sábado, 30 de abril de 2016

DA RUDEZA DO TRABALHO, A FÉ E A BELEZA DO LARGO DO THEBERGE. (ICÓ\CEARÁ).

FOTO: ARTHUR LUIZ

BOM DIA MACÁRIO BATISTA!


Acordei bem cedo, aqui na tricentenária Ribeira do Salgado dos Icós, escutando o belo Canto do Galo Caipira da minha estimada vizinha Elisa Angelim, que recentemente festejou seus 96 anos de idade com pura lucidez, e, tal qual este escriba, até os dias atuais espera “O Sertão Virar Mar”, que um dia profetizou em “Os Sertões”, Euclides da Cunha, publicado em 1902.


Em outro contexto histórico, por isso lembrei o Euclides, quando nos chamou a atenção para a guerra de Canudos, que foi liderada pelo cearense Antônio Conselheiro, conterrâneo da cabeça chata de Luizinho Girão e Edmilson Júnior, ocorreu na última sexta-feira em Icó, em que um grupo de cidadãos fez um levante com queima de pneus e barricadas, impedindo, pois, que “Carros-Pipares” abasteçam com as águas limpas do Açude de Lima-Campos, propriedade do finado DNOCS ao estado da Paraíba, parece estar se repetindo.

A guerra de Canudos foi por uma sociedade justa, humana, igualitária e sócio-religioso; a de Lima-Campos é somente por água! 

Como diria o repórter Deusimar de Oliveira, agora travestido de Lima-Campos vamos à luta, "a água de beber não pode nos faltar".

Mas em terra de sábios e sabidos, os pipeiros do Estado da Paraíba pegaram o mote de Clóvis Bevilacqua, que um dia escreveu em nosso código pátrio, “que á água é de uso comum do povo”, e, daí, 170 (cento e setenta) carros tanques se fartam as custas de nosso Açude de Lima-Campos.

Outrossim, o nosso Deusimar de Oliveira - o conhecido Carrasco do Tucunaré, empolgado transmissor das boas novas do seu distrito limacampense através de emissoras de rádio, diligenciou e descobriu, que os paraibanos “estavam matando a sede de seu povo, mas como sabidos os são, negociando por vil metal as nossas águas levadas de forma graciosa”.

"Assim é demais para o meu visual", gritou o radialista Richard Lopes, em apoio a Oliveira!

Padre Cícero, lembrando os prenúncios de tempos de seca, certa feita em um de seus sermões, afirmou que em breve “só existirá água nos olhos do povo”, e, refletiu que enfrentaríamos no futuro próximo uma verdadeira guerra pela sobrevivência, por esta substância líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos.

Enfim, Lima-Campos está em pé de guerra contra os pipeiros, mas o poeta Emily Dickinson acalmará os ânimos:

“A água se ensina pela sede;
A terra, por oceanos navegados;
O êxtase, pela aflição;
A paz, pelos combates narrados;
O amor, pela cinza da memória
E, pela neve, os pássaros”.
 

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).



POPULAÇÃO IMPEDE RETIRADA DE ÁGUA DO AÇUDE DE LIMA-CAMPOS EM ICÓ(CE).


Os moradores do populoso Distrito de Lima-Campos, que dista 12km da sede urbana de Icó(CE), fizeram grande protesto na última sexta-feira, 29, ateando fogo em pneus e impedindo a entrada de Carros-Pipares para abastecimento no Açude de Lima-Campos, pertencente ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.
Segundo os organizadores do protesto, cerca de 170 Carros-Pipares, todos os dias, levam água do Açude de Lima-Campos ao Estado da Paraíba, mais precisamente aos municípios de Cajazeiras e Sousa.
"Não estamos querendo negar água aos nossos irmãos. Porém, o nosso açude está perdendo grande volume de água com esses abastecimentos, o que em breve, nos causará consequências.   Estamos querendo chamar a atenção das autoridades para o desperdício exagerado, bem como, denúncia de venda de água em nosso vizinho estado. Aí não podemos aceitar", esclareceu o radialista Deusimar de Oliveira. 
(Com informações do Icó na Rede).

Água limpa!



