoria. "Antes, não se conseguia fazer uma ligação entre 18 e 22 horas", frisou. "A falta de sinal persistia por algumas horas".

Na ação civil pública, o MPE solicita da justiça um prazo de 30 dias para que a empresa amplie o projeto técnico para melhoria da qualidade do serviço aos clientes. Em caso de descumprimento, foi pedida a aplicação de multa diária de R$ 10 mil.

O presidente da Subseção da OAB, na região Centro-Sul, Fabrício Moreira, considera um absurdo o descaso da operadora com os clientes. "Esse é um problema que se arrasta há dois anos, sem uma solução por parte da empresa", disse.

(POR HONÓRIO BARBOSA - REPÓRTER).

Convite: 1ª Conferência Estadual da OAB/CE‏.

sábado, 22 de janeiro de 2011

DEU NO PORTAL CEARÁ AGORA.

MANUTENÇÃO DA BR-116 EM ICÓ SOMENTE APÓS PERÍODO CHUVOSO, DIZ DNIT.

Por: Luciano Augusto.

Motoristas que trafegam diariamente através do trecho da BR-116, entre os municípios de Jaguaribe à Icó, reclamam das péssimas condições das rodovias.

"Um trecho equivalente a 60km, que tem causado danos aos veículos, acidentes, demora de percurso, além de muitos animais soltos a beira da pista", ressalta o advogado Fabrício Moreira da Costa, presidente em exercício da OAB/Iguatu-Ceará.

Nesta quinta-feira (20) o jornal Alerta Geral conversou com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), engenheiro José Abner Oliveira.

Segundo ele, as obras no trecho serão iniciadas após o término do período chuvoso.

FORA DO “AR”.

Estivemos alguns dias fora do “ar”, igual a Tim Celular em Icó.
Mas, após algumas reclamações de praxe, estamos de volta.

Na verdade, houve problemas em nossa hospedagem na internet; todavia, pela competência de Raffael Nojosa, o possível defeito já foi solucionado.

Um abraço!
Obrigado pela leitura constante.

Para onde caminha a oposição em Icó? *

Repercutiu no meio político durante essa terça-feira (19/01), artigo de nossa lavra, refletindo os passos da atual oposição política em Icó (CE), haja vista que passados dois anos da má gestão Marcos Nunes (PMDB), até os dias atuais ninguém se posta, na verdade, como líder para enfrentar os “Nunes e Cia”.

Que a administração vai muito ruim, ninguém tem dúvida alguma; porém, para enfrentar qualquer disputa nas urnas, fatos já agendados para 2012 próximo, “alguém” deveria conduzir a bandeira, seja no embate partidário, seja com propostas, coragem e, principalmente, sentimento de confiança popular.

Nas últimas eleições, o então vice-prefeito Jaime Júnior (DEM), que já pertenceu a todos os grupos políticos da cidade, resolveu romper de uma única vez com os caciques da política local e, de repente, virou líder, foi às urnas e conseguiu excelente votação. O problema foi o caminho depois das urnas abertas naquele pleito eleitoral. Aliás, não houve caminho algum. Jaime Júnior não soube conservar consigo os aliados, nem buscou novos apoios. Resultado: está só no desejo de voltar ao Palácio da Alforria.

Todos sabem, que para chegar ao poder, os candidatos têm que formar um verdadeiro cinturão de lideranças, aliados, amigos, e o povo. Jaime Júnior conseguiu tudo isso e perdeu tudo isso. Veja, que os tempos são outros. Na época, ele saia duma administração de apenas 8 (oito) meses, mas de pleno sucesso. O tempo tem passado e já nos chega novas eleições. Existem fatos novos?

Quem vai conduzir a oposição em Icó?

Jaime Júnior foi-se para Fortaleza. Não demonstra muita disposição para liderar quem seja. Parece que seu nome é muito mais lembrado por ser contra os “Nunes”, do que projeto de governo, já que o discurso até agora é muito de “ordem pessoal”. Está distante do povo e das lideranças.

O advogado Fabrício Moreira, que bateu muito forte nos “Nunes” nos últimos dois anos, por orientação de seu primo, atual Vice-Governador do Estado, Domingos Filho (PMDB), saiu da “cena” política. Calou-se. Encontra-se sem filiação partidária. Não participa mais da oposição. Embora, também, não se mostre na situação, já que não assumiu nenhum cargo, emprego, nem aparece em qualquer evento da Prefeitura de Icó.

Rubens Brasil (PV), nosso mais importante radialista e homem da imprensa icoense, tem se notabilizado bastante na oposição, num trabalho que chega às vezes a ser cansativo, perigoso, mas sem uma definição “se vai ou não vai”. Brasil já é conhecido e respeitado pelo povo, o problema é que sua estratégia não tem sido inteligente, prática, posto que já colocou seu nome para ser votado em duas oportunidades e não se saiu bem. Moacir Brasil, seu irmão, também já foi duas vezes para as urnas, mas sem sucesso eleitoral algum. Comenta-se que o jovem e futuro advogado, Victor Brasil, será o novo candidato da família. Simpático e leve será a vez dos Brasil empolgar e conseguir, enfim, uma cadeira no legislativo ou executivo icoense.

