sábado, 28 de janeiro de 2017

#Perfil!


A imagem pode conter: céu e nuvem

A sensibilidade do fotógrafo Anibal Lopes, captou o belo perfil de um dos prédios tricentenários mais festejados de nossa Icó(CE), "A Casa de Câmara e Cadeia" localizada no Largo do Théberge, que o gênio Acácio de Montes, com seu talento extraordinário, escreveu a história de Antônio do Bonfim, para o palco do Teatro da Ribeira dos Icós, esse memorável espaço de cultura, arte e história, datado de 1860.

Saudosismo nordestino.

A imagem pode conter: pessoas sentadas, tabela e área interna


Copiei essa foto do ilustre amigo Bráulio Bessa Uchoa, cearense arretado, criador do Nação Nordestina.

Caminhando por nossos sítios, vilas, e sertões de Icó, ainda encontramos nos sagrados lares de nossa boa gente, o pote, a água quase natural e gostosa de beber, o aperto de mão seguro, o abraço apertado e verdadeiro.

Isso é nordeste! Que maravilha!

#Semáforos consertados!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, carro e atividades ao ar livre
Os dois semáforos que estavam queimados, em pleno centro comercial de Icó desde o ano passado, foram consertados na última quarta-feira, 25.

"Os semáforos garantem melhor mobilidade no trânsito, porém, os motoristas e motociclistas têm que respeitá-los para que não ocorram acidentes com maiores consequências", ressaltou o secretário de segurança pública municipal e de cidadania, Sargento Geilson Lima.

Em recente entrevista a rádio Papagaio-FM, a prefeita Laís Nunes informou aos icoenses, que conseguiu junto ao Governo do Estado, a sinalização horizontal é vertical nas ruas e avenidas do Icó.

Soneto ao "Pai da Qualhada"

A imagem pode conter: céu, casa, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu, casa, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Ruge no céu o "pai da qualhada"
É o ribombar forte do trovão
É, pro setanejo, uma emoção,
Só com a do amor comparada.


Se no céu ressoa a trovoada,
se enche de fé e contrição
como ouvisse, de Deus, oração
fazendo a Terra abençoada!


Não há uma cantiga de ninar
que soe mais doce que a da chuva
É como a um sertanejo afagar


E o embriagar com vinho de uva
São sons a nos acariciar
Com a mais fina e delicada luva.


Por Angelim de Icó.

Nas imagens, a seca no Sítio Mineiro e na árvore que deixa passar o contorno luminoso da Igreja do Bonfim - 1749, em Icó-CE.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Juiz Ricardo Alexandre assume presidência da Associação Cearense de Magistrados.


A nova diretoria da Associação Cearense de Magistrados (ACM) tomará 
posse no próximo dia 27, durante solenidade marcada para as 18h30min, no 
Viriato Buffet. O novo presidente da entidade é o juiz Ricardo Alexandre da Silva 
Costa, eleito em novembro. O grupo dirigente, formado por 117 juízes, 
conduzirá a associação no triênio 2017-2019.

Ricardo Alexandre vai suceder o juiz Antônio Alves de Araújo, que 
comandou a entidade de 2014 a 2016. Entre suas metas, estão: “Busca por 
estrutura de trabalho adequada para os magistrados prestarem uma 
jurisdição satisfatória à sociedade cearense; eleição direta dos 
administradores dos tribunais, democratizando a todos os juízes o poder de 
voto – hoje dos desembargadores; segurança adequada nos fóruns; e 
diálogo para contribuir nas questões ligadas à magistratura.

Novo gestor.

Ricardo Alexandre – Juiz titular da 7ª Vara Criminal de Fortaleza. Graduado 
em Direito pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, com 
especialização em Direito Processual Civil pela Escola Superior da 
Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC/UVA). Em 1996, ingressou como 
servidor concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). 
Iniciou a carreira na magistratura em 2006, quando tomou posse na 
Comarca de Amontada e na Comarca Vinculada de Miraíma. Em seguida, 
atuou nas Comarcas de Chaval, Jucás, Cedro, Icó e Juizado Especial de Iguatu. 
Em 2015, foi promovido para Fortaleza, onde assumiu a 7ª Vara Criminal. 
Durante o ano de 2016, foi juiz membro da 4ª Turma Recursal dos Juizados 
Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza. Coordenou o Polo de 
Aprendizagem da ESMEC na Comarca de Iguatu de 2015 a 2016 e foi 
diretor de assuntos educacionais e culturais da ACM na gestão 2014-2016.

sábado, 21 de janeiro de 2017

NO CEARÁ. CHUVAS ATINGEM MAIS DA METADE DO ESTADO.