DEPUTADO DOMINGOS NETO
Quem chega primeiro à fonte bebe água limpa. Domingos Neto, o deputado federal filho do Domingos Filho e da Dona Patrícia Aguiar, teve a coragem cívica de largar de mão de um cargo importante que detinha politicamente no DNOCS e pedir eleições já, ainda assim votando contra o impedimento da presidenta Dilma.

Criado em berço político e esse berço, forrado de histórias de posturas corretas, o “menino” deu lição ao pessoal e já junta assinaturas pra mais da metade da Câmara dos Deputados pra provocar eleições já já.

O que o “menino” quer? Simples, penso eu; uma saída honrosa pra o conflito e criar a oportunidade de o País se reencontrar no plebiscito onde não haja um Cunha X Dilma, nem um Temer + Tucanagem no desespero pelo poder, porque isso aí nada mais é do que uma mídia dolorosamente desonesta, articulada com o empresariado paulista e mais uns e outros querendo levar uma ponta entregando aqui e acolá, patrimônios nacionais.

Calma, não vou falar em golpe, não. Todo mundo disso já sabe e não é pra ficar batendo na mesma tecla. O armado deu certo pra quem armou e até a lava jato silenciou como se dissesse...missão cumprida, acaba com essa arrumação que o Moro tem que ira pra NY receber um papel lá, da organizada Time, sempre na direitona na defesa dos interesses americanos.

Pois bem e como eu ia dizendo, Domingos Neto botou o cavalinho na estrada e juntou seu nome à história.

Tá todo mundo nas águas dele, até o PT e, se o mote eleições já prosperar, por favor não inventem outro autor.

(Por Macário Batista, jornalista).

Ação Parlamentar!



Deputada Laís Nunes vai ao encontro do povo, desta feita, na zona rural do município de Icó.

Que desespero!


O ex-prefeito de Icó, Neto Nunes, utilizou a rádio Papagaio-FM, semana passada, e denunciou que o Palácio da Alforria estava entregando a "conta gotas" os "termos de anuências" da estrada que será asfaltada, interligando Icó-sede ao populoso distrito de Icozinho - zona rural -, e por conta disso, poderia ter os serviços ali interrompidos.

Foi o bastante!

Fizeram uma "edição" da fala de Neto Nunes como se ele estivesse dizendo que iria "parar a obra".

Canalhice pura!

Está sendo feita a degravação do áudio montado criminosamente para as devidas ações, já que tal prática, ocorreu em períodos passados, quando a discussão era o Perímetro Irrigado.

Editar e montar falsamente um discurso, um texto, etc, não deve ser tolerado por quem seja.

De que tem tanto medo o Prefeito de Icó? Neto Nunes não é candidato a nada, e, a pré-candidata, não entrará nesse jogo baixo e discussões vazias!

Afinal, é melhor conversar, ouvir, trabalhar para o povo, com responsabilidade e de forma civilizada.

É o que Laís Nunes está fazendo!

CONTO: O SÁBIO E O SABIDO!

Na vida, discutimos anos a fio, quem é o “sábio” e quem é o “sabido”?. Certa feita ouvi um “conto” que jamais esqueci.

Um político, admoestado pela justiça, se sentia perseguindo demasiadamente.

Iria um homem forte da lei, doravante, cassar-lhe o mandato conferido pelo povo, sem direito ao contraditório, a ampla defesa legal e os princípios constitucionais pátrios.

Humilde, mais dotado de genialidade, o político resolveu, então, procurar a “autoridade” para pedir-lhe reflexão, ante aquela maldade, prestes a ocorrer.

No meio da peleja, resolveu descrever o conto do sábio e do sabido, para exemplificar, que perseguir as pessoas não é uma boa política e, que na vida, tudo passa! Tudo passa!

Vejamos.

Era uma vez um “sábio” é um “sabido”.

O sabido perguntou para o sábio:

- “este passarinho, que se encontra seguro com todas as forças entre os meus dedos, está vivo ou está morto?”.

O sábio pensou e respondeu:

- “a resposta encontra-se em suas mãos”.

Então, sejamos sábios, ao invés de sabidos que se acham superior a inteligência alheia.

(Do livro de Causos do advogado Fabrício Moreira da Costa).

Prefeito Aderilo Alcântara inaugura quadra poliesportiva no sítio Santa Rosa II.

