domingo, 30 de junho de 2013

ATÉ OS PNEUS DAS BARRIGAS ESTÃO IDÊNTICOS!

Maninho e Fabrício.

VAMOS LÁ BRASIL!!!

ASSESSOR POLIDO!


O amigo Manoel Viana, vulgo “Balachoca”, é um apaixonado por política, idem pelo prefeito Jaime Júnior (DEM).

Certa feita, ao visitar um político da cidade, com muita educação pediu um copo d’água, vez que seu desejo mesmo, na verdade, era agregar a liderança ao grupo do alcaide. 

Porém, para ser mais gentil, a esposa do político, que recebia a visita do ilustre cidadão, resolveu oferecer a Manoel Balachoca um copo de "KI-SUCO" bem gelado.

Matreiro, Balachoca devolveu a gentileza: “Em 50 anos de vida nunca tomei um suco tão maravilhoso e bem feito igual a este”. (sic).

kkkkkkkkkk

LUIZ LANDIM É POP!



Quem tem feito grandes shows na noitada icoense, acompanhado da banda Nox, é o jovem Luiz Landim, filho de nosso querido amigo Luiz Orlando, pai coruja e grande incentivador do talento musical do rebento, tal qual este escriba.

Com MPB de qualidade e muita sensibilidade cultural, este jovem educado e boa praça, vai longe. 

Aliás, muito longe!

Parabéns!

SERVIÇO DE QUALIDADE.


SONY DSCSONY DSCSONY DSCSONY DSC

O terminal rodoviário Senador Fernandes Távora, em Iguatu (CE), está totalmente pronto para embarque e desembarque de passageiros.


O novo terminal de ônibus foi construído pelo ex-prefeito, Agenor Neto (PMDB).


A rodoviária possui um pavimento superior com área climatizada, isolamento em vidro e acesso opcional em elevador panorâmico.

DEPUTADO ELY AGUIAR "ESCLARECE" POSTAGEM MAL INTENCIONADA.

Quero esclarecer acerca de “uma manchete maldosa e mal intencionada”, do Jornal Diário do Nordeste, que estampou: “Deputado Ely Aguiar chama manifestantes de bandidos".

Na realidade, fiz um pronunciamento onde condenei e condeno, veementemente, os atos de vandalismos.

As manifestações não são para isso! Chamei e chamo de bandidos àqueles que se infiltram em movimentos democráticos e vão às ruas depredar, incendiar e saquear.

São meliantes mesmos, foi para esse tipo de gente que coloquei minha revolta e meu repúdio. 

A democracia, em nenhum estágio permite isso.

Pessoas do povo tiveram lojas incendiadas e saqueadas. O "Filho duma égua" do jornalista mal intencionado tentou desvirtuar a minha fala.

Sou sim favorável as manifestações, pois são justas. Inadmissível é saquear uma loja de uma pobre senhora, que passou a vida inteira querendo ter seu próprio negócio.

Quem vai pagar o prejuízo?

Eu sou Ely Aguiar e vou continuar chamando de bandido quem, em meio a uma manifestação, que tem objetivos comuns, acabar com o ganho pão das pessoas, sejam pobres ou ricos.

SÃO BANDIDOS MESMOS!

QUE TAL O EXEMPLO QUE VEM DO IGUATU?

Aderilo Alcântara (PRB), hoje prefeito de Iguatu (CE), teve a oportunidade de exercer, com dignidade, vários mandatos eletivos na "Terra da Telha" antes de chegar ao posto máximo local e, também, na seara administrativa, na condição de Secretário de Ação Social, presidente da câmara municipal por mais de uma vez...et cétera e tal.

Passou quase despercebido, embora anunciado por alguns veículos de comunicação (local), que o ilustre líder político, enquanto presidente do legislativo mirim "devolvia" aos cofres públicos do Poder Executivo Municipal (leia-se prefeitura de Iguatu), todo o “restante do dinheiro” do duodécimo que era enviado aquele legislativo, no dia 20 (vinte) de cada mês, após os pagamento dos subsídios dos “caríssimos” edis e, claro, as despesas solenes daquele poder.