Chuvas atingiram mais de 50% da região cearense na manhã da última sexta-feira (20), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Foram registradas precipitações em 102 dos 184 municípios do estado até as 11 horas. A previsão para hoje é de chuva em todas as regiões, ao longo do dia.

A chamada pré-estação chuvosa ocorre no Ceará neste mês devido à influência de uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. 

Denominado vórtice ciclônico de altos níveis, segundo a Funceme, o fenômeno está atuando sobre o estado e deve continuar provocando nebulosidade e chuvas até domingo.

(DO SOBRAL DE PRIMA).

#BATALHÃO DE DIVISAS EM ICÓ!

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé
A prefeita de Icó, Laís Nunes, participou de reunião nesta sexta-feira, 20, para novamente tratar de segurança pública, na sede da Companhia da Polícia Militar no município icoense.

Haja vista os recentes casos de roubos aos cidadãos e comércios na cidade, a prefeita buscou junto ao Governo do Estado e as autoridades judiciais, policiais e estaduais, uma colaboração institucional concentrada de esforços para frear a violência crescente, com a reivindicação de que se instale o "Batalhão de Divisas" com base em Icó, e, deseja também, instalar o "Raio" de motocicletas da Polícia Militar.

O Comandante do Batalhão de Divisas, Major Landim, explicou aos presentes o mapa do trabalho que é realizado em todo o Ceará e como é desenvolvido a atuação permanente em defesa dos cidadãos pela tropa de divisas.

"A nossa equipe tem armamento pesado e estamos prontos para o trabalho. Os cidadãos sentirão a nossa presença e os resultados virão no momento certo", disse o comandante.

Participaram da reunião a prefeita de Icó, Laís Nunes; Secretário de Relações Institucionais, Neto Nunes; Comandante da Companhia, Capitão Segisnaldo Medeiros; Procurador Geral do Município, advogado Fabrício Moreira; Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Sargento Geilson Lima e assessores da prefeitura local.

"A violência choca os cidadãos e com parcerias institucionais, haveremos de resolver essa problemática", ressaltou Laís Nunes.

#Resultado positivo!

O Secretário de Segurança Pública Municipal e Cidadania, Sargento Geilson Lima, participou do programa Espaço Livre da rádio Papagaio-FM, na última quinta-feira, 19, e colocou toda sua preocupação e da prefeita Laís Nunes, acerca do caos no trânsito local e da falta de mobilidade urbana nas ruas e avenidas da cidade icoense.

Participaram também da programação com entrevistas, o juiz de direito, Dr. Bruno Benigno; Dr. Márcio Chalita, delegado regional de polícia civil; Dr. Flávio Corte, Promotor de Justiça, que expuseram também suas preocupações e as consequências jurídicas aos infratores.

Resultado do trabalho em parceria institucional:

- 80% dos motociclistas que circulam em Icó, já estão utilizando o capacete por medida de segurança pessoal.

- E algumas barracas que interrompem o trânsito, no centro comercial, estão sendo desmontadas por iniciativa dos próprios comerciantes.

#Entulhos e muita sujeira sendo removidos em Icó.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, céu, casa, nuvem e atividades ao ar livre
Após consertar quase todo o maquinário da prefeitura de Icó que estava abandonado, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está com toda sua equipe neste sábado, 21, removendo das ruas e avenidas da cidade, entulhos e muita sujeira espalhadas há vários meses.