A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria da Educação, entregou mais uma quadra poliesportiva coberta, na noite desta sexta-feira (30), na Escola Francisco Sebastião Uchoa, no sítio Santa Rosa II. O equipamento, construído numa área de 740 m², custou aos cofres públicos um montante de R$ 440.389,00. 

Durante o evento, os estudantes do 8º e 9º anos apresentaram uma coreografia intitulada "A Vitória da Cruz", cujo enredo retrata a Vitória de Jesus sobre a Morte.


Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, o deputado estadual Agenor Neto, a secretária da Educação, Diana Mendonça, os vereadores: Nelho Bezerra, Bandeira Júnior, Louro da Barra, Antônio Baixinho, João Lázaro e Pedro Lavor, secretários municipais, além de outras autoridades.

"Estamos felizes, motivados, pois mesmo num momento de crise econômica do nosso país, estamos conseguindo entregar obras importantes, como essa quadra poliesportiva, que vai proporcionar mais espaço para a educação, para a cultura e lazer, além dos eventos comunitários", disse o prefeito Aderilo Alcântara.

O deputado Agenor Neto ressaltou a importância do projeto, e aproveitou para falar um pouco do seu trabalho na Assembleia Legislativa em defesa da região Centro Sul. O parlamentar abordou a crise na saúde pública do Ceará, e responsabilizou o Governo do Estado pela falta de medicamentos nas unidades de saúde dos municípios do interior.

“O Governo desconta antecipado o dinheiro da cota do ICMS dos municípios, e não repassa os medicamentos de forma integral. É um absurdo”, disse.

ANIVERSARIANTES DO DIA!

Dois queridos amigos, hoje, completam mais um ano de vida.

Evandro Filho, jovem de vanguarda, é filho do ex-prefeito e vereador de Icó Evandro Juvino.

Aliás, há quem diga, que o carismático Evandro Filho é o escolhido na linha sucessória política, para no futuro ser o representante de Lima-Campos, em substituição ao seu pai, na vida pública.

Que Deus o proteja e palmilhe sua vida com fé, amor, paz e muita saúde!

WA!

O empresário Wilame Aquino, valoroso amigo, também recebe da esposa Aline, dos familiares e amigos, os parabéns pela passagem de seu aniversário.

Aproveito o ensejo, para também cumprimentá-lo, desejando saúde, vida longa e paz.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

PREFEITO DE SOLONÓPOLE, WEBSTON PINHEIRO, ANUNCIA AUTORIZAÇÃO DO INÍCIO DAS OBRAS DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL NO MUNICÍPIO.


Ululante!



Chega a ser ululante o pronunciamento do Deputado Estadual Zezinho Albuquerque, na última quarta-feira, 27, do PDT, cobrando coerência política ao Deputado Federal Adail Carneiro, novel presidente estadual do Partido Progressista - PP, em nosso estado, porque assumiu a liderança da agremiação sem comunicar aos tradicionais caciques locais.

Pois bem, soa como estranheza, que um parlamentar filiado ao Partido Democrático Trabalhista - PDT, grêmio partidário de tradição histórica, confesse publicamente que arregimentava filiados para o PP cearense, ao invés de fazer crescer, repita-se, o PDT do qual é filiado.

Igualmente, além do discurso dissociado da prática, pois estando no PDT, não seria parte legítima cobrar o voto SIM ou NÃO, do Deputado Adail Carneiro, na admissibilidade do impeachment na Câmara Federal, preteritamente, de Dilma Rousseff.

Ademais, a coerência cobrada ao parlamentar federal, não é a mesma utilizada pelos ex-líderes do PP em nosso estado, em que pese o meu enorme respeito pelo honrado cidadão, Padre José Linhares, pois em nossa festejada Iguatu, o Dr. Bergson Bezerra, presidente há anos (do PP), "só soube que tinha deixado de sê-lo quando foi buscar sua senha de filiação no cartório eleitoral da Terra da Telha".

Outrossim, os dois vereadores do PP de Iguatu, Dr. Ronald Bezerra - o mais votado da história -, e o popular Antônio Baixinho, assistiram com os olhos impassíveis, o Partido ser entregue aos seus adversários e, consequentemente, uma carta que a eles dizia taxativamente: "TEJEM-FORA".

