domingo, 27 de setembro de 2015

BOM DIA MACÁRIO BATISTA!


Acordei há pouco!

Em Icó, sertão ressequido do Vale do Salgado, neste domingo de final de setembro amanheceu tão quente que o calor está derretendo até ferro na sombra. Troquei o meu tradicional “Café no Bule” por um copo de leite gelado. Pra espantar de vez o calor!

Batista, esta cartinha, desta feita não seguirá pelos Correios, Joaquim dos Santos, meu mensageiro que é um ás do volante, tem medo de alma, acordou tarde e esqueceu de postá-la.

Chico Numa Boa, atento jornalista, cuidou de informar que também seria em vão meu desejo, vez que você seguiu o mundo, mas precisamente à Londres, levando consigo o nosso querido Deputado Duquinha, nascido nas bandas do Acaraú, onde tem camarão que é tal qual a nossa carne de sol de tão gostoso.

Duquinha não precisa de guia, mas sua companhia como cicerone das portas abertas aos ingleses, não poderia ser melhor! E viva o camarão do Duquinha, que prafretemente, será servido em bom conteúdo e hora aos gringos.

Pois bem, Macário! Seu telefone permanece desligado, tentei em vão avisar-lhe, também, que neste memorável domingo dentre outros fatos da vida e da refrega eleitoral prévia de 2016, Edson Guimarães, advogado de primeira, amigo extraordinário e duma elegância moral exercida cotidianamente, chega aos 60 anos de idade.

Glória Deus!

Suave, de fino trato, caritativo e querido por todos nós, Guimarães é daqueles que constroem amizades pra vida inteira.

Ele chega à boa idade e quem comemora, por ele, são todos àqueles que o amam. Obama, nada de Lula, quem é o cara é o Edson Guimarães!

Mas, sem perder o prumo da conversa, quem esteve ontem na Terra do Sol, e, em seguida em Tauá do benfeitor Domingos Aguiar, médico humanitário, ex-prefeito em duas oportunidades, igualmente, que fez história nos Inhamuns por sua honestidade e coragem de sertanejo bom e de bem, foi o Ministro Gilberto Kassab.

Kassab não é mineiro, mas caladinho ganhou o Brasil por sua serenidade e perspicácia política. Preside o Partido Social Democrático – PSD nacionalmente, e, ele, inteligentemente, indicou a prefeita Patrícia Aguiar, para engrossar às fileiras em todo o Ceará e comandar o PSD, como num arco-íris de ideias plurais a sua agremiação em terras cearenses - onde do Sertão à Capital, reuniu ao seu lado o que existe de melhor dos que praticam a vida pública como sacerdócio, agregando prefeitos, vereadores, deputados, líderes políticos e comunitários, novos valores e formadores de opinião, lotando todos os ambientes de democracia e de gente.

Muita gente!

O jornalista Carlos Silva, que se define um Gomes da política, registrou em fotos, o ato do PSD cearense como um “ânimo de vitória pré-anunciada”.

Macário, vamos mudar a conversa pra segunda folha, essa leitura que deveria ser somente de alegria, de quem não perde o rumo nunca, está destoando o meu humor. Sabe o motivo? A cerveja em Icó, com a comissão, chega a 9(nove) reais nos barzinhos da cidade.

Vou reclamar ao meu novel correligionário Silvinho Sobreira uma igualdade de tratamento, vez que no Iguatu, paga-se apenas 5.

Daí, chateado, retornei mais cedo ao meu sagrado lar. Após uma leitura e outra, Eliomar de Lima avisa que hoje Roberto Cláudio, nosso simpático prefeito de Fortaleza, completa mil dias a frente da Prefeitura da Capital de José de Alencar.
E lembrei que Jaime Júnior, prefeito do Icó, idem! Chegou aos mil dias do chamado “Governo com honra e coragem”. 

Aliás, são 184 prefeitos somente no Ceará, Eliomar!

Alegando carregarem uma cruz de pedra, a maioria dos prefeitos, até o momento, é um fracasso só de gestão! Amarga nas pesquisas a impopularidade que se ouve nas ruas, bares, igrejas, bairros, sítios e lugarejos.

Em Icó, o atuante vereador Eliseu Amâncio, foi preciso apresentar até mesmo um Projeto de Lei, cujo intuito, seria que o alcaide eleito pela maioria dos icoenses que falava em mudança dos costumes em 2012, viesse morar no município.

Somente!

Mil dias se passaram! Mudanças? Esquece o assunto e deixe de ser chato Eliseu Amâncio, assim, espalho por aí que você deseja vender aparelho de GPS pra localizar todos àqueles que “assumiram e sumiram das vistas do povo da Ribeira do Salgado dos Icós”.

Até domingo, Macário Batista!

Aproveite a viagem e avisa pro Duquinha, que em Londres, o frio não permite saltos de paraquedas, só daqui a mil anos, quando o calor do Icó chegar nessas bandas do mundo, também!  
   
Bom Dia!

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.