Os jovens que fazem o “PORTAL ICÓ É NOTÍCIA”, cheios de ideais e atitudes, criaram a “AMICÓ”, e também se colocam para a discussão responsável e por amor a terra. Vamos esperar que esse projeto se multiplique, cresça com a disposição de colocar nomes também a disposição de nossos conterrâneos.

Veja que os nomes são poucos, ao passo que não surge nada de novo e importante para “chocar” a opinião pública e ressurgir o desejo de mudanças presentes em cada sentimento icoense.

Como seria bom que centenas de novos nomes fossem colocados para o Icó como candidatos a vereador, a prefeito, a vice-prefeito, até porque nas eleições de 2012, devido à “ficha limpa”, muitos candidatos já estarão fora da disputa.

Hoje, por exemplo, dois terços dos nomes que compõe a Câmara de Vereadores, não poderão ser candidatos. Estão mais sujos que poleiro de galinha, basta vê o site do Tribunal de Justiça do Ceará. Os nomes importantes para a Prefeitura de Icó, também alguns, estão na lista dos “sujos” da lei 135/2010.

É uma questão de tempo. Pelo visto as mudanças que tanto se deseja, vai ser iniciada a força, já que alguns dos péssimos políticos do Icó sequer poderão ser candidatos em 2012.

____________________
* Artigo escrito pelo jornalista Voltaire Xavier e publicado em seu blog

DOMINGOS FILHO É O NOVO GOVERNADOR DO CEARÁ.

O atual vice-governador, Domingos Filho (PMDB), casado com nossa conterrânea Patrícia Aguiar Costa, secretária de turismo licenciada de Fortaleza (Ce) e ex-prefeita de Tauá por duas vezes, assume nessa sexta-feira (21\01), por um período de 30 (trinta) dias, a titularidade do Governo do Estado do Ceará.

Sua posse oficial, marcada para as 8h de amanhã, no novo Palácio da Abolição, promete ser discreta e de cunho eminentemente institucional.

“Serei um parceiro responsável, discreto, e inteiramente convergente com os projetos postos em prática no presente e para o futuro de nosso Governador Cid Gomes”, descreveu para a imprensa na tarde de ontem Domingos Filho.

ICÓ.

Domingos Filho é neto do saudoso Chico Moreira, que durantes anos, ao lado do meu avô Raimundo Roberto, compartilharam as histórias mais marcantes do comércio icoense. Filho primogênito da professora Mônica Moreira, que já na mocidade, casou-se com o médico Domingos Aguiar.

Domingos Aguiar, pai de Domingos Filho, era médico da antiga Fundação Nacional de Saúde, que se chamava SESP, em Icó. Do Icó, Dr. Domingos Aguiar foi morar em sua cidade natal Tauá, no sertão do Inhamuns, aonde foi prefeito duas vezes, depois superintendente da FUSEC e IPEC, do Estado do Ceará.

Dessa tradição política, veio depois Patrícia, sua nora e, seu filho, Domingos Filho, que foi Deputado Estadual quatro vezes e agora Vice-Governador do Ceará. Marco Aurélio, outro filho do casal Mônica e Domingos Aguiar, está no seu sétimo mandado de vereador em Tauá, sempre obtendo a maior votação daquele município.

Nas últimas eleições, outro Domingos, dessa feita Domingos Neto (PSB), um jovem de 22 anos, torna-se o Deputado Federal mais votado do Estado.

Espera-se, independente de qualquer composição política que “os Domingos” tenham feito em nossa terra, que nesse período de quatro anos de parceria com Cid Gomes, Icó seja visto com mais carinho, ternura, com mais obras, empregos, e desenvolvimento sustentável.

Vamos aguardar!

(DO BLOG DO VOLTAIRE XAVIER\JORNALISTA).

QUEM É O DONO DA VERDADE?


Na última semana, os meios de comunicação do Icó (Ce), fizeram uma campanha enorme, acerca da situação da saúde pública em nosso município.

Foi feito um abaixo-assinado e entregue ao Órgão Ministerial local. Registro que assinei como tantos outros icoenses que buscam melhores condições dos serviços públicos.

Os vereadores, da oposição, segundo o Dr. Luciano Tonet, Promotor de Justiça, alegaram, entre outros fatos:

1. Que não existia médico no hospital regional;

2. Que não existia soro no hospital regional;

3. Que não existia remédios no hospital regional;

4. Que a água do Rio Salgado, que está abastecendo o Município, encontra-se poluída;

5. Que tinha sangue vencido no hospital regional.

Semana pretérita, os dois promotores de Icó, visitaram in loco o hospital Regional de Icó e puderam levantar a verdade dos fatos.