Finalmente, o ex-PP de Zezinho Albuquerque, nos bastidores, define bem o adágio popular: "Faça o que eu digo; mas não faça o que eu faço".

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

Aumento de energia elétrica será discutido na Assembleia Legislativa.

DEPUTADO ODILON AGUIAR
A Comissão de Defesa do Consumidor realizará na próxima quarta-feira (04), audiência pública para discutir o aumento da na tarifa de energia elétrica no Ceará, que começou a vigorar no último dia 22, e que foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e praticada pela Coelce.

O aumento autorizado para o Ceará foi o maior do Nordeste e o quarto mais alto do País, chegando a 13,64% para os consumidores residenciais e a 11,51% para as indústrias. Em 2015, as contas de energia do Ceará sofreram dois acréscimos – 10,3% em março e 11,69% em abril - somando 21,99% de reajuste.

A audiência foi proposta pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Odilon Aguiar (PMB), e será às 14h30min, no Complexo das Comissões da Assembleia.

"Esse aumento deverá trazer consequências danosas para todos. Como se não bastasse a crise econômica, o desemprego, o cearense terá que arcar com mais esse aumento porque essa alta gera um aumento em cadeia de tudo que é produzido e consumido", explicou Odilon.

Ao todo, existem no Ceará 3,4 milhões de unidades consumidoras que serão penalizadas com essa alta, que impactará em R$ 138 milhões. Foram convidados para a audiência a Coelce, Aneel, Arce, Fiec, Decon, OAB, FCDL, universidades e entidades ligadas aos direitos dos consumidores e associações populares.

NÃO SOU PROFETA, MAS INFORMEI AOS PROFESSORES DE ICÓ, QUE SERIA UMA DECISÃO PACIFICADA NA SUPREMA CORTE DO PAÍS, EM BRASÍLIA, COM BREVIDADE.

DR. VICENTE AQUINO
STF confirma bloqueio de 60% da verba do Fundef até que repasse aos professores seja resolvido.

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, nesta quinta-feira (28), o bloqueio de 60% dos R$ 361 milhões pagos pelo Governo Federal para quitar a dívida do Governo Federal com a Prefeitura de Fortaleza referente ao Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, atual Fundeb), no período de 2002 a 2006.

No dia 12 de dezembro de 2015, a Prefeitura de Fortaleza recebeu os R$ 361 milhões da dívida e anunciou que destinaria a verba a obras na área de Saúde e Educação. No entanto o advogado da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), Vicente Aquino, explica que, por lei, 60% de toda a verba destinada ao Fundef deve ser repassada aos professores.

A Prefeitura defendeu que já havia pago o valor antecipadamente. O embate foi levado à Justiça. Na primeira instância, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife, o desembargador federal Élio Wanderley de Siqueira Filho decidiu pelo bloqueio de 60% da verba para evitar "destinação indevida".

A Prefeitura recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, em última instância, ao STF. "A Prefeitura perdeu no Recife, foi ao SJT, perdeu e, em Brasília, no STF, perdeu de novo. Essa foi uma vitória sem precedentes para o magistério cearense", afirma Vicente Aquino.

Agora, com a verba já garantida. Aquino explica que a Prefeitura e os professores devem se reunir para definir os detalhes do processo de pagamento. A reunião ainda não tem data prevista.

DISPUTA.

O Ministério Público Federal investiga a origem do recurso e a legalidade de investi-lo em outras áreas que não a Saúde. Neste ínterim, os advogados da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais Ceará (APEOC), Vicente Aquino, Tibério Cavalcante e Aldairton Carvalho, acionaram a Justiça Federal e conseguiram o bloqueio de 60% - quantia referente aos professores - até que o destino da verba seja esclarecido.

Fonte: Ceará News.

(DEPUTADO DOMINGOS NETO É O ANIVERSARIANTE DO DIA).




DO SERTÃO DO PAPAGAIO
PRO CORAÇÃO DA NAÇÃO.


Juntou-se a genética dos Icós
Com os bravos dos sertões dos inhamuns
Patrícia encontrou Domingos Filho
Prá tornarem seus sonhos bem comuns
A história contada é verdadeira
Do amor que nasceu na vez primeira
Foi Patrícia do Icó prá ser feliz
Com Domingos compôs sua canção
A família foi base e foi raiz
No caminho feliz do coração.


