
Tauá. Neste município o movimento literário vem tomando força entre os jovens das escolas públicas. Prova disso é que esta semana ocorreu fato inédito na cidade: o lançamento da primeira publicação de um aluno da rede municipal e de uma obra coletiva, de autoria de 69 alunos também do ensino municipal. O lançamento das obras, "História de Pescador" e "Tauá, o mesmo livro, outras histórias", foi realizado por meio do programa "Tauá Ler e Crescer", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o secretário de Educação, João Álcimo Viana, "a partir deste projeto alcançamos o incentivo na leitura, grande desafio nas Escolas. Fortalecer a leitura tem repercussão direta na aprendizagem. Antes da conclusão de seu primeiro ano de implantação, o projeto Tauá Ler e Crescer revelou-se, no ambiente escolar, com grande aceitação e capacidade mobilizadora e dinamizadora", analisa.
Livro.
O menino Pablo cursa o nono ano na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Pimentalo, e gosta de ler e escrever. Suas leituras preferidas são estórias em quadrinhos. Acerca do estudo responde em uma frase: " o estudo é o caminho do sucesso". Que ele está começando bem cedo, com a autoria do livro.
Mariana Alves optou pelo texto em prosa. A jovem escritora revela que a publicação a motivou a dar continuidade na produção de textos literários
O pequeno escritor sonha em morar na capital Fortaleza e em ser médico. Gosta de tocar bateria para usufruir o prazer da música. É extrovertido e cheio de amigos.
"História de Pescador" conta a vida de Pereirão, um pescador que sobrevivia da atividade e em uma época de seca estava desanimado com a falta de peixes nos rios. Após várias tentativas e sem conseguir pescar, um dia ouviu um lindo canto de uma sereia, que lhe prometeu boas pescarias caso casasse com ela.
Ao topar a proposta da bela sereia, Pereirão pescou muitos peixes e mudou de vida. Comprou uma bela fazenda na beira do rio. O casamento com a sereia não atendeu às suas expectativas, embora tenham tido alguns problemas, até se acertarem no final do livro.
Em 15 páginas, "História de Pescador" é contada em meio a caprichosas ilustrações - do ilustrador, pintor e professor Eduardo Azevedo - que deixam a obra ainda mais atrativa para o público infantil.
Pablo foi orientado pelo seu professor no oitavo ano, Alex Sales, que viu o potencial do menino e o incentivou na escrita de textos e da história, que veio depois tornar-se livro. Com orgulho, o orientador conta a emoção de ter acompanhado todo o processo de produção da obra.
"Pablo é um aluno que sempre supera todas as dificuldades e estou orgulhoso dele. O livro escrito por ele retrata a condição de seca nordestina muito bem, e o fato dele ter uma obra publicada de forma inédita serve de referência e incentivo para outros alunos. Foi uma alegria para mim como educador acompanhar a produção desta obra", pontua Sales.
A sua atual professora, Rejane Alves, avalia a publicação como um estímulo aos demais alunos e motivação à leitura.
"É um incentivo para ele e todos os outros alunos da rede municipal. Todos se sentem motivados a ler, a escrever e assim fortalece também o hábito da leitura, tão importante para todos. E para nós, professores, é um orgulho", destaca Rejane.
Coletânea.
Na obra "Tauá, o mesmo livro, outras histórias", escrito em prosa e poesia por 69 alunos da rede municipal de ensino, estão os melhores textos produzidos em sala de aula e acompanhados pelos professores.
Mariana Alves, do nono ano, produziu o texto "Seis moedas de ouro", sem a pretensão de publicar a obra. Diz que se sentiu muito feliz quando soube que sua história tinha sido escolhida. "Não imaginava ver meu texto em um livro, foi uma grande alegria, e agora me sinto mais incentivada ainda a escrever mais textos", diz.
Em seu texto em prosa Mariana relata a dedicação do casal Myrian e Maycom como funcionários de uma ferraria. Como prêmio pela honestidade e dedicação, o casal ganha do proprietário, seu Joaquim, um baú de metal produzido por eles, com chave e cadeado contendo seis moedas de ouro. Decidem, então, aplicar o dinheiro em benefício do próximo doando às crianças com deficiência, construindo clínicas, casas e escolas. Apenas as duas últimas moedas usam para melhorar as suas próprias vidas.
Já o texto poético, escrito pelo aluno Rubens Silva do Nascimento, do sétimo ano, trata do mesmo tema e traz as várias possibilidades que a riqueza traria: "No meu sertão do Ceará/se seis moedas de ouro eu viesse a encontrar/então poderia dizer, depois de muito pensar/posso até me eleger prefeito e ao povo ajudar/o meu desejo seria/as flores preservar/cuidar do meio ambiente/e os pobres ajudar.
Mais informações
Secretaria Municipal de Educação de Tauá
Av. Moacir Pereira Gondim, S/N
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.3713
Alunos são estimulados para a produção de texto

Três projetos encampados pelas prefeituras de Tauá, Crateús e Independência buscam a melhoria na qualidade da educação de crianças e adolescentes
Segundo o órgão, o projeto beneficia 1.170 alunos da pré-escola, fortalecendo as atividades da educação infantil e promovendo o desenvolvimento integral das crianças em busca de um ensino de qualidade. Já 4.370 alunos dos anos finais do ensino fundamental receberão livros paradidáticos e acompanhamento pedagógico. Cada aluno receberá quatro livros paradidáticos até o final do ano. A valorização de escritores tauaenses também é uma meta do projeto.
Para a diretora da escola Joaquim Pimenta, Aurineide Pessoa, o êxito do projeto já é visível, mesmo com pouco tempo de aplicação. Cita como grande avanço o lançamento dos livros "História de Pescador" e "Tauá, o mesmo livro, outras histórias", que incentivam o trabalho do professor e os alunos na leitura e produção de textos.
"Em sala de aula os alunos foram incentivados a ler e produzir os textos. Depois foram escolhidos os melhores para fazer parte da publicação. É um trabalho de incentivo à leitura, que traz muitos ganhos para os alunos", ressalta.
Segundo a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, projetos de estímulo à leitura influenciam no crescimento dos índices de educação. "Consideramos importante criar o hábito da leitura e escrita nos alunos desde a primeira infância e isso tem refletido diretamente na melhoria dos índices de nosso município, que se destaca no Estado com a qualidade da Educação", destaca.
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