quarta-feira, 29 de junho de 2011

HOJE É ANIVERSÁRIO DA AURINEIDE!

Quem aniversaria hoje, dia 29, é a minha esposa Aurineide Moreira, mãe de meus três filhos: Renan – Ranna e Raísa. Só para registro, a parceria completa em outubro vindouro 15 anos.

Que Deus lhe proteja sempre.

DO BLOG DO VOLTAIRE!


Notas Curtas!
# Icó Junino#

Nesta quarta (29) e quinta-feira (30), o Icó está em festa. Pela quinta vez, acontece o Icó Junino, no Kanekão Shows, com seis bandas para animar a multidão. Mala Mansa, Toca do Vale, Paredões, Skema, Cangaço e Muleka Atrevida são as atrações das duas noites. Além delas, muita comida típica, arrasta-pé e quadrilhas farão a tônica do acontecimento. A Secretaria de Cultura e Turismo está a frente do projeto, que tem ainda o apoio do Governo Federal.

# Em Iguatu (CE)

Vai iniciar a 6ª edição do Férias no Ceará. Como sempre, na região de Icó, somente a cidade de Iguatu é beneficiada com este projeto da Secretaria de Turismo do Ceará. O nosso vizinho município receberá nesta quinta-feira (30), a cantora Zélia Duncan. E até o fim do mês de julho, outras atrações devem passar pela terra de Humberto Teixeira.


# Visita Eleitoral #

O ex-prefeito de Icó Jaime Júnior (DEM) esteve em Icó nesse último fim de semana para articulações políticas visando as eleições de 2012, que já se aproxima. O que se sabe é que JJ se reuniu com algumas lideranças e propôs algumas ideias, inclusive em relação a candidatura de vice-prefeito, que vem sendo cobiçada por alguns nomes, alguns muito conhecidos do eleitorado icoense. Falta menos de um ano para a realização das convenções partidárias e muita água vai rolar na terra dos Icós, linda por natureza e abençoada pelo Senhor do Bonfim.


# 1ª Feijoada do Kangalha em Icó#

Nos dias 8 e 9 de julho, sexta-feira e sábado de Forricó, vai se realizar a 1ª Feijoada do Kangalha, no Cabana Clube de Icó. O evento ocorrerá sempre na parte da tarde e tem a assinatura da turma que faz o Kangalha aqui em Fortaleza, uma das casas de show mais importantes do Ceará. E, quando eles estão no meio, é sinal de casa cheia e de organização. Vai ser um su!!!

Domingos Filho e Agenor Neto hoje em Iguatu.

A Prefeitura Municipal de Iguatu, através do prefeito Agenor Neto (PMDB), estará inaugurando hoje no distrito de José de Alencar, um grande e moderno ginásio coberto de esportes.

O governador em Exercício do Estado do Ceará, Domingos Filho (PMDB), confirmou presença e fará parte da grande agenda e movimentos da administração para esta quarta-feira (29).

Quem também confirmou presença foi o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB).

O prefeito de Iguatu, o vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias estão convidando amigos e correligionários para recepcionar o governador Domingos Filho, às 18h30min, no aeroporto de Iguatu.

As lideranças políticas estarão seguindo em carreata do aeroporto até o distrito sede de José de Alencar.

Após a inauguração acontecerá uma grande festa dançante com a banda Skema e artistas locais.

Fonte: Blog do Lindomar Rodrigues.

terça-feira, 28 de junho de 2011

DEU NO DIÁRIO DO NORDESTE DE HOJE.



Assembléia Legislativa lançou projeto para redefinir o mapa do Ceará e impor limites para territórios sem definição.

Fortaleza. Pelo menos 48 Municípios apresentam disputas de territórios, por conta da indefinição de seus limites. Essa situação faz com que localidades deixem de receber atenção do poder público, especialmente nos aspectos sociais, além de interesses políticos interferirem na intermediação dos conflitos.

Para resolver essas pendências, a Assembléia Legislativa realizou, ontem, audiência pública para o lançamento do Projeto de Consolidação dos Limites Intermunicipais do Estado, com base no sistema de georreferenciamento. A ideia é que o projeto seja concluído em dois anos e já possam ser votados os novos limites no final de 2012.

O deputado Neto Nunes (PMDB), coordenador do projeto, explicou que a proposta nasceu da necessidade de consolidar as leis de criação de Municípios em um único documento legal. Segundo ele, a última consolidação neste sentido ocorreu em 1951, quando o Ceará possuía apenas 95 Municípios.