Domingão produziu o Dominguinhos
Prá Patrícia gestar e dar a luz
Foi assim que nasceu um grande homem
Que é Deus que clareia e que conduz
Um político de grande inteligência
Que cultiva a fé e a ciência
Vai brilhando a estrela cearense
Qual jangada que navega sem igual
Foi eleito, reeleito e tudo vence
Na tribuna do Congresso Nacional.


Domingos Neto é jovem de valor
Orgulho para nós do Ceará
Vai levando a força do sertão
Como Bárbara, Padre Cícero e Alencar
Tem a força, a coragem e a bravura
Tem leveza, estratégia e tem ternura
Tem coragem com força de guerreiro
Prá fazer o Ceará prevalecer
Tem a força do político verdadeiro
Vai fazer a política renascer.


Hoje que é data do seu aniversário
Vamos todos cantar e aplaudir
Pedir glórias a Deus onipotente
Prá estrela brilhar e reluzir
Este jovem honesto e talentoso
Um amigo brilhante e valoroso
O estado está bem representado
A política exercida com paixão
É um líder ouvido e respeitado
No cenário político da nação.


Parabéns, dizem hoje os eleitores
Os amigos, a família, o Ceará
Para o jovem que aniversaria
E merece estar aonde está
Domingos Neto merece a poesia
Que foi feita com luz e maestria
O poema parecido com tesouro
Foi composto com gosto e emoção
Vai nas águas do Rio da terra do Louro
Para a jovem liderança do sertão.


PARABÉNS!
(Por Fabrício Moreira da Costa).

O filósofo icoense filosofando!


Vereador Eliseu Amâncio (PMN) lista algumas das obras, em Icó, de equipamentos públicos abandonados pela atual gestão do município.



Samu (Obra abandonada); Upa (Obra abandonada); Calçamento das três bodegas (Obra abandonada); Calçamento da rua Padre Vieira (Obra abandonada); Estradas da zona rural (Péssimo estado); Posto de saúde do conjunto Gama (Não entregue a população); Posto de saúde cidade nova I e II. (Não entregue a população, depredado); Centro educacional infantil Cidade Nova I e II e Lima Campos. (Obras inacabadas); Estrada da rua B do Gama (Esburacada); Praça de Lima Campos (Ficou só na promessa); Mercado da carne (Abandonado); Mercado velho (Abandonado); Mercado Jaime Almeida Alencar (Abandonado); Praças (Abandonadas); Rodoviária (Abandonada); Matadouro público (Entregue as moscas, baratas e urubus); Projeto "Minha Casa minha vida" no conjunto Delta (648 casas populares abandonadas); Trânsito (Abandonado); Academia da saúde no alto Manoel Mariano (Abandonada); Festa evangélica (Ficou na promessa).


CANAL DE GRAVIDADE DO PERÍMETRO DE ICÓ.


Jornal Diário do Nordeste desta sexta-feira, 29, trás ampla matéria sobre o CANAL DE GRAVIDADE do Perímetro Irrigado Icó Lima-Campos, que foi abordado em pronunciamento da Deputada Estadual Laís Nunes (PMB).

"Denunciei em pronunciamento nesta quinta-feira (28/04), na Assembleia Legislativa, a paralisação da construção do canal por gravidade que interligará o açude do Orós ao perímetro irrigado Icó Lima-Campos. 


Há dois anos esse projeto parou e metade dos R$ 16 milhões liberados para a construção já foram gastos.

Alertei que parte do que foi construído foi danificado pelas chuvas de 2014 e 2015, sem que o DNOCS e o Ministério da Integração Nacional tenham dado satisfação aos irrigantes.

Considero isso um descaso completo. 

É preciso que se apure esse prejuízo, pois é uma obra que, aliada à transposição do Rio São Francisco, poderá beneficiar não só a região Vale do Salgado, mas também Fortaleza e sua região metropolitana.

Bom lembrar também meus amigos que apenas 30% dos irrigantes conseguem receber a água por gravidade, enquanto os outros 70% precisam bombeá-la para obtê-la, o que gera um grande gasto de energia.