Em pronunciamento na Rádio Brasil-FM, nessa quinta-feira (20\01), o próprio promotor Dr. Luciano Tonet, assegurou que as informações eram equivocadas, para não usar o termo “mentirosas”.
Os promotores não deixaram o movimento se transformar em "ato" partidário. De ambos os lados.

Levantou-se, doravante, que o regional necessita de melhor limpeza, bem como em relação ao Raio-X que continua quebrado.

Quanto à água, também ficou constatado, que a informação não era correta, pois, o SAAE de Icó tem excelente laboratório. A água pode ser servida ao público sem perigo algum.

Quanto ao sangue vencido, também matéria veiculada na imprensa local, o HEMOCE e a Dra. Socorro, bioquímica do estado, afirmam ser improcedente a informação.

É preocupante a situação. Todo fuxico vira matéria. Toda matéria, mesmo sem procedência, vira notícia.

O jornalista Voltaire Xavier, em recente artigo nesse canto de página, deixou claro que na faculdade de “comunicação social”, ensina que nenhuma matéria jornalística de cunho público, que envolva maiores esclarecimentos, deve ser publicada sem ouvir o contraditório e a ampla defesa. Sem ouvir a parte reclamada, não sugere divulgação.

Caso contrário estaremos correndo o risco da verdadeira epidemia: “o tumulto da falsa informação”.

AREIA MOVEDIÇA! (TEXTO SEM FORMA E PADRÕES).

O nosso torrão, nos últimos dias, tem sido sacudido novamente pela brigalhada política partidária. Como não sou candidato a mais nada, fico bem à vontade para falar.

Deixei a polêmica de lado, fiquei restrito apenas a minha profissão. Tanto é verdade, que chamado para advogar para a câmara de vereadores, preferi agradecer o convite. Fiz apenas algumas defesas no Poder Judiciário, emiti opiniões e pareceres, a pedido do atual presidente Júnior Dantas, nesse mês de janeiro e, profissionalmente, cobrei por isso. Tudo dentro das regras de contabilidade e de direito.

Não tenho vínculo financeiro com a prefeitura do Icó. Nem terei na câmara nos meses seguintes.

Por um motivo óbvio não quero permanecer, pois, quem tem acompanhado os debates na Câmara de Vereadores e nos Rádio da cidade, que de ideológico anda a mil quilômetros de distância, pôde observar facilmente que existe apenas um interesse comum: “quem está dentro quer ficar. Quem está de fora quer entrar a qualquer custo”.

Todos amam na verdade, o Palácio da Alforria, aquele prédio amarelo que registra o nascimento do ex-governador Nogueira Acyoli, fincado na Rua Grande, onde demora os nossos casarões históricos.

Ocorre, que os passos percorridos até o momento têm conseguido apenas desmoralizar as pessoas, os homens públicos, as entidades e o “Icó” como marca de nosso berço pátrio. Engana-se, que os litígios têm como ancoradouro apenas os políticos partidários.

De compromisso e amor para com Icó “nadica de nada”, como se refere no adágio popular. Refiro-me a quase todas as partes envolvidas.

De sorte, que cumprimento o blog “Icó é Notícia”, que de forma responsável com Yuri Guedes, Victor Brasil, Ícaro Lavor e outros parceiros, tem se demonstrado com toda sua essência uma imprensa livre, plural, laica, comprometida com as temáticas mais importantes do município e fora dele. Basta lê a qualidade editorial.

No mérito desta carta, gostaria de dizer que participei nos últimos vinte anos dos debates públicos em Icó, seja como estudante, vereador, vice-prefeito, secretário municipal e advogado; todavia, na prática os interesses têm sido os mesmos das décadas referidas.

Agredi e fui muito agredido por palavras. Recebia e reagia com todas as forças possíveis. Concluo, que não vale o esforço, pois, a verdade mesmo, não é divulgada ao grande público. Afirmo que não me excluo de nada, não me arvoro de santo e nem me visto de padre ou de pastor dirigente de rebanhos. Que fique claro!

Alguns dos paladinos da moral e dos costumes, da política local, são tão sujos nos bastidores, quantos aqueles que não precisam mais se defender, porque a marca já se encontra estampada na testa. São os falsos moralistas, que apregoam uma atitude em público e confirmam na prática escondida outra totalmente divergente do que se espera.

Chegou à hora de chamar todo mundo para o debate público, dando-lhes oportunidade de defesa, ouvindo críticas e sugestões.

O Icó, não deve servir de palanque eleitoral e nem de interesses pessoais de ninguém.

Se continuar assim, todos nós teremos um só destino: “pisar em areia movediça e morrermos todos abraçados”.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DEU NA COLUNA DO JORNALISTA FERNANDO MAIA (O ESTADO).

