
O Deputado Estadual, Agenor Neto, e, o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, estiveram na última sexta-feira, 6, na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em audiência, sendo recebidos pelo secretário da pasta, médico Carlile Lavor, onde na oportunidade, expuseram a situação de dificuldades financeiras do Hospital Regional do município iguatuense.
O Hospital Regional de Iguatu atende a dez municípios do Centro-Sul do Ceará, além de atendimento de emergência, que dependendo da gravidade, não tem como negar o internamento, mesmo não sendo da jurisdição regional.
"Chegamos ao limite. Estamos gastando atualmente cerca de r$ 8.000.000,00 (oito) milhões de reais por ano com o hospital. O repasse estadual é mínimo e não atende nossas necessidades", reclamou o prefeiro Aderilo Alcântara.
O prefeito colocou à imprensa local, que sugeriu de imediato ao secretário de saúde, que o "Consórcio Municipal de Saúde do Centro-Sul", do qual presidiu até recentemente, tem um bom saldo financeiro, que pode arcar com valores suficientes ao hospital, até que o Estado do Ceará, assuma todos os Regionais cearenses.
"Presidi o Consórcio. Com responsabilidade e honestidade, deixei valores vultosos em caixa. Esses valores, em parte mensalmente, poderiam dá suporte ao Hospital Regional, até o governo assumí-lo definitivamente", explicou Alcântara.
Na semana passada, o deputado estadual Agenor Neto, fez pronunciamento na Assembleia Legislativa, onde abordou acerca da situação de saúde no estado, cobrando mais igualdade regional nos gastos relacionados à saúde.
"O secretário Carlile Lavor é um excelente quadro e tem sensibilidade. Conhece de perto a problemática. Apenas estamos buscando soluções para os problemas de saúde de nossa região. Se a região norte do estado, tem avião pra transportar médicos e a prefeitura daquele município tem custo zero com os hospitais, não podemos ser sangrados com poucos recursos e dificuldades que chegaram ao limite. O centro-sul faz parte do Ceará", explicou Agenor Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.