Sabemos que com a transposição o Castanhão ficará cheio, e isso permitirá que o Orós tenha sua potencialidade direcionada para o Icó, e a partir daí esperamos fartura e melhores condições de vida para o nosso povo. 

Também procurei deixar clara minha determinação de continuar fazendo essa cobrança aos governos para que a obra seja retomada, as falhas técnicas corrigidas, e o restante dos recursos necessários para a conclusão liberados.

Quem conhece a trajetória de compromisso de Neto Nunes com nossa região sabe da luta dele e do deputado federal Domingos Neto para viabilizar esse canal de gravidade. 

Hoje essa luta também é minha. 

Não podemos deixar pra lá, e vou continuar trabalhando e cobrando a conclusão desse importante projeto".

(Por Laís Nunes).


http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/politica/deputada-denuncia-obra-paralisada-no-canal-de-ico-1.1540037

Bom dia! As belezas naturais dos sertões, agora verdes, de Solonópole. Foto: Hudson Nogueira.


quinta-feira, 28 de abril de 2016

Costinha é o aniversariante do dia!



Quem aniversaria hoje é o nosso querido primo, Alcides da Costa Moreira Filho - COSTINHA.

Na vida pública foi vereador em cinco legislaturas e presidente da câmara por duas vezes.

Hoje, dedica sua vida sempre a construir novas amizades, guardando as antigas, e a sua fazenda no distrito de Cruzeirinho.

Parabéns e que Deus o proteja sempre!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

DA PÁGINA OFICIAL DAS FARMÁCIAS PAGUE MENOS.



A celebridade é o nosso vendedor Manoel, da Pague Menos de Icó/CE. Ele representou o Ceará no Soletrando-2015, quadro do Programa do Luciano Huck. 

Agora ele soletra Pague Menos e faz um atendimento de Emoticon heart

Vereador Eliseu Amâncio denuncia: "falta transporte escolar em comunidades rurais do Perímetro Irrigado de Icó".

ELISEU - NARCÉLIO
O vereador icoense Eliseu Amâncio (PMN), participou nesta quarta, 27, do programa "Espaço Livre", da rádio Papagaio-FM (97,5).

Foram abordados diversos assuntos de interesse da população icoense, dentre eles, a problemática da falta de transporte escolar nas comunidades rurais dos Conjuntos GH1 e GH2, no Perímetro Irrigado de Icó Lima-Campos.

"Vários alunos estão sendo prejudicados por falta de transporte escolar, sem nenhuma justificativa plausível. Isso é um absurdo! Inadmissível!", reclamou Eliseu Amâncio.

Há vinte e um dias que o transporte não chega as comunidades em referência.

Presidente da Assembleia classifica Adail Carneiro de traidor ao mudar voto a favor do impeachment.


A mudança de comando do PP – Partido Progressista no Estado do Ceará, com a saída do Padre Zé Linhares de sua presidência e a chegada do Deputado Federal Adail Carneiro, foi motivo de caloroso debate na manhã desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa Cearense.

O assunto teve início a partir do pronunciamento do deputado Fernando Hugo, que também é do PP, onde condenou a atitude do colega parlamentar ao votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, após ter anunciado em palanque no Ceará, ao lado do ex-presidente Lula, em Fortaleza, que votaria contra o impedimento da presidente.

Além disso, Fernando Hugo lembrou que Adail Carneiro também confirmou voto contrário pessoalmente ao governador Camilo Santana e à própria presidente Dilma Rousseff.

Fernando Hugo foi aparteado pelo deputado Ely Aguiar (PSDC), que defendeu a atitude do deputado federal, ao ressaltar que o cearense atendeu decisão da direção nacional da legenda.

Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, pediu licença da presidência da Casa, e na bancada dos deputados, também condenou a ação de Adail Carneiro, classificando-o “de traidor” ao não votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

Zezinho enalteceu ainda que ajudou Adail Carneiro na sua transferência para o PP e não esperava tal decisão.

(Do CearáNews). 

FORA DO PÁREO.

O Deputado Federal e Presidente do PP Cearense, Adail Carneiro, confidenciou aos correligionários e amigos, “que se continuarem o tratando dessa forma no jargão político, não dará legenda a nenhum político ligado ao Deputado Zezinho Albuquerque no Ceará”.