• DIPLOMAÇÃO. O deputado estadual Neto Nunes, reeleito e até hoje não diplomado pelo TRE-CE, deverá sê-lo esta semana. Sua candidatura não teve problema. Foi eleito sem questionamentos. Daí que a Justiça Eleitoral deverá pôr seu nome na lista dos eleitos.

DEU NA COLUNA DO JORNALISTA EDILMAR NORÕES (DN).

Respeito às urnas.

Em meio a uma onda de desencontradas notícias sobre sua reeleição, o deputado estadual Neto Nunes, e na expectativa de que seja diplomada esta semana, assim declarou: "fui reeleito pelo povo cearense. Tenho consciência de que respeitei as regras eleitorais vigentes no País. Com esta nova decisão do TSE unanimemente, espero ser diplomado e assumir, sem empecilhos, o mandato que me foi confiado nas urnas".


OS ANOS 70 E A "PURPURINA" DE ICÓ EM CARTAZ NO TEATRO DA RIBEIRA NESTA SEXTA (21).

Após o sucesso da estréia do espetáculo em dezembro de 2010, e a pedidos do público icoense, entra novamente em cartaz, no palco do Teatro da Ribeira dos Icós, a peça "Purpurina", do Grupo de Theatro Arte da Ribeira.

Com roteiro de Getúlio Oliveira e direção do mesmo juntamente com Benedito "Bené" Tavares, o pano de fundo será a conturbada década de 1970 em Icó.

Na ocasião, serão conjugados os verbos revivere, rememorar e revisitar o tempo das tertúlias e serenatas, em voltada secular Icó e seus casarões, ruas e becos históricos.

Entre a opressão da Ditadura Militar no Brasil, o rock e a Jovem Guarda embalavam as vitrolas e mentes dos jovens que buscavam sua identidade. A peça será apresentada na sexta-feira (21), com reapresentação no sábado (22).

PONTOS DE ICÓ - Dentre os pontos de concentração da juventude icoense da época, o público poderá (re) ver a Praça Marcial Teixeira Pequeno e as ruas com sobrados e casarões.Juntamente com eles, a mística sombra dos pés de tamarindo da Rua Desembargador José Bastos, além do próprio Teatro municipal e o quiosque de Genebaldo, local por onde passava a juventude e suas paqueras.

Imerso nestas peculiaridades, que incluíam os pulos nos arcos da Ponte Piquet Carneiro, sob o Rio Salgado, será revelado a deusa daquele momento, que se chamava Purpurina.

A peça "Purpurina" tem figurino de Naylê Cidrão, cenário de época elaborado por Naylê Cidrão, Biro Biro e Fábio, além dos músicos Pedro Alex, Marcondes Reis, Jonathas e Bruno Kaoss e elenco formado pelos artistas Wellington Silva, Iolanda Oliveira, Bethoven Cavalcante, Davina Fernandes José Santana, "Bené" Tavares, Francineide Silva, Rafael Diego, Cícero Alexandre, Jucicleide Aldina, Eula Paula e Laiany Brenda.

Local: Teatro da Ribeira dos Icós (Rua 7 de Setembro, s/n - Largo do Théberge).

Data: 21 e 22 de janeiro.
Horário: 19h.
Entrada: R$ 5,00.

Atenciosamente,
Yuri Guedes de Lavor.
Jornalista responsável MTE 295/2010/PB.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DENGUE. Anastácio Queiroz alerta para lotação de hospitais de urgência.

O Ceará ocupa a lista dos estados que podem sofrer uma epidemia de dengue nos próximos meses. O alerta foi dado pelo Ministério da Saúde, que cobrou ações efetivas das secretarias estaduais e municipais no combate à proliferação do mosquito transmissor. Mas Fortaleza e cidades do interior também enfrentam outro problema: faltam leitos para corresponder à demanda.

O diretor do Hospital São José, médico infectologista Anastácio Queiroz, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, afirmou que um surto da doença poderia complicar a situação do Sistema Único de Saúde (SUS), já sobrecarregado e carente de hospitais de urgência.
Hoje, o SUS já está sobrecarregado. (...) A grande questão é que muitos hospitais não tem serviço de urgência.

Consequentemente, eles não participarão deste atendimento, porque só os hospitais que tem 'porta aberta', são aqueles que tem urgência e emergência, poderão assistir as pessoas", disse.

O ex-secretário de Saúde do Estado também avisa que a "dengue hemorrágica se apresenta de maneira muito grave, o que leva uma necessidade de um atendimento pronto e qualificado e muitas vezes essa gravidade pode não ser observada".

(PORTAL CEARÁ AGORA).


EM ICÓ.

Em Icó, um grande surto de DENGUE, já é constatado na sede do município. Hoje, pela manhã, irresignados com falta de prestação de saúde de qualidade para seus munícipes, vários advogados icoenses apresentaram ao ministério público local, um abaixo-assinado provocando-o para uma tomada de posição.