Registre-se, que era algo considerável, ou seja, cerca de r$ 52.000,00 (cinquenta e dois) mil reais mensais. 

Atitude esta, que lhe consagrou mais ainda, como homem de compromisso para com a coisa pública.

Cada centavo, devolvido à prefeitura de Iguatu (CE), era aproveitado pelo então prefeito Agenor Neto (PMDB), com responsabilidade e juízo, em prol de seu povo, com mais postos de saúde; escolas; social; infraestrutura, agricultura e apoio as crianças, jovens, adultos e idosos. 

Era por aí...

Esta extraordinária ideia, bem que poderia ser pluralizada em cada recanto do nosso Brasil, abençoado por Deus e bonito por natureza, evitando, pois, propostas indecorosas de meia dúzia de vereadores, aqui e acolá, que se diz representante do povo, sempre na cata por “diárias graciosas" e, pasme, “vamos dividir o dinheiro que sobrou”.

Com a palavra, todos os Presidentes de Câmara Municipal de Vereadores do Estado e do Brasil

ENTÃO SEJA!


Certa feita, ainda jovem e rebelde, participava dum jantar na casa do grande líder político dos Inhamuns e quiçá do Ceará, então Deputado Antonio Câmara, em Fortaleza (CE).

Certo ser o dono da razão, fiz críticas generalizadas à classe política, sem levar em conta o ambiente, de forma até deselegante.

Atento, Antonio Câmara, centrado falou: “então seja candidato e mude o mundo”.

Resposta curta, certa e aprumada.

Pois bem, partindo deste princípio, tenho recebido inúmeras mensagens de cidadãos (adultos) e jovens icoenses, afirmando que estarão colocando os seus nomes, pela primeira vez, ao pleito vindouro municipal.

A democracia agradece e, também, dinamiza mais o pleito.

Um deles, o tenente Flávio Nojosa, da gloriosa polícia militar cearense, radicado em Icó, que segundo Raffael Nojosa, nosso criador de marcas e filho do ilustre policial, tem sido entusiasta dessa iniciativa.

Boa sorte!

sábado, 29 de junho de 2013

JESUS POR TODOS NÓS. BOM FINAL DE SEMANA!


E VIVA SÃO PEDRO!!!

Luidy e Raísa

A SKOL É REDONDA E O MUNDO TAMBÉM.


Hoje, pela manhã nas terras dos Icós, visitei ilustre amigo, que se encontra enfermo, que durante muitos anos militou com sucesso na política partidária icoense.


Dele, ouvi histórias interessantes para quem adora causos, fatos, e acontecimentos.

Entre um bate-papo e outro, rodadas de cafezinho aqui e acolá, ouvi atento: “você perdeu as eleições em Icó para prefeito, em 2004, porque talvez fosse bom para o município e na mente do chefe, diga-se, ruim somente para os interesses dele”.

Eu já sabia mestre!

CONVERSA REPUBLICANA? NEM TANTO AMADO MESTRE!


Nos bastidores da política icoense, registra-se que grupo de vereadores que não foi votar projetos de interesse da população e do Palácio da Alforria, na última semana, "já mandou o recado", após rodada etílica no restaurante Du Monte, localizado na urbe: “não aprovaram nada sem antes conversar pessoalmente com o presidente da câmara, Gilberto Barbosa e, também, com o Prefeito Jaime Júnior”.

ICOENSE É VEREADOR NO PARÁ.

José Nadeglan, da família Barbosa do Icó, é vereador no município de Capanema no Estado do Pará.

CAÍ DURO!


Quando comecei a ir ao jogos, nos estádios PV e Castelão em Fortaleza (CE), há mais de duas décadas, com meus primos Ubiratan Costa e Marquinhos Peixoto, me apresentaram aos sanduíches que lá vendiam denominados de “cai duro”. 