Parcerias.

Ele lembrou que a iniciativa surgiu do então presidente do Legislativo estadual, o ex-deputado Domingos Neto, e ganhou força na atual legislatura, quando o presidente atual da Assembléia Legislativa, Roberto Cláudio, criou a Comissão de Trilhagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios.

Ele determinou não apenas a formação de parcerias para um novo estudo, como propôs que a Casa se "mantivesse à frente para uma solução pacífica para o problema". No entanto, embora haja um consenso de que as leis de demarcação dos Municípios cearenses são antigas e fora da realidade, os primeiros pronunciamentos não apontaram para decisões puramente técnicas.

O deputado Wellington Landim defendeu a existência também de um plebiscito, considerando que em localidades como Pontal da Serra, vinculada administrativamente ao Município de Abaiara, tem uma população que recorre aos serviços sociais de Brejo Santo, distante 17 quilômetros, e que há uma ligação afetiva da comunidade com este Município do Cariri.

De acordo com o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), o projeto, formatado em 2009, consiste em convênio entre a Assembléia, o IBGE, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) para realização de levantamento da atual situação dos limites intermunicipais dentro do Estado.

Na ocasião, o chefe da Unidade do IBGE no Ceará, Francisco Lopes, explicou que a metodologia de trabalho envolverá duas etapas. Na primeira, consistirá em reuniões sistemáticas com as partes envolvidas nas indefinições territoriais, o que poderá demandar um ano, e a última etapa será para aprovação das novas demarcações.

Indefinição.

O presidente Roberto Cláudio, que não participou da sessão de lançamento do projeto, informou, no entanto, que a consolidação desse material possibilitará a elaboração de um Atlas cartográfico com as divisões político-administrativa do Estado, georreferenciado, que deverá acabar com o problema de indefinição de limites no Ceará.

Sobre o projeto, Neto Nunes citou um exemplo para mostrar como é complexa e necessária a consolidação das leis de criação das cidades num único diploma.

"Para verificarmos os limites de Pentecoste, por exemplo, é necessária a verificação das leis de criação dos Municípios de Caridade, Maranguape, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curú, Umirim, Itapagé, Tejuçuoca, Apuiarés e Paramoti, totalizando dez cidades", explicou ele. Também são parceiros do projeto a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceara (Aprece) e a União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). A comissão de parlamentares oferecerá, ainda, assessoramento técnico.

O vereador Antônio Henrique da Silva, representando a União dos Vereadores e Câmaras, questionou a possibilidade de realização de plebiscito em todos os Municípios com pendências.

Ele defendeu que somente as áreas mais críticas tenham essa atenção e que predominem os aspectos técnicos sobre a questão.

MAIS INFORMAÇÕES: Comissão de Trilhagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios- Avenida Desembargador Moreira, 2807 - Telefone: (85) 3277.2500

MARCUS PEIXOTO.
Repórter



segunda-feira, 27 de junho de 2011

DO BLOG DO VOLTAIRE!

# Registro histórico#

As últimas vezes que o município de Icó apresentou mais de duas chapas para a Prefeitura desse município foi em 1988 (Oriel Nunes, Quilon Peixoto Farias, Júnior Abreu e Getúlio Oliveira).

Além de 1992 (Quilon Peixoto Farias, Caboquinho e Aldo Monteiro), como bem lembra leitor desse canto de página, Osanir Sousa.

De lá para cá, duas chapas são sempre postas para o crivo da população icoense. Fica o registro para o bem da boa informação! Em 92, Quilon, o vencedor, teve como candidato a vice-prefeito, Chico Nunes; já Caboquinho, teve como companheiro de chapa, Fernando Nunes e Aldo Monteiro, Osanir Nunes.

Coincidência ou não, os três com o sobrenome Nunes.

Prefeitura de Iguatu divulga nova agenda de ações.