“Não se trata de questão político-partidário. É uma questão de saúde pública; a nossa reclamação é justa e responsável”, disse Dr. Kleber Colares, advogado.


COMUNICADO.

Comunicamos aos nossos constituintes, e a quem interessar possa, que o ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA, encontra-se em novo endereço:

- RUA DESEMBAGADOR JOSÉ BASTOS NO. 91, CENTRO HISTÓRICO, ICÓ – CEARÁ.

Fonefax: (88) 3561.1235.

Atenciosamente,

Djaceli Amâncio da Silva (Careca).

NOTA DE FALECIMENTO.


Faleceu hoje, em Fortaleza (CE), vítima de parada cardíaca, o Sr. Manoel José de Lima, genitor do presidente licenciado da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Iguatu (CE), Dr. Romualdo José de Lima.

O velório ocorrerá durante todo o dia de hoje em Iguatu, na residência do falecido, com enterro agendado para esta terça-feira, pela manhã.

Em nome da OAB, de seus funcionários e colegas advogados, emprestamos ao nosso colega e presidente Dr. Romualdo José de Lima, a nossa incondicional solidariedade, certo que o mestre Jesus de Nazaré saberá confortar a família e seus amigos.

PS: avisamos aos interessados, que a sede da OAB\Iguatu, permanecerá fechada por todo o dia (segunda-feira) e, que os compromissos assumidos para esta data, serão remarcados.

PROGRAMA “RAIO” DA POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ TAMBÉM PARA O INTERIOR.

No último sábado, como presidente interino da OAB\Subsecção de Iguatu (CE), fui convocado para conferir palestra sobre “segurança pública”, em debate no IV encontro estadual de Jornalistas e Radialistas do interior do Estado do Ceará, no município de Jucás.

Foram abordados, entre outros assuntos, ‘meio ambiente, segurança pública, serviço público, ampliação do aeroporto de Iguatu, liberdade de imprensa, comunicação social, rádio, TV e jornal, et cétera’.

Quanto à segurança pública de nosso Estado, registrei satisfação pioneira do Governador CID GOMES, quanto à convocação do atuante Coronel Francisco BEZERRA, para assunção ao posto de Secretário Estadual de Segurança Pública e Cidadania, haja vista que “ele” é formado em academia cearense, aonde conhece o desenvolvimento policial (da tropa), os municípios cearenses e suas dificuldades, podendo, pois, animar os ciosos servidores para melhor prestação de serviços a coletividade.

Entendo que mesmo sendo atribuição apenas do Governo do Estado – a segurança -, poderia ser feita parceria com todas as prefeituras do Ceará, para implantação do programa PRÓ-CIDADANIA e GUARDAS MUNICIPAIS. “Eles, mesmo sem serem policias armadas, seriam os olhos da segurança pública, comunicando, com celeridade, os fatos comuns aos nossos policiais civis e militares”.

Quanto ao fechamento das divisas de Estado, eis que já surge resultado, pois, “prenderam dois meliantes, semana pretérita, entre Cajazeiras (PB) e o Icó (CE), com dois fuzis e muita munição”.

O PROGRAMA RONDA DO QUARTEIRÃO, foi definido no debate, como extraordinário projeto, pois, além da presença constante, os desafios assumidos, vêm gerando expectativa de segurança a população.

Finalmente, dentre outros questionamentos, sugerimos enquanto proposta, a ampliação do PROGRAMA RAIO DE MOTOCICLETAS, da Polícia Militar, ao interior do Ceará.

É POSSÍVEL?

Quando foi implantado o Ronda do Quarteirão, este chegou inicialmente, apenas a capital Fortaleza (CE). Devido a grandes questionamentos dos cidadãos dos sertões do Ceará, o programa hoje já existe em várias cidades de grande e médio porte do Estado.

Então, entendemos que o RAIO também pode chegar no interior.

O QUE É O RAIO DA POLÍCIA MILITAR?

Os PMs da Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) atuam em grupo de quatro motocicletas e com armas de grosso calibre.

Todos os dias 6 (seis) equipes de policiais militares reforçam o policiamento da capital, em situações de média complexidade, em locais de difícil acesso e na abordagem de indivíduos suspeitos caminhando em locais inóspitos ou conduzindo bicicletas, mobiletes e motos.

O RAIO, criado em 12 de março de 2004, atua, principalmente, no combate ao porte ilegal de armas de fogo, no consumo e no tráfico de drogas em diversos bairros da cidade.

A atuação do grupo é determinada através do mapeamento e da análise de criminalidade em alguns bairros, cruzamentos, prédios abandonados da cidade determinadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS).

O Grupo Raio trouxe à Polícia Militar do Ceará mais mobilidade e flexibilidade no combate ao crime. Já que muitos assaltantes preferem as motos, como principal veículo de fuga. Uma viatura auxilia na condução de presos no momento do flagrante.