Existia até um verso rimado: “cheirou caiu, comeu morreu”.

Agora, lembro dr. Cardoso Mota: “o fogo mata tudo”.

Nunca tive nem dor de barriga. O caí duro, até os dias atuais, é uma maravilha e, de longe, é melhor do que os sanduíches de plásticos dos shoppings.

CULTURA RECEBE "NICE ARRUDA".


A secretaria de cultura do município de Icó (CE), através de seu secretário-adjunto, Angelim do Icó, recebeu a visita da escritora icoense Nice Arruda, que recentemente lançou o livro "Quase tudo de mim...".

A cultura fará, em Icó (CE), o lançamento da obra aos icoenses, com data prevista para setembro de 2013. 

O livro foi publicado pela PREMIUS Editora.

PRENÚNCIO!


DEPUTADO FEDERAL QUE FOI PRESO RECENTEMENTE, ACUSADO DE DESVIAR DINHEIRO DO POVO, CHAMA-SE "DONADON".


SE TIVESSE PERMANECIDO NA IMPUNIDADE, POR CERTO, SERIA CHAMADO DORAVANTE DE “DANADÃO”.

RECOMENDO: A VOZ DO POVO NO “AR”.


No ar, o melhor programa de sábado do rádio icoense: Toca-tudo com Narcélio Cavalcante.

Na Papagaio-FM (97.5) – das 8 às 11h. 

Neto Nunes convida para debate sobre preservação da Caatinga.



O deputado Neto Nunes (PMDB) convidou, em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta semana, os parlamentares e a população para audiência pública, que será realizada, no plenário da Assembleia Legislativa, com o objetivo de discutir o bioma Caatinga.

De acordo com o peemedebista, a caatinga vem sendo dizimada em muitas áreas do Nordeste, provocando a desertificação e impedindo até a criação de pequenos e médios animais. O deputado lembrou que, no ano passado, a Assembleia em parceria com o Instituto Nordeste 21e o Banco do Nordeste realizou uma grande conferência sobre o tema. Os dados deste seminário foram levados para a Rio +20, conforme explicou Neto Nunes. “Vamos fazer um novo debate e precisamos da participação de todos”, disse.

Neto Nunes informou ainda que, na próxima segunda-feira, às 8h30, será realizada outra audiência, no Plenário 13 de Maio, para debater a reestruturação do Dnocs. O parlamentar destacou a importância do órgão para o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste e observou que o Dnocs tem sido esvaziado, sem realização de concursos públicos e financiamento. “Houve ainda ameaça de fechamento”. O deputado assinalou, contudo, que o Dnocs vai ser estruturado. “Vamos ter um órgão preparado para que, em pouco tempo, tenhamos o Ceará e o Nordeste em melhor situação para enfrentar a seca. Desta vez, será diferente”. assinalou.

Para dar exemplo do “descaso” com o órgão, citou que no perímetro irrigado Icó Lima Campos, somente depois de 38 anos deverá ser licitado o canal gravitário. “Uma luta de mais de 15 audiências em Brasília, para que essa obra fosse incluída no cronograma do Ministério da Integração. Será uma construção orçada em de R$ 16 milhões, que será licitada pelo Dnocs”.

A deputada Mirian Sobreira (PSB) afirmou, em aparte, que não faltou água nos perímetros, mas estão todos abandonados e sem nenhuma utilização. “O rio Jaguaribe está também devastado por falta de consciência da população e dos órgãos públicos”, acrescentou.

Também em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) assinalou que o Dnocs deveria ser mais forte para se evitar a desertificação. “Existem hoje determinadas áreas do Ceará que já são desérticas. “Se não tomarmos uma atitude, nossos filhos e nossos netos verão o pior”, considerou.

