Jovens estudantes, representantes de classes, educadores e representantes políticos, sairão às ruas de Iguatu, neste sábado, 24, numa grande caminhada, para cobrar por parte do governos estadual e federal, melhorias no ensino superior da região Centro Sul. Dentre os pontos reivindicados está a implantação de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), uma Faculdade de Medicina, ampliação dos cursos da UECE e da URCA e conclusão das obras da Cidade Universitária.
A concentração acontece às 8 horas, na Praça da Matriz, no centro da cidade. O manifesto pede mais atenção das autoridades por melhores investimentos na região. No início deste ano, a população saiu às ruas em ato de protesto pela perda de cursos de medicina que seriam instalados na cidade. A prefeitura acusou o MEC de manobra de última hora no edital que regia a habilitação dos cursos nos municípios, fazendo com que Iguatu perdesse a faculdade para a cidade do Crato.
O ex-prefeito Agenor Neto, um dos maiores entusiastas na defesa do ensino superior na região, disse que é inadmissível, que em pleno século 21, as pessoas ainda tenham que se deslocar para os grandes centros para cursarem um ensino superior de qualidade. Ele ressalta que, apesar da sua constante luta em Brasília em favor da ampliação do ensino superior na região, as dificuldades ainda persistem. "Tem políticos trabalhando contra nossa região, e se o povo não se unir em favor da causa, não conseguiremos nossos objetivos", disse.
O prefeito Aderilo Alcântara disse que a luta é apartidária e deve envolver todos os setores da sociedade civil organizada e instituições em geral. "O nosso esforço é para ampliar a oferta de ensino superior na região, beneficiando a todos", ressaltou.
Iguatu Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.