"É um esforço concentrado de boa vontade e compromisso para com o cidadão. Consertamos as máquinas para colocar o nosso time na rua pra varrer a porcaria que fizeram ao nosso povo e a nossa cidade. Um lixão a céu aberto. A prefeita Laís Nunes quer rapidez na limpeza da cidade", esclareceu o secretário Edjalma Moreira.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Mercado Público Jaime Alencar totalmente destruído.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos e atividades ao ar livreA imagem pode conter: sapatos e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
O Secretário de Infraestrutura, Edjalma Moreira, visitou nesta segunda-feira, 16, o Mercado Público Jaime Almeida Alencar, localizado no Centro Comercial de Icó.

O mercado foi construído no então prefeito Neto Nunes, em parceria com o Governo do Estado, e, abrigava vários comerciantes, principalmente, na venda de verduras e frutas.

"É impressionante o estado de deterioração deste importante equipamento público. Tornou-se um local de muita sujeira, drogados e alcoólatras, pessoas abandonadas pelas famílias e pelo serviço público", lamentou Edjalma Moreira.

É intenção da prefeita Laís Nunes, mais adiante, revitalizar o mercado Jaime Alencar, transformando-o em um "Centro de Negócios", juntando em um só local, comerciantes, vendedores ambulantes e camelôs.

Educação no trânsito!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando, árvore, céu e atividades ao ar livre

A Secretaria de Segurança Pública Municipal e Cidadania do Município de Icó, iniciou nesta segunda-feira, 16, "blitz" nas ruas da cidade para educar motoristas e motociclistas, com o intuito de respeitarem a legislação vigente e os pedestres.

"Educação sempre será a porta de entrada para todos os projetos. É intenção da prefeita promover educação no trânsito e sinalizar toda a cidade de forma adequada", disse o secretário Geilson Lima.

#Desmonte!

A imagem pode conter: carroA imagem pode conter: atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas
O maquinário doado pelo PAC 2 - do Governo Federal, ao município de Icó, ainda na gestão municipal passada, quase todos estão sem funcionar por falta de manutenção.

"Recebemos um verdadeiro cemitério de grandes máquinas em desuso", disse Fran Moreira.

#Prefeita de Icó recebe professores e alunos da UFCA.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas
A prefeita de Icó, Laís Nunes, recebeu na última quinta-feira, 12, em seu Gabinete no Palácio da Alforria, alunos e professores da UFCA - Universidade Federal do Cariri, para renovar o trabalho de instalação definitiva do Campus em Icó.

Laís Nunes informou aos presentes que já esteve em Brasília, no final de 2016, onde tratou pessoalmente do assunto no Ministério da Educação.

"Burocracia, falta de sensibilidade de alguns poucos e indiferença do gestor que me antecedeu, engessou a concretização do Campus da UFCA em Icó. Precisamos resolver esse impasse", disse a prefeita.

Os alunos e professores apresentaram várias reivindicações e se colocaram a disposição para trabalharem no objetivo comum de todos, que é a conquista da UFCA à Icó e dos cursos a serem selecionados.

"É um sonho que se tornou verdade, mas temos que tirar do papel e se fazer prática", disse o professor Marconier Mota, secretário de Educação do município.

Só alegria!

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, óculos de sol e atividades ao ar livre

Dois queridos amigos, Rafael Lira e o poeta do verso certeiro, Bráulio Bessa: cearenses das cabeças chatas!

REFORÇO! POLÍCIA MILITAR SE JUNTA PARA OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM ICÓ APÓS ONDA DE VIOLÊNCIA.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre

A chave da casa!

Um querido colega, em uma sexta-feira de skol gelada, tomou todas e foi a delegacia de polícia civil de Icó.

À época, Dr. Moreno Barbosa, correto e formal Delegado de polícia, respondia pela comarca.

Ao adentrar na delegacia, o colega iniciou o discurso:

- "Perdi a chave da casa, a mulher desapareceu, o corno daqui é o senhor e o homem daqui sou eu".

Sereno, e sem auxiliares naquele momento, educadamente, Dr. Moreno pediu ao senhor que se retirasse.

Passado duas horas, o delegado exigiu diligências de seus subordinados, colocando que foi desmoralizado.

Conduzido a unidade policial, os inspetores solicitaram que o suposto meliante repetisse o discurso.
E ele assim o fez:

- "Encontrei a chave da casa, a mulher apareceu, o homem daqui é o Senhor, e o corno daqui sou eu".

