Aconteceu na última sexta-feira, 23 de agosto, no Ginásio Municipal de Solonópole, uma solenidade que marcou a cessão de um terreno da Prefeitura para o Governo do Estado construir uma "Escola Técnica Profissionalizante" no Loteamento Santa Tereza que fica na sede do município.
O evento teve a participação do prefeito Webston Pinheiro, do vice-prefeito, Carlos Kleber; Presidente da Câmara, Tiago Bastos; Procurador Jurídico da SEDUC, Fernando Ribeiro de Melo; Secretária de Educação do Município, Ana Regina; Escrevente Substituto Frederico Nogueira Pinheiro e representando o secretário, Mauro Filho, esteve presente o seu chefe de gabinete, Teobaldo Muniz. Além de lideranças comunitárias e centenas de populares que acompanharam atentamente a solenidade.
A secretária de educação falou sobre a importância desta ação. ”Esse foi mais um presente que o prefeito nos deu. Cedendo esse terreno para a construção dessa Escola Técnica, a Prefeitura estará ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitos jovens, estamos muito felizes e agradecidos”, afirmou Ana Regina.
Para o Procurador Jurídico, Fernando Ribeiro de Melo, a iniciativa da prefeitura é uma demonstração de que através da educação tudo pode ser modificado.
“Preparar os jovens para o futuro, que já começou, empresas estarão chegando em Solonópole, e estes jovens devem estar preparados para ocupar este mercado de trabalho, por isto afirmo que está de parabéns Webston Pinheiro e seu vice, Carlos Kleber em investir na educação, pois só através dela é que poderemos mudar uma cidade, um país, um mundo”, declarou.
A Secretária de Assistência Social, Dárcia Pinheiro, observou que a construção da escola irá produzir muitos empregos diretos e indiretos.
“A construção irá envolver cerca de 200 pessoas, que trabalharão diretamente, e indiretamente também serão gerados vários empregos que irão movimentar a economia da cidade. Pensando na educação e consequentemente no social, é assim que atua o nosso gestor Webston Pinheiro”, afirmou.
As Escolas Estaduais de Educação Profissional, de educação integral, decidiram em 2008 aumentar a carga horária para levar aos alunos o ensino profissionalizante. Hoje, são mais 30 mil alunos em 70 municípios do Ceará estudando nesse formato. E a estimativa é chegar a 140 escolas até o final de 2014. E Solonópole receberá este equipamento.
“Temos uma preocupação em trazer para a nossa cidade, investimentos que tragam qualidade de vida para todos, esta é mais uma vitória desta gestão, que se preocupa com o futuro dos jovens e crianças, para que possam estar aptos a entrarem no mercado de trabalho, através da educação iremos fazer grandes mudanças em várias vidas, cuidar do nosso povo esta é uma promessa que fizemos e estamos cumprindo”, destacou o vice-prefeito, Carlos Kleber.
Nas Escolas Profissionalizantes os jovens se deparam com um currículo bastante amplo: 17 disciplinas. A grade é dividida entre matérias comuns, iguais para todos os alunos e técnicas de acordo com cada curso. Além disso, três dessas matérias são direcionadas à formação pessoal e empreendedora dos jovens e são oferecidas nos três anos do ensino médio: capacitação cidadã, preparação para o trabalho, e empreendedorismo e aprendizagem cooperativa.
Após a solenidade o prefeito Webston Pinheiro e uma comitiva foram até o terreno doado e observaram de perto o local que será construída a futura Escola Profissionalizante.
“É um investimento de R$14 milhões de reais, que trará benefícios não apenas para Solonópole mas para a região. O que vai ficar na história da nossa cidade são os investimentos na educação, que estão abrindo um caminho para uma nova cidadania desta geração. Isto é um início de uma seqüência de investimentos que teremos no próximo ano que chegará a mais de R$ 50 milhões de reais. Um novo tempo começa em Solonópole, onde os investimentos serão feitos para o nosso maior bem, que são as pessoas, a nossa gente, o nosso povo”, comemorou o prefeito Webston Pinheiro.
(DO IGUATU.NET).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.