Jornal Diário do Nordeste desta sexta-feira, 29, trás ampla matéria sobre o CANAL DE GRAVIDADE do Perímetro Irrigado Icó Lima-Campos, que foi abordado em pronunciamento da Deputada Estadual Laís Nunes (PMB).
"Denunciei em pronunciamento nesta quinta-feira (28/04), na Assembleia Legislativa, a paralisação da construção do canal por gravidade que interligará o açude do Orós ao perímetro irrigado Icó Lima-Campos.
Há dois anos esse projeto parou e metade dos R$ 16 milhões liberados para a construção já foram gastos.
Alertei que parte do que foi construído foi danificado pelas chuvas de 2014 e 2015, sem que o DNOCS e o Ministério da Integração Nacional tenham dado satisfação aos irrigantes.
Considero isso um descaso completo.
É preciso que se apure esse prejuízo, pois é uma obra que, aliada à transposição do Rio São Francisco, poderá beneficiar não só a região Vale do Salgado, mas também Fortaleza e sua região metropolitana.
Bom lembrar também meus amigos que apenas 30% dos irrigantes conseguem receber a água por gravidade, enquanto os outros 70% precisam bombeá-la para obtê-la, o que gera um grande gasto de energia.
Sabemos que com a transposição o Castanhão ficará cheio, e isso permitirá que o Orós tenha sua potencialidade direcionada para o Icó, e a partir daí esperamos fartura e melhores condições de vida para o nosso povo.
Também procurei deixar clara minha determinação de continuar fazendo essa cobrança aos governos para que a obra seja retomada, as falhas técnicas corrigidas, e o restante dos recursos necessários para a conclusão liberados.
Quem conhece a trajetória de compromisso de Neto Nunes com nossa região sabe da luta dele e do deputado federal Domingos Neto para viabilizar esse canal de gravidade.
Hoje essa luta também é minha.
Não podemos deixar pra lá, e vou continuar trabalhando e cobrando a conclusão desse importante projeto".
(Por Laís Nunes).
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/mobile/cadernos/politica/deputada-denuncia-obra-paralisada-no-canal-de-ico-1.1540037
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.