quarta-feira, 21 de maio de 2014

ICÓ ENTRE OS PIORES ÍNDICES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO.



Dos 184 municípios cearenses, 166 apresentaram nível desejável de alfabetização em 2013 e 18 têm nível suficiente. Os resultados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece).
Dos 184 municípios cearenses, 90% (166) apresentaram nível desejável de alfabetização dos seus estudantes em 2013. Dezoito cidades ainda possuem resultados considerados apenas suficientes para que os alunos sejam considerados alfabetizados.
Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 81,6% dos estudantes acabaram o 2º ano do Ensino Fundamental alfabetizados. A classificação é resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do 2º ano (Spaece-Alfa), divulgado ontem pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos.
A classificação considerada desejável significa que os alunos adquiriram competências mais complexas de leitura e são capazes de compreender o texto. Já o nível suficiente representa um nível de habilidades básicas, mas com leitura mais fluente e maior familiaridade com textos mais longos.
Os municípios que precisam melhorar a proficiência de alfabetização de seus alunos são Fortaleza, Crato, Itapipoca, Icó, Morada Nova, Santa Quitéria, Aracoiaba, Arneiroz, Barro, Boa Viagem, Camocim, Guaramiranga, Jaguaretama, Jaguaribara, Madalena, Quixadá, São João do Jaguaribe e Senador Pompeu.
O Spaece envolve alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, avaliando a proficiência em português e matemática, no caso do 5º ano. Segundo a Seduc, a avaliação contou com a participação de 99.569 alunos do 2º ano e 122.526 do 5º ano de 4.550 escolas públicas.
O ministro da Educação, Henrique Paim, presente no evento, ressaltou o Ceará como referência nacional para diversas políticas da Educação Básica, citando o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pacto foi inspirado no Projeto de Alfabetização na Idade Certa (Paic), lançado pelo Ceará em 2007. Outro ponto enaltecido pelo ministro foi a mobilização e articulação entre Estado e municípios, o que permite resultados positivos para a educação.
O governador Cid Gomes (Pros) ressaltou o alcance de 90% do que é desejável na alfabetização das crianças. O governador admitiu que ainda é preciso melhorar para equiparar as oportunidades entre os alunos da escola pública e da particular. “Esse programa (o Paic) revolucionou a educação, principalmente naquilo que é a base, que é a alfabetização”, afirmou.
ESCOLAS NOTA 10.

As escolas com melhores resultados no Spaece-Alfa e no Spaece 5º ano receberam o Prêmio Escola Nota 10, que está em sua sexta edição. Foram 150 escolas premiadas pelos resultados no 2º ano e 95 pelas notas da avaliação do 5º ano. As escolas recebem R$ 2 mil por cada aluno avaliado no Spaece, divididos em duas parcelas.
ICÓ ENTRE OS ÍNDICES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO.
A Capital obteve a média de proficiência de 136,3 pontos. Em seguida, vem Icó, com 136,6 e Morada Nova, com 138,9.
Pelo segundo ano consecutivo, Fortaleza ficou em último lugar no ranking do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece-Alfa), que apresenta o desempenho da alfabetização de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I das escolas públicas do Estado.
Segundo dados da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a Capital obteve a média de proficiência de 136,3 pontos. Em seguida, vem Icó, com 136,6 e Morada Nova, com 138,9.





   






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.