Neste lugar privilegiado em um canto de rua no sítio histórico de Icó, localizado no Largo do Théberge - há 13 anos -, o honrado casal Lourdinha e Rui Barbosa abriu o restô e barzinho denominado oficialmente de Dry Lanches.
No térreo do belo Sobrado do Barão do Crato treze anos se passaram; Dry Lanches virou o "Barzinho do Rui".
No piso superior deste sobradão viveram Bernardo Duarte Brandão (o Barão do Crato), sua irmã Maria do Rosário e seus serviçais (escravos) - onde em uma linda e impossível história de amor chocou o Papa, a Igreja, as tradicionais famílias e a sociedade, à época, contada na peça teatral "Laços" do genial Acácio de Montes e pelos memorialistas icoenses Afonso Altino, Miguel Porfírio e Cláudio Pereira, como suposto incesto.
Sentamos por anos a fio para tomar uma cerveja gelada no Barzinho do Rui, degustar do bom jantar, bater papo com amigos, familiares e transeuntes, ouvir muitas histórias, lendas, criar causos e esperar os ventos do Aracati que, pontualmente e forte, anunciavam sempre suas chegadas por volta das 21h.
Minha família e amigos sempre tratados com gentileza, respeito e notável atenção pelos Barbosas e funcionários.
Mas infelizmente o Rui, a Lourdinha, Patrícia, Carlinhos, Dona Rosa e João com a emoção de quem tem sensibilidade encerraram neste domingo, dia 31, suas atividades no barzinho querido e festejado da cidade.
Resta-nos agradecer, desejando paz, saúde e vida longa a todos que vivenciaram tão agradáveis momentos do entardecer e inícios de noites mais belos do Icó.