PRESENÇA NO ENCONTRO.

Radialistas e jornalistas icoenses se fizeram presentes no encontro de Jucás.
Ei-los:
Rubens Brasil (Brasil-FM); Victor Luis (Brasil-FM); Yuri Guedes (Icó é Notícia); Nélio Miranda (Brasil-FM); Richard Lopes (Papagaio-FM); Valdir Batista (Papagaio-FM); Wilton Menezes (Jornal Folha do Salgado); Deusemar de Oliveira (Papagaio-FM).

FOTO HISTÓRICA: JORNALISTAS E RADIALISTAS DO INTERIOR EM JUCÁS.


DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE DE HOJE. (CADERNO REGIONAL).

ENCONTRO REÚNE EM JUCÁS CORRESPONDENTES DO INTERIOR.

Jucás. Dezenas de radialistas e jornalistas das regiões Centro-Sul, Cariri e Inhamuns participaram do IV Encontro Estadual de Jornalistas e Radialistas do Ceará, realizado, neste fim de semana, nesta cidade, no Pólo de Lazer Cely Correia.

O evento foi promovido pela Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji) e pelo Sindicato dos Correspondentes de Rádios, Jornais e TVs do Estado do Ceará (Sincorce).

A comunicação no Interior, a falta de segurança pública e preservação ao meio ambiente foram temas debatidos durante o encontro.

O presidente interino da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da região Centro-Sul, Fabrício Moreira, mostrou que apesar dos esforços do governo, houve um aumento da violência, com crescente onda de assaltos a bancos, correios, casas lotéricas e roubos nas cidades do Interior.

"É preciso ampliar o policiamento ostensivo e melhorar o serviço de inteligência da Polícia Militar", disse.

Moreira criticou a concentração de policiais militares nos corredores bancários, no Centro das cidades, e a ausência nos bairros das periferias. "Os bancos é que têm de custear a segurança de seus estabelecimentos", defendeu.


Elogiou a implantação do programa Ronda do Quarteirão e reivindicou a ampliação do projeto Raio nas cidades do Interior.


O coordenador executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns, Jorge Moura, falou sobre sustentabilidade ambiental e demonstrou que há um conceito errôneo de que o progresso não pode ocorrer com a preservação do meio ambiente.

"É possível obtermos desenvolvimento sem destruir a natureza", frisou.

"Infelizmente, muitas pessoas e autoridades ainda pensam de modo equivocado". A experiência acerca do pacto ambiental, em andamento na região dos Inhamuns e no sertão de Crateús, foi esplanada por Moura.

A construção de um aeroporto regional para região Centro-Sul foi defendida pelo presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor.


"Temos potencial e necessidade para implantação de um novo terminal", frisou.

Os presidentes da Aceji, João Ferreira, e do Sincorce, Alfredo Costa, avaliaram como positivo o encontro de Jucás.

"O nosso objetivo é promover um momento de confraternização entre os profissionais e discutir temas de interesse da coletividade", disse Costa.


Por ocasião do evento, o jornalista e correspondente do Diário do Nordeste, Honório Barbosa, o colaborador, Richard Lopes, e o diretor geral de programação da TV Verdes Mares, Edilmar Norões, foram homenageados com a entrega de diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados ao jornalismo no interior.

O próximo encontro da categoria será realizado na cidade de Barroquinha, região Norte do Ceará.


MAIS INFORMAÇÕES:

Associação Cearense de Jornalistas do Interior: (85) 3231. 5531 e (85) 8764. 5567.

E-mail: aceji.jornalistas@gmail.com

domingo, 16 de janeiro de 2011

FILME RETRATA ROTA DO CHARQUE EM ICÓ.

O boi como colonizador do sertão. Animal criado solto na Caatinga permitiu a incursão de populações sertão adentro, que se instalariam próximas aos rios, principal referência num ambiente desconhecido e sujeito a estiagens.


No século XVIII, uma técnica de salga e secagem da carne e do couro do boi permitiu que a capitania do Ceará desenvolvesse sua primeira atividade econômica de relevo: as oficinas de charque.

A trajetória econômica e social das charqueadas, que forjou no Ceará o que Capistrano de Abreu chamaria de “civilização do couro”, é o tema do documentário “Charqueadas: ensaio à história das rotas e fábricas de carnes do Ceará”, do jornalista Roberto Bomfim. A equipe de 22 pessoas segue para Icó, a fim de refazer uma das principais rotas do charque, seguindo a rota dos Rios Salgado e Jaguaribe.

Roteiro.

Após pesquisar obras históricas que tratassem do tema, Roberto Bomfim gravou depoimentos junto a nomes como Valdelice Girão, Francisco Pinheiro (atual titular da Secretaria da Cultura), Juarez Leitão, entre outros. As filmagens foram iniciadas na última sexta e devem se estender pelos próximos 15 dias.