Dia 29 de junho - quarta-feira

-19h30min – Inauguração do 1º Ginásio Coberto de Iguatu
-Local: Distrito de Alencar

Dia 30 de junho – quinta-feira

-19h30min – Assinatura da ordem de serviço para a construção de creche Pró-Infância
-Local: Rua Antonio Mendonça - Bairro Brasília

Dia 01 de julho – sexta-feira

-08 às 17h – Prefeitura Com Você
-Local: Bairro Paraná

-18h – Papo Firme

-Local: Bairro Paraná
-19h30min – Assinatura de ordem de serviço para a construção da Cidade da Juventude
Local: Bairro Cohab

Dia 02 de julho – sábado

-08h – Show da rádio Liberdade em seu Bairro em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguatu
-Local: Centro de Lazer do bairro 07 de Setembro

Dia 04 de julho – segunda-feira

-08h – Abertura da Conferência Municipal de Saúde.
-Local: Escola de Música Popular Humberto Teixeira – Presença do governador em Exercício: Domingos Filho.

(FONTE: BLOG DO LINDOMAR COM PREFEITURA DE IGUATU).

70 anos depois, Dia do Vaqueiro Icoense é retomado pela Amicó‏.



"Salve o vaqueiro de Icó". A faixa com esses dizeres será novamente aberta após o ano de 1941. Este foi o último ano registrado do encontro de um dos símbolos do Nordeste e do Icó, o vaqueiro, pelas ruas icoenses. Apesar da distância de 70 anos, este foi o período que a celebração de uma das marcas da força e resistência foi deixada de lado.


O vazio de muitos anos sem o evento irá acabar. O último registro, feito pelo historiador icoense Miguel Porfírio, será revivido pela Associação Filhos e Amigos de Icó, que traz à tona este personagem histórico-cultural-econômico-social do secular município da Ribeira dos Icós. 02 de julho será realizado o I Dia do Vaqueiro Icoense.


O evento busca reforçar a identidade do Icó, que tem na figura do vaqueiro um dos pilares da construção do povoado à margem do Salgado, através da criação do gado e comercialização do charque. Posteriormente, o povoado cresceria, tornar-se-ia a terceira vila da então Província do Siará e um dos principais entrepostos regionais, antes da queda irrecuperável no cenário estadual.

PROGRAMAÇÃO - O evento será realizado no dia 02 de julho, sábado, e será realizado durante toda a manhã. A concentração dos vaqueiros será no estacionamento da Faculdade Vale do Salgado (FVS), na Rua Monsenhor Frota, 609, no Centro.

Às 9hs terá início a cavalgada, passando pelas principais ruas de Icó, como a Rua Ilídio Sampaio (Rua Grande). Logo após, a cavalgada retornará ao estacionamento da Faculdade, local onde será realizada a Missa do Vaqueiro, com a bênção dos participantes, e apresentações culturais, como aboios, declamações e improvisações. Além disso, será servido um almoço com o tradicional baião de dois com toucinho.

AMICÓ - A Associação Filhos e Amigos de Icó foi criada no ano de 2010 e propõe ações que fortaleçam a educação, cultura, saúde, agricultura, esporte, dentre outros temas importantes que tragham benefício à sociedade local.

A Amicó realizou o I Jogo Beneficente, em dezembro de 2010, na AABB de Icó, cujos alimentos foram destinados à Campanha Natal Sem Fome, da Loja Maçônica Cavalheiros da Liberdade Nº 21, de Icó.Além disso, a Associação realizou a Campanha de Conscientização do voto, nas Eleições gerais de 2010, e foi parceira na doação de sangue realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro de 2011.

O VAQUEIRO EM ICÓ - O registro mais antigo do trabalho do vaqueiro em terras icoenses é de 1719 quando, nas imediações de Icó, já haviam fazendeiros com quatro mil rezes. Da ribeira, a produção era destinada à Aracati (CE), um dos principais portos da época, além dos estados de Bahia, Pernambuco e Paraíba.

As informações são do Álbum Fotográfico de Propaganda Bilingue (Português e Italiano) de 1925, organizado no Governo do Desembargador José Moreira da Rocha.A estratégica localização do Icó, com área fronteiriça entre Rio Grande do Norte e Paraíba e às margens do Rio Salgado facilitaram o crescimento da "Princesa dos Sertões". E um dos principais motores foi o vaqueiro, com a lida diária do rebanho bovino.

FRASE DO DIA!

"TIME QUE NÃO JOGA, PERDE A TORCIDA".(ANÔNIMO).

Inaugurações de obras do Estado em Icó são adiadas para o 2° semestre.

Novo adiamento na entrega das obras do Governo do Estado em Icó. Os icoenses que esperavam as inaugurações da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) e da Policlínica ainda para o mês de junho, terão que ter paciência.