O deputado estadual Zezinho Albuquerque, estava liderando mesmo na informalidade o PP do Ceará, onde vários de seus correligionários estavam filiados, como o seu próprio filho, prefeito do município de Massapê, Antônio José.

Como não existe mais “candidaturas natas” a detentores de mandatos eletivos, já que tal garantia foi revogada pela legislação eleitoral vigente, o Deputado Zezinho Albuquerque corre o perigo de assistir nas eleições de 2016, todo o pessoal a ele ligado politicamente, não poder ser candidato a nada no pleito.

“Zezinho quis ser sabido demais e foi engolido pela sabedoria”, garante um observador do cenário político-partidário estadual.   


“CONTINUAREI PRESIDINDO O CONSÓRCIO DE SAÚDE DO VALE DO SALGADO COM TODA RESPONSABILIDADE”, diz Simão Pedro.

REUNIÃO EM FORTALEZA
Mesmo sem ter repassado os valores financeiros dos convênios, conhecidos por contratos de rateios, entre os municípios de Cedro, Icó e Lavras da Mangabeira, acerca de um ano e quatro meses, com o Consórcio de Saúde do Vale do Salgado, que mantém funcionando a POLICLÍNICA e o CEO, equipamentos públicos localizados no município de Icó, os prefeitos Nilson Diniz, Jaime Júnior e Gustavo Augusto, continuam usando as redes sociais e emissoras de rádio da região para criticar o presidente do Consórcio de Saúde do Vale do Salgado, prefeito de Orós, Simão Pedro.

O Consórcio de Saúde do Vale do Salgado é formado pelos municípios de Icó, Ipaumirim, Cedro, Lavras da Mangabeira, Umari, Baixio e Orós, onde somente nos últimos dois anos atendeu cerca de 130 mil pessoas que precisaram de médicos, odontólogos, exames, em várias especialidades de saúde.

CRISE.

Os problemas entre os três prefeitos da região do Vale do Salgado – Nilson Diniz, Jaime Júnior e Gustavo Augusto -, com o prefeito Simão Pedro, se deram desde a sua primeira eleição para a presidência do Consórcio, onde os alcaides referidos seguiram orientação minoritária e não conseguiram indicar um de seus nomes a liderança do importante equipamento público.

“Eles reconhecem o excelente nível de atendimento da POLICLÍNICA e CEO, porém, querem atribuições para suas mãos que não tem sentido legal e lógico”, garante Simão Pedro.

REUNIÃO NO GOVERNO DO ESTADO.

Após muitas discussões que já se tornaram públicas, e até mesmo no âmbito externo da POLICLÍNICA e CEO, como o uso das redes sociais e emissoras de rádio para críticas e elogios diversos, o Governo do Estado do Ceará convocou todos os prefeitos da região do Vale do Salgado, na última terça-feira, 26, em Fortaleza, na sede do Palácio da Abolição, com as presenças do Chefe de Gabinete, Élcio Batista, e, do Secretário de Saúde, Henrique Javi, que coordenaram o encontro, para ouvir todas as partes e definir a importância de cada um junto ao Consórcio.

Participaram da reunião todos os prefeitos consorciados, dentre eles, Simão Pedro de Orós (Presidente), Wilson Alves de Ipaumirim; Marineide Pinheiro de Umari; Laura Alencar de Baixio; Gustavo Augusto de Lavras; Jaime Júnior de Icó e Nilson Diniz de Cedro.

PAUTAS.

O Chefe de Gabinete, Élcio Batista, abriu a reunião permitindo que todos os prefeitos presentes tivessem a oportunidade de expor suas críticas, sugestões e elogios, dentro de várias reivindicações apresentadas para a discussão, sobre o Consórcio de Saúde.

Os prefeitos de Icó, Lavras da Mangabeira e Cedro, queriam que fosse exonerado e substituído o cargo de maior responsabilidade e visibilidade, exercido pelo Sr. Kleber Macêdo, que é o de Diretor Executivo do Consórcio, que assume uma gestão geral administrativa, “sendo de livre nomeação do presidente do consórcio”.