JS/AT

Informações adicionais
Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Compartilhe este artigo: :

RAÍSA MARIA APRESENTANDO O SÃO PEDRO.


  • Você curtiu isso.

AURINEIDE É A ANIVERSARIANTE DO DIA!


Quem aniversaria hoje é a minha amada esposa, Aurineide Moreira, onde recebe os abraços dos familiares, amigos, e de sorte, dos filhos Renan, Ranna e Raísa Maria.

Que Deus, em sua infinita bondade, proteja sempre esta linda mulher com muita saúde, paz, sucesso pessoal e profissional.

Parabéns!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

E VIVA SÃO PEDRO!!!


REPERCUSSÃO!

Repercutiu, de forma negativa, a ausência de quase todos os vereadores que forma(m) o Poder Legislativo Icoense, ante a apresentação de diversos Projetos de Lei, de autoria do Palácio da Alforria, em benefício da população de Icó (CE), na última sessão ordinária de quinta-feira(27), sem motivo até o presente justificado.

Hoje, ao meio dia, o presidente da CMI, Gilberto Barbosa (PSDB), foi à rádio Brasil\FM falar acerca dos projetos e do agendamento a ser apreciado com a devida urgência.

A já tão combalida imagem dos homens públicos de Icó, principalmente, em face das manifestações que tomaram conta de nossas ruas largas e, no Brasil, como um todo, parece que não se fez entender nas Terras dos Icós, leia-se, nossos vereadores.

O programa Rubens Brasil, que discutiu a matéria nesta sexta-feira, teve enorme repercussão.

O ex-vereador, Edjalma Moreira (PP), mesmo sendo adversário no campo político do atual prefeito, Jaime Júnior (DEM), o aconselhou a não ser refém de vereador.

“É preciso coragem pra fazer as mudanças”, disse Edjalma Moreira.

E de sorte, ainda criou uma bandeira para que todos possam refletir melhor a situação em curso.




JAIME ALENCAR, UM NOME A SER LEMBRADO!


Jaime Alencar, respeitado cidadão, é um nome que deve ser sempre lembrado por nossa gente.

Na vida terrena, foi festejado comerciante, esposo e pai de família exemplar, além de ter sido nosso vice-prefeito e prefeito de Icó (CE).

Durante anos, praticamente sozinho, foi a voz da oposição aos detentores do poder de então.

Ao fechar seu caderno de vida e histórias em Icó (CE), foi-se deixando um legado de coragem e honestidade.

PREFEITO QUE FICAR NAS MÃOS DE VEREADORES NÃO ACERTA NUNCA!!


Já vi muito essa cena se repetir na câmara municipal de Icó. Vereadores fazerem o prefeito de refém. 


Mas, eu pergunto aos vereadores: "e o povo o que tem haver com isso?". 

Afinal de contas, têm matérias importantíssimas para ser(em) votadas.

(Por Edjalma Moreira, ex-vereador de Icó).

LUZ VERDE: “VEREADORES DA BASE DO GOVERNO NÃO COMPARECEM A CÂMARA”.


Os vereadores que dão sustentação ao governo Jaime Júnior (DEM), deixaram de comparecer, ontem(27), ao plenário da câmara municipal de Icó (CE), onde seriam apreciados vários projetos de lei importantes, dentre eles, aumento de salário de servidores e bolsa família municipal.

O vereador Gilberto Barbosa (PSDB), presidente do poder legislativo, lamentou a situação e garante que, hoje(28), estará explicando a situação, ao meio dia, no programa Rubens Brasil – Brasil\FM.

Sem quórum para deliberar matérias de ordem financeira, após o esvaziamento da sessão ordinária da CMI, restou apenas a Mesa Diretora, encaminhar projetos e requerimentos de pouca repercussão administrativa.

NOTA: Espero que os velhos costumes do passado não sejam repetidos como sinal de tragédia no presente.


É lamentável, porém, com a palavra os "Caríssimos" vereadores faltantes de Icó.  