O papudo, após as explicações, foi solto.

Bom dia!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Foto: Bráulio Bessa.
(Chove pela madrugada em Icó. Para alegria de toda Nação Nordestina).

Saúde preventiva!

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas

A prefeita de Icó, Laís Nunes, se reuniu com Agentes de Saúde, na última sexta-feira, para formar parceria na saúde preventiva no município.

Segundo a prefeita, "os Agentes de Saúde" são indispensáveis a qualquer discussão que envolva saúde pública de qualidade.

Jequélia Alcantara, secretaria de saúde, destacou que os agentes "contribuem de forma extraordinária para estancar vários problemas de saúde localizados em suas próprias comunidades e bairros".

A Agente de Saúde, Deny Leopoldino - uma das líderes da categoria, reivindicou que a Prefeitura de Icó e a Secretaria de Saúde, "sejam parceiros diários para que a saúde dos munícipes esteja sempre em primeiro plano".

domingo, 15 de janeiro de 2017

"A lista não é da Lava-Jato, porém, tem gerado muitas discussões".

O governo municipal que se encerrou em dezembro último, após restar o dono principal da cadeira do Palácio da Alforria derrotado na urnas, jogou o leme (ex-trem) que se tornou uma simples canoa sem rumo e bússola, fazendo enormes bobagens.

Desde a edição de licitações públicas para licitações suspeitas, até mesmo a falta de pagamento a empresas que movimentavam serviços essências em Icó, com o endividamento do município que causa muita preocupação.

O dinheiro da repatriação, mesmo sem estar no orçamento da PMI e que chegou aos 46 minutos do segundo tempo, foi prometido há vários credores com apenas uma pseudo cópia de extrato.

Pelo sim e pelo não, a maioria não recebeu nada e deve, agora, fazer parte da listagem dos restos a pagar.

Outro crucial problema, foram os cheques liberados após o encerrar da gestão, na praça. Bancos créditícios de outros municípios, fizeram o pagamento ilegal na boca do caixa. Ações judiciais irão buscar em nome da municipalidade, vítima dessas armações, os prejuízos causados.

Outro tema que sacode Icó, é a famosa lista dos pagamentos do servidores do mês de dezembro de 2016.

Como se sabe, o ex-alcaide, fez uma seleção - não se sabe quais os pré-requisitos, e pagou o 13°. em calendários diferenciados as secretarias.

Novembro de 2016, foi pago nos últimos dias de 2016.

Com informações fraudadas sobre o INSS de novembro e 13° salários de 2016, a receita federal levou toda a cota do FPM do dia 10 de janeiro de 2017 e agendou cerca de 300 mil para o dia 20 de janeiro.

Mesmo com muito dinheiro em dezembro, não sabemos os motivos e motivações, que fez o derrotado não pagar o mês de dezembro de 2016. E deixou as contas sem condições alguma's financeira's para honrar a sua falta de compromisso, respeito e responsabilidade para com o Icó e os nossos servidores públicos municipais.

Ademais, eis que surge uma lista de privilegiados, em detrimento da maioria, que está em dia com seus pagamentos.

Receber pelo trabalhado não é ilegal! É justo!

O problema é achar a matemática e encontrar os motivos de uns sim e outros não. Igualmente, rasga-se o princípio da impessoalidade no serviço público.


E antes que eu esqueça, Professora Mirtânia Bastos, seu nome NÃO CONSTA como beneficiária do pagamento do mês de dezembro último, por certo, não dizia amém a quem se achava dono dos rincões alheios.

PS: ACERCA DE UMA LISTA DIVULGADA, EM GRUPOS DE SAPS, NÃO CONFERE OS NOMES NA SUA TOTALIDADE). 

Amigos extraordinários!


A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos e terno

Hoje pela manhã, recebi uma ligação telefônica do mestre Dr. Paulo Quezado, feito que se repete há quase três décadas.

O professor é daqueles que, assim como um pedreiro que levanta prédios enormes, "constrói" amizades em cada recanto por onde palminha com seu talento jurídico e literário, sempre na busca incessante de informações que se movimentam pela cultura, arte e história, igualmente, de nossas tradições nordestinas.