Isso porque, de acordo com o "Calendário de Eventos" do Governo, aEEEP José Walfrido Monteiro deverá ser entregue no dia 18 de agosto, uma quinta-feira. Enquanto isso, a Policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes não tem data definida no calendário, mesmo com a recente divulgação do resultado final.

INAUGURAÇÕES NA REGIÃO - No dia 28 de agosto, o governador inaugurará o Centro de Referência de Assistência Social e o Pólo de Convivência Social, ambos no vizinho município de Pereiro.

(ICÓ É NOTÍCIA COM SITE DO GOVERNO DO ESTADO).

domingo, 26 de junho de 2011

AGORA ESTOU NO TWITTER.

@FabricioMIco

ME SIGA. UM ABRAÇO!

FORRICÓ: DE 06 A 10 DE JULHO DE 2011 EM ICÓ (CEARÁ)

PROGRAMAÇÃO FORRICÓ 2011

(ICÓ CULTURAL)..

.Dia 06/07 (quarta)
• AVIÕES DO FORRÓ
• CHEIRO DE MENINA
• FORRÓ DOS PLAYS
• TOCA DO VALE
Dia 07/07 (quinta)
• GAROTA SAFADA
• FORRÓ DO MUÍDO
• FORRÓ DA CURTIÇÃO
• CAVIAR C/ RAPADURA
Dia 08/07 (sexta)
• MASTRUZ C/ LEITE
• FORRÓ SACODE
• FORRÓ BOCA A BOCA
• FORRÓ DE TAIPA
• MULECA ATREVIDA
Dia 09/07 (sábado)
• FAGNER
• LIMÃO C/ MEL
• ITALO E RENNO
PAREDÕES DO FORRÓ
Dia 10/07 (domingo)
• JOSÉ AUGUSTO
• SOLTEIRÕES DO FORRÓ
• FORRÓ REAL
• BOTA PRA MOER

TÚNEL DO TEMPO!


JOGO INESQUECÍVEL DO VERDÃO E LOURÃO.

OS HERÓIS DO PRIMEIRO CLÁSSICO.

Em Pé: Epifânio, Barbosa, Zé Arnoldo, Alberto, Dedé de Bento, Dedé Juvino, Carlos Alberto e Hélio.

Agachados: Galego da Coelce, Carlos, Andrade, Gildivan Oliveira, Neném, Zé Pereira e Nonato Bertoldo.

Há 30 anos, importantes capítulos da história do futebol Icoense foram impressos com as cores do Verdão e do Lourão.

Era chegada a hora. Verdão e Lourão, enfim, frente a frente após um ano de ferrenha rivalidade, surgia à oportunidade de se provar, de uma vez por todas, quem tinha o melhor time, qual era a maior torcida. As duas equipes, até então, cultuavam o hábito de fazer apenas amistosos contra equipes de cidades vizinhas.

À proporção que batiam adversários, Verdão e Lourão iam construindo a fama de times imbatíveis entre os desportistas da região.

Se o Verdão e Lourão não se enfrentavam, não era por falta de propostas. Convites foram feitos ora por um, ora por outro, mas sempre surgiam problemas de última hora que impediam o acerto final.

O momento – bom ou mau – pelos quais os times passavam, o menor empecilho servia de pretexto para se adiar o que todos, no íntimo, temiam, porém, aguardavam com ansiedade.

Como ambos não queriam entrar para a história na condição de perdedor número um, Verdão e Lourão correram atrás de reforços.

Enfim, chegava o grande momento, tudo pronto, o árbitro deu início à partida.

O Lourão saiu logo na frente com o gol de Zé Sarmento, mas o Verdão não sentiu a pressão do adversário e logo equilibrou o jogo e passou a dominá-lo, forçando as jogadas com Helio, pela direita, e com Gildivan, pelo meio. O Verdão logo empatou a partida com Hélio, o Lourão ao contrário do Verdão sentiu a pressão começou a errar muitos passes, mesmo assim o Verdão não soube aproveitar o nervosismo do rival e o primeiro tempo terminou empatado.

Na etapa final, o panorama foi bem diferente. O Verdão veio mais cauteloso e o Lourão, mais agressivo. A impressão de todas as pessoas era de que o placar mudaria a qualquer momento, pois quando não era o Lourão que atacava, era o Verdão que levava perigo à meta adversária.