POR EDJALMA MOREIRA.


MANTIDO!!!


Após discussões jurídicas, que envolveram o município de Icó (CE), secretária de cultura, ministério público e IPHAN, ficou decidido que o mega evento de forró, denominado FORRICÓ, permanecerá no Largo do Theberge – centro histórico da urbe.

Expediente:

- FORRICÓ:

Local: Largo do Theberge.
Hora: às 22h.
Data: de 11 a 14 de julho de 2013.

DEPUTADO CARLOMANO MARQUES DISPARA ARMA DE FOGO CONTRA PREFEITO DE SOLONÓPOLE (CE).

Prefeito Webston Pinheiro
O Deputado Estadual, Carlomano Marques (PMDB), na última quinta-feira(27), por volta das 13h, no Município de Maranguape (CE), de posse de uma pistola 380, fez disparo contra o prefeito de Solonópole (CE), Webston Pinheiro, que também é empresário e engenheiro civil.

Segundo o prefeito Webston Pinheiro (PRB), o Deputado Carlomano Marques (PMDB), logo pela manhã, ligou para o seu telefone e disse que gostaria de falar consigo, sobre uma obra de seu sobrinho (do Deputado).

“Carlomano queria intervir numa relação contratual e profissional, duma empresa de seus sobrinhos, que estava fazendo uma barragem naquele município”, disse Pinheiro.    

O prefeito procurou a polícia civil, daquele município, onde prestou as primeiras informações acerca do caso, inclusive, estará protocolando ação na Procuradoria Geral de Justiça e na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
bolot

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Armário!


Nas eleições vindouras – 2014 -, quero observar com cautela, quantos paladinos da moral e dos bons costumes, irão sair do armário, votando, realmente, em políticos honestos. 

CONVITE: "III DIA DO VAQUEIRO ICOENSE".


ICÓ-CE: TRIBUNAL DO JÚRI CONDENA A 12 ANOS BORRACHEIRO QUE ASSASSINOU AGRICULTOR.


 

O Tribunal do Júri de Icó (CE) levou ao banco dos réus, na última quarta-feira (26), o borracheiro Adail José da Silva, 23 anos, acusado de assassinar um agricultor na noite do dia 21 de Dezembro de 2010.

A tese da promotoria foi aceita e Adail fora condenado a 12 anos de reclusão – inicialmente em regime fechado - na Cadeia Pública daquela cidade, no qual, já cumpriu dois anos e seis meses de reclusão enquanto aguardava o julgamento.

Às 11h a sentença foi prolatada pelo Juiz de Direito, Dr. Ricardo Alexandre, depois do corpo de jurados ter aceitado a tese da promotoria em sua plenitude, que qualificou o crime como torpe, além da inexistência de defesa da vítima.

O defensor Público, Dr. Emanuel Vieira, não recorreu da sentença.

O homicídio aconteceu na Vila Pedregal, na Rua C, por volta das 22h.

Testemunhas afirmam que o agricultor Vando Braga de Souza (Gaída), 24 anos, “só tentava conter o principio de uma confusão”, quando foi surpreendido pelas costas com um golpe de faca, desferido por Adail José, atingindo-o na altura do peito esquerdo.

Vando já tombou sem vida, enquanto o assassino tentava fugir por uma rua escura, em paralelo ao local do crime.

A Polícia Militar conseguiu prendê-lo, instantes após, no entanto, o acusado, apresentando sinais de embriagues, preferiu permanecer em silêncio, quando questionado sobre a autoria do crime.

Já na Delegacia, ele afirma ter agido em “legitima defesa”, tese distante dos depoimentos colhidos pelo então Delegado, Dr. José Gonçalves de Almeida.

Quem estava presente naquela noite, garante que não “havia motivos para tamanha brutalidade” e confidenciam que os dois eram “amigos, e vez por outra saiam juntos”.

Vando, também conhecido como Gaída, era tido como um “homem tranqüilo e trabalhador”. 