Porém, neste sábado quente icoense, uma novel ligação do ilustre PQ já não perguntava somente por chuvas em nosso semiárido nordestino, mas para anunciar de que já estava à caminho da Ribeira do Salgado dos Icós, livros de outro valoroso mestre, Doutor Neuzemar Gomes de Moraes, para que alguns icoenses que tenham fome e vontade de se alimentarem com cultura, posam ler mais uma obra de importante valor de quem sabe como ninguém contar a história do Brasil e do Mundo.

O currículo do mestre Neuzemar dispensa maiores comentários, mas sua existência entre nós - operadores do direito, "serve por exemplo e como exemplo".

Foto: Dr. Neuzemar.

(Por Fabrício Moreira da Costa, advogado e contista).

*POR DR. PAULO SÉRGIO, ADVOGADO.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
OS INSONDÁVEIS MISTÉRIOS DA ALMA: DE VOLTA AO INFERNO.

No dia 30/12, em meio ao turbilhão de reuniões e preparativos que antecederam à posse da Prefeita Laís Nunes, convidado pelos amigos Fabrício Moreira da Costa fomos, eu e Luisa Alanny, conhecer e prestigiar o Festival de Cultura de Icó – O Icozeiro, que se realizava de 18 a 30 de dezembro na antiga Casa de Câmara e Cadeia daquela histórica cidade, hoje transformada em Centro Cultural. 

Vibrei e me enchi de expectativa para conhecer o interior daquele monumento histórico que já me havia seduzido pela fachada.


Ao entrarmos, fomos bem recepcionados por lindas hostels, recebendo o folder com a programação da noite. Tudo muito bem organizado, como sói acontecer nas melhores casas de cultura do mundo.

Além da exposição de arte de vários matizes, naquela noite de encerramento haveria a apresentação do advogado e poeta Getúlio Oliveira e do homem da roça e poeta popular Chico Vito. Minha expectativa estava completa.

A arquitetura e as grades das antigas celas, muito bem preservadas e com iluminação de galeria, envolveram-me numa aura de passado só vivenciada nos livros de história de quem sou apaixonado leitor.

Perdi-me em pensamentos. Ouvi em meu sonho acordado, gritos, gemidos e lamentações das muitas almas que deixaram pedaços de suas vidas naquelas masmorras.

Nesse instante, uma voz, quase sussurro, despertou-me do meu idílio e soou profundo em minh’alma. 

“Passei 07 (sete) anos da minha vida aqui”.


Virei-me de inopino e deitei olhos sobre um homem moreno, de aproximados 60 anos, estatura média, com marcas do tempo no rosto e um olhar terno e sofrido. Aquele homem me olhou como quem precisava exorcizar, pela fala, seu passado de dor. Perguntei:

- O que o senhor disse?
- Passei sete anos da minha vida aqui, dotô, repetiu ele.
- Qual seu nome? Perguntei.
- Meu nome é João de Roldão, disse.
- Que estória é essa? Você esteve preso aqui?
- Sim, dotô...passei sete anos preso exatamente nesta cela.

Puxei João de Roldão para um canto e passei a lhe perguntar. Ele, como se contar a mim sua história fosse uma forma de libertar-se, ofereceu-me uma bandeja de resposta.

- Por que você foi preso, João? Perguntei.
- Porque fiz uma besteira há muito tempo atrás, dotô. (breve pausa).

Como que transportando o pensamento ao tempo do fato, continuou.

- Matei uma pessoa... Eu era muito novo, dotô. A cabeça num era boa. O sinhô sabe dotô..quando a gente é novo e sem estudo a gente faz muita besteira.

- E por que você matou essa pessoa, João? Perguntei.
- É uma estória comprida dotô, mas eu matei um “caba” que merecia morrer... 

Eu passava as noites acordado, pastorando os outros presos, dotô. Eu tinha medo de me matarem. Passei muitos anos sem dormir de noite.