Aos 30 minutos, finalmente, saiu o segundo gol: a defesa do Lourão deu moleza e o Hélio entrou na área e tocou na saída do goleiro Clairton Oliveira.

A torcida do Verdão explodiu de alegria. A partir daí, o Lourão tentou de todas as formas empatar a partida, mas foi só.

A torcida do Verdão não coube em si de tanta alegria. À torcida do Lourão, restava o consolo de tentar devolver a derrota no clássico seguinte. Mesmo que conseguisse, todavia, jamais mudaria o fato de que coubera ao Verdão a primeira vitória.

E, tal qual o primeiro beijo, esta jamais será esquecida.

Foto e texto enviado por: Nonato Bertoldo (professor e poeta).

(DO BLOG DO LACY).

Quadrilha junina de Icó vence etapa do Ceará Junino Centro Sul e Vale do Salgado.

(DO BLOG IGUATU NOTÍCIAS).


A quadrilha junina do DNER, do município de Icó, foi a grande campeã da etapa regional do XIII Festejo Ceará Junino, onde as quadrilhas das Regiões Centro-Sul e Vale do Salgado disputavam uma vaga para a grande final que irá acontecer em Fortaleza, no Centro Cultural Dragão do Mar. O evento regional foi realizado nos dias 22 e 23, no largo da Telha, no município de Iguatu.

PREMIAÇÃO.

Além do troféu mais disputado, o Arraiá do DNER levou para o Icó os prêmios de melhor noiva, melhor noivo e, pela segunda vez, melhor rainha. Os vencedores da região se apresentarão no dia 29 de junho, dentro da programação do Icó Junino.

MAILTON BEZERRA!

No local certo, na hora certa, eis uma máxima cotidiana.

Pois bem, quem participou do evento do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contas as Secas, em Icó recentemente, para discutir sua possível emancipação, observou facilmente que o Secretário Municipal de Agricultura (de Icó), Mailton Bezerra, o nosso amigo “Ton(m)”, é um homem preparado e tem competência de sobra.

Chamou para sua pessoa todas as atenções, na hora do debate, aonde com muita responsabilidade e no discurso de improviso, mostrou os números da agricultura icoense, fez críticas sem precisar “gritar” para ser ouvido, inclusive, foi um dos poucos debatedores que apresentou “propostas” possíveis de se colocar em prática.

Por isso, acho que as coisas podem ou devem acontecer em Icó, necessário apenas, “colocar as pessoas certas, na hora certa”.

E já está na hora!

Fica a sugestão ao prefeito Marcos Nunes!


CRIANÇAS SÃO TRANSPORTADAS COMO ANIMAIS, AFIRMA LUIZ ALCÂNTARA.

O promotor afirma que a corrupção pode ser percebida quando serviços essenciais estão carentes.

As denúncias de corrupção eclodem em várias Prefeituras e Câmaras Municipais no Ceará. Os crimes investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE) afetam diretamente a população quando há carência de medicamentos em hospitais, falta de limpeza urbana e transporte escolar inseguro. Os casos preocupam.

É comum, no interior do Ceará, ver estudantes sendo levados por veículo pau de arara, sem qualquer segurança. Para o assessor da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), promotor Luiz Alcântara, os maus tratos da cidade funcionam como um sinalizador para a presença da corrupção.

"Quando a população se dirige a um hospital e não tem medicamentos, quando as crianças não têm alimentação nas escolas, são transportadas como verdadeiros animais em transportes escolares de péssima qualidade. Quando tudo isso ocorre, a cidade está imunda, não há coleta de lixo regular, é um sinalizador, um indicativo de que a corrupção está presente", disse.

Alcântara considera inadmissível que empresas sem veículos em patrimônio possam concorrer em licitações e, em pouco tempo, "aparecerem" contratando dezenas de centenas de transportes que não são proprietários. "Simplesmente fazem a sublocação de paus de arara, de veículos sem a menor condição de levar crianças com segurança aos locais que receberão educação."

Por: Márcio Dornelles (PORTAL CEARÁ AGORA).

SENSO DE RESPONSABILIDADE!

O Ministério Público com assento na comarca de Icó, com apoio da Polícia Civil e Militar, em que pese o período junino, mandou apreender em local apropriado, bem como proibir a venda de várias barracas e pontos comerciais do Icó, que estavam ilegalmente vendendo bombas (fogos de artifícios) de todo tamanho, principalmente a crianças.