O acusado já respondia por furto e envolvimento com drogas.

Fonte: Miséria


Braúlio Bessa, Criador da Nação Nordestina, recebe Diploma de Mérito Cultural.

"Obrigado a cada um de vocês que me apoiam, que expressam tanto carinho e respeito pelo meu trabalho! E rumbora pra frente que a luta continua", disse Braúlio.

Ofício de aprovação por unanimidade da ALMECE - Academia de letras dos municípios do Estado do Ceará, para que "Bráulio Bessa Uchôa" seja agraciado com do Diploma de MÉRITO CULTURAL, distinção concedida a personalidades ligadas ao labor literário e cultural do estado do Ceará. 

"Nação Nordestina"  que divulga a cultura dessa região foi criada pelo cearense de Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, o jovem Bráulio Bessa Uchoa. Todos os dias o editor do perfil divulga fotos de receitas, músicas, paisagens, cantores, escritores e tudo mais o que diz respeito ao Nordeste.

Bráulio conta que decidiu criar a página depois que viu notícias de preconceito contra nordestinos nas redes sociais. “Quando eu vi aquela história de ‘afogue um nordestino’, vi que alguém tinha que fazer alguma coisa em defesa. Pensei: vou criar um blog, página na internet, para manter viva e defender nossa cultura”, relembra. 

Foi aí então que Bráulio percebeu que não era preciso estar em uma grande cidade para divulgar sua ideia aos quatro ventos. A inspiração do nome da página Bráulio encontrou no título do álbum de 2006, do paraibano Zé Ramalho.

“Nascido e criado no olho do sertão”, Bráulio diz que o orgulho de ser nordestino vem, antes de tudo, do orgulho de ser alto-santense. Ele explica que valorizar o sertão é também uma forma de incentivar os conterrâneos a permanecerem na cidade, sem que seja preciso migrar para ganhar a vida.

“Sempre busquei lutar pela valorização do Nordeste, estava muito triste com a grande onda de preconceito que vinha acontecendo contra os nordestinos nas redes sociais, foi aí que decidi criar um espaço onde a gente pudesse reunir o maior número de nordestinos possíveis, onde juntos lutaríamos pela valorização da nossa cultura e combater o preconceito”, diz o fundador.

FONTE: ALTO SANTO É NOTÍCIA .

Visita.

Recebendo visita do nosso querido amigo Geraldo Cândido, cioso servidor da câmara municipal de Icó, além de homem cheio de Espírito Santo de Deus.

VEREADOR QUER CRIAR MEDALHA “PREFEITO ALDO MONTEIRO”.


O vereador Maninho Mota (PSB), anunciou nesta quinta-feira(27), que estará apresentando Projeto de Lei junto a Câmara Municipal de Icó (CE), no intuito de criar “A MEDALHA PREFEITO ALDO MONTEIRO”, para homenagear os cidadãos e pessoas jurídicas que se destacaram no Município de Icó no decorrer do ano.

“Será conferida a pessoas físicas ou jurídicas que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes serviços ao Município ou nele tenham se destacado pela atuação exemplar na vida em particular”, destacou Maninho Mota.

Segundo o parlamentar, a sugestão do nome da medalha, que recaíra sobre o ex-prefeito Aldo Monteiro, tem apoio na trajetória de vida do falecido líder político, “que foi competente secretário municipal, vereador, prefeito de Icó, advogado, além de reconhecidamente honesto”. 

“Em discussão com amigos, já recebi a intenção de apresentação, no futuro próximo, caso seja aprovado o projeto de lei por mim apresentado, a indicação da medalha aos benfeitores cidadãos icoenses, como Dolores Mota (religiosa); Rossini Farias (advogado) e Afonso Altino (historiador)".

NOVO RAMBO DE ICÓ: "MAZINHO GUERREIRO".

Mazinho

PREFEITO VETA AUMENTO DE SALÁRIO.