Nesse instante, meu cicerone Fabrício Moreira e minha mulher chamaram-me, advertindo que iria começar a apresentação dos poetas e que devíamos nos acomodar nas cadeiras, pois dalí a pouco não restaria nenhum assento. De tão atordoado, mal despedi-me de João Roldão, sem antes dizer que nos encontraríamos novamente; e que a estória dele muito me interessava. 

João, com a simplicidade e humildade do homem do interior, acenou levemente a cabeça com o gesto positivo, dizendo... “sim sinhô, dotô”.
Não falei nada para o Fabrício, nem para minha esposa. Nem se eles houvessem perguntado. Tentei, em vão, concentrar-me totalmente na apresentação dos poetas. 

Ouvi atentamente as declamações, que findaram com um poema de Getúlio Oliveira, tal qual Fernando Pessoa. Mas aí é outra estória, dentre a sucessão de boas surpresas que Icó tem me proporcionado.

Bem, meus amigos. 

Vejam quão insondável é a alma humana! 

Um homem que sofregou por sete anos numa masmorra de prisão do interior, encontrar forças e motivos para voltar, ao que costumo chamar de “sucursal do inferno”. 

Que motivos levaram João de Roldão a voltar alí? 
Que demônios ele quis exorcizar naquele lúgubre ambiente? 
Quantos sonhos de liberdade ele alimentou entre aquelas centenárias paredes? 
Quantas estórias ele tem para contar? 
De quantos infelizes companheiros de cadeia ele lembra? Em breve descobrirei.


Como Graciliano Ramos, em Memórias do cárcere, ou o jornalista, militante marxista e político italiano Antonio Gramsci, com seus 29 (vinte e nove) “Cadernos do cárcere”, João de Roldão tem muitas memórias para contar. Torço que ele me confie suas memórias da cadeia, e que, quem sabe um dia, mesmo com minhas imensas limitações vernaculares, eu as possa contar em livro para outras pessoas.

Esse inusitado e surpreendente fato lembrou-me uma marcante frase do italiano Cesare Beccaria (Dei delliti e delle pene), citado pelo francês Michel Foucault em “Vigiar e punir”:

“Podem os gritos de um infeliz entre tormentos retirar do seio do passado que não volta mais uma ação já cometida”?

Bom domingo a todos.

sábado, 14 de janeiro de 2017

"Não aceitarei assédio moral no serviço público municipal de Icó", diz Laís Nunes.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sentadas e tabela

Em reunião conjunta com os dois sindicatos de categorias do município de Icó - servidores públicos e professores -, nesta sexta-feira, 13, as 15h, em seu Gabinete no Palácio da Alforria(sede da prefeitura), a prefeita Laís Nunes disse aos sindicalistas que "não aceitará em hipótese alguma, assédio moral por parte de quem seja, aos servidores públicos municipais".

"Situação humilhante e constrangedora, com transferências a comunidades distantes do local de trabalho dos servidores movidas por divergências políticos-partidárias, não será por mim acolhidas mais em hipótese alguma. Esse tempo de política pequena e mesquinha, que ocorreu nos últimos quatro anos, chegou ao fim", disse a prefeita.

Segundo os sindicalistas e autoridades municipais presentes, "quem ousou discordar do ex-prefeito, foi transferido para a zona rural e vice-versa".

"Essa molecagem não terá espaço nessa gestão", disse o secretário Neto Nunes.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

"A fé é o instinto da ação". (Fernando Pessoa)

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
foto: Dr. Paulo Sérgio.

LENÇOL CURTO!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

É preocupante a situação na maioria dos municípios do Estado do Ceará, relacionados às finanças públicas e péssima gestão administrativa, herdadas pelos novos alcaides, com assunção ao mandato no último dia 1º. de janeiro de 2017.

Em alguns rincões, a situação é de total perca de controle, ao ponto de esmorecer o entusiasmo e a esperança de quem chega à vida pública, principalmente pela primeira vez, com o melhor dos propósitos.

Folhas de pagamento em atraso(s); obras inacabadas; dívidas enormes com o INSS; falta de prestação de contas com convênios; dados e estatísticas sem batimento correto e real; corrupção generalizada; contratos com servidores públicos temporários sem o devido controle e fora dos índices permitidos; dívidas sem empenhos, e por aí vai...