Os outros quatro prefeitos presentes, Simão Pedro, Wilson Alves; Marineide Pinheiro e Laura Alencar defenderam a permanência de Kleber Macêdo no cargo de Diretor Executivo, pois, além dele ter se mostrado um servidor comprometido com o Consórcio e, sendo também, responsável desde o início pelos relevantes serviços prestados pela POLICLÍNICA e CEO aos cidadãos que procuram por atendimento na área de saúde.

O presidente do Consórcio, Simão Pedro, exibiu na audiência os protocolos de convites sempre feitos a todos os prefeitos e as atas de todas as Assembleias Extraordinárias, comprovando que nunca os três prefeitos divergentes, no caso o de Icó, Lavras da Mangabeira e Cedro, tiveram interesse algum em participar das ações, discussões e melhorias do Consórcio.

“Do ponto de vista jurídico e legal, nada mais do que certo, que o Cargo de Diretor-Executivo deva continuar sendo nomeado pelo presidente do Consórcio Simão Pedro”, explicou Élcio Batista, Chefe de Gabinete.

Após muitas discussões, foi esclarecido que existe um cargo vago, que nunca fora preenchido, é o de Administrativo-Financeiro na Unidade da Policlínica, ficando acertado que os prefeitos de Icó, Lavras da Mangabeira e Cedro, poderiam indicar a pessoa a preencher a função, caso manifestassem o interesse.

O presidente Simão Pedro colocou a disposição os setores de licitação, contabilidade, etc, do consórcio para quaisquer dos prefeitos, “com suas equipes visitar as unidades, dirimindo dúvidas que por ventura tenham”.

REAÇÃO.

“Não posso aceitar de forma alguma, é hoje ler nas redes sociais, o prefeito Jaime Júnior querendo desgastar a minha imagem de líder político e cidadão de bem, como se estivesse em cima dos palanques de Icó agredindo os seus próprios adversários. Esse estilo não se aceita mais numa sociedade que deseja respostas as nossas dificuldades”, disse Simão Pedro.

09 DE MAIO.

“No próximo dia 09 de maio o prefeito que quiser, pode levar a sua equipe e ter acesso a todos os documentos, pois o Consórcio colocará toda sua equipe a disposição, mostrando que trabalhamos com total transparência”, registrou Kleber Macêdo.

Quanto aos repasses que não foram creditados nas contas do Consórcio, os prefeitos explicaram que ocorreram por problemas técnicos, mas que todos os convênios foram assinados e que em breve tudo será regularizado.

7 trilhões!


De médico e doido todo mundo tem um pouco! Eis um adágio popular por demais conhecido, para exemplificar o nosso cotidiano envolto a trabalho, estresse, movimento frenético de alguns e uma dose de humor, vez por outra, para descarregar os espíritos armados.

Pois bem, solenemente, o nosso Poder Judiciário não tem muito espaço em sua legislação para brincadeiras e atos informais, mas é comum em cada recanto de nossos sertões, na porta dos fóruns ou dentro deles, alguma figura folclórica, ou como dizia o agrônomo Juscelino Leandro, "os amalucados" em busca de direitos, mesmo não existindo nada a reclamar e sequer ação em desenvolvimento.


Certo dia, o competente e elegante Juiz de Direito, Dr. Josué Lima Júnior, titular da Primeira Vara de Iguatu, foi designado para atender na Comarca de Saboeiro.

Até aí tudo bem!

Diligente às mais comezinhas regras de direito, bem como aberto ao diálogo e àqueles que buscam o pão da justiça, logo no primeiro dia de trabalho naquela comarca, atende um cidadão que apresentava uma reclamação.

- "Senhor Juiz, o doutor chegou hoje aqui? Estou muito preocupado, será que o magistrado que saiu levou meu processo e não julgou nada?", questionou o cidadão.

Atento, Dr. Josué cuidou de atendê-lo com toda solicitude, perguntando do que se tratava.

- "É um alvará? Em qual banco está depositado?", perguntou o magistrado.

- "Em vários doutor juiz, o senhor já viu 7 trilhões depositado em um só banco?", explicou o reclamante.

Os servidores do fórum, que ouviam a discussão, ecoaram em risos

Afinal, o reclamante, era um "transeunte amalucado da cidade", costumeiro visitante do fórum, onde busca por estes 7(sete) trilhões de reais, que não existem, há 30 anos ininterruptos.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).