“Queremos sentir como era a vida daqueles vaqueiros. Por isso faremos parte do trajeto em cavalos. Vamos dormir em barracas nas fazendas e seguir caminho nas estradas abertas pelos vaqueiros do século XVIII”, afirma o documentarista.

O ponto final das gravações é o encontro do Rio Jaguaribe com o mar. Era na Vila de Santa Cruz de Aracati que funcionava o principal porto, de onde o charque seguia para Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio de Janeiro. O couro era exportado para a Europa.

A produção tem orçamento de R$ 160 mil, financiada pelo Edital Mecenas do Ceará, da Secult, e com patrocínio da Coelce. A ideia é fazer um vídeo-documentário de 50 minutos, a ser lançado em junho e exibido nas cidades por onde a expedição passou. O jornalista também pretende publicar, no segundo semestre, um diário de bordo.

Identidade.

Pelo caminho, a equipe de filmagem também vai em busca de vaqueiros, ribeirinhos, comerciantes e memorialistas locais. Os depoimentos desses personagens servirão para compor o impacto das charqueadas no cotidiano, na economia, na relação com o ambiente e na cultura dos habitantes do interior cearense.

“Uma coisa que eu sempre busco em meus trabalhos é evidenciar um momento específico da história do Ceará. E faço isso para que os cearenses possam conhecer o Estado, porque infelizmente essa história não é contada, está se perdendo. O que eu quero é tentar mostrar esse Ceará que existiu e cresceu a partir dessa civilização do gado”, ressalta Roberto Bomfim.

O charque (carne do ceará) era exportada para Pernambuco, Maranhão, Rio de Janeiro e Bahia
Expedição15 Dias é a previsão do tempo de filmagens do documentário “Charqueadas”.

A equipe partiu de Icó e deve seguir pelas rotas dos vaqueiros margeando os Rios Salgado e Jaguaribe.

HISTÓRICO.

Auge e declínio das oficinasFortaleza.

Ela ferve nos tachos de feijão da senzala e da casa-grande. Do caldo do cozido se faz o pirão com farinha, que dá força e sustância ao tropeiro e ao vaqueiro. Num tempo de poucos gêneros de fonte proteica, a carne seca do Siará Grande tornou-se uma das bases da dieta na Colônia. Um legado de saberes e sabores que permanece até os nossos dias.

Não existe um consenso sobre quem teria trazido a técnica da charqueada ou se ela foi desenvolvida na própria capitania. O pesquisador Geraldo Nobre, no livro “As Oficinas das Carnes do Ceará” (1977), levanta a hipótese de a charqueada ter sido trazida pelos descendentes do holandês Joris Garstman, que comandava o forte dos Reis Magos (RN). Eles teriam ocupado a ribeira do Jaguaribe e de lá espalhado a técnica.

O fato é que as oficinas aqui encontraram um ambiente propício. O vento constante, a baixa umidade do ar e o acesso a fontes salinas permitiam a boa secagem do produto. Os portos eram privilegiados pela proximidade dos pontos consumidores.

Apesar de hoje ser um termo generalizado para quem trabalha com o gado, o historiador Leonardo Rolim pontua que, no século XVIII, o vaqueiro tinha uma função mais gerencial na propriedade, ainda que participasse ativamente da lida com o rebanho.

A atividade, entretanto, encontraria uma série de empecilhos por conta das oscilações do clima, que tornaram inviável a produção em larga escala. Foi por conta da seca de 1777 que o charqueeiro José Pinto Martins emigrou de Aracati para o Rio Grande do Sul, onde instalou uma oficina de carnes na freguesia de São Francisco de Paula (hoje Pelotas).

A concorrência com o produto do Sul contribuiu para o declínio da charqueada, dando lugar ao ciclo do algodão.


MAIS INFORMAÇÕES.


Documentário - “Charqueadas: ensaio à história das rotas e fábricas de carnes do Ceará”.


Direção: Roberto Bomfim.

Karoline Viana.
Repórter do Diário do Nordeste.

TEM CULTURA NO TEATRO DA RIBEIRA DOS ICÓS.

Nos dias 21 e 22 de janeiro, tem "PURPURINA" no Teatro da Ribeira dos Icós.

Venha assistir e se divertir.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

JUCÁS SEDIARÁ SÁBADO QUARTO ENCONTRO ESTADUAL DE RADIALISTAS E JORNALISTAS.

SERÁ REALIZADO NESTE SÁBADO, DIA 15, NO POLO DE LAZER DE JUCÁS, O QUARTO ENCONTRO ESTADUAL DE JORNALISTAS E RADIALISTAS, PROMOVIDO PELA ACEJI - ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE JORNALISTAS DO INTERIOR E, PELO SINCORCE - SINDICATO DOS CORRESPONDENTES DE RÁDIOS E JORNAIS E TVS DO ESTADO.