O prefeito de Icó (CE), Jaime Júnior (DEM), “vetou” Projeto de Lei sob número 033\13, de autoria do Poder Legislativo Icoense, que reajustava os valores dos subsídios do Prefeito e Vice-Prefeito de Icó para os próximos quatro anos.

“Não faz sentido em plena seca e dificuldades que atravessa o município, ocorrer neste período, aumento de nossos subsídios. Vetei a iniciativa totalmente”, disse Jaime Júnior, na rádio Brasil-FM.
     
Foto: Rafael Lira

VEREADOR QUER RESPOSTA DO INSS.


O vereador Maninho Mota (PSB), protocolou requerimento nesta quinta-feira(27) junto a câmara municipal de Icó (CE), para que seja oficiado a direção do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, acerca de matéria postada neste blog, “que fala da paralisação há vários anos do prédio da sede própria do INSS no município de Icó que tem 80% de conclusão e que foi totalmente (obra) abandonada pela empresa vencedora do certame licitatório”.

O vereador, disse hoje a imprensa, que estará oficiando também junto à Procuradoria da República, em Juazeiro do Norte, para que tomem as providências judiciais cabíveis.


“Como já faz vários anos e nenhuma providência foi adequadamente tomada, estarei também, protocolando representação junto a Procuradoria da República, vez que se trata de equipamento público federal”, destacou Maninho Mota.  

ICÓ DE FORA NOVAMENTE!

Incompetência, irresponsabilidade e impunidade com a coisa pública, legados das últimas administrações municipais, deixam Icó (CE) novamente de fora de importantes projetos dos Governos Federal e Estadual.

Veja matéria do “Icó na Rede”.

Cidades históricas adotam redes subterrâneas; programa do MinC financia 50% dos custos, Icó inadimplente ainda está de fora.

Postado Por: RAFAEL LIRA As 25 de junho de 2013 | terça-feira, junho 25, 2013


Enquanto Icó não tem perspectivas de se livrar da fiação elétrica aérea que predomina no entorno do sitio histórico, outras cidades brasileiras já avançaram no processo de modernização tecnológica com a adoção das redes subterrâneas. 
O município de Sobral (CE) foi um dos primeiros do Brasil a participar do projeto Novos Ares, destinado a internalização de toda fiação das redes elétrica, telefônica e de dados. A obra foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Governo do Ceará e a prefeitura municipal, com investimentos da ordem de R$ 12,5 milhões.

O chefe do Escritório do Iphan em Icó (CE), Erick Rolim, explica que, no caso de Sobral, os custos das obras de enterramento da fiação foram divididos igualmente entre o governo estadual e o Iphan – Icó não conseguiu o mesmo devido a pendências que impediam o repasse de recursos federais para o município. Desde 2010, o programa Monumenta, do Ministério da Cultura, destina mais de R$ 200 milhões para a revitalização de centros históricos do Brasil. Segundo informações do site do programa, o Monumenta financia “50 % do custo de instalação subterrânea de redes elétricas e de telefonia, aplicáveis apenas às Áreas de Projeto inseridas em conjuntos declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco”. 

As cidades de Pilar de Goiás, Goiânia e Corumbá de Goiás, e os municípios paranaenses de Antonina e Morretes já foram beneficiadas com recursos do Plano de Ação de Cidades Históricas (PACH) e instalaram redes subterrâneas. Desde 2011, tramita na Câmara Federal o projeto de lei 798/11, do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que torna obrigatória a instalação sob o solo das redes de distribuição de energia elétrica em cidades históricas, especialmente nos conjuntos urbanos tombados pelo Iphan. A eliminação da fiação elétrica aérea reduz o risco de incêndio, facilita a circulação de veículos, além de tornar a paisagem mais bonita e compatível com a arquitetura dos sítios históricos. Apresentada em abril de 2011, a proposta aguarda parecer da Comissão de Minas e Energia da Casa.