Em Icó (CE), por exemplo, sem local sequer para a prefeita e assessores, possam, enfim, iniciar qualquer trabalho minimamente digno.
Quanto aos desmandos, figura na tipificação de A a Z do dicionário pátrio.

É o efeito “denorex”, aquilo que parecia, mais não era. Na verdade, apenas propaganda falsa e narcisismo fruto da vaidade política e interesses partidários, Icó que o diga; os números até o presente assustam a nova gestora, que deve tornar público a herança recebida.

Acho que o Ministério Público do Estado do Ceará, através da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (PROCAP), respeitando o contraditório e ampla defesa dos envolvidos, vai atuar como nunca visto na história recente deste meu Ceará.

De uma coisa é certa (o), o lençol que cobre as obrigações e deveres das prefeituras municipais, após o ADEUS dos últimos prefeitos, ficou mais curto ainda.

TREM MINEIRO!

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Sobre o "trem" mineiro, o caminhoneiro Chico de Florzinha ao estacionar seu caminhão em Governador Valadares, Minas Gerais, foi abordado por um flanelinha que lhe pediu um dinheirinho para comer "um trem".

Chico então tirou uma moedinha do bolso e deu-a ao menino, dizendo a ele: "TAÍ, FI D'UMA ÉGUA. COMA UM TREM E CAGUE UMA ESTAÇÃO NO ICÓ!".

(POR DR. CHIQUINHO PEIXOTO, escritor).

POR DOUTOR PAULO SÉRGIO, ADVOGADO.

A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

Os primeiros raios do astro rei descortinam o passado e me arrastam para o mergulho nesse deslumbrante cenário de 300 anos. Como o Águia de Haia, em "Oração aos moços", o sol não tem dado comigo deitado nesses dias de trabalho em Icó. 

Salto da cama sempre às 04:30 para deleitar minh'alma nessa viagem telúrica ao passado. Minha paixão pela história e a leitura são um lenitivo ao estresse do meu mister profissional, tornando o desafio e a responsabilidade a mim confiados, com essas alvoradas, suaves e doces.


"A fé é a mais elevada paixão de todos os homens". (Soren Kierkegaard)

Laís Nunes reúne-se com segurança pública.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas

A prefeita de Icó, Laís Nunes, se reuniu nesta quinta-feira, 12, em seu Gabinete na Sede da Prefeitura Municipal, com autoridades da segurança pública local.

Participaram da reunião o Delegado Regional de Polícia Civil, Márcio Chalita; a Delegada da Mulher, Janaina Siebra; Comandante da Polícia Militar, Capitão Segisnaldo Medeiros; Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Sargento Geilson Lima; Secretário de Relações Institucionais, Neto Nunes, e, com o Procurador-Geral, Fabrício Moreira.

O tema foi relacionado aos vários assaltos aos cidadãos e comércios de Icó, na última semana, bem como, a formatação de uma grande operação policial para inibir a violência.

Segundo a prefeita, há poucos dias, ela foi recebida pelo Governador do Estado, Camilo Santana, que comprometeu-se em colaborar com o município e com as forças de segurança icoenses.

O projeto Raio de motos da Polícia Militar; o Batalhão de Divisas; o Pró-Cidadania; a guarda municipal; a polícia civil e militar, todos, já foram contactados para promover uma grande operação policial em Icó.

"Já estamos investigando e tentando levantar todas as informações. Como são sigilosas as ações, não posso divulgar agora. Mas a sociedade terá resposta dos órgãos de segurança em breve", disse o delegado.

"Mesmo sem ser constitucionalmente obrigação do município, não posso ser omissa e nem ficar calada. O nosso povo está assustado com tantos atos de violência, desde de seguidos roubos ao patrimônio pessoal, como ameaças constantes", disse Laís Nunes.

Fico estarrecido, com alguns ignorantes, que continuam utilizando suas motocicletas, para passar por cima da Praça do Largo do Théberge.

Agora há pouco, uma criança, quase resta atropelada.

Pelo visto, depois de muita insistência, o processo educacional se torna sem prática para o futuro, já que foi tentado a exaustão em um período não muito longe, sem resposta.

Só o peso do "bolso" resolve a causa!