Milhares de estudantes e dezenas de lideranças políticas e comunitárias percorreram ruas da cidade de Iguatu, na região Centro-Sul, no último sábado, 24, com o objetivo de reivindicar do Ministério da Educação (MEC) autorização para instalação de uma Faculdade de Medicina, implantação de um Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Governo do Estado a conclusão das obras do Campus Multi-Institucional da Uece, Urca e Fatec.
A concentração ocorreu na Praça da Matriz e depois a multidão seguiu por ruas do centro e do bairro Prado, conduzindo faixas e cartazes. O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que a luta por ampliação da oferta de cursos de nível superior para Iguatu vai permanecer até alcançar os objetivos.
“Essa é uma mobilização de toda a sociedade, independente de cor partidária”, frisou. “Iguatu quer e precisa alcançar o seu desenvolvimento e um dos caminhos é a instalação de novas faculdades”.
O ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, promoveu nos últimos dias uma série de encontros em municípios da região para discutir a instalação da faculdade de Medicina e a ampliação de novos cursos.
“Iguatu é uma cidade polo e atrai estudantes da região Centro-Sul”, observou. Temos terreno disponível e infraestrutura e aguardamos a liberação de edital do MEC para a abertura do curso de Medicina”.
O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar Florentino, participou do evento ao lado dos vereadores Lindomar Rodrigues e Zé Estênio e de uma grande comitiva. O alcaide acopiarense garantir que vai se engajar ainda mais nesta luta para concretizar este sonho. Ele disse que se os governantes que antecederam os presidentes Lula e Dilma Roussef tivessem se preocupado com a instalação de faculdades, hoje, o filho do agricultor poderia está estudando de forma mais facilitada o curso de medicina. "Lula e Dilma Roussef avançaram muita neste quesito e com certeza a região centro sul do Ceará também será beneficiada", concluiu Dr. Vilmar.
No bairro Prado, os prefeitos presentes, o deputado federal Aníbal Gomes e o líder político Agenor Neto deram as mãos e firmaram um compromisso perante a população de continuarem lutando para esta conquista.
O evento foi finalizado pelo ex-prefeito Agenor Neto que sugeriu um relatório quinzenal objetivando prestar contas do que está sendo feito em prol do ensino superior.
O deputado federal, Aníbal Gomes e vereadores da região também participaram do ato público nas ruas de Iguatu.
(Do blog do Lindomar Rodrigues).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.