Dos 184
municípios cearenses, 166 apresentaram nível desejável de alfabetização em 2013
e 18 têm nível suficiente. Os resultados são do Sistema Permanente de Avaliação
da Educação Básica (Spaece).
Dos 184 municípios cearenses, 90% (166)
apresentaram nível desejável de alfabetização dos seus estudantes em 2013.
Dezoito cidades ainda possuem resultados considerados apenas suficientes para
que os alunos sejam considerados alfabetizados.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc),
81,6% dos estudantes acabaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. A
classificação é resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica
do 2º ano (Spaece-Alfa), divulgado ontem pelo Governo do Estado, no Centro de
Eventos.
A classificação considerada desejável significa que
os alunos adquiriram competências mais complexas de leitura e são capazes de
compreender o texto. Já o nível suficiente representa um nível de habilidades
básicas, mas com leitura mais fluente e maior familiaridade com textos mais
longos.
Os municípios que precisam melhorar a proficiência de alfabetização de
seus alunos são Fortaleza, Crato, Itapipoca, Icó, Morada Nova, Santa Quitéria,
Aracoiaba, Arneiroz, Barro, Boa Viagem, Camocim, Guaramiranga, Jaguaretama,
Jaguaribara, Madalena, Quixadá, São João do Jaguaribe e Senador Pompeu.
O Spaece envolve alunos do 2º e 5º anos do Ensino
Fundamental, avaliando a proficiência em português e matemática, no caso do 5º
ano. Segundo a Seduc, a avaliação contou com a participação de 99.569 alunos do
2º ano e 122.526 do 5º ano de 4.550 escolas públicas.
O ministro da Educação, Henrique Paim, presente no
evento, ressaltou o Ceará como referência nacional para diversas políticas da
Educação Básica, citando o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
(Pnaic). O Pacto foi inspirado no Projeto de Alfabetização na Idade Certa
(Paic), lançado pelo Ceará em 2007. Outro ponto enaltecido pelo ministro foi a
mobilização e articulação entre Estado e municípios, o que permite resultados
positivos para a educação.
O governador Cid Gomes (Pros) ressaltou o alcance
de 90% do que é desejável na alfabetização das crianças. O governador admitiu
que ainda é preciso melhorar para equiparar as oportunidades entre os alunos da
escola pública e da particular. “Esse programa (o Paic) revolucionou a
educação, principalmente naquilo que é a base, que é a alfabetização”, afirmou.
ESCOLAS NOTA
10.
As escolas com melhores resultados no Spaece-Alfa e
no Spaece 5º ano receberam o Prêmio Escola Nota 10, que está em sua sexta
edição. Foram 150 escolas premiadas pelos resultados no 2º ano e 95 pelas notas
da avaliação do 5º ano. As escolas recebem R$ 2 mil por cada aluno avaliado no
Spaece, divididos em duas parcelas.
ICÓ ENTRE OS ÍNDICES
EM EDUCAÇÃO NO ESTADO.
A Capital obteve a média de
proficiência de 136,3 pontos. Em seguida, vem Icó, com 136,6 e Morada Nova, com
138,9.
Pelo segundo ano consecutivo,
Fortaleza ficou em último lugar no ranking do Sistema Permanente de Avaliação
da Educação Básica (Spaece-Alfa), que apresenta o desempenho da alfabetização
de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I das escolas públicas do Estado.
Segundo dados da Secretaria da
Educação do Ceará (Seduc), a Capital obteve a média de proficiência de 136,3
pontos. Em seguida, vem Icó, com 136,6 e Morada Nova, com 138,9.
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