Através do jornalista Macário Batista, amigo e parceiro de décadas, tive a grata satisfação de conhecer aqui neste torrão dos Icós, o jovem Júnior Bulhões! De logo, pelo sobrenome, o associei que a genética era boa, sangue bom como afirmamos em nossa Ribeira.
Júnior é filho do Bulhões, grande jornalista, apresentador de TV, contador de histórias, e referência na Terra do meu Padim Cícero, do Juazeiro do Norte e do doce cariri.
Em 2018, os irmãos Bulhões, desembarcaram em Icó trazidos por Macário. Subiram à Serra do Camará, distrito de Pedrinhas em Icó, para ouvir testemunhos e palmilharam as estradas e os sertões, lugarejos e veredas, do velho Oriel Nunes.
Nascia uma síntese que só a sensibilidade de um jornalista que conhece a alma humana poderia escrever: a vida e morte de Oriel Nunes!
Macário, Júnior e Yório, fizeram o filme de Oriel Nunes: "TUDO COMEÇOU COM ELE".
Contribuí, tão somente, com sugestões e nomes de pessoas que poderiam ser ouvidas. E ajudar na história a ser contada.
Após o trabalho, de tão rico de amor, todos se tornaram cúmplices da história do líder político popular icoense que partiu da vida terrena. Poucos são os cinegrafistas, jornalistas, fotógrafos, que conseguem em apenas 15 minutos tornar mais viva ainda a história de quem a fez com grande conteúdo de esperança, a própria história.
Ao ler do Júnior, via Macário Batista, a história do Gugu, por analogia lembro dos sertões icoenses e dos caminhos aqui percorridos por eles. Júnior em Icó, não comeu rapadura, mas provou da boa fava(feijão) de nossos sertanejos serranos.
Afinal, povo sem memória, não tem história, já dizia o professor Miguel Porfírio, também já residindo em outro plano celestial.
Mas Macário Batista, Júnior e os Bulhões, além de terem muita memória e histórias, sabem contá-las com maestria.
Por Fabrício Moreira da Costa, Advogado e Contista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.