terça-feira, 6 de setembro de 2011

ICÓ: CIDADE DOS CONTRASTES?

A simpática cidade de Várzea Alegre (Ce), nossa vizinha, administrada com talento e competência pelo querido amigo José Helder (PMDB), ficou conhecida no imaginário popular, pela cidade dos “contrastes”.

José Pequeno era um homem bastante grande; pasme, José Grande era um homem bem pequeno, citando para ilustrar esses simples exemplos.

Pois bem, a nossa guerreira Icó, sempre foi marcada também por encontros e desencontros; caminhos históricos e outros tantos quanto confusos de se entender.

Porém, todos sabem que o Brasil, nosso pais abençoado por Deus e bonito por natureza, concentra todas as atenções, para a comemoração da pátria mãe: “o 7 de setembro”.

O Exército sai às ruas das capitais e de algumas cidades importantes da federação, com desfile militar de encher os olhos de emoção. Inclusive, o feriado é nacional, tendo apenas como “fato” os desfiles militares e civis nas ruas das urbes.

Nada mais!

O evento é praticamente repetido, ano após ano, em todos os quadrantes do Brasil.

Mas, o Icó é diferente, procura inovar sempre, mesmo que profundamente equivocado.

As comemorações alusivas a pátria, repita-se, ocorre no dia 7 de setembro, é marco histórico e não se deve, de maneira alguma, ser antecipado ou atrasado, por ser um momento “sujeito de nossa história”.

Igualmente, como citei no parágrafo anterior, o Icó se distingue por suas irreverências, mesmo ferindo e rasgando as páginas da história.

O Colégio Senhor do Bonfim, amado por nosso povo, resolveu hoje, dia 6 de setembro, fazer seu desfile oficial. Fora da data regular. No último dia 5 de setembro, as escolas municipais, também anteciparam a data cívica, e marcharam nas ruas do Icó.

Em que pese à beleza do desfile, gostaria que alguém explicasse esse “estupro” ao dia “7 de setembro”, nas ruas do Icó.

Por fim, amanhã, dia 7 de setembro, o Icó acordará silente, sem desfile algum, já que os professores que ensinam a história do Brasil, máxime da pátria, de D. Pedro I, do hino nacional, dos deveres cívicos, resolveram ao seu bel prazer e sem explicação alguma, antecipar uma data, que não pode em hipótese alguma, se riscada de nossas tradições.

Só assim no Icó nós temos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.