A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), do Estado do Ceará, promoveu reunião na última quinta-feira (9), com o objetivo de discutir a “Alocação Negociada das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú”, evento realizado no município de Limoeiro do Norte, com a presença de prefeitos, secretários municipais, agricultores e autoridades locais e estaduais.
O açude Orós, segundo maior reservatório de água do Ceará, vai deixar de abastecer as cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, segundo definição da Cogerh, com anúncio após amplo debate com a presença de vários municípios do Vale do Salgado, Vale do Jaguaribe, Banabuiú e outros, com a amostra dos índices dos açudes Castanhão, Orós, Banabuiú e Lima-Campos.
Dos 26 açudes monitorados pela COGERH na região, apenas quatro têm mais de 30% da capacidade, e sete estão completamente secos.
O argumento para suspender o abastecimento da Grande Fortaleza por meio do Orós é que a Região Metropolitana da capital recebeu o maior volume de chuvas nos últimos dois meses. As águas do Orós eram direcionadas para Fortaleza desde 21 de julho de 2016.
De acordo com a COGERH, esta é a primeira vez que os três maiores reservatórios do Ceará estão com menos de 10% da reserva, desde a fundação do Castanhão, em 2004.
O município de Icó, foi representado pela Chefe de Gabinete, Rosana Figueiredo; Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Mailton Bezerra e técnicos agrícolas, e também por Deusemar Ramos, Diretor-Geral do SAAE.
Ainda do Icó, caravana de agricultores e líderes dos movimentos sociais:
- 5 Delegados: Allan Robson, Alexandro Fabricio, Cícero Dias de Lima, Erivan Anastacio de Souza e Lúcia Ferreira;
- Francisco Furtado Guedes, Ceza Cristovao Cristovao, Alcides Da Silva Duarte, Dona Maria, Paulo Landim, Carlym Gomes, representamos os Comitês das Bacias Hidrográficas do Salgado e do Alto Jaguaribe.
-Gerentes dos respectivos Comitês: Alberto Medeiros de Brito e Lauro Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.