Embora seja uma medida antipática, já que bate no bolso dos “pequenos comerciantes”, deve ser registrado que foi uma atitude responsável, de bom senso, que deve ter outra análise e não apenas do prejuízo financeiro de alguns.

Igualmente, os pontos comerciais que vendiam os fogos, não eram inspecionados pelo corpo de bombeiros, exército, nem por autoridades municipais, o que estava levando a banalização das entregas, inclusive, o perigo de explosões.

Fica a máxima jurídica: "Dura lex, sed lex" (a lei é dura, porém é a lei).

sábado, 25 de junho de 2011

JORNAL O POVO RECONHECE EQUÍVOCO EM MATÉRIA SOBRE IGUATU.

Erro para reconhecer e lamentar.


No jornalismo, reconhecer o erro é um gesto tão doloroso quanto digno. Juntando dor e dignidade, admitimos como equivocada a divulgação, ontem, do número de 80 prefeituras na apresentação do material sobre os municípios passíveis de investigação no Ceará a partir do ocorrido em Senador Pompeu. Um descuido na nossa apuração, feita com o cuidado que acreditávamos suficiente para evitar problemas do gênero, que exige de nós um pedido formal de desculpas às prefeituras indevidamente citadas. Por outro lado, o episódio nos leva a redobrar esforços no sentido de continuar acompanhando o caso com a atenção que merece e com um nível ainda mais rigoroso de checagem das informações a serem publicadas.

Guálter George, editor-executivo de Conjuntura


18 prefeituras incluídas indevidamente em lista.


São 68 as prefeituras que contrataram empresas integrantes do esquema de fraude em licitações comandado pelo empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, e não 80 como O POVO publicou ontem. Houve 18 prefeituras incluídas indevidamente na lista, enquanto outras seis que haviam fechado contrato com tais empresas não haviam sido incluídas. Em todos os municípios listados na sexta-feira, as empresas, de fato, concorreram em licitações, mas, em alguns municípios, não chegaram a vencer ou firmar contratos. Foi o caso de Banabuiú, Canindé, Caucaia, Cedro, Chorozinho, Guaiúba, Iguatu, Iracema, Itapiúna, Jaguaruana, Marco, Pacoti, Palhano, Quixeramobim, Solonópole, Tamboril, Ubajara e Viçosa do Ceará.


Para fazer o levantamento, a reportagem havia considerado só as cinco principais empresas envolvidas no esquema, segundo o promotor Luiz Alcântara, um dos responsáveis pela investigação. São elas: Êxito Construções e Empreendimentos; Master Assessoria e Engenharia Ltda; Falcon Construtora e Serviços Ltda; Prátika Incorporações Ltda; e Daruma Construções e Empreendimentos Ltda. Na rechecagem das informações, foi identificado que Chaval e Itapipoca, não citados na lista de ontem, também têm pelo menos um contrato com alguma das empresas.


Conforme o promotor, essas são apenas as principais construtoras envolvidas no esquema. O grupo criminoso fez uso não apenas de cinco, mas várias. Ele informou ontem que a Ponto Com Construções e Terceirização Ltda também faz parte da relação. Com a inclusão de mais essa empresa, os municípios de Beberibe, Itapajé e Maranguape, que não contrataram serviços das cinco mais importantes, mantêm-se na lista, por manterem contrato com a Ponto Com. Já Arneiroz, Russas, São Luís do Curu e Acaraú não estavam na lista publicada ontem, mas são também alvo de investigação, pois contrataram serviços da Ponto Com Construções e Terceirização Ltda. Como o esquema envolveu mais empresas, o número de prefeituras a serem investigadas pode crescer.


Gestão anterior.


O prefeito de Crateús, Carlos Felipe (PCdoB) disse ontem que sua gestão não fechou contrato com nenhuma das empresas apontadas no esquema de corrupção. Segundo ele, a empresa Daruma foi contratada pela gestão anterior, em 2007, para fazer obras de pavimentação e quadra de esporte. Desde então, não houve mais contratação de nenhuma das empresas. Ainda assim, ele informou que até ontem não surgiu nenhum questionamento sobre a contratação. O prefeito ressaltou que não permite participação de empresas investigadas pela Polícia Federal nas licitações.

ENTENDA A NOTÍCIA.


Promotor promete investigar todos os municípios que têm contrato com as empresas do esquema comandado por Moraisinho. Não se sabe ainda o nível de comprometimento de cada prefeitura.

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br