O EVANTO SERÁ REALIZADO PELA MANHÃ E TERÁ VÁRIOS TEMAS A SEREM ABORDADOS ALÉM DE PALESTRANTES.

ACERCA DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AS DROGAS, O PALESTRANTE SERÁ O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO, CORONEL BEZERRA.

JÁ O SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA DO CEARÁ, ADAIL FONTENELE, ABORDARÁ ASSUNTOS RELACIONADOS À MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO REGIONAL DO CENTRO SUL.

FALANDO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A COMUNICAÇÃO, OS PEDESTAIS SERÃO JORGE MOURA E O PROFESSOR PALÁCIO LEITE.

O ÚLTIMO TEMA DESTE ENCONTRO SERÁ COM O SECRETÁRIO DAS CIDADES, CAMILO SANTANA, SOBRE SANEAMENTO BÁSICO E DESPOLUIÇÃO DO RIO JAGUARIBE.

O PRESIDENTE INTERINO DA SUBSECCIONAL DA OAB-CE\IGUATU, ADVOGADO FABRÍCIO MOREIRA, TAMBÉM ESTARÁ PRESENTE AO ENCONTRO, REPRESENTANDO A OAB LOCAL E ESTADUAL.

VÁRIAS AUTORIDADES RECEBERÃO A COMENDA JORNALISTA DUTRA DE OLIVEIRA.

O PREFEITO HELANO FACUNDO SERÁ O ANFITRIÃO.

JORNALISTAS INTERIORANOS JÁ RECEBERAM O CONVITE E RADIALISTAS DE TODA REGIÃO CENTRO SUL DO ESTADO.

ASSUNTOS LIGADOS AO RÁDIO, TV E JORNAL TAMBÉM ENTRARÃO NA PAUTA DE DISCUSSÃO.

(RICHARD LOPES- REPÓRTER.)

DEU NO JORNAL O POVO DE HOJE.



Domingos Filho ganha mais poderes na gestão
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Politica.

Além de já estar à frente das articulações para a Mesa Diretora da Assembleia, mensagem do Executivo, que será votada hoje, dá novas funções ao vice-governador. Entre elas, acompanhar projetos especiais e questões sociais.

Domingos já tem função de articulador político do governo Cid (IGOR DE MELO).

Um vice-governador turbinado. Além das demonstrações de confiança do governador Cid Gomes (PSB), Domingos Filho terá mais poder, formalmente, que seu antecessor, Francisco Pinheiro (PT). Num pacote de mensagens encaminhado ontem à Assembleia Legislativa, há uma proposta que “define as atribuições do vice-governador”. Uma demonstração de força política do peemedebista, que, mal assumiu a vice-governadoria, já é cotado como sucessor “natural” de Cid daqui a quatro anos.

No texto encaminhado pelo Palácio Iracema, o papel do vice-governador é de, entre outras atribuições, “participar e compor colegiados e conselhos de órgãos da administração direta e indireta estaduais e federais no Ceará; coordenar a elaboração, acompanhar e avaliar a execução de projetos especiais visando a participação e mobilização social; exercer outras articulações políticas com a sociedade e suas representações sociais”.

Ao anunciar, na última quarta-feira, a “tendência” da composição de partidos na Mesa Diretora, o governador deu a senha do poder delegado a Domingos Filho. Disse que ele está à frente das negociações com as siglas, alegando que o vice tem bom trânsito entre os parlamentares.

Fim da novela.

A composição da Mesa começa a se desenhar e a novela, em torno do nome do PSB para a presidência da Assembleia, tende a ter um desfecho de hoje até segunda-feira.

Na quarta-feira, o governador adiantou a distribuição entre os partidos. O POVO já adiantou que a poderosa 1ª secretaria estaria entre os deputados Sérgio Aguiar e José Sarto, ambos do PSB.

Para a 1ª vice-presidência, destinada ao PT, está cotado o deputado Dedé Teixeira. A 2ª vice-presidência, conforme o governador, será de Tin Gomes. Mas o deputado do PHS disse que isso será definido em reunião do bloco PHS/PMN/PSL/PCdoB/ PRB/PTB, no próximo dia 22.

Do PMDB, o deputado Carlomano Marques (PMDB), disse que quem deve assumir a 2ª secretaria é o deputado Neto Nunes.

O PSDB, que pleiteia as 3ª e 4ª secretarias, já confirmadas por Cid Gomes. Osmar Baquit se retirou da disputa, abrindo caminho para Moésio Loiola e Téo Menezes.

(colaboraram Marcela Belchior e Ranne Almeida).

ENTENDA A NOTÍCIA.

Coordenar a elaboração de projetos especiais e mobilização social são algumas das “tarefas” delegadas ao vice-governador, Domingos Filho. Fica clara a intenção de Cid Gomes de dar força política ao peemedebista. Tal prestígio já vislumbra especulações acerca da sucessão ao Governo, em 2014.

Giselle Dutra - JORNALISTA.