quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dom Mauro ganhará missa em Iguatu por seus 90 anos.


Nesta quinta-feira, às 18 horas, uma missa comemorará os 90 anos do bispo emérito de Iguatu, Dom Mauro de Alarcon Santiago. O ato, ocorrerá na Igreja Nossa Senhora de Santana, em Iguatu (Centro-Sul), e promete ser dos mais concorridos. Foi destacado na Assembleia Legislativa pela deputada Fernanda Pessoa (PR).

“Dom Mauro sempre foi e continua com a sua missão de acolher, não somente como líder religioso, mas também pela sua participação e influência nos debates e na defesa de questões e projetos que levem benefícios para as população de Iguatu e de toda a região Centro Sul”, acentuou, em pronunciamento, a parlamentar

Dom Mauro nasceu em 14 de maio de 1925 na cidade de Russas, no vale do Baixo Jaguaribe, onde passou toda a sua infância. É o décimo filho do senhor José Ramalho de Alarcon e Santiago e Maria Ramalho de Alarcon e Santiago. Em 1937, entrou para o seminário da Prainha, em Fortaleza e concluiu seu curso em 1948, quando foi ordenado sacerdote por Dom Aureliano Matos, o primeiro bispo da Diocese de Limoeiro do Norte. Cantou sua missa no dia seguinte, aos 23 anos.

Em 31 de janeiro de 1949, assumiu em Limoeiro do Norte o cargo de diretor do Colégio Diocesano, posto em que permaneceu até dezembro de 1953. Nos anos de 1954 e 1955, passou por Aracati onde serviu de capelão da congregação dos Irmãos Maristas; Foi professor no Instituto São José e em dezembro de 1955, foi nomeado vigário da paróquia de Aracati, onde ficou até outubro de 1961. Em 6 de janeiro de 1962 foi nomeado peloPapa João XXVIII o primeiro bispo da Diocese de Iguatu. Assumiu o bispado que durou 38 anos, até julho de 2000.

(Foto – Honório Barbosa/com Eliomar de Lima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.